Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como transformar uma Geforce 8800GTS em uma Quadro FX-4600


Dr Tech

Posts recomendados

Muitos designers, arquitetos, engenheiros e estudantes que trabalham com desenhos gráficos no computador, precisam de bons programas e hardwares de nível profissional. Com relação a esse último, muitas pessoas desconhecem a correta configuração de seu equipamento, ou até por uma questão de custo, acabam optando por sistemas inadequados para o seu trabalho, como por exemplo placas de vídeo para jogos que não são ideais para o desenvolvimento de projetos gráficos profissionais. Para contornar esse problema, há no mercado produtos de nível adequado, onde podemos destacar as placas de vídeo profissionais da série Quadro da Nvidia. Porém, o grande problema é que essas placas possuem valores extremamente elevados em comparação com placas de vídeo para jogos da mesma geração, que acaba por inviabilizar a sua compra. Existe, no entanto, uma maneira de contornar isso. No processo de fabricação de placas de vídeo, a construção de algumas placas acaba sendo igual, por uma questão de custo. Ou seja, na construção de vários lotes, as placas Quadro e Geforce algumas acabam sendo virtualmente iguais, apenas os recursos estão desabilitados por software. O macete é você descobrir qual Geforce pode ser transformada em Quadro. Aqui neste tutorial, eu irei ensinar a você a transformar uma Geforce 8800GTS 320MB em uma Quadro FX-4600, economizando uma grana preta! Lembrando que nem todas as Geforce 8800GTS podem ser transformadas e você saberá porque. Existe um tutorial, muito bom, a respeito desse assunto elaborado pelo Gabriel Torres, há a um tempo atrás, mas que hoje está um pouco defasado.

Primeiro passo: Identificar a sua GPU.

Se você possui uma Geforce 8800GTS com 320 MB, será necessário descobrir o seu ID de identificação e a família GPU. Baixe o programa CPU-Z (programa para identificar seu hardware). Após executá-lo, vá na aba Graphics card e na guia GPU. Deverá constar lá, o tipo de GPU usada, no caso, deverá ser G80 (note que a GPU deverá ser G80 e não G92). Feito isto, vá na guia Device ID, que deverá constar o número de identificação. Anote o tipo de GPU usada e o Device ID. De posse destes valores, será necessário fazer o download do último driver para as placas de vídeo Quadro no site da Nvidia (www.nvidia.com). Descompacte o arquivo em uma pasta, e dentro dela identifique o arquivo NVDISP.INF e abra-o como o bloco de notas. Lá, você irá encontrar uma lista de ID´s de placas de vídeo Geforce correspondente às placas Quadro! Se o seu ID que você anotou corresponder com a Quadro FX, bingo, você é um sortudo.

Por exemplo: O ID –019E.1 corresponde a Quadro FX-4600. Note que nem todas as Geforce 8800GTS possuem o mesmo ID e é justamente por isso que muitos usuários não conseguem transformar suas placas, pensando que todas as Gefoce 8800GTS estão aptas à transformação.

Segundo passo: Fazendo a modificação via software (softmod).

Após a confirmação de equivalência de ID, será necessário baixar o programa RivaTuner (programa para modificação e overclock de placas de vídeo). Após executá-lo, na aba MAIN em Target Adapter, clique no pequeno ícone piscando ao lado de Customize... irá aparecer uma série de 5 ícones. Selecione o primeiro: Low-Level System Settings. Feito isto, irá abrir uma nova janela chamada: Low-Level System Tweaks. Na aba NVStrap, vá em PCIDevice ID logo abaixo e selecione: Custon em Graphics Adapter Identification. Depois marque a caixa: Use ROM Straps for PCI DeviceID Programming. Isso irá permitir selecionar a placa de vídeo Quadro que você irá usar. Nesse caso, será a placa de vídeo Quadro FX-4600. Selecione-a, clique em Apply e depois OK e reinicie o seu computador.

Terceiro passo: Instalar os drivers da placa de vídeo Quadro e checar.

Após reiniciar o seu computador, O windows Vista/XP irá identificar a sua Geforce 8800GTS como sendo uma Quadro FX-4600. Instale o driver mais recente para essa placa que você baixou anteriormente e reinicie novamente o seu computador para completar a instalação. Após esse boot, sua Geforce será identificada como uma Quadro e você poderá usufruir todos os benefícios que uma placa dessa poderá oferecer em programas como 3DSMax, Maya, Cad, Blender, entre outros.

Para checar se tudo está certo, rode novamente o programa CPU-Z e você verá que na identificação, a sua placa de vídeo agora é uma Quadro FX-4600!

Abaixo estou disponibilizando uma lista de placas Geforce, com seus respectivos ID´s, que podem ser modificadas para as placas profissionais Quadro:

NVIDIA_G71.DEV_029E.1 = "NVIDIA Quadro FX 1500"

NVIDIA_G71.DEV_029D.1 = "NVIDIA Quadro FX 3500"

NVIDIA_G70.DEV_009D.1 = "NVIDIA Quadro FX 4500"

NVIDIA_G71.DEV_029C.1 = "NVIDIA Quadro FX 5500"

NVIDIA_G80.DEV_019E.1 = "NVIDIA Quadro FX 4600"

NVIDIA_G80.DEV_019D.1 = "NVIDIA Quadro FX 5600"

NVIDIA_G84.DEV_040F.1 = "NVIDIA Quadro FX 1700"

NVIDIA_G92.DEV_061A.1 = "NVIDIA Quadro FX 3700"

NVIDIA_G92.DEV_0619.1 = "NVIDIA Quadro FX 4700 X2"

NVIDIA_G94.DEV_0638.1 = "NVIDIA Quadro FX 1800"

NVIDIA_GT200.DEV_05FF.1 = "NVIDIA Quadro FX 3800"

NVIDIA_GT200.DEV_05FE.1 = "NVIDIA Quadro FX 4800"

NVIDIA_GT200.DEV_05FD.1 = "NVIDIA Quadro FX 5800"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Dr Tech, gostaria de saber se é possivel transformar minha 9800 gx2 numa 4700x2?!

Obrigado, Alexandre Calil

Bom acredito que seja possivel sim, ja que ambas as placas usam 2 cores G92-450-A2. Ou seja são praticamente a mesma placa, portanto use o "truque" do PCI DeviceID , NVStap do Rivaturner. E depois instale o driver das Quadro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po mas o NVstrap n fica visivel aqui!!!

Só fica a aba do fan!! N acho a outra!

Alguma outra informação é de grande ajuda!!!

valeu!!!!

Pois é, pelo que vi o Rivaturner não permite o NVStap com Placas que usam o core G92. Se você estiver usando uma versão antiga tente atualizar para a mais nova.

E outra, mesmo para placas que foram transformadas em Quadro pelo rivaturner, o pessoal anda reclamando que a performance em aplicativos graficos profissonais, usando o OpenGL fica bem fraco, ou seja, essa tecnica não libera todas as funções de aceleração do OpenGl nessas placas.

Outra alternativa mais perigosa, seria um BIOS MOD, porém seria muito arriscado, sem garantias de funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • mês depois...
  • Membro VIP
Conversão de placa pra Quadro

A rigor, qual seria a minha vantagem em termos de qualidade e recursos para edição de vídeo ao transformar uma GeForce 8800GTS em uma Quadro FX-4600? Existe riscos?

Bom dia para todos.

Nenhuma vantagem, as Quadro são boas para modelagem 3D, e edição de vídeos quem faz é o processador. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, desculpe-me pelo erro de português do post anterior. Obrigado pela pronta resposta. Ao longo do dia rodei o mundo em busca de respostas para as minhas dúvidas. Visitando o site http://www.tomshardware.com no review das placas Quadro top de linha e ATI, notei que existe a informação de que as placas de edição de vídeo atuam efetivamente na edição e render, sendo até 10 vezes mais rápidas do que suas similares para games. Ficaria contente em ler a opinião dos colegas.

http://www.tomshardware.com/reviews/quadro-fx-4800,2258-11.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em primeiro lugar, desculpe-me pelo erro de português do post anterior. Obrigado pela pronta resposta. Ao longo do dia rodei o mundo em busca de respostas para as minhas dúvidas. Visitando o site http://www.tomshardware.com no review das placas Quadro top de linha e ATI, notei que existe a informação de que as placas de edição de vídeo atuam efetivamente na edição e render, sendo até 10 vezes mais rápidas do que suas similares para games. Ficaria contente em ler a opinião dos colegas.

http://www.tomshardware.com/reviews/quadro-fx-4800,2258-11.html

Amigo, você viu os programas que ele usou ?

Maya, SolidWorks.. são de modelagem 3D, e sendo estas placas voltadas para uso "profissional" elas geralmente são mais rápidas e ocasionalmente oferecem mais recursos que as placas "pra jogo" neste tipo de aplicativo. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!