Ir ao conteúdo

Redutor velocidade motor elétrico

fauzisp

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Utilizo nas pescarias um motor elétrico ligado numa bateria de 12v, semelhante a esse do link abaixo

http://www.martinellishop.com.br/details.php?id_prod=302

Esses motores tem 5 velocidades para frente e 3 para trás. Entretanto, mesmo na força mínima (velocidade 1 à frente), o barco navega a uma velocidade acima do desejável. Assim, gostaria de adaptar algum controlador de velocidade que me permitisse reduzir ainda mais a força/velocidade do motor e cujo controle ficasse acessível para comandar.

Agradeço desde já a colaboração dos amigos.

Abs

Postado

pelo q eu vejo para solucionar o seu problema bastaria um dimer DC, ai você poderia ajustar a tensão de saida da bateria reduzindo assim a força/velocidade do motor, porém existem uns inconvenientes nisso, como o motor tem q ter um certo torque para movimentar o barco o fato de você reduzir a tensão de alimentação do mesmo vai acarretar em um aumento de corrente pois o motor terá q consumir mais amperes para compensar a falta de tensão o q pode vir a resultar no minimo em aquecimento e no maximo na queima do motor por trabalhar em uma corrente alem do suportado.

pelo q eu vi na imagem do motor pelo link q você colocou a ajuste de velocidade deve ser por meio de um dimer DC ou algo similar e nao por redução mecanica (o q seria menos agressivo ao motor desde q bem dimensionado).

porcure saber se esse motor teria como operar em uma tensão mais baixa do que a minima ja disponibilizada pelo motor (velocidade 1) sem sofrer danos ou ainda se ha algum meio de realizar uma redução mecanica de velocidade por meio de engrenagens ou correias( uma reducao mecanica afetaria todas as velocidades do motor)

espero ter ajudado

Postado

Velociraptor, como assim o motor vai exigir mais corrente ao ser alimentado por tensão inferior à nominal ? Não querendo ser chato, mas acho que você está confundindo um pouco as coisas cara...

Quanto ao controle da velocidade, acho mais adequado o uso de PWM (em português: MLP, modulação por largura de pulso) do que usar um controle de tensão linear. Assim a tensão média é controlada, em vez da instantânea, gerando menos aquecimento (e perdas) no dispositivo de controle. Acho inviável usar um redutor mecânico, pois o trabalho seria muito maior, e com um resultado provavelmente menos eficiente.

Postado

44 lb corresponde a quantos HPs ou WATTs, alguém lembra?

Já matei

34 libras = pouco + de 1HP

44 libras = 1,5HPs

Dá p/ montar como um PWM e um MOSnFET de potência.

Vou ver se "costuro" um esqueminha p/ você e "taco" aqui na tela.

Não vai ser p/ tão já.

Agricio

[email protected]

[email protected]

Postado

bem lokasso se eu estiver errado me corrija mas ate onde eu sei tensão e corrente são inversamente proporcionais por esse motivo um motor elétrico que trabalha em 110V consome mais corrente que um motor que trabalhe em 220V que consequentemente consome mais corrente do que um motor que trabalhe em 380V. por esse conhecimento que afirmei acima que o motor do amigo ai iria consumir mais corrente para trabalhar claro q nao mais do que a bateria pode oferecer porque isso nao seria possivel.

mas a ideia do controle PWM realmente é uma boa ideia vai ficar melhor do que com um dimer. e realmente a reducao mecanica daria mais trabalho mas apenas mencionei as alternativas as quais conhecia.

flws

Postado
bem lokasso se eu estiver errado me corrija mas ate onde eu sei tensão e corrente são inversamente proporcionais por esse motivo um motor elétrico que trabalha em 110V consome mais corrente que um motor que trabalhe em 220V que consequentemente consome mais corrente do que um motor que trabalhe em 380V. por esse conhecimento que afirmei acima que o motor do amigo ai iria consumir mais corrente para trabalhar claro q nao mais do que a bateria pode oferecer porque isso nao seria possivel.

Entendi já sua confusão cara: seu exemplo está corretíssimo - um motor de 220V precisa de mais corrente do que um motor de 110V - mas isso somente se eles forem de mesma potência. (P=U*I -> para o mesmo P, se U diminui, I aumenta).

Agora imagine que você ligue o motor de 220V EM 110V. É o mesmo motor, que foi projetado para a mesma potência de saída, mas isto quando ele é alimentado por 220V. Como você fornece uma tensão inferior, a potência entregue por ele NÃO vai se manter. O que se mantém, a grosso modo, é sua impedância (que por simplicidade vou aproximar por um simples resistor). Neste caso, a equação que vale é U = R*I -> se diminuímos U então I é diminuida também, já que R, que é uma característica do motor se mantém.

Espero ter esclarecido, senão é só perguntar que eu tento explicar de outro jeito =)

-------------------------------------------------------

FAUZISP, um jeito simples de fazer isto seria usando um 555 para gerar o PWM e um mosfet para controlar o motor. Segue um exemplo de circuito abaixo, com a exceção de que você deve modificar o mosfet para outro (ou outros) de maior "capacidade":

http://www.uoguelph.ca/~antoon/circ/pwm555.html

Porém, antes de você começar a pensar em qualquer modificação procure saber como já é feita a variaçãio de velocidade deste seu motor: se é mecanicamente, ou se é de modo elétrico.

Se for a segunda opção, é possível que com algumas alterações no circuito possamos modificar a velocidade do seu motor. Provavelmente ele já vai possuir uma ponte H e um circuito para gerar um PWM, aí bastaria mexer nos parâmetros desse PWM que pode já existir aí. Um outro caso seria o motor possuir enrolamentos diferentes para cada velocidade (eu nunca vi isso, na verdade, mas é possível) e então realmente seria necessária a construção de todo o circuito.

Se a velocidade aí for variada mecanicamente, pode até haver alguma simples solução mecânica mesmo - embora eu não seja a pessoa mais recomendada para lhe ajudar neste caso - mas há também a possibilidade de construir o circuito que citei acima...

• mês depois...
Postado
Lokasso,

Vou verificar como é o controle de velocidade do motor e depois informo.

Por enquanto obrigado.

Fauzi

E ai cara, desistiu, deu certo, ou queimou tudo, rsrsrs ?

Postado

Olá Lokasso,

Desculpe-me pela falta de retorno. O motor em questão era meu em sociedade com meu parceiro de pesca. Há uns 10 dias fizemos um rolo e vendi minha parte pra ele, que não se interessou em tocar o "projeto" adiante.

Estou procurando um motor pra comprar e vou fez se acho um com menos potência ...

De qualquer maneira, fico agradecido pelo gentileza da atenção.

Abração

Fauzi

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...