Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

problemas no slot pci-e x16


Eduardo Leivas

Posts recomendados

Tenho uma placa mãe "ABIT KN8", quando comprei, a quase dois anos, já comprei com uma placa de vídeo gforce 6500, mas agora o pc não liga mais com essa placa de vídeo, sei que a placa de video esta funcionando. Coloquei uma placa de vídeo antiga no slot PCI e o pc esta funcionando normalmente!!

Imagino que seja algum problema no slot PCI-E, a placa mãe tem uma entrada adicional de 12v, para o slot PCI-E, que não estava ligada não sei se isso teria causado o problema.

Alguma ideia do que posso fazer para resolver esse problema???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu estou com um probleminha no meu slot pci-e 16x, não sei se é o mesmo caso seu...

Olhando o slot, você vê que ele é todo furadinho e dentro de cada furo tem um contato. Então, inexplicavelmente (na verdade explicável, o dono da placa é meio.. hmm... ignorante pra mexer com essas coisas) um contato "sumiu" de dentro de um desses furos.

Desde então, as VGA's não ligam no slot pci-e, e como a mobo não tem vídeo onboard, ela nem dá post. Ainda não peguei uma placa PCI pra testar, mas estou bem certo que seja esse o problema (ou um deles).

Enfim, alguém já passou por uma experiência semelhante, sabe se tem como recolocar esse contato, ou soldar, não sei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode ser que por você não ter usado a alimentação adicional de 12V, tenha sobrecarregado o sistema de regulação de tensão do slot e queimado algo... seria então o caso de trocar os mosfets ou capacitores danificados.

Se arrumar alguém que faça esse tipo de avaliação e serviço, me avise. xD

Eu tive outro problema relacionado a slot PCI-E em outra configuração, foi que do nada o slot PCI-E passou a funcionar com velocidade 1x em vez de 16x, numa GA-G31M-S2L, e isso gargalou total a HD4850. Nem ideia de como isso aconteceu, não tem opção na BIOS pra mudar isso, tentei o clear cmos e tudo, mas o que resolveu mesmo foi colocar uma 9600GT na placa, que bootou legal e a 16x e só em seguida voltar com a HD4850, e a mobo se manteve 16x... estranho não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então DJ, o que eu acho é que foi o tira-e-põe de VGA's (recentemente testei uma HD3870 e uma IceQ HD4850 nessa placa) causou esse "bug" na BIOS, e foi com o tira-e-põe que ele se resolveu por assim dizer. Acho muito difícil ter sido mau contato com o slot ou com o conector de alimentação 6 pinos, chequei várias vezes.

Então, logo que vi o PCI-E 16x rodando a 1x (que notei ao ver a queda brusca de desempenho em jogos e os -3k pontos no 3dmark06, estressei minha VGA com ATI Tools e notei que ela não esquentava mas não dava erros) e não tinha opção para mexer nisso na BIOS, meu primeiro instinto foi atualizar a BIOS, mas para seguir meu método de teste fui colocar a 9600GT pra testar e ela "resolveu" meu problema. Então, nem cheguei a atualizar.

Eu tô com a BIOS F8, existe a F9 e a beta F10 e na release dessas não menciona esse bug ou qualquer coisa relacionada, então resolvi não correr o risco, pois tudo voltou ao normal.

Ah, e não era bug de software, pois formatei meu PC para descartar a hipótese, reinstalei o Vista, depois o XP, e a lentidão continuava (até então eu não tinha visto que era a largura da banda do slot =/)

Sei que não é exatamente uma dica para o colega criador do tópico, mas pode ser pra outra pessoa com problemas no PCI-E, então tá postado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eduardo, aconteceu a mesma coisa com a minha mobo que por coincidência é o mesmo modelo da sua e tenho ela a mais ou menos 2 anos. Estava utilizando uma GF 8500 GT e uma fonte 500w da C3 e um dia quando fui ligar o pc não ligou mais, troquei a placa de video para uma X300 da ati e funcionou normalmente. Aparentemente os capacitores estão perfeitos, mas acho que alguns devem estar fracos ou estão falhando. Estou pensando em comprar outra placa mãe e processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!