Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor Termopar Leitura de Sinal


cleveland

Posts recomendados

Olá Pessoal,

Sou novato no forum e tb em eltetrônica, porém sou da área de informática há anos e sempre tive uma paixão por eletrônica e Agora tenho a oportunidade de fazer parte de um projeto que inclui ambas partes, Eletronica e Informática.

Tenho um desafio de projeto, no qual estou encarando e tendo algumas dificuldades. Para esse projeto tenho de ler diversos sensores, sendo um deles Sensor Termopar do tipo K.

Para ler esses diversos sensores inclusive o termopar eu pesquizei e comprei uma placa "Arduino Mega" um projeto open source de eletronica, segue link http://arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardMega no qual está atendendo praticamente todas minhas questões. No Arduino Mega existem dezenas de I/O, muitas analógicas e muitas outras digitais.

Sei que o sensor termopar tipo k no qual eu já adquiri, tem de ser calibrado, e que ele é composto por uma parte fria e outra quente e que forma uma reação entre metais e me gera um sinal em mV. Pois bem, como eu faço para ler esse sinal?

As porta de entrada analógica do Arduino, aceitam sinais de 0 a 5V.

O sensor que eu tenho é do tipo K e tem a parte onde ele esquenta que é a "cabeça" dele e um fio cumprido de malha, no qual na ponta desse fio de malha, existem dois fios um azul e outro vermelho.

Como faço para medir o sinal desses dois fios? Sei que o termopar gera sinal em milivolt, porém acredito que o Arduino consiga ler esses sinais sem amplificar, ainda nao testei, porém não faço ideia sobre o que fazer com esses dois fios, qual deles me gera o sinal, seu eu preciso aliementá-lo com alguma tensão, em fim, essas são minhas dúvidas, sou leigo no assunto de eletronica e sensores.

Espero que alguém consiga me dar uma luz.

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vou ver no que posso te ajudar, não conheço muito de informatica mas conheço de eletronica.