Ir ao conteúdo

Amplificador com até 500w

cpexpert

Posts recomendados

Postado

beleza, chegamos num acordo (esquecer esses circuitos "mágicos").

Para se ligar em brigde, deve-se usar esse artifício (inversor), mas, não necessariamente o 741, existem OP modernos que podem ser usados. Nessa utilização a impedância da carga (altofalante) é mais alta.

Sobre a fonte chaveada estou em fase de testes, estudado o seu comportamento.

Cheguei até a alterar uma fonte de PC para +- 51V. É muito trabalho e não ficou confiável.

O foxeletronic, se não me engano "é o cara" que usa fontes chaveadas, poderia dar umas dicas.

• Membro VIP
Postado

Lucas, vai por nós que somos pessoas que possuímos um certo grau de experiência, como disse o amigo Gelson, pegue um sistema comprovado de funcionamento, pegue de 1000 w rms e monte , pelo menos você saberá que funcione. Forte abraço.

Mesmo pegando um esquema comercial e até copiando exatamente a mesma placa, corre-se o risco de não funcionar exatamente como o industrializado. Por que?

Simplesmente porque os fabricantes geralmente recebem componentes de primeira linha enquanto que nós compramos na maioria das lojas o refugo dos componentes. Já perceberam que tem loja que até vende os resistores com os terminais já dobrados.... pois é... foi o que caiu da máquina de inserção automática...

O fabricante trabalha com transistores casados, ou seja, mesmas características nos pares complementares (mesmo ganho).

Postado

Olá, referente a fonte chaveada que o Gelson se refere tem toda a razão é muito trabalhoso e como ele disse que não confia muito na fonte que ele fiz devido a fragilidade que a mesma oferece, você pegando na mão uma fonte com trafo enormes capacitores e diodos potentes e pegue então a chaveada na mão não pesa quase nada, devido a isso a impressão é que a mesma não vai aguentar o tranco esse é o pensamento que fica na ideia de todos nós. Gente, eu sempre tive essa impressão, depois que vi tocar o meu primeiro ampli de 1200 w rms, 600 por canal me surpreendi como ela se comportou com toda essa potência, qualidade nem se fala, dá de letra na fonte convencional se destacando e muito na definição das frequências com graves firmes e fortes e médios e agudos com timbre limpo e cristalino. Pena que são poucos que conseguem fazer essas fontes, acredito eu que devido a sua complexidade e dificuldade de montá-la. Levei meses e meses batalhando em cima de esquemas tirando partes de um e de outros e adaptando em um só, até que o troço funcionou. No papel o esquema parece fácil, mas na hora de testar é que aparecem os famosos pipinos, é mosfet explodindo e fumaça saindo daqui, dali, etc...

Para começar a lidar com fonte chaveada comecem com amplis de no máximo 50 w, coisas pequenas, para ir conhecendo e adquirindo experiência e ver e sentir na carne como é a dificuldade em acertar o tão esperado projeto. Nunca desistem sejam persistentes só assim vão conseguir acabá-la. Forte abraço.

Postado

que nada... é só pegar uma fonte de PC, reenrolar o trafo que tem dentro dele e refazer o indutor... o negócio consegue alimentar mais de 8A no 12V dele, que da para subir para valores bem maiores.

Postado

É explodi 2 fontes de pc, na 3ª consegui. Ela funcionou, deixei 24h ligada numa carga baixa (1/3 de sua potência) sem ventilação forcada, nem chegou a aquecer. A canfiança que não tive foi porque para funcionar com +- 51V, tive que tirar a proteção que ela tem em cima da referência de tensão de trabalho, que era 5V e 12V. Depois testei num amplificador de 200W por canal, trabalhou muito bem. Mas a dúvida ficou, se der algum defeito a tensão pode subir e detonar o amplificador.

soschip - Também nunca comprei componente já armado, é claro que não queremos competir com um fabricante.

Vou contar uma fato que aconteceu comigo:

Quando tinha uma loja para equipamentos de som para carro, tinha junto locação de equipamentos de som, tinha contato com algumas empresas que fabricavam amplificadores etc.... Um dia desanimado de tudo isso, coloquei na cabeça que iria fabricar reatores para fluorescentes. Entrei em contato com com essas empresas, e a surpresa, compravam componentes de atacadistas como eu comprava também.

É claro que se você quer montar um equipamento HI FI, vai ter que tomar mais cuidado com os componentes utilizados.

Já que a montagem é para fins didáticos ou utilização própria, ninguém precisa se assustar porque não vai ficar igual ao original, se for assim não dava nem para consertar!

Postado

Lucas, se você consegue fácil assim, parabéns. O tópico é amplificador de 500 w, é o que as fontes de PC tem de potência hoje em dia, é justo dos 500 w para cima que entra a questão a fonte do PC vai aguentar,lembrando a fonte tenque ser convertida para tensões simétricas, os capacitores no primário vão dar conta com seus 330mf x 200 volts, e seus 2 transistores TO220 chaveadores..., e o trafo vai ter janela suficiente para reenrolar o trafo com fios mais grossos devido a corrente que o ampli vai necessitar, etc, etc. Por isso que frizei iniciar com os 50 w. E veja se eu não tive razão em descrever que explodi alguns componentes o próprio Gelson explodiu 2 fontes isso é normal acontecer e ele foi persistente na terceira deu certo. Por isso que coloquei no final da minha resposta rápida, que devemos persistir e nunca desistir de um projeto, pois mais cedo ou mais tarde alcançamos os nossos objetivos.

Colegas, se quiserem dar uma olhada nos amplis e fonte chaveada entrem no perfil do meu orkut que lá tem algumas fotos, procurem por foxeletronic. Grato.

Postado

para ser sincero eu não estava querendo alterar tanto a fonte chaveada, eu entendo que ela tenha capacidade para fornecer facilmente 200W e muitas vão para mais de 500, porém meu objetivo é apenas alimentar meu amp de 100W rms (alimentação 110 - 4A - 200W) e poder alimentar direto na rede 220V, o meu amp atualmente é para 110... não tenho onde liga-lo e infelizmente estou usando temporariamente um estabilizador que pode muito bem explodir :(

Postado

Lucas, se precisares de ajuda para resolver esse seu problema me coloco a disposição, pois não é tão difícil, já que a potência é baixa. Manda um email para mim [email protected] se precisares de alguma informação, pois trabalho direto com esses bixinhos chaveados. Grato.

Postado

pessoal isso seria uma fonte chaveada?p6070057i.jpg

tenho ela e mais 1 tirei de uma copiadora.

ela tem entrada ac input 110,127

output dc 5v 10A

output dc 24v 15A

output x 110v 5A

x=nao sei se é dc ou ac ta rasgado.

parece que ela tem um ponte de diodos que ta escrito entrada de 7v e saida de 110.

Postado

Cidadão EXPERT

Segue o link abaixo, tem dois (2) esquemas interessantíssimos alí que talvez te agrade.

As explicações estão em inglês, mas o que você precisa é apenas do esquema, certo!?

O primeiro esquema é p/ 300W e o segundo é p/ 550W.

Não sei se você vai conseguir aqueles MOSFETs originais da TOSHIBA ou que não sejam falsos ou carimbados. (Mas existem

outros que podem ser adaptados).

http://www.4shared.com/file/111675818/e337988d/Amplificador_300W_e_500W_subwoofer.html

Nesse outro LINK tem outro esquema p/ 20.000W.

(Acredite se quiser)

Está sem a fonte de alimentação

http://www.4shared.com/file/111682602/fe0c2b0/AMPLIFICADOR_DE_POTENCIA_20000W.html

Agricio

[email protected]

[email protected]

Postado

amigo agradeço pela intençao, mais essa site ai eu conheço.

E por causa dele que vivo aqui no forum criando topicos perguntando se posso aumentar a potencia do meu ampli aumentando os transistor de saida.

Se voce ver bem as fotos que postei do meu ampli, ele é bem parecido com esse do link que você postou dos 300 e 500w.

É que eu to sem tempo agora mais quando eu poder vou faze um circuito so com o conjunto de potencia e liga em paralelo com meu ampli pra ve no que da, desde ja utilizando as dicas aqui ja dasda de diminuir as resistencia dos transistor e outras coisinhas.

Postado

Cuidado com esse amplificador do Elliot.

Fiz ele para testar, funciona mas é muito esquentadinho, fácil, fácil queima os transistores de saída.

Nós já tinhamos chagado num acordo eeeesssqueeeceerrrrr! esses circuitos da NET.

Postado

É isso aí, gente, parem de comprar componentes para fazer projetos da net, comprem uma placa pronta e montada e daí sim comprem os componentes que as chances do sucesso são bem maiores, pois não é bem assim colocando mais transistores e achando que com isso vai aumentar a potência aí entra uma série de outros ítens que devemos mexer ex: dimencionar a fonte com mais corrente, aumentar a tensão, aumentar mf e tensão dos capacitores da fonte, trocar resistores, capacitores, transistores, etc, etc... É muito mexe,mexe. Será que vale a pena? Será que vai funcionar a contento? No início de minha carreira eu tinha essas idéias malucas tambem e cheguei a conclusão que só perdi tempo e dinheiro. Dei um basta nisso, e comecei a fazer os meus próprios projetos, perdi alguns componentes mas aprendi a consertá-los. Você poderá fazer essas incrementações a menos que seja engenheiro e saberás calcular cada componente que vem a colocar com a certeza que funcione.

Desculpem, mas é essa minha opinião, mas cada um, cada um, vai do bom senso e conhecimento e experiência de cada profissional. Grato!

• mês depois...
Postado
Lucas, se você consegue fácil assim, parabéns. O tópico é amplificador de 500 w, é o que as fontes de PC tem de potência hoje em dia, é justo dos 500 w para cima que entra a questão a fonte do PC vai aguentar,lembrando a fonte tenque ser convertida para tensões simétricas, os capacitores no primário vão dar conta com seus 330mf x 200 volts, e seus 2 transistores TO220 chaveadores..., e o trafo vai ter janela suficiente para reenrolar o trafo com fios mais grossos devido a corrente que o ampli vai necessitar, etc, etc. Por isso que frizei iniciar com os 50 w. E veja se eu não tive razão em descrever que explodi alguns componentes o próprio Gelson explodiu 2 fontes isso é normal acontecer e ele foi persistente na terceira deu certo. Por isso que coloquei no final da minha resposta rápida, que devemos persistir e nunca desistir de um projeto, pois mais cedo ou mais tarde alcançamos os nossos objetivos.

Colegas, se quiserem dar uma olhada nos amplis e fonte chaveada entrem no perfil do meu orkut que lá tem algumas fotos, procurem por foxeletronic. Grato.

Amigo, achei muito interessante essa questao de alterar a tensão da fonte de pc para uso com amplificador, gostaria de mais detalhes a respeito. poderia postar as fotos e como é feito esse procedimento ???

• 4 meses depois...
Postado
Lucas

Isso aí é chamado de booster, não recomendaria.

Se quiser aumentar a potência do próprio, deve levar em consideração o que passei antes. Não conheço esse amplificador, se tiver interesse podemos estudar uma forma.

cpexpert

Era disso que estava falando, essa configuração é típica em amplificadores classe AB.

Sobre os transistores de saída não há maiores problemas pode usar MJ, 2SC, 2SA.....

Sinceramante não confio nesses amplificadores expostos na net. para evitar problemas

pega um esquema comercial, como já disse antes são "testados e aprovados."

Já vem com as dicas de ajustes nos valores corretos.

Aqui tem um.

http://www.4shared.com/file/12765674/e3f58884/DBS-6000.html?s=1

Comecei por esse:

http://www.4shared.com/file/17576551/93caa822/staner_800s.html?s=1

Parecido com o seu:

http://www.4shared.com/file/11894076/f324cde6/Cygnus_-_Amplificador_-_PA1400X_-_Esquema_Eletrnico.html?s=1

Estudando vários esquemas você percebe que há poucas mudanças entre eles, então toma-se liberdade de muda-los, usar algumas partes outras não.

Do CI já tinha visto, mas, não dou muita fé não.

Sou meio cético nesse ponto.

OK!

Qual é senha por favor

• 2 anos depois...
Postado
pessoal olhando o site da www.irf.com

eles tem o ci de 14 pinos o irs2092

http://www.irf.com/product-info/datasheets/data/irs2092.pdf

que da ate 500w em 4ohms

gostaria da opinao dos colegas se é viavel e se tem algum risco de exposao.

outra coisa porque que nao da pra usar ci como pre e joga o pre em transistor de potencia exemplo

pega um tda1557 e joga nuns mj15004 e 15003, se o tda 1557 for fraco usar um mais forte e joga nos mj.

Boa noite a todos.

Já montei vários amplificadores com o IRS2092 e funciona perfeitamente.

Em breve postarei fotos.

Qualquer coisa, entrem em contato comigo:

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!