Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá

Alguém tem algum projeto eletrônico que possa medir a distância do aeromodelo em relação ao radio controle? Quero montar um circuito que mostre a distancia em um contador digital ou simplesmente com o auxílio de Led´s. Precisa ser um circuito pequeno para ficar dentro do aeromodelo, poderia utilizar a frequência de operação do aeromodelo para fazer o calculo de distância. Alguém pode projetar o circuito? Alguém já viu algum projeto semelhante?

Obrigado.

Postado

Como a velocidade de propagação das ondas de rádio é muito alta, acho complicado você tentar medir esta distância da mesma forma que os radares (pelo tempo gasto pela onda eletromagnética na viagem do transmissor até o modelo)...

Talvez seja mais viável um circuito por ultrasom (a velocidade de propagação do som é mais fácil de ser medida).

• Coordenador
Postado

Colega Alphax71, o que você quer não é nada simples!, seria o mesmo que um GPS! ou um sistema de telemetria!..., não creio que possa ser feito com poucos componentes a ponto de não pesar o aeromodelo...

Aguarde mais opiniões!...

Postado

BCP, em falcoaria usamos sensores de telemetria para recuperar aves fujonas! Pesam NADA os emissores (10 a 30g), apenas os receptores que são enormes, e mesmo assim esses sensores apenas indicam a distancia e usam um sinal sonoro que vai ficando forte quanto mais próximo está do emissor.

Postado
Como a velocidade de propagação das ondas de rádio é muito alta, acho complicado você tentar medir esta distância da mesma forma que os radares (pelo tempo gasto pela onda eletromagnética na viagem do transmissor até o modelo)...

Talvez seja mais viável um circuito por ultrasom (a velocidade de propagação do som é mais fácil de ser medida).

Há alguma possibilidade de montar esse circuito por ultrasom? Caso seja qual o menor tamanho que ficari o circuito?

Obrigado

Colega Alphax71, o que você quer não é nada simples!, seria o mesmo que um GPS! ou um sistema de telemetria!..., não creio que possa ser feito com poucos componentes a ponto de não pesar o aeromodelo...

Aguarde mais opiniões!...

Um sistema por GPS seria ótimo mas somente o governo e empresas autorizadas tem acesso aos satelites de GPS, uma programação desse nivel não seria nada fácil. O sistema de telemetria seria muito util, uma ideia inovadora de baixo custo que poderia ter um campo de utilização muito grande, aguardo mas respostas para uma ideia mais ampla.

BCP, em falcoaria usamos sensores de telemetria para recuperar aves fujonas! Pesam NADA os emissores (10 a 30g), apenas os receptores que são enormes, e mesmo assim esses sensores apenas indicam a distancia e usam um sinal sonoro que vai ficando forte quanto mais próximo está do emissor.

Ótima ideia, algumas alterações no receptor podem diminuir seu tamanho e mudar o sitema sonoro por algum sistem paralelo de LED´s, por exemplo. Para um aeromodelo normal esse sistema precisaria funcionar em um alcance de +/- 1500 metros.

Postado

Bom.

Pra medir a distância do modelo até o receptor, o que eu havia imaginado era que o aeromodelo emitisse um pulso de ultrasom em intervalos de tempo pré-definidos, e o aparelho no controle poderia calcular a distância, em função do tempo que demoraria para o som chegar até o receptor.

Assim, haveria o sincronismo entre os temporizadores no controle e no modelo: vamos, por exemplo, imaginar que este intervalo fosse de 5 segundos. A cada intervalo de 5s, o emissor na aeronave iria emitir um pulso; a cada intervalo de 5s, o receptor iria aguardar a chegada do tal pulso. Vamos arredondar (pra facilitar a conta) a velocidade de propagação do som para uns 350m/s (supondo uma temperatura ambiente de pouco mais de 30ºC). Assim, após o fim da temporização, teríamos 1 segundo de atraso na chegada do pulso até o receptor para cada 350m de distância entre o aeromodelo e o receptor...

Você pode sincronizar os dois aparelhos utilizando um canal do teu controle remoto, se houver disponibilidade (neste caso não seria necessário haver um circuito temporizador), ou então sincronizar os dois temporizadores enquanto o modelo estiver ainda no solo, conectando-os eletricamente (pode ser por meio de algum tipo de plug).

O aparelho que ficaria embarcado seria bem pequeno e muito leve...

Postado
Bom.

Pra medir a distância do modelo até o receptor, o que eu havia imaginado era que o aeromodelo emitisse um pulso de ultrasom em intervalos de tempo pré-definidos, e o aparelho no controle poderia calcular a distância, em função do tempo que demoraria para o som chegar até o receptor.

Assim, haveria o sincronismo entre os temporizadores no controle e no modelo: vamos, por exemplo, imaginar que este intervalo fosse de 5 segundos. A cada intervalo de 5s, o emissor na aeronave iria emitir um pulso; a cada intervalo de 5s, o receptor iria aguardar a chegada do tal pulso. Vamos arredondar (pra facilitar a conta) a velocidade de propagação do som para uns 350m/s (supondo uma temperatura ambiente de pouco mais de 30ºC). Assim, após o fim da temporização, teríamos 1 segundo de atraso na chegada do pulso até o receptor para cada 350m de distância entre o aeromodelo e o receptor...

Você pode sincronizar os dois aparelhos utilizando um canal do teu controle remoto, se houver disponibilidade (neste caso não seria necessário haver um circuito temporizador), ou então sincronizar os dois temporizadores enquanto o modelo estiver ainda no solo, conectando-os eletricamente (pode ser por meio de algum tipo de plug).

O aparelho que ficaria embarcado seria bem pequeno e muito leve...

Você consegue projetar esse circuito, é só me falar o que você precisa. Precisaria que projetasse para fazer o sincronismo no solo, antes do aeromodelo decolar, precisaria de um alcance de apoximadamente 1500 metros. Desde já obrigado.

Postado

Pessoal, acho impossível isto ser feito desta maneira por ultrasom, para esta distância de 1500 metros, pois ele teria de ser emitido de forma direcional, teria de ter alta potência para percorrer uma boa distância, e essa potência nem de longe pode ser fornecida pela bateria do aeromodelo....

Está parecendo até um sistema de radar, mas usando ultrasom heheheh.

Já ví alguns circuitos de ultrassom, mas todos são de pequena distância, e para funcionarem precisam ser mesmo direcionais.

Em todo caso, se alguém conhecer algo mais prático, por favor indique !!!

Paulo

• Membro VIP
Postado

Para esta distância, somente um GPS, e de de precisão. Depois ainda tem a questão do

aeromodelo transimitir a informação a distãncia de até 1500 metros e ainda em movimento.

Considerando que a onda eletromagnética percorre algo em torno de 300m a cada 1uS, é por isso que radares trabalham com até centenas gigaherts (microondas).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Radar

• Membro VIP
Postado

Simples do jeito que quer e sem investir $$... NÂO DÁ!

O mais ''simples'' é o jeito que falei acima e com um microcontrolador transmitido a posição do GPS.

Se alguém acha o contrário, estou esperando a prova, não teórica, mas o circuito prático.

Postado

Tudo bem que façamos dessa forma com GPS, quanto ficaria esse investimeto? Para os primeiros testes depois poderiamos aperfeiçoar o modelo.

Postado

Alphax, precisaria primeiro de um celular ligado a um microcontrolador e então o microcontrolador ligado à ethernet ou ao próprio celular enviando os sinais para um receptor que pode ser outro celular ligado a um microcontrolador, etc...

Cara... não será nada fácil pode ter certeza ;)

Postado

Mas... Veja que o GPS vai transmitir a localização geográfica do modelo, ou seja, as coordenadas geográficas dele... Enquanto que o autor do tópico deseja saber a distância entre o modelo e o receptor.

Assim, seriam necessários duas informações de GPS: uma para o modelo e uma para o transmissor do controle remoto, além de um processador para comparar as duas informações e assim obter a distância entre ambos...

Postado

Soschip, concordo com você , também quero ver isso !

Gente, tudo bem que a troca de informações é válida, mas neste caso temos alguns obstáculos que não vamos conseguir resolver fácilmente. Aliás, se conseguirmos, estaremos todos empregados NA HORA pela NASA ou pelo Exército !!!

Um gps colocado no aeromodelo, enviando o sinal para um pequeno transmissor, deve dar um erro de posicionamento de uns 30 metros.

Parece muito, mas pensando que a distância pode chegar a 1500 metros ..... é um erro relativamente pequeno....

O problema é : transmitir esse sinal, de maneira radial, com potência suficiente para cobrir essa distância, certamente precisaremos de bem mais de 50 miliwatts, e o projeto teria de ter licença da ANATEL.

O que me preocupa mais é que o circuito disso vai acrescentar um peso extra ao aeromodelo.

Me parece que o que vai ser mais complicado é o transmissor de dados, pois não pode ser de baixa velocidade, senão a posição recebida seria bem diferente da real se o avião estiver em alta velocidade. E tem de ter uma boa potência também !

Olhando todo o conjunto ...... é bem complicado de fazer e vai gastar um bom dinheirinho nos protótipos !

Alguém se habilita a fazer o sistema de transmissão de dados do aeromodelo para cobrir 1500 metros sem antenas direcionais , usando uma simples bateria de aeromodelo, e que transmitisse, por exemplo, a uma taxa de uns 1200 bauds ( semelhante ao packet radio ) ????

Não custa perguntar né ........

Se isso for feito por alguém, o resto é bem mais fácil !

Paulo

Postado

e o pessoa do gps???nunca vi gps leve

amigo alphax71 posta uma foto do aeromodelo e seu peço

tem uns aero modelos que 1 g a mais fazem toda diferença

tem uns aero modelos enormes que pessam 300 grams a meio quilo(li bastante sobre isso tava tentando monta um do zero:D)

fora que o jeito mais "simples" seria um gps no aero modelo com a imagem da tela sendo enviada para você no chão(ou bem gambiara uma camera transmindo a imagem da tela)

ou bolar algum programa pra gps(alguem se propoem??)que conseguisse calular a distancia entre dois aparelhos em tempo real(pois você n vai quere saber a distancia depois devoar néhh?

pel o que eu entendi você quer saber se o aero modelo esta quase saindo do alcance do radio,Sseria isso??

se fosse isso seria montar um transmissor no aero modelo que conseguisse trasmitir a um pouco menos do alcance do radio e com um recptor com você,quando ele perdesse o sinal você saberia que era hora de voltar(mais simples que usa microcontrolador)(n entendo muito de radio frequencia mais n daria pra bolar algo bem simples com um 555 e um trasmisso de fm??

Postado

Bom dia a todos

A ideia do transmissor de alcance inferior ao controle do aeromodelo é ótima. Eu pensei em associar esse transmissor com alcance reduzido alguns leds. Quando a distancia do aeromodelo fosse almentando os leds acenderiam. Um conjunto de leds uns cinco talves indo do verde passando pelo amarelo e chegando no vermelho que seria a distancia limite de vôo. Talves fosse mais simples de se montar, poderiamos usa a própria frequencia do transmissor do aeromodelo. Eu não saberia se estaria em 200m 500m ou 852m, apenas teria uma noção se era hora de voltar ou não. Alguém se habilita em desenvolver o projeto?

Leandro

• Membro VIP
Postado

Postado por Lucas Scoppio:

não seria mais fácil fazer um radar?

E talvez mais barato também...

Um radar para medir a distância de um objeto relativamente pequeno a uma distância de 1,5 KM em qualquer ponto do espaço, fácil e barato ???

-------------------------------------

Se o problema não fosse o custo:

http://www.tato.ind.br/detalhesproduto.asp?id=85

http://www.tato.ind.br/vercategoria.asp?id=10

Mas transmissores nesta potência é difícil de encontrar.

Postado

sos ship

seria difícil montar um tranmissor que trasmitisse menos de 1 km??(só estou perguntando pois eu sei que e complicado)

o que é difícil??limitar seu sinal a um kiloetro???(n seria usar uma antena n direcional bem ruim para osinal n ir tão longe???mas tenque ser pequena)

Postado
A ideia do transmissor de alcance inferior ao controle do aeromodelo é ótima. Eu pensei em associar esse transmissor com alcance reduzido alguns leds. Quando a distancia do aeromodelo fosse almentando os leds acenderiam. Um conjunto de leds uns cinco talves indo do verde passando pelo amarelo e chegando no vermelho que seria a distancia limite de vôo.

Exatamente qual a finalidade disso?

Seria impedir que o modelo voasse para fora do alcance do transmissor?

Postado
Exatamente qual a finalidade disso?

Seria impedir que o modelo voasse para fora do alcance do transmissor?

A ideia é acompanhar a distancia de voo, pois com um radio que alcança 1km é muito difícill saber exatamente a qual distancia você esta... visualmente não tem como saber isso... Por isso dei a ideia de leds indicadores, pois eu não preciso saber precisamente em qual metro estou apenas ter uma noção se devo retornar ou não.

Leandro

Postado

Sinceramente, acho que o melhor método seria um canhão laser com câmera, um pescoço giratório com capacidade de girar nos eixos Y e Z e um software que permita a essa câmera manter o alvo selecionado, o laser poderia ser usado para medir a distância, enquanto que a câmera faria o trabalho de manter o avião no centro da imagem... Caro, complicado e totalmente descartável a ideia... sugiro que você faça como todo bom hobbysta fez a vida toda, voe com o aeromodelo próximo, um modelo de 1 e meio de comprimento como o meu torna-se nada além de um pássaro no horizonte quando está a distancias maiores que 800m. Se a distância está sendo um problema, troque o rádio por um de 2km ou mais.

• Coordenador
Postado
Sinceramente, acho que o melhor método seria um canhão laser com câmera, um pescoço giratório com capacidade de girar nos eixos Y e Z e um software que permita a essa câmera manter o alvo selecionado, o laser poderia ser usado para medir a distância, enquanto que a câmera faria o trabalho de manter o avião no centro da imagem..
Lucas, eu prefiro a sua ideia dada no #4 post, a de instalar um mine transmissor de Bipes no aeromodelo e ficar com um receptor em terra com um tipo de VU de led's marcando a intensidade de sinal recebida, ai não precisaria marcar a distância em metros!, a prática do hobbysta é que diria, quando por exemplo o VU marcar uns dois ou três led's, estaria na hora de fazer o retorno...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...