Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste trafo


lenonn

Posts recomendados

Ola pessoal é o seguinte, presciso testar um trafo de fonte de pc

mas tenho um problema tem muitos pinos e quase todos tem contatos uns com os outros tanto no primario quanto no secundario

Ha! o trafo esta fora da placa é o de 12v ou o maior dos tres,

vou usa-lo em outro circuito, o multimetro é digital

aceito qualquer dica.Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo nadasica, então esse transformador da fonte (ou chopper) faz isso mesmo, o caso é que o sinal chega em nível contínuo até esse trafo e depois é chaveado em alta freqüecia por um MOSFET, seus secundários proveem uma tensão menor mais o enrolamento auxiliar que alimenta o Circuito de PWM da fonte, por ser chaveado em alta frequência os trafos de fontes chaveadas são bem menores que de fontes comuns.

espero que esclareça suas dúvidas.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola pessoal é o seguinte, presciso testar um trafo de fonte de pc

mas tenho um problema tem muitos pinos e quase todos tem contatos uns com os outros tanto no primario quanto no secundario

Ha! o trafo esta fora da placa é o de 12v ou o maior dos tres,

vou usa-lo em outro circuito, o multimetro é digital

aceito qualquer dica.Obrigado!

Você está imaginando colocar AC da rede elétrica ai nesse transformador???

Se ele for um transformador de núcleo de ferrite para fontes de PC não poderás fazer isso. Eles foram projetados para trabalhar em alta frequência e não em 60 Hz..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamento o que o amigo faller disse, a não ser que você va usa lo para um circuito de frequencia da ordem de 10KHz pra cima.

abs.

bom nao tinha pensado na auta frequencia, mas na tensão sim

é dc o que acontece se eu ligar na frequencia de 60z.

e a alimentaçao (o teste ) nao poderei botar tensão então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
bom nao tinha pensado na auta frequencia, mas na tensão sim

é dc o que acontece se eu ligar na frequencia de 60z.

e a alimentaçao (o teste ) nao poderei botar tensão então?

Se ligares esse transformador na tomada da parede, ele fará BBBMMMmmmmm, por uns 2 segundos, as luzes baixarão seu brilho, e ouvirás um sonoro Tlec, do disjuntor caindo, lâmpadas se apagando, TV desligando, sua mãe olhando prá você com olhos deeeeesse tamanho..

Só isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ligares esse transformador na tomada da parede, ele fará BBBMMMmmmmm, por uns 2 segundos, as luzes baixarão seu brilho, e ouvirás um sonoro Tlec, do disjuntor caindo, lâmpadas se apagando, TV desligando, sua mãe olhando prá você com olhos deeeeesse tamanho..

Só isso..

Que sem graça faller, contando o final da história (_(

Po, o maluco alí ia testar..

HUhauhauhauhauha

Brincadeiras a parte..

É isso mesmo que o faller falou, ainda correria o risco de ir morar em baixo da ponte. (sua mãe lhe expulsaria de casa) :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ligares esse transformador na tomada da parede, ele fará BBBMMMmmmmm, por uns 2 segundos, as luzes baixarão seu brilho, e ouvirás um sonoro Tlec, do disjuntor caindo, lâmpadas se apagando, TV desligando, sua mãe olhando prá você com olhos deeeeesse tamanho..

Só isso..

nao nao galera eu sei que nao da pra ligar no 220 da tomada ne!

a corrente dele é dc, isto eu sei só nao sabia que o trafo trabalha com auta frequencia, mnha pergunta era vou ligar no 110 dc, so com 60mhz ele funciona? vou conseguir os 12vdc na saida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
nao nao galera eu sei que nao da pra ligar no 220 da tomada ne!

a corrente dele é dc, isto eu sei só nao sabia que o trafo trabalha com auta frequencia, mnha pergunta era vou ligar no 110 dc, so com 60mhz ele funciona? vou conseguir os 12vdc na saida?

Não amigo.. Ele não trabalha com DC... Transformadores não se dão bem com DC.. São feitos para trabalhar em AC. Esses dai, de ferrite, de dentro das fontes de PC, são projetados para operar em alta frequência de 30 a 60 KHz (não MHz).

Eles transformam essa tensão alternada a 30 KHz com 310 Volts de pico a pico e do outro lado, no secundário do transformador, irá aparecer uma tensão alternada a 30 KHz com cerca de 12 Volts pico a pico. Essa tensão dai retificada por diodos especiais ultra rápidos então deixam essa tensão contínua em 12 volts...

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala Felipe...pelas suas respostas vi q saca de fonte...espero q possa ma ajudar

tenho uma fonte de monitor lcd - 12 volts por 5 A

em determinado momento ela zumbiu e parou de funcionar....fui verificar com o multimetro e vi q o motivo era a falta de corrente...porém 12 volts ok

a corrente caiu para 1 A

sabe me dizer qual o culpado ??? o trafo ou chopper

o diodo duplo ( STPR 1020CT )

ou os capacitores filtro de saida ?

obrigado pela atençao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos pensar, os 12V estão ok certo!

você está querendo dizer que com 1A de carga ela desarma?

se for pode ser o circuito de regulação da fonte (sabe acoplador opticos e diodo zener e uns resistores e capacitores proximos a essa etapa) que está com defeito ou o CI de PWM foi para o espaço.

verifique melhor esse defeito!

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se liga

ela manteve os 12 volts originais.....

mas a corrente que era de 5 A ..... foi pro espaço.....virou 1 A

por isso nao liga o monitor....falta a corrente, o led de referencia da fonte acende.....quando plugo ele no monitor ( ou seja...quando a força é exigida......) o led apaga e fica piscando bem fraco

sumiu !!

ja verifiquei tudo........o diodo nao esta em curto...nem os capacitores.....

o trafo tanto secundario quanto primario e auxiliar

todos ok......( nao sei se existe fuga dentro desses trafos..)

essa fonte nao tem diodo zener

Felipe os 12 volts estão ok

porém a fonte fornecia uma saida dc de 12 v 5 A

esses 5A q sumiram.......

o diodo nao esta em curto...nem os cap filtro de saida......

tirei o trafo do circuito e tanto o primario auxiliar e secundario estão ok

( nao sei se exiiste fuga dentro desses trafos)

nao existe diodo zener nesse circuito...

se liga

ela manteve os 12 volts originais.....

mas a corrente que era de 5 A ..... foi pro espaço.....virou 1 A

por isso nao liga o monitor....falta a corrente, o led de referencia da fonte acende.....quando plugo ele no monitor ( ou seja...quando a força é exigida......) o led apaga e fica piscando bem fraco

sumiu !!

ja verifiquei tudo........o diodo nao esta em curto...nem os capacitores.....

o trafo tanto secundario quanto primario e auxiliar

todos ok......( nao sei se existe fuga dentro desses trafos..)

essa fonte nao tem diodo zener

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...
32 minutos atrás, citous disse:

ola pessoal boa tarde existe algum teste q eu possa fazer so com o multímetro num trafo desligado pretendo comprar um de microondas num ferro velho e queria se possível testar antes.

alguem tem alguma ideia de como testar sem ligar na energia? 

Vai ser difícil medir alguma coisa com o multímetro.

A resistência da bobina de 127 / 220V é bem baixa, difícil de ser medida com multímetro. 

 

A única bobina que deve apresentar um valor de resistência visível no multímetro é a bobina de alta tensão de 3 mil voltes. 

Mas acho que esta você não vai querer usar. Então não vai adiantar muita coisa. 

 

O que você pode fazer é chavear uma pilha de 1.5V nos terminais da bobina de 127/220V. 

Se der choquinhos, é porque está havendo indução. 

Isso indica que a bobina não está em curto-circuito. 

 

Não tente chavear a pilha nas bobina de 127/220 e ao mesmo tempo medir com multímetro. Isso vai fazer queimar seu multímetro com surto de alta tensão. 

 

Chavear a pilha nas bobinas e sentir o choque, não causa nenhum mau, pois o choque é apenas de um pulso e ainda assim é de baixa potência. 

Mas se prepare que assusta. 

 

Não vá se revelar ein? :D:D:D:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule, bem lembrada a questão do choque. Já paguei esse mico, mas fazem anos, usava um analógico.  Rindo até agora do seu comentário final.

22 horas atrás, albert_emule disse:

Não vá se revelar ein? :D:D:D:D

 

adicionado 8 minutos depois

@faller, numa única resposta em  poucas linhas você montou um conversor PFC acoplado a uma fonte half-bridge. Tive que ler páginas de datasheets e applications notes para aprender o funcionamento disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!