Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programar pic em Assembler!


douglas.anjos

Posts recomendados

Bom ja tinha fechado minha opinião, mas a discussão esta tão produtiva, que resolvi continuar participando.

Quando falamos em microcontroladores, acredito que dois pontos devem ser observados, o campo profissional, e campo didatico.

No campo didatico eu sigo a filosofia do amigo Mulder, desmisitificar que assembly, é sem nexo e complicado, para entender isso pensemos, as instruções em assembly fazem total sentido quando associamos elas a circuitos digitais aprendidos no curso técnico, mas tambem acrdito que pra iniciar deve se primeiro motivar a pessoa, nada melhor que uma linguagem de fácil entendimento e elaboração, para a pessoa ver sua logica funcionando, isso a motiva a seguir por caminhos mais complexos.

No campo profissional, todos aqui sabem como penso, acho que o técnio tem de seer versatil, apto a contornar qualquer situação, seja ela lhe imposta por custo, tempo ou sofisticação do projeto.

Mas uma coisa todos nos aqui percebemos, a pessoa que quer aprender sabe o melhor jeito de iniciar seus estudos isso é fato! A unica coisa que TODOS aqui temos em comum quando começamos foi o fato de entender primeiro nossa maquina hardware, para depois entender seu lado software!

forte abraço aos amigos, e continuem assim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poxa irmão,este ai me deu uma dor de cabeça acredita???kkkkk,comprei esse lm ai e montei o circuito e nem funcionou ai,agora montei um com modulo ir ,e um led infrared modulado e ta funfando muito bem,nao e sensivel a luz ,ta beleza,vou partir para minha lixeira automatizada,ja q se ficar mexendo na torneira aqui ,a coroa vai dar piti kkkkkkkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um comentário, pra usar o PSI não é necessário programar em basic, ja que ele carega o arquivo compilado, eu tenho meus starter Kit da microchip, mas sempre em todo projeto meu eu testo meu software no PSI, pois a base é confiavel, alem de ser de fácil detecção de erros, é melhor que muito debugador da Mosaico ou Microgenios!

Estranho essa modulação com o 555 sempre funcionou comigo, mas em todo caso sai muito mais dabarto modular o Irled na mao e demodular usando um TSOP2238

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mulder, eu que agradeço a oportunidade de trocar idéias com todos vocês aqui do Fórum de Eletrônica !

O bom é que sempre TODOS saem ganhando alguma coisa, quando o debate é construtivo. Não apenas nós, que trocamos ideias direto, mas quem LÊ essa troca de experiências ganha muito !

voce tem um grande experiência com o Assembler, e com hardware também, tenho certeza de que vai fazer um excelente tutorial !

Se eu puder ajudar em algo, entre em contato direto ok ?

Aguardo seu tutorial ansiosamente !

Paulo

OK aphawk. Obrigado.

Vou começar a escrever assim que terminar este projeto que estou fazendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Douglas, é a hora em que voce usou o Configurations Bit.

Agora, na janela principal do programa, clique em TOOLS, em seguida clique em BASIC COMPILER, vai abrir uma nova janela, que é aonde voce vai escrever seu programa em Basic.

A primeira coisa que voce vai fazer agora é copiar o código que foi gerado e está no clipboard.

Para isso, na janela do BASIC COMPILER, clique em EDIT, depois em PASTE, e pronto, o código estará colocado logo no início do programa ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi gente, pra vocês q são experientes pode não parecer nada, mas pra nós que estamos começando é um grande salto. Com ajuda da apostila do paulo consegui concluir meu primeiro projeto com pic, e deu tudo certo, ta certo que são só dois leds piscando alternados, mas pra quem nao tinha nem acendido um led ainda foi muito bom.

Agradeço a ajuda e espero poder contar c vocês para continuar aprendendo.

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Èh. estou muito incentivado pelo tuturial que Paulo fez, já consegui simular o primeiro projeto proposto no tutorial, e agora vou alterar alguns valores pra acompanhar no simulador.

Valeu a todos q me incentivaram a usar PSI, nele tem tudo o que um aprendiz precisa, e para quem está começando como eu, recomendo o tuturial citado no post #92, o PSI é prático e não tem investimento inicial, mais é claro com a ajuda dos profissionais no forum, Falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Douglas e Rafael,

Fico muito contente por vocês estarem conseguindo fazer os projetos, agora é que vem a melhor parte, dentro de muito pouco tempo vocês estarão fazendo projetos que até uma semana atrás vocês diriam que "nem em sonho isso é possível" .

O tutorial foi escrito para pessoas como vocês, que não são profissionais nesta área ( pelo menos ainda né !!! ) , pessoas que querem aprender a usar os Pics, a fazer projetos práticos e rápidos.

Isso me faz sentir gratificado, tenho certeza de que não perdí meu tempo escrevendo, pois valeu a pena para muita gente !

Vou publicar amanhã à noite a segunda parte do tutorial, que ensina também a usar displays LCD's , dispositivos I2C como memórias e RTC's , e uso de interface serial , com exemplos para o PC.

Vou ficar devendo mais um pouco a terceira e última parte, que trata de PWM e alguns projetos mais "encorpados" .

Mas pelo menos já vai dar para se fazer projetos bem sofisticados.

Um abraço a todos, e bons usos !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aphawk, Já estou na parte de 7 segmentos, consegui simular, achei fantástico porque realmente como está escrito no tuturial é bem simples e na hr de compilar ele até verifica os erros, como está no tutorial a variavel saida está com assento e o compilador não aceitou, dai só retirei de todas variavis (saida) o assento e deu tudo certo.

Esse PSI é d+.

Agora é só esperar chegar o pic q comprei e testar direto no protoboard.

Aphawk vou acabar de ler o tutorial e ai depois vou procurar estudar BASIC, porque achei tanto interasante q num dá pra estudar linguagem primeiro eheheheh, quero var agora é o lcd, porq já tenho um lcd de orelhão(oh foi ganhado por um amigo meu que dá manutenção em orelhões, Falou, num foi estragado nenhum orelhão, estou falando isto porq creio q pessoas má intencionadas podem pensar q podem sair quebrando tudo.).

Preciso saber se consigo testar o lcd simulando no protoboard com uma fonte, pode me ajudar? ( Vale pra todos que tem conhecimento em lcd 16*2)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahaha po essa de orelhão eu nunca tinha escutado ...

Legal que voce esteja se acostumando com o ambiente, realmente é muito simples e prático, e a gente ganha um tempão ENORME nos projetos.

Quanto ao LCD, precisa saber se a interface dele é compatível com o PSI, daqui a pouco eu vou mandar a parte 2 do tutorial, só estou esperando uma resposta do grande Bcptronzio e mando bala !

Aguarde que voce vai aprender e ver como é fácil usar os Lcds !

Mas não dá para simular só o LCD, voce vai precisar de um PIC mesmo ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já havia pensado nisso antes, mais acho que é interesante manter o este nome do tópico porque do mesmo jeito que iniciei procurando informações em assembler pode existir algum membro ou visitante que interesse a começar por esse tópico ou essa linguagem.

Dai quem ler consiguirá enxergar que existe outro caminho bem mais simples do que eu comecei.

Valeu pela dica, mais espero que tenha entendido o meu raciocínio, mais se achar que estou errado me corrija, entendeu?.....................................:o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já havia pensado nisso antes, mais acho que é interesante manter o este nome do tópico porque do mesmo jeito que iniciei procurando informações em assembler pode existir algum membro ou visitante que interesse a começar por esse tópico ou essa linguagem.

Dai quem ler consiguirá enxergar que existe outro caminho bem mais simples do que eu comecei.

Bom, na verdade o que você quer é convencer as pessoas a não usarem o assembler, induzindo-as a lerem um tópico que deixou de corresponder ao objetivo? Acho isso um grande erro. Se você se convenceu que é mais fácil usar o Basic, acho mais correto você criar um tópico específico para isso, Porque preferi o basic ao assembler para programar PICs, e deixar aqueles que, como eu, querem aprender o assembler um tópico que lhes permita fazer isso.

É isso ai.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao amigo acima eu tenho a dizer o nome do topico e irrelevante perante ao conteudo do mesmo,nao vejo o amigo a dizer para nao programarem píc em assembly,e sim q depois de tanto penar achou melhor partir para algo q desse um resultado satisfatorio.Eu ja tentei programar em asm e digo q consegui fazer alguns codigos ,interessantes,mais o basic me deu resultado mais satisfatorio,porém ambos sao de total importancia aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estou tentando gravar meus pics usando um conversor usb x serial para ligar o gravador, pois o meu laptop nao tem porta serial, mas não está dando certo, o ICPROG começa a gravar mas nao grava, alguem sabe qual o problema ou o que devo fazer p conseguir???

1 - O icprog ou ponyprog controlam diretamente os pinos da porta serial, mas não da forma com que ela foi projetada para funcionar, ou seja, comunicação RS232C, portanto acho que através do conversor esses programas não conseguem esse controle total dos pinos.

2 - talvez seu conversor nem gere as tensões necessária para gravar um PIC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o titulo do topico, acho que nao estamos induzindo, ninguem pois como disse o amigo jorge, o conteudo do topico e o de total importancia , pois o que aprendemos aqui seja em assembly ou basic, e conhecimento que e bom para todos!

se acha que estamos fugindo do assunto, de uma lida no topico inteiro antes de simplesmente chegar dizendo que estamos induzindo alguem ou nao!

por favor nao me entenda mal.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao amigo acima eu tenho a dizer o nome do topico e irrelevante perante ao conteudo do mesmo,nao vejo o amigo a dizer para nao programarem píc em assembly,e sim q depois de tanto penar achou melhor partir para algo q desse um resultado satisfatorio.Eu ja tentei programar em asm e digo q consegui fazer alguns codigos ,interessantes,mais o basic me deu resultado mais satisfatorio,porém ambos sao de total importancia aprender.

Olás

A sua afirmação é a confirmação do que falei a esse respeito. O nome do tópico convida as pessoas que querem programar em assembly a visitá-lo. Apesar de um início promissor (motivo do porque recebeu 4 estrelas), ele acaba se tornando uma conversão ao basic. E passou-se a programar em basic. O que Sr. propõe é exatamente convencer as pessoas que querem programar em assembly a programarem em basic, que, segundo o Sr., é melhor, já que o Sr. mesmo fez essa opção. Isso se chama aliciamento. O Sr. quer manter o título do tópico, dizendo que isso é irrelevante, para sugerir essa conversão ou induzir essa conversão.

É errado querer aumentar o número de pessoas que pensam como penso? Lógico que não. Desde que seja de forma explicita e clara e não com subterfúgios e de forma não transparente.

se acha que estamos fugindo do assunto, de uma lida no topico inteiro antes de simplesmente chegar dizendo que estamos induzindo alguem ou nao!

Felipe, não me leve a mal, mas você acha que cheguei a essa conclusão fazendo o quê? Lendo a revistinha da Mônica? Preste mais atenção ao que os outros escrevem. Pois deixei bem claro no último post que li todo o tópico, pois eu o acompanho desde que foi criado, pois quero aprender assembly.

Toda discussão é válida e necessária para aumentarmos o nosso conhecimento. A minha sugestão é de que ela seja feita de forma clara e explicita. Mudando o nome do tópico para o que ele se tornou, é a forma clara e explicita de fazê-lo.

Não vou mais insistir no assunto. As pessoas que julguem as intenções de vocês. Fiz o que entendi que tinha que fazer, alertá-los de que o conteúdo do tópico mudou e que seria coerente mudar o título.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!