Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Netbook Acer Aspire One D250


arthur_felipe

Posts recomendados

Boa noite, senhores!

Estou empolgado com meu filhote novo, e resolvi compartilhar as primeiras impressões que tive com ele.

Venho de um Sim+ Celeron M540, que já vinha me dando muuuuita dor de cabeça com telas azuis, mau-contato... Enfim, sintomas da Positivo, que tá mais pra Negativo. (_(

Pois bem.

Até que segunda de manhã caiu do céu pra mim esse bichinho que estou usando agora - um Acer Aspire One D250, dotado das seguintes características:

Intel Atom N270 (1.6Ghz, hyper-threading Single Core)

1Gb Ram DDR2

HD 160Gb 5.400rpm

Webcam (0,3Mp) integrada

Tela de 10,1" brilhante (glossy) TFT, res. máxima de 1024x600

Vídeo: Intel 945 Express, compartilha até 224Mb da RAM

WiFi 804.11b/g

Bateria de 3 células, que teoricamente duraria até 3h

3 portas USB, 1 VGA, 1 Ethernet

Leitor de cartões (aqueles 5x1, sabem?)

WinXP Home, e mais uma porrada de aplicativos.

Pois bem.

O link dele no site da Acer é este aqui.

Aspectos físicos

Há abundância de fotos neste review do TestFreaks - sim, pesquisei muito antes de migrar de um notebook para um netbook, e as fontes em português sobre ele ainda são razoavelmente escassas.

O meu veio na cor azul - não é assim um aço escovado, mas também não é um plástico tranqueira.

Ele é cheio de detalhinhos, como na base do LCD (a inscrição Aspire nas laterais), formando um conjunto harmônico, principalmente pra um bichinho que não deve pesar muito mais do que 1Kg e pode ser facilmente carregado em qualquer mochila ou bolsa.

A tela, como disse acima, é brilhante - cores muito vivas, assim como grande acumuladora de digitais e qualquer outra sujeirinha que cair nela.

Teclado e TouchPad

O teclado, ao contrário do que li por aí na internet, é gostoso de digitar - apesar de que pessoas com dedos grandes poderão ter problemas com essas teclinhas. A minha unidade veio com um teclado padrão americano, logo, estou me desacostumando à tecla "Ç".

No mais, traz teclas (contando com a combinação "Fn + ...) de controle de volume, claridade da dela, suspender... Como qquer notebook comum.

Dica: para quem tiver um netbook com teclado como o meu, e ficar quebrando a cabeça sobre qual configuração de teclado usar, a opção certa é English - United States International. ;))

Da mesma forma, contrariando os reviews gringos que li, o TouchPad é agradável de usar, por ser bastante sensível.

Destaque pra função ChiralMotion - é uma espécie de scroll (rolar a tela), mas ao invés de arrastar o dedo pelo canto direito do touchpad e ter que subir o dedo de novo pra rolar mais a tela, esta função permite que você faça círculos no touchpad: o sentido horário rola a tela pra baixo, e vice-versa.

Inicialmente parece difícil de entender, mas depois que você pega o jeito, torna-se extremamente útil.

O Acer Aspire traz configurações detalhadas do seu touchpad - dá inclusive para delinear qual área dele funcionará como scroll... Muito útil.

Abaixo do touchpad há uma tecla única, que serve como cliques dos botões direito e esquerdo do mouse - é só apertar o lado correspondente.

Desempenho

O 1o. boot do Aspire One impressiona. Nem o meu Desktop, que é um Pentium 4, quando 0km, ligou tão rápido - e a minha versão tem apenas 1Gb, que pretendo aumentar em breve.

Vale mencionar que ele aceita, no máximo, 2Gb de memória, pois só tem um slot DDR2.

Ele é extremamente silencioso, mesmo com o cooler ligado, e não travou até agora. Claro que isso não é um Core2Duo, mas já deixou meu Positivo no chinelo - principalmente observando que gosto de trabalhar com uma cacetada de abas do Firefox abertas, MSN e TweetDeck ligados, e o WMP rolando uma musiquinha ao fundo enquanto digito no Word. :D

Sua placa WiFi é muito razoável. Durante a 1a. noite de uso, deixei ele transferindo mais de 30Gb na minha rede wireless de casa (leia-se: entuchando músicas no HD, rs*) enquanto navegava na internet, e não tive problema algum.

Vídeo e Multimídia

A placa de vídeo dele deixa um pouco a desejar quando muito exigida, mas isso não deve ser novidade.

Já foi esclarecido aqui no próprio CdH que a chipset intel 945 trabalha com alocação de memória dinâmica - logo, não há como dizer pro PC com quantos MB você quer quer ele trabalhe no vídeo.

Pelo menos, até agora eu não descobri como. :unsure:

Isso faz com que jogos mais pesados apresentem certa lentidão. Nos meus testes rápidos, consegui jogar Worms World Party em 800x600 e emular CPS2 e Nintendo 64 em tela cheia numa boa; entretanto, o NFSU2 ficou lento demais, mesmo em 640x480 na resolução mínima - quem sabe com 2Gb de memória ele melhore.

Se alguém puder me dar dicas também, ficaria bastante agradecido. :rolleyes:

Entretanto... Querer jogar jogos pesados num Netbook seria pretensão demais, não? :rolleyes:

Fora isso, o Aspire One atende às necessidades do dia-a-dia numa boa. Dá até pra assistir vídeos do YouTube em tela cheia, bem como DVDs - claro, utilizando um drive virtual como o Alcohol 120%, visto que o Aspire não possui drive de CD/DVD.

Quanto ao som... Bem, ele é um Netbook - só de ter alto-falantes embutidos já é um avanço, logo, não espere grande qualidade de graves.

O microfone funciona razoavelmente bem, e a webcam tem imagem nítida, apesar de sua captação de apenas 0,3Mpx. Não tive chance, contudo, de testar ela no Skype ou no MSN - fiz apenas testes locais.

Há um adesivo dizendo que ela é própria para conversas com vídeo em ambientes com pouca luz... Mas sei lá até onde isso é verdade. Logo tiro o adesivo. =D

Há também versões que trazem Bluetooth integrado, bem como modem 3G interno... O que não é o meu caso.

programas

O Aspire One traz uma partição oculta do HD, dedicada à recuperação do sistema. É como se fosse um CD do Windows escondido na máquina - basta acionar a combinação "Alt + F10" na inicialização do PC (quando o logo da Acer aparece), e tudo voltará à configuração de fábrica - bem como seus dados irão para o beleléu.

Falando no que vem instalado nele, acredito que o WinXP Home dispense apresentações.

Entretanto, aceite meu conselho: desinstale o Carbonite (ferramenta CHATA de backup online), o AntiVírus McAfee (versão de testes), o Trial do Office, o eSobi (suposta ferramenta de notícias) e a Google Toolbar. Não acrescentam em nada.

Desinstale também o "pacote" do Windows Live - e baixe o WLM mais atualizado.

Quanto ao MS Works, fica a seu critério - eu tirei tudo, e meti meu tradicional pacote Office 2000, que é levíssimo e atende às minhas necessidades.

Ele também vem com um monte de joguinhos, em versões que te permitem jogar por 60 minutos. Eu deixei eles lá - servem como eventual passatempo.

Bateria

Quando ele chegou, fiquei esperançoso de encontrar a bateria de 6 células que daria uma autonomia absurda... Mas lá estava a tímida fonte de 3 células, o que inicialmente me causou certo desapontamento.

Mas, felizmente, isso foi passageiro - a guerreira de Li-Ion de 3 células e 2.200mAh não deixa a desejar.

Basta observar o teste que fiz hoje. Liguei o bichinho 10 da manhã, bateria em 100%, com WiFi a todo vapor e MSN aberto.

Deve ter ficado suspenso por algo em torno de 20 minutos.

Assisti uns 15, 20 minutos de DVD nele, com som.

E qual não foi minha surpresa quando ele hibernou por falta de bateria às exatas 13:45h - 3h45m de autonomia!

Claro que isso pode variar. Mas pra quem estava acostumado com 1h, 1h15m NO MÁXIMO, ver isso triplicado foi uma grata surpresa.

Entretanto, se alguém se interessar mesmo assim, a bateria de 6 células, que promete autonomia de pelo menos 7h, já existe no Mercado Livre (o D250 e o D150 usam o mesmo tipo de bateria) pela bagatela mínima de 215 contos.

Concluindo...

Eu esperava comprar um notebook "avião" pra substituir meu Sim+, que nunca passou de um teco-teco...

Mas essa coisinha miúda aqui acabou por me surpreender. É capaz de fazer tudo o que eu quero - bem, QUASE tudo, eu realmente esperava jogar NFSU2 - sem ocupar muito espaço e fornecer autonomia de bateria respeitável.

O custo dele nos States é de, no mínimo, US$ 300,00. Aqui no Brasil, dificilmente você encontra ele por menos de R$ 950,00 na mão de... Erm... Importadores no Mercado Livre... Logo, acredito que comprá-lo por R$ 750,00 novo, e ainda em 3x, foi um achado.

Recomendadíssimo.

E espero ter trazido algo de útil ao fórum! :)

Fontes (e boas fotos):

http://us.acer.com/acer/product.do?link=oln85e.redirect&changedAlts=&kcond48e.c2att101=-1&CRC=2759084358#wrAjaxHistory=0

http://www.testfreaks.com/blog/review/acer-aspire-one-d250-101-netbook-d250-1165/

http://www.liliputing.com/2009/06/acer-aspire-one-d250-review.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um desses, e acho excepcional também.

Só uma correção, colega: o N270 não é dual-core real, é um single-core com HyperThreading.

Me enganaram! :lol:

Rs... Obrigado pela correção, amigo. De fato, foi difícil acreditar que um treco desses seria dual core, mas tanto me falaram que entrei na onda.

Mesmo assim, o processador não deixa a desejar. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ótimo review amigo, parabéns.

A princípio meu interesse seria em um notebook porém cada vez mais me deparo com a safra netbook e estou pensando em migrar para essa opção. Porém gostaria de saber se tem como configurar o "ç" nesse teclado já que ele é padrão americano, pois estou muito acostumado com o "ç" e nunca usei um teclado padrão americano e a maiora dos netbooks que encontro são no padrão americano. Esse fato chegou a te incomodar alguma vez? ou é de fácil adaptação?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro, onde se acha a lista com specificações dos modelos acer aspire one? Todos possuem um número de 4 digitos após o modelo (ex AOD250-1199 ou 751-1080, 751-1189, 751-1340 etc). Não encontrei o local onde posso comparar os dados de cada modelo. Se puder ajudar agradeço. PQuines.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro, onde se acha a lista com specificações dos modelos acer aspire one? Todos possuem um número de 4 digitos após o modelo (ex AOD250-1199 ou 751-1080, 751-1189, 751-1340 etc). Não encontrei o local onde posso comparar os dados de cada modelo. Se puder ajudar agradeço. PQuines.

Aqui.

É só clicar na aba Configurations.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parabéns pela aquisição arthur, gostei do review!

Como é o desempenho dele em vídeos HD. 1080p eu sei que não dá conta, mas e em 720p como é?!

Se não tiver nenhum vídeo HD aí, no site da Microsoft tem umas amostras:

http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/musicandvideo/hdvideo/contentshowcase.aspx

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal o review, mas faltou umas fotos da criança ai

Icefly, eu disponibilizei um link com imagens no review. Achei que seria anti-ético simplesmente linkar as fotos de outro site... E na hora que fiz o review, tava tarde pra caramba e a preguiça imperava... :D

Parabéns pela aquisição arthur, gostei do review!

Como é o desempenho dele em vídeos HD. 1080p eu sei que não dá conta, mas e em 720p como é?!

Se não tiver nenhum vídeo HD aí, no site da Microsoft tem umas amostras:

http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/musicandvideo/hdvideo/contentshowcase.aspx

valeu.

Cara, não faço ideia! :lol:

Vou testar essa semana e te digo - valeu por deixar um link onde eu encontro amostras deste formato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Arthur, estou pensando em comprar um net pro meu filho e tenho algumas dúvidas:

- se não tem leitor de CD, como instalar o Linux, por exemplo, ou um Office original?

- você teria uma opinião a respeito de qual netbook vale mais a pena: um

Mini Net book HP 110 1025 DX ou esse seu da Acer?

Aguardo sua resposta,

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o Office original você pode instalar fazendo uma imagem do CD, ou copiando ele para um pendrive. O Linux dá para instalar usando um pendrive tb!

Agora, sobre o HP: a tela do Acer suporta alguns pixels a mais, e o HP reconhece apenas 1Gb de memória, enquanto que o Acer suporta 2Gb.

Mas fica a seu cargo - a tela do HP é anti-reflexiva, pelo que li na internet, e eu acho isso um ponto a favor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o Office original você pode instalar fazendo uma imagem do CD, ou copiando ele para um pendrive. O Linux dá para instalar usando um pendrive tb!

Agora, sobre o HP: a tela do Acer suporta alguns pixels a mais, e o HP reconhece apenas 1Gb de memória, enquanto que o Acer suporta 2Gb.

Mas fica a seu cargo - a tela do HP é anti-reflexiva, pelo que li na internet, e eu acho isso um ponto a favor...

E como faço uma imagem do CD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver uma internet rápida, a melhor forma para instalar o office é baixar a versão demo no site da microsoft e depois ativar com o código da caixa.

De fato.

Entretanto, pra quem tem um Netbook, criar imagens de CDs pode ser uma excelente alternativa para diversas situações.

Como criar a imagem?

Let me Google that for you... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o Office original você pode instalar fazendo uma imagem do CD, ou copiando ele para um pendrive. O Linux dá para instalar usando um pendrive tb!

Agora, sobre o HP: a tela do Acer suporta alguns pixels a mais, e o HP reconhece apenas 1Gb de memória, enquanto que o Acer suporta 2Gb.

Mas fica a seu cargo - a tela do HP é anti-reflexiva, pelo que li na internet, e eu acho isso um ponto a favor...

Bem, obrigada pelo esclarecimento, e quanto a notes com modem e sem modem? Afinal, se ele tem wireless, pra que um modem?

Outra coisa: baterias de 6 células duram mais, né? Ou depende se forem de lithium ou sei lá mais o que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, obrigada pelo esclarecimento, e quanto a notes com modem e sem modem? Afinal, se ele tem wireless, pra que um modem?

Outra coisa: baterias de 6 células duram mais, né? Ou depende se forem de lithium ou sei lá mais o que?

Notes?

você está falando do Lotus Notes?

porque se for isso, ele funcionará ligado à internet como qualquer computador comum. Em verdade, o Aspire One tem o respeitável poder de processamento - acredito ser ele suficiente para rodar o notes. Na pior das hipóteses, você aumenta a RAM dele.

E não precisa de Modem, não... A menos que você queira usar uma conexão via 3G.

Quanto à bateria...

Olha, se você puder, pegue a de 6 células! Ainda sonho em ver meu Aspire ligado por 6h sem precisar plugar na tomada... ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notes?

você está falando do Lotus Notes?

porque se for isso, ele funcionará ligado à internet como qualquer computador comum. Em verdade, o Aspire One tem o respeitável poder de processamento - acredito ser ele suficiente para rodar o notes. Na pior das hipóteses, você aumenta a RAM dele.

E não precisa de Modem, não... A menos que você queira usar uma conexão via 3G.

Quanto à bateria...

Olha, se você puder, pegue a de 6 células! Ainda sonho em ver meu Aspire ligado por 6h sem precisar plugar na tomada... ^^

Arthur,

Eu quis dizer "notebooks", no plural!

Então, o modem é só pra conexão 3G? Mas é sempre bom ter, né? Ninguém sabe o futuro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela aquisição arthur, gostei do review!

Como é o desempenho dele em vídeos HD. 1080p eu sei que não dá conta, mas e em 720p como é?!

Se não tiver nenhum vídeo HD aí, no site da Microsoft tem umas amostras:

http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/musicandvideo/hdvideo/contentshowcase.aspx

valeu.

Cara, rodei este vídeo aqui - http://download.microsoft.com/download/4/1/b/41b10a4f-f4f4-4692-aa44-a458d0047e91/Robotica_720.exe

Em tela cheia com o WMP 11 e com o Media Player Classic Homecinema... E foi numa boa. Ele é 720p.

Arthur,

Eu quis dizer "notebooks", no plural!

Então, o modem é só pra conexão 3G? Mas é sempre bom ter, né? Ninguém sabe o futuro!

Aaaaaahhhh... :D

Olha, eu não acho essencial, não. Mas me refiro ao meu uso - não pretendo assinar um plano 3G tão cedo. E em todo canto tem wireless hoje em dia.

Vai do gosto - e do bolso - de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, rodei este vídeo aqui - http://download.microsoft.com/download/4/1/b/41b10a4f-f4f4-4692-aa44-a458d0047e91/Robotica_720.exe

Em tela cheia com o WMP 11 e com o Media Player Classic Homecinema... E foi numa boa. Ele é 720p.

Aaaaaahhhh... :D

Olha, eu não acho essencial, não. Mas me refiro ao meu uso - não pretendo assinar um plano 3G tão cedo. E em todo canto tem wireless hoje em dia.

Vai do gosto - e do bolso - de cada um.

Beleza que roda vídeos 720p! :D

Me diga um coisa, qual S.O. está utilizando?

E qual pacote de codecs?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!