Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gravação mais durável e segura: DVD ou HD?


carlos220

Posts recomendados

Pessoal tenho arquivos de grande extensão em formato digital e interesse que os mesmos durem o máximo possível, atualmente tenho gravado eles em DVD em mídia de média qualidade (Sony, elgin, multilaser) e guardado eles em um porta CD/DVD's. Com o advento dos HDs de 1TB e 1,5TB fico me perguntando se é mais interessante usar o DVD virgem ou um HD para gravação desses dados.

Financeiramente falando o custo por GB é idêntico. A minha dúvida é quando a durabilidade. Se eu gravar arquivos como vídeos e fotos eles irão durar mais no HD (sujeito a falhas mecânicas na placa lógica, onde o defeito é fatal, inesperado e total) ou no DVD bem gravado e conservado (sujeito a ação do calor, umidade, tempo,..., com a vantagem de eu perceber quando alguns DVD's começarem a ficar ruins e começar a fazer um novo backup)?

Agradeço a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

DVD é mais interessante, principalmente se você tiver como deixa-los guardados em local seguro! Ex.: os arquivos muito importantes mas que você executa com frequencia, você faz 2 cópias... uma MATRIZ (que vai servir apenas pra gerar cópias) e uma COPIA, que você vai executar sem medo. Sempre que a cópia começar a apresentar falhas de leitura, tira uma outra cópia da Matriz (mas nunca use ela, a não ser pra gerar cópias). Dessa forma a matriz vai estar sempre 100% e você terá uma nova cópia sempre que necessário.

Com HD até dá pra fazer isso, mas você teria de ter 2 HDs similares sendo que um seria usado apenas pra backup... ou seja, comprando 2 de 1TB você teria apenas 1TB de uso! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DVD: fácil de locomover, relativamente fragil, capacidade limitada a 4.7 gb nas versões normais..., é só chegar e botar pra rodar

Hd: fácil de locomover, não considero fragil..., capacidade superior a 1TB ! :eek:, um pouco mais complicado para utilizar (abir cpu.. etc)

é so você pesar o que você prefere e pronto !, sem falar que atualmente hds tão com os preços bem mais baixos e a tendencia é diminuir mais ainda

HD > DVD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Amigo,

Estou passando pelo mesmo dilema que você, tenho muitos DVDs gravados com vídeos que queria deixar pra posteridade, mas como a capacidade é limitada comecei a gravar em HD.

Considero o HD mais seguro, pois os dados estão fechados hermeticamente e não há perigo de contaminação, mas recentemente tomei um PREJUÍJO gigante!!! O problema dos HDs é que em caso de defeito acabamos caindo nas mãos dessas empresas de recuperação de HDs, todas elas são tremendamente INESCRUPULOSAS e cobram valores absurdos pra recuperar os dados perdidos, sem contar que não há a menor transparência no relacionamento ou descrição dos problemas!!!

Estas empresas cobram o ABSURDO de R$ 300-500 apenas pra abrir o HD e dizer se os dados são recuperáveis ou não, podendo chegar a mais de R$ 2.000 (isso mesmo!!) e como há muita tecnologia envolvida acabamos ficando reféns deles!!!

Então, se não fosse o preço abusivo dessas empresas o melhor seria o HD, mas na situação atual é melhor gravar em DVD, pois mesmo que um estrague o prejuízo vai ser menor, já que é melhor perder um ou dois DVDs de 4.3 Gb do que um HD com 1.500 Gb de uma lapada só.

Abraços!!!

PS.: Estou há dois meses com um HD de 500Gb aqui parado e a loja está me cobrando R$800 pra consertar e disse que se complicar mais o preço pode chegar o R$ 1.500, isso é ABSURDO!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
DVD é mais interessante, principalmente se você tiver como deixa-los guardados em local seguro! Ex.: os arquivos muito importantes mas que você executa com frequencia, você faz 2 cópias... uma MATRIZ (que vai servir apenas pra gerar cópias) e uma COPIA, que você vai executar sem medo. Sempre que a cópia começar a apresentar falhas de leitura, tira uma outra cópia da Matriz (mas nunca use ela, a não ser pra gerar cópias). Dessa forma a matriz vai estar sempre 100% e você terá uma nova cópia sempre que necessário.

Com HD até dá pra fazer isso, mas você teria de ter 2 HDs similares sendo que um seria usado apenas pra backup... ou seja, comprando 2 de 1TB você teria apenas 1TB de uso! :(

Eu faria isso, mas considerando a importancia de seus arquivos usaria as duas soluções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!