Ir ao conteúdo

Usar fonte de monitor separada.

Alessandro Nilsen

Posts recomendados

Postado

Ol, ganhei um monitor com problema, desmontei ele e tirei a placa-mãe, nela tem muitos componentes, percebi que a fonte dela nao esta com problemas, usa o KA3842 como padrão e tem as indicacoes de todas as tensoes de saidas (16/15V, 6,3V, 5V, 80V e 50V :eek: ), segui o esquema da fonte e vi que todas as saidas sao ligadas em algum capacitor de filtro como uma linear, ela tem um rele que eu nao sei a funcao e um fio que passa no flyback (S+ e S-), o que estava queimado na placa era um varistor, um resistor e um diodo (voou longe).

então, se eu isolar os componentes da fonte e deixar os capacitores de saida, eu vou poder usar essa fonte ou ela nao liga? Quais as alteracoes que eu teria que fazer nela pra mim poder usa-la?

Segue algumas fotos.

KA3842: http://img15.imageshack.us/i/p1050279b.jpg/

Dados da placa: http://img406.imageshack.us/i/p1050280.jpg/

Varistor pifado: http://img190.imageshack.us/i/p1050288v.jpg/

Primario: http://img27.imageshack.us/i/p1050295g.jpg/

Saidas trafo: http://img15.imageshack.us/i/p1050302a.jpg/

Componentes secundario: http://img43.imageshack.us/i/p1050305.jpg/

• Coordenador
Postado

Colega Alessandro, pelas fotos eu não consegui identificar qual o modelo deste monitor..., mas faça um teste, para não correr riscos!, remova da placa o flyback, e desconecte a placa que vai para o tubo de imagem, ligue a placa e verifique se as tensões da fonte estão presentes..., se sim!, pode usa-la sem problemas, mas deixe-a nesta situação!, sem o flyback e placa do tubo!...

Boa sorte!.

Postado

Obrigado Bcpetronzio, vou tirar o flyback e a placa RGB e fazer uns testes com ela.

* então eu deixo ela alimentando o resto da placa (Ex: do capacitor do filtro de 16V tem 2 resistores e um 'jumper' que vão para o resto da placa) eu soldo o + e o - nos terminais do capacitor. Nessa saída tem um diodo de +/- 3A, então acho que vai quebrar um bom galho, e a saida de 5v (acho q e VSB) como sempre, tem um diodo menor, e na saida de 50V tem outro diodo grande, ja a saida de 50V eu nao entendi, no trafo onde tem '9' escrito ta jumpeado no - do diodo e vai para um cap de 220uF/63V, então = 50V).

Qualquer correção/ajuda e bem vinda.

• Coordenador
Postado

Para testes pode deixar tudo conectado..., vertical, fet's de controles etc..., se as tensões estiverem legal!, começe "aliviando" a fonte de possiveis cargas, circuito vertical, fet's de controle, e em alguns modelos de fonte você poderá retirar até o processador do monitor que a fonte permanece ligada!...

Se você encontrar o modelo que era este monitor, eu posso olhar o esquema e te dizer o que mais pode ser eliminado da placa....

Postado

Obrigado. Testei todas as tensoes e todas estão boas, para um teste desconectei a saida 15,2V (15/16V) do resto da placa e ela continuou funcionando, a parte de 16V eu ja posso usar. Ela tem PFC ativo ou passivo, pois nao acho o 110/220V.

*O processador seria aquele chip grande na placa (LGM41B-040C-00B/bSG0520) ?

PS: O modelo do monitor eu vou ver

Se eu tirar so a fonte desse monitor, eu vou colocar dentro de uma fonte ATX queimada.

• Coordenador
Postado
Ela tem PFC ativo ou passivo, pois nao acho o 110/220V.
Não, ele é uma fonte automática 110/220V mas não é por PFC ativo.

O CI grande costuma ser o processador sim!...

Postado

então nao ha perigo de eu ligar na tensão errada, sem contar que essa fonte parece ser bem protegida e filtrada, pois encontro aqueles componentes que nao vem (ou raramente) em fontes de pc (capacitor poliester azul, bobina toroide, varios varistores etc), quando eu tiver o modelo do monitor eu posto aqui, enquanto isso eu uso a saida de 15,2V.

Eu posso usar ela na tomada ou tem que ser no estabilizador?

OBS: O modelo do monitor é LG 710e, 17''.

• Coordenador
Postado

Você poderá usa-la na tomada direto, tanto em 110V como no 220V sem necessidade de estabilizadores!, como você muito bem percebeu, ela é muito bem protegida!...

O modelo do monitor é LG 710e, 17''
Beleza!, vou verificar aqui, à partir de qual componente, você pode sair eliminando tudo desta placa..., posto mais tarde!...
Postado

Usei a saida de 15,2V em um amplificador e a tensão cai para 12/13V, tambem fiz um curto circuito com o multimetro nessa saida e a corrente em termos de 1 segundo subiu de 0 para 3,6A em 12V, e normal a tensão cair ate um ponto e dai aumentar a corrente? Tambem percebi que ela nao tem aquela bobina igual as fontes de PC, o que ela tem e: pino 15/16V do trafo -> Diodo grande -> capacitor (1000uF/16V ) -> saida, li tambem que essa bobina serve para estabilizar a tensão e filtrar possiveis ruidos da alta frequencia do trafo para a saida, então, se eu colocar uma na saida dessa fonte vai melhorar alguma coisa? (Eu pego uma de fonte de pc e redimensiono).

Tambem sei que o primario dessa fonte e perigosa, pois no dissipador do MOSFET circulam livremente 220V.

• Coordenador
Postado

Ok!, a fonte de 15V tem como retificador um diodo UF5404 que é um diodo retificador, "Ultrafast", rápido de 3A (limite), ela foi projetada para trabalhar com 2A, mantendo uma folga no diodo!, lembre-se! esta fonte completa, fornecendo todas as tensões em máximo consumo do monitor!, fornece em torno de 70W de potência!, se você exigir 3A desta única tensão, você estaria exigindo uma potência dela de P=VxI, substituindo P= 15x3 = 45W só na tensão de 15V!, imagine se ela foi projetada para fornercer a maior potência dela para a tensão de 50V (destinada ao Flyback), também com um diodo de 3A, se o flyback consumisse desta fonte 1A, esta fonte estaria fornecendo ao flyback, P=50x1 = 50W..., (consumo mínimo, pois sabemos que é maior que isso!), então é absolutamente normal ela "variar" a tensão de 15V (diminuindo) para poder fornecer uma corrente superior ao que o enrrolamento do trafo esta destinado a fornecer!...

Como disse! eu ainda estou analizando o esquema, do monitor, para ver o que você pode eliminar desta placa para deixar somente a fonte em operação!..., mas já te adianto!, embora com muitas proteções de entrada contra ruidos, automática 100~240V, esta fonte não tem como fornecer mais do que 70W de potência distribuídos entre as várias tensões dela! 80V, 50V, 15V, 6,3V e 5V....

Vá com um pouco mais de calma "em cima" dela!...

Te darei outros retornos!...

• Coordenador
Postado

Ok! vamos Lá...

Vamos começar pela tensão de 80V, como diodo você tem o D971 e filtro o C971, Repare que este capacitor não tem o lado negativo dele no terra!, siga a trilha do lado positivo dele até o resistor R956, após este resistor, faça uma marca (um x)...

Para os 50V, tem o diodo D962 (em alguns monitores, o D961 em paralelo), após o C999 siga a trilha até o R952, faça uma marca após ele também (um x)

Para os 15V, tem o diodo D951, após o C951, pode remover da placa os transistores Q951/Q952, pode fazer a marca no emissor do Q952...

Para os 6,3V, tem o diodo D941 e C941, pode fazer a marca no emissor do Q942, (pode retirar o Q942 e Q941)

Para os 5V tem um detalhe a mais..., Tem o diodo D942, C954, siga a trilha até o transistor Q903, no emissor deste tem o C953, faça uma marca após o C953, mantenha os resistores e diodos da base e coletor deste Q903...

Siga as trilhas que marcamos o "x" e pode remover TODOS componentes que encontrar pela frente..., basicamente a fonte vai até os R952 (50V), R956 (80V), emissor do Q952 (15V), emissor de Q942 (6,3V), e no C953 (5v), o resto dos componentes desta placa significa "peso" para a fonte, portanto inúteis!...

Abaixo segue um link onde você pode fazer o download deste esquema para acompanhar melhor...

LG 710e

Qualquer dúvida, pergunte!...

Postado

Ok, terminei de retirar os componentes, e todas as tensoes funcionam, quero saber se tem como ''recortar'' o local da placa aonde esta a fonte e colocar dentro de um gabinete de fonte ATX, ligando a ventoina.

Queria saber qual a corrente que cada saida suporta.

• Coordenador
Postado

Ok! depois de separadas as tensões fornecidas!, você pode cortar a placa em volta da fonte, só observando se não vai interromper alguma trilha utilizada por ela!, não sei se o recorte caberia dentro de um gabinete de fonte ATX!..., (eu nunca testei!), quanto as correntes fornecidas pelas tensões!, não é informada nos esquemas que tenho aqui!..., o que posso te falar é: O limite de corrente para o 80V é em torno de 1A!, (pode ser um pouquinho maior!, mas o consumo do monitor é de cerca de 0,3A), para o 50V em torno de 3A, (o consumo normal é de 1,8 a 2A), para o 15V também em torno dos 3A, (embora o consumo do monitor é em torno de 1,5A) para o 5V o diodo é de 1A, mas o consumo do monitor não passa de 0,8mA, para o 6,3V em torno de 0,6A...

Todas estas estatísticas!, estou fazendo em torno do limite de corrente fornecido por cada diodo da fonte!..., fica longe da realidade!, pois como disse anteriormente!, esta fonte fornece em média 70W, e como limite máximo, em torno de 85W (conforme o manual técnico!), excedendo estes limites, a fonte desarma!... ok?...

Espero que ajude!.

Postado

Recortei a fonte com a ajuda de uma tesoura (nao to brincando), soldei todos os fios (5 positivos e 5 negativos) da fonte ATX, realmente ela nao coube no gabinete. Quando a uso em 115V, o dissipador do MOSFET fica com 220V, e quando eu uso ela em 220V, o dissipador fica com 0V, isso e normal? Testei ela no amplificador, e de fundo fica um barulho (fhhhhh) que some quando uso uma fonte linear, tem algum filtro para isso? (tenho aquela bobina do 5V e 12V da ATX).

Li um pouco mais e nessa pagina diz: ''a tensão sobre o pino 7 poderia cair e permanecer em 12 volts apos a partida, como ocorre na maioria dos monitores'', então, considero a saida 15/16V como sendo 12V.

Muito obrigado pela ajuda, essa provavelmente sera o ultimo problema para resolver.

Abaixo tem uma foto da fonte recortada com todos os fios soldados.

Fonte completa: http://img35.imageshack.us/i/p1050354j.jpg/

Zoom: http://img19.imageshack.us/i/p1050356c.jpg/

• Coordenador
Postado

Minha Nossa!, sobrou só isso! :ahh:, você não cortou nada essencial dela né!..., Bom!, este ruido pode estar sendo provocado pela alta frequência de fonte e por deficiência na filtragem..., além do capacitor usado para filtragem da tensão que você esta usando, coloque em paralelo com ele, um capacitor de 100KpF ou 220Kpf, para eliminar ruidos de alta frequência!...

Vai diminuir estes ruidos!....

Postado

Acho que os dois, porque sempre vejo esses tipos de fonte com componentes antes do transformador e sempre tive curiosidade de saber o porque. Mas só agora tive a oportunidade de perguntar.

Grato!

• Coordenador
Postado

Ok Gustavo!, o Felipe já te respondeu..., uma parte é o filtro de linha e o primário da fonte chaveada..., no lado direito da foto, depois do trafo é o secundário da fonte.

Postado

uhmm, mas esse filtro de linha serve como um tipo de proteção é isso?

Eu tenho um trafo pequeno que retirei de uma TV velha, mas até hoje não mexi nele com medo de expludir alguma coisa. Lembro que antes dele tinha uma especie de indutor (igualzinho aquele que tem na fonte do nosso amigo).

Mas pra frente vou criar um topico pra tirar minha duvidas sobre esse asunto , se for tirar agora vai fugir muito do assunto do topico.

Só queria saber isso mesmo.

Muito obrigado!!

Postado

Continuando...

Bcpetronzio, nao cortei nada essencial nao, a fonte esta funcionando perfeitamente, apenas cortei aonde estava circulado com o GND e soldei os fios aonde as tensoes estavam disponiveis! Percebo que no amplificador sai um som de radio AM (Rádio Cultura AM Joinville) junto com esse ruido, ja tinha soldado um 104 na placa do amp, então acho que nao resolveu muito.

• Coordenador
Postado
Percebo que no amplificador sai um som de radio AM (Rádio Cultura AM) junto com esse ruido, vou testar colocando o capacitor que você falou para ver se melhora.
Esta interferencia pode estar sendo captada pelos fios..., coloque capacitores 100KpF também junto com a entrada de alimentação do amplificador...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!