Ir ao conteúdo

Carregar bateria de carro de 40Ah com fonte de 12V e 16A?

fabiode34

Posts recomendados

Postado

oi galera

estou com uma bateria de carro de 40Ah aqui totalmente descarregada...

posso usar essa fonte de 16A pra carga? ou vai dar defeito ou explodir ela?

queria lembrar que esses 12v é 12v fixo mesmo...

• Membro VIP
Postado

Para carregar um bateria você necessita de uma tensão maior que 12 Volts.. Esses 12 Volts apenas manteria a bateria sem se descarregar mas não agregaria carga alguma na mesma. Geralmente se usa 13,8 Volts aplicados na bateria para carregá-la..

Quanto a limitação de corrente, o ideal para uma carga boa, se dispões de tempo, é adotar um limite de corrente da ordem de 10% da capacidade da bateria. Desse modo se a bateria for de 40Ah. adote mais ou menos umas 13 horas de carga limitada em 4 Amperes..

Fora disso, uma carga com 16 Amperes, numa bateria de 40Ah seria considerada quase uma carga rápida, e deveria ficar sob carga por cerca de 3 horas..

Abraço..

Postado

pior q não disponho de nenhuma fonte que tenha saída de 13,8v

no máximo 12,5v (saída da fonte do meu pc)

que ela pode mandar até 20A... creio eu que prejudicaria ela né? sem contar que eu não sei como os componentes do computador em si se comportariam com essa carga com a bateria junta.

Enquanto eu não disponho de uma fonte de 13,8v... é que eu uso esta bateria para manter um radio e amplificador ligado. se eu por acaso "esquecesse" a fonte ligada na bateria e dexasse ali carregando em 12v @ 16A... teria risco de explosão ou perda da capacidade de carga? (essa fonte por acaso é uma fonte de Xbox 360 devidamente feita para ficar ligada assim que liga ela na tomada :D)

daí em casos que eu precisaria só do rádio e amplificador ligado (energia desligada e tal) eu poderia usar pela bateria. o que acha?

• Membro VIP
Postado

Você pode colocar uma fonte de 12V x 1000 amperes que sua bateria não vai ser totalmente carregada. Como o faller disse, você precisa é de maior tensão (ou maior tensão, que é errado, mas é assim que a grande maioria conhece).

Postado

mais e então? no máximo disponho de 2 fontes de PS1 aqui... que em série fica em torno de 15V @ 8A

mais ficaria tensão demais né? como dar uma queda de leve na tensão?

Postado

entendi... vou esperar mais algumas respostas...

se for só essa de voltar carga pra fonte eu podia usar diodos pra manter a corrente em 1 direção apenas...

agora eis a questão! que circuito montar para limitar a tensão a 13,8V?

alguém tem alguma ideia doq fazer? =(

eu precisaria saber ao menos que diodo posso usar ali pra poder manter uma corrente de 8A em apenas 1 direção

Postado

acho que não daria certo em serie,mas para dar queda de tensão,use divisor de tensão,resistor

Divisor de tensão? Acho que não daria muito certo! pois a corrente iria baixar de mais.

mais e então? no máximo disponho de 2 fontes de PS1 aqui... que em série fica em torno de 15V @ 8A

mais ficaria tensão demais né? como dar uma queda de leve na tensão?

Colega tem certeza que elas te dão 8A cada uma? Tenho uma fonte dessas aqui em casa e ela me fornece no maximo 7,5V com 2A.

Mas quanto ao carregar a bateria, acho que fica divicil se você não dispoem de uma fonte de 13,8V com pelo menos 4A.

Mas você por acaso não tem uma fonte de PC que você não usa ai na sua casa? Se tiver daria pra modificala para 13,8V (já vi um monte de matérias sobre isso mas não sei como se faz a modificação).

Até mais!!

Postado

acho que é 8A... agora fiquei confuso :confused:

pior q já estraguei uma fonte tentando fazer esses esquemas da internet pra modificar pra 13,8V :(

que acontece se eu ligar ela na fonte do meu pc? ela dá 12,5v mais ou menos...

sei que não carregaria tudo... mais daria uma carga já né?

EDIT: Lembro-me que quando eu comprei ela na loja, tava com 12,53v de carga. metade da bateria será?

alguém tem mais alguma ideia?

Postado

interessante o esquema... mais interessante ainda é que no site mesmo do esquema ainda dá um mini circuito pra montar pra mim usar só ele (sem outras fontes) ligado na parede diretamente

devo conseguir todas essas peças na eletrônica mesmo né? (incluindo a placa virgem? será?)

agora não sei de onde tirar um dissipador de calor... será q consigo "colar" um daqueles de chipset?

• Membro VIP
Postado

Se for o D1 ( 1N457 ), pode ser qualquer diodo de sinal, como 1N4148 ou 1N914. Esses 2 você acha até no botiquim mais próximo de sua casa...heheh... brincadeira.

Qualquer sucata de eletronica também pode ter eles.

Postado

beleza... agora tenho que achar o datasheet do U2... porque tá difícil aqui o troço...

no diagrama tb tem um negócio perto do R3 que não sei o que é oO (tem 2 setas apontando pra baixo perto do "troço")

Postado

valeu pela ajuda gustavo 555

mais sempre surge umas duvidas... no C3 ao invés de capacitor cerâmico o cara me deu um eletrolítico com 25V e 1000uF será q dá pra usar ou eu tenho q ir trocar?

no C2... tem um "pontinho" em cima. é pra lá q fica virado a faixa do capacitor?

tirando essas coisas todas só falta o diodo (que o soschip já deu uma solução e vou comprar amanhã) e o Q1 que tava em falta :(

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!