Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus P7P55D Deluxe (Duvida: Sata Connectors)


BrunoNexuS

Posts recomendados

Bom, quero tirar uma duvida sobre os conectores SATA da minha placa-mãe recentemente adquirida.

Comprei uma Asus P7P55D Deluxe, para o novo Intel Core i5 750 (jaja ele chega)...

Fui olhando, lendo o manual e entendendo uma parte outras não, pois não sou um expert em inglês.

A Asus P7P55D Deluxe, tem 9 Entradas SATA.

Estão divididas em um Grupo de 3, e um Grupo de 6.

Vejam:

Grupo de 6

9.jpg

Grupo de 3

8.jpg

Seguinte... Pela minha lógica, com certeza há alguma diferença na finalidade.

No manual elas estão com descrições separadas, mas não entendi.

Vamos lá:

Parte do Bloco de 6 SATA

Intel P55 Serial ATA connectors (7-pin SATA 1-6)

These connectors are for the Serial ATA signal cables for Serial ATA hard disk drives and optical disc drives.

If you installed Serial ATA hard disk drives, you can create RAID 0, 1, 5, and 10 configuration with the Intel Matrix Storage Tecnology through the onboard Intel P55 Chipset

Nesse trecho ai, entendi que nesse bloco de 6 eu posso instalar os HDs e coloca-los em RAID, se eu quiser...

Agora vem a parte que não entendi... os 3...

Parte do Bloco de 3 SATA

JMicron JMB322 Serial ATA connectors (7-pin SATA_E1 [gray], SATA_E2 [dark blue])

These connectors are for the Serial ATA signal cables for Serial ATA hard disk drives. If you installed two Serial ATA hard disk drives, you can create a EZ Backup or a Super Speed configuration with the Drive Xpert Technology through the onboard JMicron JMB322 controller.

Entendi apenas que se eu instalar 2 HDs nessas entradas, eu vou criar esse tal de EZ_Backup ou esse Super Speed... mas, o que é isso? o que eu ganho? Qual a diferença?

JMicron JMB322 Serial ATA connectors (7-pin SATA_E3 [black])

These connectors are for the Serial ATA signal cables for Serial ATA hard disk drives.

Uma entrada SATA normal? que nem uma entrada do Bloco de 6, menos o recurso de poder fazer RAID?

--------------------------------------------

Enfim, essas dai são minhas duvidas!

Qual a diferença entre eles?

Abraços...

Atenciosamente, Bruno Tacca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos no mesmo barco então. ^_^

Meu brother, a p5Q aqui também tem 2 controladores SATA, e fiz uns testes sobre isso:

http://forum.clubedohardware.com.br/ahci-ide-teste/714706

O controlador da Silicon Image também tem esses negocio de Super Speed, nao sei como usa isso, e pelos meus testes provou que nao era super coisa nenhuma, recomendo você fazer como eu e conectar tudo no controlador que tem as 6 entradas.

Pelo que eu entendi, Super-Speed é a mesma coisa que um RAID0 e EZ BAckup é uma RAID 1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu brother, a p5Q aqui também tem 2 controladores SATA, e fiz uns testes sobre isso:

http://forum.clubedohardware.com.br/ahci-ide-teste/714706

O controlador da Silicon Image também tem esses negocio de Super Speed, nao sei como usa isso, e pelos meus testes provou que nao era super coisa nenhuma, recomendo você fazer como eu e conectar tudo no controlador que tem as 6 entradas.

Pelo que eu entendi, Super-Speed é a mesma coisa que um RAID0 e EZ BAckup é uma RAID 1

Ainda não entendi...

Pelo que você diz, os conectores da minha placa SATA_E1 e SATA_E2, quando conectados dois HDs, eu posso fazer um RAID0, chamado pelo manual de Super-Speed, e um RAID1 (espelhamento), chamado pelo manual de EZ_Backup... é isso?

Mãs... certeza que é só isso?

Se sim, porque a Asus daria o nome diferente se ja tem RAID0,1,5,10 no Bloco de 6 conectores...

puro marketing? (não faz sentido porque mal é divulgado essas partes)...

Será que não tem alguma diferença do RAID0 pro Super-Speed e do RAID1 pro EZ_Backup...?

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não entendi...

Pelo que você diz, os conectores da minha placa SATA_E1 e SATA_E2, quando conectados dois HDs, eu posso fazer um RAID0, chamado pelo manual de Super-Speed, e um RAID1 (espelhamento), chamado pelo manual de EZ_Backup... é isso?

Mãs... certeza que é só isso?

Se sim, porque a Asus daria o nome diferente se ja tem RAID0,1,5,10 no Bloco de 6 conectores...

puro marketing? (não faz sentido porque mal é divulgado essas partes)...

Será que não tem alguma diferença do RAID0 pro Super-Speed e do RAID1 pro EZ_Backup...?

Abraços...

Cara certeza eu nao tenho, mas pelo que andei lendo na net deve ser isso. Nao sei se é marketing ou uma nova tecnologia da ASUS pra desbancar o RAID, a um tempo atras eu ate ia comprar um HD igual o meu pra fazer esse teste, mas a grana ta curta e tambem nao acho que va valer o investimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara certeza eu nao tenho, mas pelo que andei lendo na net deve ser isso. Nao sei se é marketing ou uma nova tecnologia da ASUS pra desbancar o RAID, a um tempo atras eu ate ia comprar um HD igual o meu pra fazer esse teste, mas a grana ta curta e tambem nao acho que va valer o investimento.

Então, eu comprei um SATAII Seagate Barracuda 7200.12 500Gb...

Fui despedido do estágio ai a grana encurtou e to tendo que comprar as coisas rápido, por exemplo a kingston value ram que eu comprei ddr3 1333, eram para ser OCZ 1600+... o HD, era pra ser 2 barracuda 320gb... a fonte uma corsair, a gpu uma dakelas...

Ai estou comprando rápido as coisas, falta fonte, cpu e gpu... mas assim que der, vou comprar outro hd de 500gb pra fazer os testes, e posteriormente estar postando aqui...

Ai enfim veremos qual a diferença real... o que acha?

Mãs... ainda quero o tópico aberto para ver se alguem tem mais opiniões ou respostas, etc...

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu comprei um SATAII Seagate Barracuda 7200.12 500Gb...

Fui despedido do estágio ai a grana encurtou e to tendo que comprar as coisas rápido, por exemplo a kingston value ram que eu comprei ddr3 1333, eram para ser OCZ 1600+... o HD, era pra ser 2 barracuda 320gb... a fonte uma corsair, a gpu uma dakelas...

Ai estou comprando rápido as coisas, falta fonte, cpu e gpu... mas assim que der, vou comprar outro hd de 500gb pra fazer os testes, e posteriormente estar postando aqui...

Ai enfim veremos qual a diferença real... o que acha?

Mãs... ainda quero o tópico aberto para ver se alguem tem mais opiniões ou respostas, etc...

Abraços...

Eu vou achar otimo, ja que nao vi comparativos entre esse super-speed e o raid0 (isso se forem realmente iguais) em lugar nenhum na net, alguma diferença deve haver. Ja o EZ-backup pra raid1 nao creio que haja diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou achar otimo, ja que nao vi comparativos entre esse super-speed e o raid0 (isso se forem realmente iguais) em lugar nenhum na net, alguma diferença deve haver. Ja o EZ-backup pra raid1 nao creio que haja diferença.

Aeee, consegui mais um estágio... 600+passe... wohol, agora o hd e as peças boas virão! :D Só aguardar!!! :wub:

UP! Esperando alguém que ja mexeu com isso para nos informar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Meu brother, a p5Q aqui também tem 2 controladores SATA, e fiz uns testes sobre isso:

http://forum.clubedohardware.com.br/ahci-ide-teste/714706

O controlador da Silicon Image também tem esses negocio de Super Speed, nao sei como usa isso, e pelos meus testes provou que nao era super coisa nenhuma, recomendo você fazer como eu e conectar tudo no controlador que tem as 6 entradas.

Pelo que eu entendi, Super-Speed é a mesma coisa que um RAID0 e EZ BAckup é uma RAID 1

pessoal ... eu andei dando uma olhada no site da asus sobre o Drive Xpert e encontrei isso aqui ...http://asus-advantage.com/web/P5Q/?dx

pelo o que eu entendi o que o nosso amigo rafael-aj falo esta correto ("Super-Speed é a mesma coisa que um RAID0 e EZ BAckup é uma RAID 1") so que a diferença é que a configuração dessa tecnologia pode ser feita sem drivers e sem configurar pelo BIOS , você utiliza uma interface gráfica para configurar .

me corrigem se estiver errado ..

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Além disso, se entendi certo esse drive Xpert permite também que se faça raid0 com dois hds de capacidades diferentes... :eek:

O RAID 0 normal tambem permite, mas claro que ele vai nivelar por baixo:

500Gb + 400Gb + RAID 0 = 800GB, ou seja, tchau pra 100Gb.

Pelo que andei lendo essa semana, e ja comprovei nos meus testes, o Chip da Silicon tem desempenho inferior controlador ICH10R (nao testei em RAID).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O RAID 0 normal também permite, mas claro que ele vai nivelar por baixo:

500Gb + 400Gb + RAID 0 = 800GB, ou seja, tchau pra 100Gb.

Pelo que andei lendo essa semana, e ja comprovei nos meus testes, o Chip da Silicon tem desempenho inferior controlador ICH10R (nao testei em RAID).

Então, o diferencial é justamente este, com o "drive xpert" você pode usar toda a capacidade dos dois hds diferentes... (nem me pergunte como, foi apenas o que entendi quando li sobre...)

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, o diferencial é justamente este, com o "drive xpert" você pode usar toda a capacidade dos dois hds diferentes... (nem me pergunte como, foi apenas o que entendi quando li sobre...)

Abraço!

Se for isso é uma tecnologia muito boa, mas nao entendo como...

Por exemplo: Eu tenho um HD de 160Gb e um de 500Gb, então se eu fizesse RAID com eles e gravasse 320Gb em dados a capacidade do segundo HD estaria lotada, então o RAID passaria a gravar somente no segundo disco... Ou sera que gravaria proporcionalmente?

voce lembra o link de onde leu isso? nao consegui encontrar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for isso é uma tecnologia muito boa, mas nao entendo como...

Por exemplo: Eu tenho um HD de 160Gb e um de 500Gb, então se eu fizesse RAID com eles e gravasse 320Gb em dados a capacidade do segundo HD estaria lotada, então o RAID passaria a gravar somente no segundo disco... Ou sera que gravaria proporcionalmente?

voce lembra o link de onde leu isso? nao consegui encontrar...

encontrei o link aonde lí: http://www.asusdesign.com.br/ (é só ir em "nº1 em confiabilidade > drivexpert")

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

encontrei o link aonde lí: http://www.asusdesign.com.br/ (é só ir em "nº1 em confiabilidade > drivexpert")

[]'s

Amigo realmente muito interessante, pelos grafico (desenho) parece realmente que quando voce grava dados que extrapolam a capacidade de 500Gb (do exemplo) ele passa a gravar como se fosse um disco simples.

Outra coisa interessante que notei: A P7P55D tem suporte a sata 6Gb, top mesmo a plaquinha heheh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

aproveitando a carona aqui dos amigos e suas duvidas sobre os conectores sata, muite boa a discussao, deu pra pegar uma ideias boas sobre as conexoes.

agora minha duvida é outra.. minha VGA nao encaixou no primeiro slot do pci express onde ele recomenda coloca a VGA caso seja apenas uma,

nao coube porque o dissipador dela encostava numa caixinha onde ficada as saidas de audio. então eu coloquei na segunda entrada pci express. sera que eu vou ter perda de rendimento? ou é so viadagem colocar no primeiro slot?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!