Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
As temps estão na média da galera que vi por aqui...

IDLE=32 graus

FULL=63 graus

Cooler silencioso

Agora quero saber como configurar o Catalyst de modo a ter um melhor rendimento em jogos...

Reparei no Dirt 2 uns lags beeeeeeeeeeeem de leve, mas me incomodou...

Abri o Catalyst e vi que os filtros estavam sendo gerenciados por ele, daí marquei a opção de gerenciar pelo aplicativo, não testei ainda (sem paciência)...

Mas deve ser a melhor opção...

Mas fica aqui minha questão: O que devo setar/unsetar (vocabulário novo (rs)) no Catalyst pra ter o máximo proveito dela?

abraços

Isso já foi discutido algumas vezes aqui no tópico, se não me engano você tem que forçar a placa a trabalhar em 100% pelo Catalyst ou pelo MSI Afterburner.

Veja como fica os clocks da sua placa quando está jogando, se não ficarem em full pode ser esse problema.

De uma pesquisada no tópico que você deve achar :)

Postado

Amigos, onde vejo o uso da minha gpu??? que programa mostra a porcentagem de utilização dela??? obrigado

E no catalist minha gpu está em 765mhz, posso colocar no máximo em 775mhz???

Postado
Use o GPU-Z, freeware mantido pelo site da Tech Power Up.

usei ele aqui, valeu, ele mostrou gpu load chegando a 99% e o resto foi no máximo também, pelo visto aqui ta usando 100% da gpu, obrigado

Postado
Amigos, onde vejo o uso da minha gpu??? que programa mostra a porcentagem de utilização dela??? obrigado

E no catalist minha gpu está em 765mhz, posso colocar no máximo em 775mhz???

Opa amigo, tudo bom? Alguns dias atrás estava com a mesma dúvida, aí postei aqui. Tive como resposta

Amigo a Unica maneira de Subir acima disso é com Bios MOd, ou então vá na pasta Onde você Instalo O MSI AFTERBURn e Procure um arquivo Chamado MSIAfterburner.CFG, Abra esse arquivo com o Bloco de Notas, e Procure por:

EnableUnofficialOverclocking = 0

E altere ele para:

EnableUnofficialOverclocking = 1

Depois é Só salvar o Arquivo; por acaso Se aparecer Acesso negado, Vá em Arquivo (no bloco de notas) e coloque salvar como, dai salve ele em qualquer lugar e substitua o Original que está na pasta do AFTERBURN.

Consegui aqui dessa maneira, Espero ter Ajudado.

Abraço

Fiz o teste, e funcionou perfeitamente....

agora no MSI afterburner consigo passar de 775mhz....vai até mais de 1000 agora....(tudo bem q nao quer dizer q vá funcionar....)....

abraço!

Postado

agora no MSI afterburner consigo passar de 775mhz....vai até mais de 1000 agora....(tudo bem q nao quer dizer q vá funcionar....)....

abraço!

valeu pit_eng

aqui no meu catalist já mostra que o máximo que posso ir é 775mhz, estou em stock como veio que é 765mhz, posso colocar no 775mhz??? não dá problema??? valeu

Postado

não posso afirmar pra você 100% de certeza.....é muito provavel....muito mesmo....q vá muito além disso....aqui já consegui colocar em 800mhz tranquilo....e a minha é stock 725mhz...

mas é tudo na tentativa e erro, tendo ciência dos riscos....

Tenta setar em 775 e roda um benchamark aí, pra ver se aparecem artefatos e se a vga vai esquentar d+...

Tenha em mente, q mesmo sendo o mesmo chip "hd5850" nem todos são idênticos, o que pode tornar determinado lote ou peças (as vezes poucas) melhores ou piores pra over, por exemplo....

abraço!

Postado
não posso afirmar pra você 100% de certeza.....é muito provavel....muito mesmo....q vá muito além disso....aqui já consegui colocar em 800mhz tranquilo....e a minha é stock 725mhz...

mas é tudo na tentativa e erro, tendo ciência dos riscos....

Tenta setar em 775 e roda um benchamark aí, pra ver se aparecem artefatos e se a vga vai esquentar d+...

Tenha em mente, q mesmo sendo o mesmo chip "hd5850" nem todos são idênticos, o que pode tornar determinado lote ou peças (as vezes poucas) melhores ou piores pra over, por exemplo....

abraço!

ta certo, valeu pela força, por enquanto vou deixar em stock mesmo, com 765mhz, depois quando for fazer um over no processador aí vejo ela também, obrigado

Postado
Opa amigo, tudo bom? Alguns dias atrás estava com a mesma dúvida, aí postei aqui. Tive como resposta

abraço!

Só tem um problema, a placa passa a ficar setada no clock 3d o tempo inteiro, não reduzindo mais quando em baixa atividade.

Na minha consegui chegar 840/1200 sem mexer nas tensões.

Postado

Tem esse porém.....aqui fica assim tb....mas o ideal é...você fazer o over....salvar um perfil com esse over....e deixá-la em stock, e qd precisar ativar o perfil com o over....

abraço!

Postado
Engraçado, aqui eu ja coloquei a 900/1200 sem mexer na tensão, com temp maxima de 61° e minina de 39° e o clock em iddle ficou em 400/1000!!!

É porque a sua já vem desbloqueada para over por ser da ASUS, as XFX só se chega a 775/1125 sem o procedimento do afterburner (limite imposto pela BIOS da VGA), mas se eu fizer over até o limite de 775/1125 ela também fica a 400/1000 em idle.

Postado

Galera fiz biosmod aqui na minha 5850, agora voltei para a bios padrão e mesmo assim ela continua dando uma travadinha. Outra duvida quando uso o GPU-z ela nunca aparece directcomputed e nem OpenLG o que pode estar acontecendo.

Meu modelo é HD-585A-ZNFC da XFX 5850.

Se no caso alguem tiver esse modelo e puder me enviar a bios fico grato.

Postado
Isso já foi discutido algumas vezes aqui no tópico, se não me engano você tem que forçar a placa a trabalhar em 100% pelo Catalyst ou pelo MSI Afterburner.

Veja como fica os clocks da sua placa quando está jogando, se não ficarem em full pode ser esse problema.

De uma pesquisada no tópico que você deve achar :)

Obrigado pela resposta.

Eu pesquisei aqui no Forum, olhei da página 80 até a 100 (ALT+TAB no gatilho, pois estou no trabalho rsrsrs) e pesquisei também no campo de pesquisa, mas não tirei a minha dúvida.

Deixo com que o aplicativo gerencie esses filtros não?!

Como eu faço pra placa trabalhar 100%?!

abraços...

Postado

Retorno ao meu problema: antes as temps. estavam chegando a 92 ºC no FurMark, que é um teste absoluto para medir temperaturas e consumo. Eu achava que como não passava dos 50% automaticamente a placa não tinha a possibilidade de subir mais, isto é, aumentando a porcentagem mas não alterando as rotações. Mero engano meu. Baixei o AfterBurner, setei em 100%, já senti uma diferença no barulho e rodando o FurMark, quando eu cheguei a 400 segundos de teste a temperatura estava a 73 ºC. Uma grande diferença, sendo que antes com 100 segundos já estava nos 90 ºC, com 50% no cooler.

Quanto ao barulho, mero engano meu de novo. O cooler da VGA, pra mim faz um barulho aceitável a 100%, não digo que é silencioso, mas é aceitável. O barulho tenho quase certeza que está vindo do cooler do meu processador, que quando eu jogo, faz 6666 rotações por minuto, e aí fica bem barulhento. Quando eu estresso a GPU e jogo o cooler a 100%, ela faz eu diria metade do barulho do cooler stock do Phenom II X4 945.

Conclusão: antes de tirar conclusões precipitadas, mesmo que sua HD5850 seja do cooler aberto, tenha certeza do que está afirmando. Já estava ficando p. da cara com a XFX, agora pediria até desculpa pelos meus pensamentos destrutivos da marca.

Agora a batalha é juntar dinheiro para comprar um Hyper 212 Plus + HAF 922, que esses aqui tão ficando soda de mais.

Postado
Galera fiz biosmod aqui na minha 5850, agora voltei para a bios padrão e mesmo assim ela continua dando uma travadinha. Outra duvida quando uso o GPU-z ela nunca aparece directcomputed e nem OpenLG o que pode estar acontecendo.

Meu modelo é HD-585A-ZNFC da XFX 5850.

Se no caso alguem tiver esse modelo e puder me enviar a bios fico grato.

Os seus drivers estão atualizados? Eu tinha as mesmas travadas até o catalist 10.7. Observe também se os clocks da VGA estão no máximo durante a execução de seu jogo, pois em algumas ocasiões o driver a coloca com os clocks 3d do perfil de aplicações de peso mediana (400/900 se não me engano) e esse clocks não são suficientes, causando essas travadinhas irritantes.

Retorno ao meu problema: antes as temps. estavam chegando a 92 ºC no FurMark, que é um teste absoluto para medir temperaturas e consumo. Eu achava que como não passava dos 50% automaticamente a placa não tinha a possibilidade de subir mais, isto é, aumentando a porcentagem mas não alterando as rotações. Mero engano meu. Baixei o AfterBurner, setei em 100%, já senti uma diferença no barulho e rodando o FurMark, quando eu cheguei a 400 segundos de teste a temperatura estava a 73 ºC. Uma grande diferença, sendo que antes com 100 segundos já estava nos 90 ºC, com 50% no cooler.

Quanto ao barulho, mero engano meu de novo. O cooler da VGA, pra mim faz um barulho aceitável a 100%, não digo que é silencioso, mas é aceitável. O barulho tenho quase certeza que está vindo do cooler do meu processador, que quando eu jogo, faz 6666 rotações por minuto, e aí fica bem barulhento. Quando eu estresso a GPU e jogo o cooler a 100%, ela faz eu diria metade do barulho do cooler stock do Phenom II X4 945.

Conclusão: antes de tirar conclusões precipitadas, mesmo que sua HD5850 seja do cooler aberto, tenha certeza do que está afirmando. Já estava ficando p. da cara com a XFX, agora pediria até desculpa pelos meus pensamentos destrutivos da marca.

Agora a batalha é juntar dinheiro para comprar um Hyper 212 Plus + HAF 922, que esses aqui tão ficando soda de mais.

No próprio afterburner tem a opção de se criar uma curva de rotação do fan em função da temperatura, assim não precisa ficar em 100% toda vez que utilizar algum programa em 3d.

• Membro VIP
Postado
Obrigado pela resposta.

Eu pesquisei aqui no Forum, olhei da página 80 até a 100 (ALT+TAB no gatilho, pois estou no trabalho rsrsrs) e pesquisei também no campo de pesquisa, mas não tirei a minha dúvida.

Deixo com que o aplicativo gerencie esses filtros não?!

Como eu faço pra placa trabalhar 100%?!

abraços...

É que eu não sei dizer como é e não tenho como testar a placa por umas duas semanas.

Mas se não me engano é ou no CC ou no MSI Afterburner que você seta a placa para trabalhar sempre no clock máximo, não baixando os clocks para 157/300 (Não lembro bem o último numero).

É no início do tópico, não lembro a página mas chuto que lá pela 30~40.

Ou esse seu cooler da placa de video é silencioso ou do processador é bem barulhento =O

Aqui a minha dá pra escutar exatamente quando é ela que faz o barulho, eu mesmo já mexi no cooler setando a 30/35/40/45/50/55/60/100 para ver o barulho que fazia e fica bem alto, pelo menos na minha com modelo de referência.

Engraçado, aqui eu ja coloquei a 900/1200 sem mexer na tensão, com temp maxima de 61° e minina de 39° e o clock em iddle ficou em 400/1000!!!

Ramon, seus clocks em iddle estão acima do "normal", acontece comigo em algumas atualizações do Catalyst.

O correto para iddle seria 157/300 (Esse último numero não me recordo bem e não posso ver no momento).

Na minha placa ficava entre 36~39ºC em iddle nesses clocks e subia pra 43~45ºC quando os clocks ficavam em 400/1000. A sua deve ficar bem próxima dos 30ºC nos clocks "certos" para iddle.

Postado
Ramon, seus clocks em iddle estão acima do "normal", acontece comigo em algumas atualizações do Catalyst.

O correto para iddle seria 157/300 (Esse último numero não me recordo bem e não posso ver no momento).

Na minha placa ficava entre 36~39ºC em iddle nesses clocks e subia pra 43~45ºC quando os clocks ficavam em 400/1000. A sua deve ficar bem próxima dos 30ºC nos clocks "certos" para iddle.

Mikael voce não entendeu, o clock em iddle ficava em 400/1000 quando eu estava com o over ativo, hoje que não uso ela com over o clock em iddle fica em 157/300 e a temperatura em 33~34° com o cooler em Auto (setado automaticamente em 25%), se eu subir a rotação para 50% a temperatura cai para 29~30°!!
  • Membro VIP
Postado
Mikael voce não entendeu, o clock em iddle ficava em 400/1000 quando eu estava com o over ativo, hoje que não uso ela com over o clock em iddle fica em 157/300 e a temperatura em 33~34° com o cooler em Auto (setado automaticamente em 25%), se eu subir a rotação para 50% a temperatura cai para 29~30°!!

Ah sim, pensei que fosse sempre 400/1000.

Bem fria ela ein :D

Postado

Ou esse seu cooler da placa de video é silencioso ou do processador é bem barulhento =O

Aqui a minha dá pra escutar exatamente quando é ela que faz o barulho, eu mesmo já mexi no cooler setando a 30/35/40/45/50/55/60/100 para ver o barulho que fazia e fica bem alto, pelo menos na minha com modelo de referência.

Eu fiz exatamente o que tu fez. Fui setando aos poucos, com baixa rotação no processador. Já fiz até overclock na GPU agora, mas só rodei um pouco o FurMark nem cheguei a rodar jogos com esses clocks.

Como eu disse a GPU em 100% faz um barulho aceitável, o PII X4 que é um avião. E olha que tem uma galera que tá reclamando do cooler barulhento dele. Pra ser sincero, acho que nem o cooler do meu Pentium D 920 fazia tanto barulho assim. Mas acredito que a maioria dos meus problemas será resolvido com o HAF 922, só conseguir espaço na bancada, alterar a posição de algumas madeiras e feito, há espaço para ele. O Hyper 212 também é interessante, mas a minha lista de compra consta primeiro o HAF e depois o Hyper.

Postado
É que eu não sei dizer como é e não tenho como testar a placa por umas duas semanas.

Mas se não me engano é ou no CC ou no MSI Afterburner que você seta a placa para trabalhar sempre no clock máximo, não baixando os clocks para 157/300 (Não lembro bem o último numero).

É no início do tópico, não lembro a página mas chuto que lá pela 30~40.

Na verdade, no CCC tem como visualisar como a placa está trabalhando, há um medidor de uso, teria como VER isso durante o jogo, tipo o ATI Tray Tools?

Eu testei ela ontem a noite deixando com quê o aplicativo gerenciasse os filtros e os FPS ficaram em 78 ~ 83, tudo no máximo e com res. 1920 x 1080...

Rodou liso!!! :D

Temperatura da pla rodando o jogo ficou em 60 graus... a antiga 4850 ia até uns 80!!!

Abraços

Postado
Os seus drivers estão atualizados? Eu tinha as mesmas travadas até o catalist 10.7. Observe também se os clocks da VGA estão no máximo durante a execução de seu jogo, pois em algumas ocasiões o driver a coloca com os clocks 3d do perfil de aplicações de peso mediana (400/900 se não me engano) e esse clocks não são suficientes, causando essas travadinhas irritantes.

No próprio afterburner tem a opção de se criar uma curva de rotação do fan em função da temperatura, assim não precisa ficar em 100% toda vez que utilizar algum programa em 3d.

Drivers atualizados. Ahcei uma bios aqui com clocks da 5870, será que com isso resolvo meu problema? Chegando em casa vou verificar o que você disse sobre os clocks.

Se alguem tiver o mesmo modelo por favor use o GPU-z salve uma cópia da bios e mande por favor.

Postado

Hoje coloquei um fan da minha fonte queimada, jogando ar em cima da HD5850, vocês não tem noção de como caiu a temperatura, isso no próprio FurMark. Também não é um absurdo, mas por não fazer nenhum barulho, eu não ter gastado dinheiro, baixou cerca de 5ºC. Se eu seto o clock da Black Edition (não que seja, mas só como referencia), daí o fan mantem a temperatura, como se não tivesse o fan. Enquanto não tenho mudo meu gabinete, essa gambiarra será de grande ajuda, até porque o fan não está fixado dentro do gabinete, ele está em pé do lado de fora :P , muito silencioso, nem se escuta, nem mesmo colocando ao lado da orelha.

Postado

Pessoal, alguém já teve os perfis do CCC apagados do nada?

Aconteceu o seguinte, desde de quarta não ligo a minha máquina, só estava com o NB e hoje, como tive tempo, resolvi jogar um pouco. Liguei a máquina, tudo beleza, a 5850 inicia no total e depois, no Windows, vai reduzindo de acordo com o perfil, mas não baixou. Fui no Catalyst e quando fui ver, não havia nenhum perfil, somente o padrão.

O que eu fiquei chateado é que eu uso o MSI Overdrive para o over e salvo o perfil no Catalyst, mas junto com o perfil do CCC, o overclock também foi pro sal. Com alguém já aconteceu isso (tô com o 10.5)? Tem algum jeito de salvar o perfil, para que se der problema no futuro, eu possa reverter?

Postado

Olá galera, minha placa funciona bem em jogos o problema é no Windosn 7, o Aero não funciona, de jeito nenhum, ja tentei desistealar, einstalar de novo, ativar pelo CMD mas não reconhece o comando. o que deve ser?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...