Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oscilação de energia


rogerio.2p

Posts recomendados

Boa noite pessoal.

Pesquisei vários tópicos aqui no fórum mas não encontrei algo que correspondesse ao caso:

estou tentando resolver um problema, mas tenho que ir por etapas, esse está meio difícil...

Formatei uma máquina nova (com um ano de uso). Na verdade, formatei pra poder acompanhar do "zero" esse caso. O problema foi com o HD, o sistema de arquivos do Windows foi "corrompido" (indicava que estava em formato RAW).

A solução do problema do Windows não vem ao caso. Lá perguntei pra todos que usam o PC se poderiam ter usado algum arquivo com vírus e tudo mais. Tudo certo, não foi vírus mesmo.

Agora a pergunta: o PC é novo e o raio do estabilizador é novo também (é tudo empacotado, não tem jeito) e quando liguei ele, por volta de dois minutos, já começou a estalar (e os tecs tecs não eram poucos).

A energia lá oscila bastante, mas perguntei se chegou a desligar o PC e me disseram que quase, mas não (principalmente quando se liga a maquina de lavar roupas).

A dúvida: essa oscilação pode ter prejudicado o HD para corromper o SO?

Se tirar o estabilizador de lá ajuda? (no caso por ex: há um ano tirei o estabilizador do meu PC, mas aqui não oscila).

Ele é um Semp Toshiba, deve vir com uma fonte genérica.

Estou querendo tirar a dúvida porque me parece que isso vai entrar em um círculo vicioso, e os caras que "prestavam serviços" antes iam ficar formatando, trocando fontes e estabilzadores até sabe quando, sem achar a origem do problema, tãopouco a solução do mesmo.

Valeu e até mais pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A solução, sei e recomendo, é colocares lá uma fonte com PFC ativo, capaz de trabalhar em faixa muito maior de tensão de entrada. De lambuja, tire tudo que antecede o PC e coloque lá uma boa régua de proteção. Veja, eu falei "BOA" não aquelas de R$ 20 de camelô ou mesmo essas nacionais das lojas que não tem maia que um capacitor de filtro, de R$0,05 e um mixuruca de um varistor que se peida para qualquer surto..

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A energia lá oscila bastante, mas perguntei se chegou a desligar o PC e me disseram que quase, mas não (principalmente quando se liga a maquina de lavar roupas).

Oscilação de tensão nunca foi problema para PCs, mesmo que tenha fonte genérica. O problema é você tentar corrigir essas variações com um estabilizador, o máximo que você conseguirá será MAIS variações e MUITOS surtos de tensão que vão direto para o PC.

Definitivamente, esqueça estabilizador, mesmo (principalmente) na pior rede elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que adoro o fórum :D

Aos poucos vou aprender a me expressar melhor ...

Sei que não é desculpa, mas pela falta de tempo durante o dia , escrevi o tópico ontem, por volta de duas horas da madrugada ...

Faço trabalhos para complementar meu orçamento, mas procuro fazer com um diferencial.

Aqui está cheio de pessoas que sequer perguntam o que aconteceu para dar um problema no PC e logo já instalam S.O.'s , tacam estabilizadores e tudo mais que se tem por ai, por isso comentei o que "achava" ter acontecido no caso.

Ainda quero chegar lá, mas por hora, tudo que informação (informação correta, como as do fórum) pra mim é ótimo.

Agora, complementando a explicação, o quase se referia ao monitor que, no caso, quase desligou ou diminuiu a intensidade (acho que fica melhor explicado assim).

E com essa dúvida sanada, fico contente, pois quando me perguntavam sobre oscilação, ficava com receio de não responder o certo.

Valeu mesmo e desculpem pela "pressa" para escrever, na proxima vez serei mais caprichado. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!