Ir ao conteúdo

Que tipo de isolante para anular campo do imã?

AlvesPires

Posts recomendados

Postado

Procure um material chamado de mi-metal ( na verdade é a mesma letra que usamos em capacitores, é aquele simbolo estranho que parece um u grego ... ) !

Eu usava ele na Quasar para blindar campos magnéticos do transformador de entrada de microfone ... ( bons tempos.... )

Paulo

Postado

Olha, é impossível anular um campo magnético completamente, mas é possível colocar um revetimento de material magnétido que desvie a maioria das linhas de campo para perto do polo Sul (No seu desenho).

Assim as linhas que saírem do polo norte passariam pelo material e sairiam nas bordas do isolante, passando pelo ar, indo para o polo Sul. É como se você transferisse o polo Norte para as bordas do "isolante".

Quanto ao material, qualquer um que use ferro, niquel ou cobalto. O ideal e mais usado são chapas de ferro silício revestidas com um matarial para evitar corrosão. É a aquela chapa meio dourada usada no fundo de alguns auto-falantes para caixas de som de PC.

São baratas e fáceis de conformar.

Postado

Nao sei para que voce quer isto, mas adianto que os "polos magneticos" sao indivisiveis... um nao existe sem o outro, as "linhas de campo" sao sempre fechadas. Nao acredito que este "isolamento" lhe traga algum resultado util... Explique melhor pra que voce quer isso exatamente, e então podemos pensar em alguma forma de lhe ajudar.

Postado

O tal de mí-metal é um material de altíssima permeabilidade magnética, ele conduz as linhas de força no próprio material, deixando bem pouco campo magnético sair fora dele ok ?

Mas não tem nada a ver com o material usado nas carcaças dos alto-falantes.

Eu ví gaiolas feitas de mi-metal em empresas onde existem campos magnéticos fortíssimos, devido à alta corrente que passa pelos cabos que iam aos tanques de eletrólise.

Os monitores antigos usados nos computadores ficavam dentro dessas gaiolas, senão a imagem distorcia inteirinha, e a montagem era bem semelhante ao esquema postado no início do tópico.

Paulo

Postado

Haha isso eu posso te dizer. Nao é possivel. Pelo menos nao com a tecnologia atual. O que voce gostaria fazer é um monopolo correto? Ou seja inibirum dos polos do imã. Apesar de ter teorias qe digam qu eles existem nao é algo trivial assim e nem pode ser feito com um imã normal. So para ir adiantando. Um imã nao é composto de um polo sul e outro norte simplesmente. Na verdade el composto de um monte de micro particuas distribuildas que essas sim tem poo sul e norte. Ou seja elas existem em qualquer lugar do imã. Por isso que se voce cortar um ima ao meio ele continua sendo um imã. Por que quando dizem polo sul e norte é simplesmente um alinhamento dessas particulas mas nao uma divisao marcada.

Mas fiquei curioso. O que voce quer fazer?

Postado

Interessante, não conhecia o uMetal, mas sei de algumas cerâmicas que são utilizadas para isolamento magnético também, talvez haja alguma semelhança nesses materiais, na estrura das moléculas, bom tópico...

• Coordenador
Postado

Colegas, eu não sei de que material é feito!..., mas é largamente utilizado em TODOS alto-falantes de televisores..., todos estes alto-falantes vem com uma "capa" sobre o imã deles, e é facilmente encontrado em qualquer sucata...

Postado

O símbolo que o Paulo deve estar tentando trancrever deve ser o referente ao "micro", ou seja, o "µ", µMetal.

Ex: capacitor de 470µF, 1000µF, 2200µF, entre outros valores.

Caso eu esteja errado, apago tudo isso aqui.

Agricio

• Membro VIP
Postado
Postado por Agricio:

O símbolo que o Paulo deve estar tentando trancrever deve ser o referente ao "micro", ou seja, o "µ", µMetal.

Ex: capacitor de 470µF, 1000µF, 2200µF, entre outros valores.

Caso eu esteja errado, apago tudo isso aqui.

Agricio

mu-metal.

mu = nome da letra grega µ, mas neste caso significa permeabilidade.

Como eu sei?

Simples... pesquisando antes de postar...hehe

http://en.wikipedia.org/wiki/Mu-metal

TRADUÇÃO DO GOOGLE

M (maiúscula) ou µ (minúscula) é a décima segunda letra do alfabeto grego. Pronuncia-se mi, mu, (como o ü da língua alemã) ou miu.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%CE%9C

Portanto não se deve ler como micro = milionésima parte

Postado

A sim ... mas ele é usado apenas como blindagem pelo simples fato de que ele cria um circuito muito mais propenso par aum campo magnetico passar. Seria o equivalente a um curto circuito. Mas no esquema que foi passado ele quer anular o campo de um dos lados. Isso nunca vai acontecer. Simplesmente impossivel anular um dos polos de um imã. Se voce que quiser que o campo do imã nao escape dai ja e outra historia. E para fazer um blindagem meia boca nao precia de algo estão bom assim. QUalquer materia de alta permeabilidade como um aço 1020 usado em transformador faz o serviço.

Abs

Postado

é pra isolar??porque não coloca chumbo em volta do polo norte, tem placas finas de pouca espessuras para colocar e até cobrir todo o polo..???

• Membro VIP
Postado
é pra isolar??porque não coloca chumbo em volta do polo norte, tem placas finas de pouca espessuras para colocar e até cobrir todo o polo..???

Estamos falando de campo magnético, e não de radiação!

Postado

A chapas usadas em transformador não são de aço 1020. São de uma liga ferro silício com baixíssimo teor de carbono. O baixo teor de carbono deixa elas fáceis de cortar. O silício aumenta a resistência elétrica do ferro, reduzindo as perdas pelas correntes de Foucault.

Essas chapas oxidam com muita facilidade. Por isso a galera usa essas chapas com um revestimento meio amarelado. É usado para cobrir os elementos magnéticos dos autofalantes usados nas TVs e caixas de som de PC.

Só lembrando, TODO revestimento de proteção magnética é feita com Ferro , Níquel ou Cobalto. Qualquer outro material ou liga com nome comercial bacana é feito com base em um ou mais desses três elementos.

Qualquer outro material na liga ou na estrutura serve para adicionar outras propriedades ou corrigir ou minimizar algum tipo de problema (ex. oxidação).

Postado

Galera valeu pelas idéias, bom ja imaginava q seria impossível um imã com um só polo, mas eu queria diminuir significativamente um dos polos, para meu experimentro acho q encontrei uma solução, vou tentar mudar o percurso do campo com os materiais citados, vazendo com q fique os campos em L ou V.....

Valeu.....

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...