Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Não vejo Driver atuais como uma melhora de algo que já foi prevista.

E se a arquitetura for diferente? O que se espera é que o Cayman seja substancialmente diferente de todos os chips que a ATI veio desenvolvendo ultimamente, o que pra mim significa um esforço bem maior (ou melhor dizendo, atípico) para o time Catalyst em escrever os próximos drivers.
Postado

Esse caso é o discutível... mas não se espera o Cayman como tããão diferente assim... Ou pode ser que ele seja o início do treino pra R1000, ela sim muuuito diferrente carra! :D

• Membro VIP
Postado

Essa questão de drivers é complicada. Ou a ATI não consegue melhorar o desempenho das suas placas com drivers novos por incompetência, ou consegue lançar as placas com um driver que já as deixe com um desempenho próximo do ''limite'', o que a tornaria competente nesse quesito. A mesma linha de raciocínio pode ser aplicada à nVídia...

Postado

Tenho novas pra vocês, acho que vão gostar:

6e3xom.jpg

Veio daqui

Notem que se isso se confirmar, temos duas coisas importantes aí (na verdade três):

1 - Realmente os SPs são 4D, pois 30 SIMDs resultando em 1920 SPs (como eu já havia previsto :D) só através de SPs 4D.

2 - As unidades de TMUs não mais estão ligadas nos SIMDs (foram desacopladas), pois 96/30 = 3,2, ou seja, não há mais ligação entre eles, algo que também bate com outro rumor do Chiphell, que era exatamente isto.

3 - A terceira que tenho é (rumor do ZOL, outro site chinês), o Cayman é dividido internamente em 6 módulos, cada um com 1 tesselator. Dentro de cada módulo teremos 4 (x4) TMUs, lembrando, desacopladas. Isso poderia aumentar bastante a eficiência dos TMUs, pois há casos em que elas não são usadas se o grupo de SPs que elas estão ligadas estiver sendo usado para cálculos que não leem texturas, como Vertex Shader por exemplo.

4 (por minha conta) - Como eu já previ com minha bola de cristal chinesa páginas atrás, o Cayman XT é em torno de 50% melhor que a 5870 (os rumores estão se aquecendo), e em alguns casos indo ainda mais além. Em jogos DX11 a diferença pode subir.

Se for verdade eu acertaria mais que o Fudzilla até aqui com minhas fontes chinesas. Já posso abrir um blog? :D:D

Postado

mad.onion, matou a pau!

Parece ser realmente uma brutalidade, o que me deixa preocupado quanto ao consumo...

Sorte a minha, na atual situação de desespero financeiro, meu desktop só deve sair ano que vem. :lol:

Postado
Se for verdade eu acertaria mais que o Fudzilla até aqui com minhas fontes chinesas. Já posso abrir um blog? :D:D

AHUAHUAHAUHAUAHUa, boa boa boa. Ótimas novidades mad.onion

Acho legal ver como a cada 5 anos as empresas dão uma reviravolta. Tirando algumas exceções (azul e verde)

Postado

hauahuHauHauHauHauHauhA foi só zueira, tiração de sarro com os blogueiros clarividentes, rssssssssss

Só pra mostrar que nós (usuários normais) discutindo, tentando deduzir e colhendo informações de dentro dos fóruns, temos tantas informações ou as vezes até mais que esses blogs.

Créditos pra nós também!! :D

Óbvio que eu não acertei nada, não sou vidente, rsssssss :D Só trago infos que vejo por aí.

Quando tiver mais eu trago mais, mas estamos nos aproximando do lançamento, então nem vale muito a pena especular agora, mas é legal. :D

abs.

• Membro VIP
Postado

Boa. :) Pensando aqui nos dois 2 polígonos por clock e na força bruta do chip, se os clocks vierem realmente altos o overshading não vai ser mais problema. A IQ do Barts já é ótima, se o Cayman colocar suas armas para realizar tudo que tem disponível em IQ, vai dar gosto ver uma dessas em ação.

Postado

uaehueahuea vai em frente Cebola :P assim que montar teu blog eu coloco alguns links nos comentários do Fudzilla uaeheauhea

Pelos specs essa HD 6970 vai ser monstruosa, será que vai guentar peitar a gtx 580?

• Membro VIP
Postado

Eu ainda acho que a NVIDIA colocou o anzol dela muito perto da praia. GTX 580 passou ligeiramente a GTX 480, logo não tem por que a AMD se matar pra fazer uma placa consumista\esquentada só por causa da coroa se a HD5970 já faz o serviço. Caso o Cayman venha com desempenho mais "regulado", porém mais barato e econômico, vai ficar filé:lol:

Mas se o Cayman brigar pau-a-pau com a GTX 580, a coisa fica feia pra NVIDIA. Do jeito que o CF esta rendendo bem nessa geração, o Antilles vai virar o motumbo das placa de vídeo... Como diz o Evandro, a AMD pode bater o cara*** na mesa e mostrar pra tudo mundo o tamanho, ou pode pegar um facão e cortar o lulu da NVIDIA:rolleyes:

Postado

http://www.fudzilla.com/graphics/item/20934-cayman/antilles-slides-leaked

Apenas confirmando o que o Mad.Onion disse sobre alguns specs da HD 6970

http://www.forum-3dcenter.org/vbulletin/showthread.php?p=8403235#post8403235

aqui tem uma imagen que parece ser real sobre os specs da HD 6990

como disse o Mozts essa vai O MOTUMBO das vgas ueahueaheauhaeuaehuae se esse specs se confirmarem e a AMD resolver tirar o lulu e bater na mesa vai quebrá-a ahaeuaehaeuhaeuhaeuaeh

http://translate.google.com/translate?hl=en&sl=pl&u=http://www.in4.pl/news_Nowa_architektura_w_kartach_Radeon_HD_6970_potwierdzona,22055.htm

e aqui tem outros slides que mostram a arquitetura, apreciaria maiores explicações dos entendidos:

Link Original das imagens

http://forums.vr-zone.com/news-around-the-web/939375-69xx-slides.html

Link do proxy

http://most-out.co.cc/browse.php?u=Oi8vZm9ydW1zLnZyLXpvbmUuY29tL25ld3MtYXJvdW5kLXRoZS13ZWIvOTM5Mzc1LTY5eHgtc2xpZGVzLmh0bWw%3D&b=0&f=norefer

Postado

6 TFLOPS???? 1.5 TFLOPS em DP??? poxa... números expressivos não? quase 3900 SPs

agora que queda alta de SP para DP, 4x de queda. E nos slides ainda dizem que terá um melhor aproveitamento esse novo esquema.

Postado
Eu ainda acho que a NVIDIA colocou o anzol dela muito perto da praia. GTX 580 passou ligeiramente a GTX 480, logo não tem por que a AMD se matar pra fazer uma placa consumista\esquentada só por causa da coroa se a HD5970 já faz o serviço. Caso o Cayman venha com desempenho mais "regulado", porém mais barato e econômico, vai ficar filé:lol:

Mas se o Cayman brigar pau-a-pau com a GTX 580, a coisa fica feia pra NVIDIA. Do jeito que o CF esta rendendo bem nessa geração, o Antilles vai virar o motumbo das placa de vídeo... Como diz o Evandro, a AMD pode bater o cara*** na mesa e mostrar pra tudo mundo o tamanho, ou pode pegar um facão e cortar o lulu da NVIDIA:rolleyes:

Não se esqueça que a HD6990 também já está a caminho, e se, de acordo com as notícias, a HD6970 será quase 50% melhor que a HD5870, como a HD5970 é a dual gpu da 5870, podemos chutar que a HD6990 dual GPU da 6970 terá também cerca de 50% mais desempenho que a HD5970.

Será? :D

Postado
de acordo com as notícias, a HD6970 será quase 50% melhor que a HD5870, como a HD5970 é a dual gpu da 5870, podemos chutar que a HD6990 dual GPU da 6970 terá também cerca de 50% mais desempenho que a HD5970.

A HD 6970 será 50% mais rápida que a HD 6870 e não HD 5870.

Acho bastante improvável que a HD 6990 seja 50% mais rápida que a HD 5970 principalmente pelo rendimento mais fraco em soluções dual-gpu (semelhante a CrossFireX no geral).

Postado

Eu acho provável a 6990 ser 50% mais rápida que a 5970, mas temos de lembrar que a 5970 usa os clocks da 5850. Então, se isso provavelmente se repetir, ela será uns 70% mais rápida que apenas uma 6970, assim como a 5970 é diante da 5870. Isso da desempenho de sobra, mas se apenas uma 6970 tem RDP próximo dos 300W, como vai ficar para a 6990?

Me imprecionou o TDP ~300W. Nessa config... DUVIDO.

Postado

Dado o que é esse link, tu ta mais do que perdoado! :D

Alguém aí pode analisar por favor? Especialmente, cruzando essa informação gigante com a anterior, do n° absurdo de unidades que teria vazado?

Edição: Modo de usar: copie o endereço dos slides, depois abra o site do proxy. quase invisível bem no meio há um campo para colocar o endereço. mais invisível ainda, na direita tem um "go". Cole o endereço, clique em "go" e divirta-se! :D

• Membro VIP
Postado
Valeu amigo, eu peguei as imagens e reupei, acho que fica mais fácil de ver. Também tem fotos da board em si, que eu já tinha de outro site:

http://img268.imageshack.us/g/97015520800.jpg/

Muito legal os slides, interessante também o tamanho do leak, mais de 20 slides :D

Divirtam-se

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...