Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Quem dera fosse assim. Ainda tem e sempre terá aquele doidinho chegando na loja e pedindo pro cara : ô me vê uma placa gêforce daquelas de 256 de memoria...

O mercado não é do melhor produto, é do que melhor distribuidor e anunciante e a Nvidia ainda está "anus" luz na frente nesse segmento. Daria de fazer uma lista quase infinita de casos onde o melhor perde pro mais popular.

Agora a ATI tem de usar seu poder para fazer o maximo de contratos com fabricantes e grandes redes alem de fazer propaganda ao maximo pra ter seu lugar nos populares do mundo. Enquanto nos foruns especializados todos estamos sonhando com uma HD5990, o mercado é movido à vendas de Geforces 9400, 9500 e HD 4670 ou inferiores. Somos a menor fatia do mercado aqui senhores.

• Membro VIP
Postado
Quem dera fosse assim. Ainda tem e sempre terá aquele doidinho chegando na loja e pedindo pro cara : ô me vê uma placa gêforce daquelas de 256 de memoria...

O mercado não é do melhor produto, é do que melhor distribuidor e anunciante e a Nvidia ainda está "anus" luz na frente nesse segmento. Daria de fazer uma lista quase infinita de casos onde o melhor perde pro mais popular.

Agora a ATI tem de usar seu poder para fazer o maximo de contratos com fabricantes e grandes redes alem de fazer propaganda ao maximo pra ter seu lugar nos populares do mundo. Enquanto nos foruns especializados todos estamos sonhando com uma HD5990, o mercado é movido à vendas de Geforces 9400, 9500 e HD 4670 ou inferiores. Somos a menor fatia do mercado aqui senhores.

Pelo menos por aqui no Brasil, o fato de ter placa da XFX em qualquer buteco (assim como peça de fusca) ajudou a ATI a aparecer mais.. aí eles fizeram o favor de cagar em algumas placas. :chicote:

A AMD ATI realmente precisa de um pouco mais de propaganda pra atingir o povão, mas acho que com bons produtos eles já conseguiram um belo progresso, ganhando cotas importantes de mercado, especilamente porque lá fora a farra não é tão grande, os vendedores falam menos bobagem pra não se ferrarem depois.

Postado

Tambem concordo, ja que as low ends nunca forao problema pra ATI, sempre teve low ends estão boas ou senao melhores que as da nvidia e ainda por um preço melhor, o problema da ATI é o marketing(que nao existe), pois sempre vem com exelentes produtos, mas sempre acaba perdendo as vendas por causa daquele velho conto da caroxinha, nvidia é melhor e nao sei mais o que, e o povo como diria um ator americano "Buy this crap" e no fim acaba sempre comprando nvidia sem saber o que é bom e o que é ruim.Hoje mesmo eu estava explicando para um amigo o porque de ter pulado do gtx 295 para o gtx 480, ai tive que explicar que a nvidia tinha remarcado placas da serie anterior pois nao tinha placa para poder competir com a ATI, e tive que ouvir que a nvidia nunca ia faze isso porque ela era muito melhor que a ATI e que a ATI só fazia placas pra notebook e consoles de video game, vai sabe quem é que fala esse tipo de coisa pra esse povo...

Postado
....Hoje mesmo eu estava explicando para um amigo o porque de ter pulado do gtx 295 para o gtx 480, ai tive que explicar que a nvidia tinha remarcado placas da serie anterior pois nao tinha placa para poder competir com a ATI, e tive que ouvir que a nvidia nunca ia faze isso porque ela era muito melhor que a ATI e que a ATI só fazia placas pra notebook e consoles de video game, vai sabe quem é que fala esse tipo de coisa pra esse povo...

O pior que é bem assim! :lol:

Eu dizendo para um amigo meu:

Bahh imagina só o cara ter condicoes de fazer crossfire de HD5970...

Sabe o que ele me disse?

Ahh mas eu acho que a 9600gt 1gb é melhor que essa ai... :eek:

Nao falei mais nada... :wacko:

A Nvidia tem um "nome" + uma boa estrategia de marketing isso é igual a vendas e mais vendas.

Já a ATI desenvolve placas de video legais por um preço nao estão "assaltante" como a Nvidia, mas nao tem o "nome"

Postado
Sim, mas isso seria ruim. mesmo eu não gostando muito da nvidia, imagina só, não ter concorrente para a ATI?

Preços lá em cima, lançamentos mais demorados pela falta de pressão, sem outros no ramo

Essa falta de pressão (preção nós não queremos :D) já fez mal pra série 5000: 5830 não é tão forte quanto todos esperavam, o mesmo vale para a 5670 e por aí vai...

Eu quero mais é um Fermi forte e, principalmente, barato hehehe...

Postado
Essa falta de pressão (preção nós não queremos :D) já fez mal pra série 5000: 5830 não é tão forte quanto todos esperavam, o mesmo vale para a 5670 e por aí vai...

Eu quero mais é um Fermi forte e, principalmente, barato hehehe...

Sonha filho, porque sonhar sim é de graça, ja um fermi pode ter certeza que nao sai nem um pouco barato...

• Membro VIP
Postado
O que seria esse "com refresh"?

Maomenos como foi a GF 7900 e a HD 3870, mudança no processo de fabricação dentro da mesma linha. ^_^

Tá cada vez mais apontando praquele meu cenário com as hecaton em 40nm e as nothern em 28nm...

Aproveite a mega, setentinha não faz mal a ninguém.. :D

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

http://www.semiaccurate.com/2010/03/30/atis-next-generation-outed/

Pessoas com pouca fé em que a TSMC consiga produzir em 28 nm a tempo do lançamento da nova geração.. então ao invés das Ilhas do Norte o R900 pode ser o Ilhas do Sul, um híbrido entre o R800 e o R900 "original", usando os shaders do R800 com o "uncore" (seria o resto ? ROP, TMU.. ?) do R900 "original" E feito em 40 nm.

Na alfinetada dele: parece que a ATI vai ter sua linha renovada enquanto a NVIDIA ainda estiver lançando a atual.

Batalha do Outono, então contem aí seus 6 meses.. Outubro tem cara de que vai ser um mês agitado.

Postado
Pessoas com pouca fé em que a TSMC consiga produzir em 28 nm a tempo do lançamento da nova geração.. então ao invés das Ilhas do Norte o R900 pode ser o Ilhas do Sul, um híbrido entre o R800 e o R900 "original", usando os shaders do R800 com o "uncore" (seria o resto ? ROP, TMU.. ?) do R900 "original" E feito em 40 nm.

Na alfinetada dele: parece que a ATI vai ter sua linha renovada enquanto a NVIDIA ainda estiver lançando a atual.

Eu acho que uncore nesse caso são os caches, e eles vão usar o core VLIW 5-way que existe desde as R600 e juntar com as memórias da R1000. O core será mais difícil de fazer porque eles terão uns "dilemas" pela frente, semelhantes aos enfrentados pela Intel e Nvidia. Quando o core deixar de ser VLIW 5-way eles talvez tenham problemas para rodar com eficiência os jogos feitos para as R600-R900. A maior vantagem de VLIW pode ser também a maior desvantagem, como é demonstrado pelo Itanium.

[]'s

DT

• Membro VIP
Postado

Só os caches meu caro ? E o que isso pode afetar o desempenho ?

Sobre manter a atual estrutura dos cores, eles ainda podem fazer algumas modificações razaoáveis (como tornar todas as ALUs iguais a primeira..) ou não dá pra mudar nada ? Até que ponto isso é ruim ?

Pelo visto a mudança completa do chip aumenta o tamanho e/ou consumo do chip..

Eu estava esperando que esta geração viesse pra brigar forte com o Fermi no GPGPU. :(

Desculpe tantas perguntas. :blush:

• Membro VIP
Postado

Gun'ss

VLIW 5-way:

http://www.xbitlabs.com/articles/video/display/radeon-hd5870_3.html#sect0

É a "mágica" que faz a 5870 ter 1600 SPs mas na contagem tradicional ela ter só 320. ;) Ela que enganou muitos achando que a 2900XT tinha mesmo 320 SPs e por isso deveria espancar a 8800Ultra, mas "na verdade" ela tinha só 64.

DT, sobre o que você disse de ser uma faca de dois gumes, e a história de que a atual arquitetura da ATI não é 100% aproveitada (nos jogos) justamente por esta contagem diferente dos SPs (e dos famigerados drivers) ?

Postado
Só os caches meu caro ? E o que isso pode afetar o desempenho ?

Eles podem mudar o que for relevante, como sempre fazem, incluindo o número de ROPs e TMUs como você citou, mas acho que a ênfase será nos caches, que são bem limitados nas gerações atuais (GT200 e R800, os caches do Fermi são mais avançados). A vantagem é que deixa o GPU mais "flexível" e no futuro contribui para aumentar o desempenho.

Sobre manter a atual estrutura dos cores, eles ainda podem fazer algumas modificações razaoáveis (como tornar todas as ALUs iguais a primeira..) ou não dá pra mudar nada ? Até que ponto isso é ruim ?

Numa Radeon (desde as R600) cada "core" é simples, pequeno e executa operações em grupos de cinco (5-way). O agrupamento das operações (ou seja, a otimização para a arquitetura) é feita via software, pelo compilador. No caso de jogos/gráficos, que são bem paralelos, essa otimização do software para o hardware funciona muito bem, e por isso a AMD tem uma GPU com bom desempenho por área e por watt. Mas se mudarem a arquitetura dos cores, a nova arquitetura terá que rodar muitos jogos cujos engines são muito bem otimizados, mas para outra arquitetura diferente, o que talvez faça com que a nova arquitetura não tenha boa eficiência com esses jogos (os atuais).

Esse é o dilema no qual o Itanium se encontra (10 anos com o mesmo core), apenar de Itanium e uma VGA não terem nada a ver um com o outro. Otimização via software é uma "faca de dois gumes".

Pelo visto a mudança completa do chip aumenta o tamanho e/ou consumo do chip..
Isso depende do objetivo da AMD para o novo chip. Mas tamanho e complexidade são os preços para quem quiser ter hardware mais flexível e com bom desempenho.
Eu estava esperando que esta geração viesse pra brigar forte com o Fermi no GPGPU. :(
Vamos esperar por mais detalhes do novo chip (e mais relatos sobre o Fermi em GPGPU, já que as Geforce serão castradas em FP64 para proteger as vendas do Tesla). Caches melhores já são um bom avanço em GPGPU, mas algo muito importante tem sido as ferramentas de desenvolvimento (veja o CUDA 3.0 e o Parallel Nsight/Nexus da Nvidia, por exemplo). É o lance da flexibilidade e facilidade para os programadores. De quê adianta ter hardware com muita força bruta se ele é ultra-especializado e difícil de programar e de ser utilizado, e por isso atinge apenas uma fração do desempenho teórico nos programas em geral.

[]'s

DT

• Membro VIP
Postado
Eles podem mudar o que for relevante, como sempre fazem, incluindo o número de ROPs e TMUs como você citou, mas acho que a ênfase será nos caches, que são bem limitados nas gerações atuais (GT200 e R800, os caches do Fermi são mais avançados). A vantagem é que deixa o GPU mais "flexível" e no futuro contribui para aumentar o desempenho.

Numa Radeon (desde as R600) cada "core" é simples, pequeno e executa operações em grupos de cinco (5-way). O agrupamento das operações (ou seja, a otimização para a arquitetura) é feita via software, pelo compilador. No caso de jogos/gráficos, que são bem paralelos, essa otimização do software para o hardware funciona muito bem, e por isso a AMD tem uma GPU com bom desempenho por área e por watt. Mas se mudarem a arquitetura dos cores, a nova arquitetura terá que rodar muitos jogos cujos engines são muito bem otimizados, mas para outra arquitetura diferente, o que talvez faça com que a nova arquitetura não tenha boa eficiência com esses jogos (os atuais).

Esse é o dilema no qual o Itanium se encontra (10 anos com o mesmo core), apenar de Itanium e uma VGA não terem nada a ver um com o outro. Otimização via software é uma "faca de dois gumes".

Isso depende do objetivo da AMD para o novo chip. Mas tamanho e complexidade são os preços para quem quiser ter hardware mais flexível e com bom desempenho.

Vamos esperar por mais detalhes do novo chip (e mais relatos sobre o Fermi em GPGPU, já que as GeForce serão castradas em FP64 para proteger as vendas do Tesla). Caches melhores já são um bom avanço em GPGPU, mas algo muito importante tem sido as ferramentas de desenvolvimento (veja o CUDA 3.0 e o Parallel Nsight/Nexus da Nvidia, por exemplo). É o lance da flexibilidade e facilidade para os programadores. De quê adianta ter hardware com muita força bruta se ele é ultra-especializado e difícil de programar e de ser utilizado, e por isso atinge apenas uma fração do desempenho teórico nos programas em geral.

[]'s

DT

:joia: muito obrigado DT ! :)

Postado

o R900 ainda tá bem sigiloso... parece que realmente a ATI se livrou da galera com a língua solta demais... ;)

ademais, não sabia q po fermi pra desktop viria sem unidades de 64 bits habilitadas... menos chances do Fermi emplacar ainda... :P

Postado
ademais, não sabia q po fermi pra desktop viria sem unidades de 64 bits habilitadas... menos chances do Fermi emplacar ainda... :P

Parece que virá com o desempenho reduzido via drivers, e não totalmente desabilitado. É triste, especialmente se o chip foi feito para GPGPU, mas FP64 não determina o sucesso no mercado comum, e sim os jogos. Vamos ver se alguém conseque fazer um softmod decente para reabilitar o desempenho original ou se a Nvidia cede à pressão (duvido).

Após ler a respeito (coisa que muitos falam para os outros fazerem mas não fazem eles próprios), tive a impressão de que os profissionais ficaram decepcionados com a notícia, e apenas os fanboys ficaram felizes.

[]'s

DT

Postado

uai? mas desabilitar via driver, ou mesmo reduzir desempenho, não economia energia, não reduz custo de fabricação, não aumenta a performance em jogos, não NADA... Qual a vantagem???

• Membro VIP
Postado
uai? mas desabilitar via driver, ou mesmo reduzir desempenho, não economia energia, não reduz custo de fabricação, não aumenta a performance em jogos, não NADA... Qual a vantagem???

Fazer o povo comprar uma Tesla..

Postado

só pra isso. mas dado que ninguém vai comprar nem a fermi pra jogos porque é cara, nem a tesla pra cálculos porque consome muuuuito (ok, tô brincando, ninguém sabe qual vai ser o desempenho dela na prática, e a base instalada em cuda pesa, mas esses TDPs e temperaturas...)

• Membro VIP
Postado

Thatś the way it meant to be sold. ;)

E por isso que eu esperava o R900 forte em GPGPU, porque agora com o Fermi aí a coisa não tem mais volta, e vai ter menos quando o Fusion vier. /boladecristal

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...