Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0


Evandro

Posts recomendados

Xita tu disse que haja fábrica para atender essa demanda, com sua bola de cristal, tens ideia de quantos chips esses caras conseguem fazer diariamente?

Pelo fato de a ATI se arriscar mais é que tem ganho mais terreno e vai se dando bem na corrida pelo aumento de mercado.

OFF: Essa da vizinha foi a melhor, tive que me segurar para não aqui na minha sala, iam dizer que sou maluco uaeheauhae.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Xita tu disse que haja fábrica para atender essa demanda, com sua bola de cristal, tens ideia de quantos chips esses caras conseguem fazer diariamente?

Não tenho a mínima ideia, isso aí é pedir demais. ^_^

Mas, deve ter o dado em algum lugar, talvez alguém poste isso depois.

Pelo fato de a ATI se arriscar mais é que tem ganho mais terreno e vai se dando bem na corrida pelo aumento de mercado.

Não diria isso.

RV580+ foi a X1950pro, não foi um bruta sucesso, chegou um pouco tarde..

R600 nem precisamos comentar.

RV670, esse sim teve sucesso por causa do processo de fabricação, mas continha suas falhas, que o RV770 resolveu, mas ele não foi ultra inovador, quem fez isso foi o Fermi, e essa inovação foi uma das responsáveis pelos problemas dele.

Lembrando que isso pode ocorrer com o Northern Islands, querer reinventar a roda é complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xita tu disse que haja fábrica para atender essa demanda, com sua bola de cristal, tens ideia de quantos chips esses caras conseguem fazer diariamente?

A GF possui 3 módulos:

Fab 1 Módulo 1, de Dresden que produz CPUs para a AMD e tem, se não me engano, capacidade de 25.000 discos 300 mm por mês.

Fab 1 Módulo 2, de Dresden também, que está sendo preparada para produzir em 45, 40 e 28 nm para o mercado de foundry, com a mesma capacidade da anterior, e com perspectivas de aumento de capacidade para mais de 50 mil discos em 2011.

Fab 7, de Cingapura, que produz em processos mais antigos, tem uns 30-35 mil discos de capacidade, com perspectivas de expansão.

A Fab 2, de NY, que produz uns zero discos por mês, no momento, mas produzirá inicialmente 35 mil discos em 28 nm quando completada, e tem potencial para 60 mil discos, se preciso.

Enfim, após todo esse blá-blá-blá, o que podemos inferir é que a capacidade máxima da GF para produtos de foundry em 28 nm até o lançamento da Fab 2 é algo menor do que 25 mil discos, quando o processo for lançado, e menor do que 50 mil discos, em meados de 2011. 25 mil discos por mês dão uns 800 discos por dia, 50 mil uns 1700.

Para ter uma ideia, cada disco em 40 nm contém uns 167 Cypress, então se os tamanhos se mantiverem podemos esperar mais ou menos uns 130 mil chips Cypress-Class por dia para o primeiro caso dos 25 mil discos. Com 60% de rendimento (novamente da cartola) daria uns 80-90 mil chips funcionais por dia.

Considerando que o mercado de GPUs discretas vale uns 19 milhões de unidades por trimestre, e que a maior parte delas é muito menor que o Cypress, então podemos esperar que a GF não tenha grandes problemas em atender a demanda da ATI. Só que existem outros consumidores, outros processo além do 28 nm, vários detalhes de rendimento, e aí minha bola de cristal não funciona...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2- A verdinha não vai ficar muito contente de mandar fazer seus chips na fábrica da AMD.. seria como mandar a esposa engravidar do vizinho. :D

putz evandro rache bico de tanto rir:lol:, mas voltando ao assunto amd ati vai voltar forte ano que vem ati passou na frente das nvida e amd lançando seu novo processador bulldozer com suas novas instruções e por ai vai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Isso vai dar bolo... ô se vai... se os dois chips não ficarem bons, ou se não acertarem ao mesmo tempo...

Em contrapartida... "vai, nvidia, compra a produção da tsmc toda agora de novo, vai..." huahuahuahua!

Suspeito que eles vão fazer uma linha com a TSMC e a outra com a GF e depois a proporção vai aumentando pra GF.

Se fizerem a super sopa de letrinhas HKMG SOI, não acho que vá ter problema da produção. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
o gasto para preparar o chip para ser feito por duas foundrys não atrapalha o desenvolvimento do chip? e outra' date=' será que vão ficar do mesmo nível, sem diferenças de consumo?[/quote']
Se tiver, será o inferno pra comprar placa de vídeo (_(

Resposta mais provável:

Talvez coloquem os os núcleos mais fracos na TSMC e os mais fortes na GF, ou vice-versa. Seria como fazer Cypress na GF e o Juniper na TSMC...

Eles desenvolverão a arquitetura "de modo geral" mas o chip de produção será feito pra uma OU outra, não pras duas, porque é pedir pra ter problema de confusão entre compradores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Produzir em outra empresa pode ter custo menor, rendimento melhor, sendo "em casa", melhor.

Ainda evita que eles fiquem na mão da TSMC e que se ferrem de novo com isso.. ainda tem a chance de barganha e da possibilidade de começar agora uma parceria pro futuro, quando a GF puder produzir bem mais do que hoje.

O lado ruim é perder a exclusividade e a chance de pedir desconto pro pacote completo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Como assim perder a exclusividade? A TSMC não produz para ambas?

Atualmente eles só compram da TSMC, se passarem a ter mais de uma empresa trabalhando pra eles, fica mais difícil pedir um desconto no preço, algo que a NVIDIA deve ter menor dificuldade em conseguir. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso vai dar bolo... ô se vai... se os dois chips não ficarem bons, ou se não acertarem ao mesmo tempo...

Tem menos chance de dar problema... também é mais caro e ocupa mais gente no projeto, mas GPUs são feitas de forma bem mais automatizada que CPUs, não sei se o impacto é grande. A logística é um problema, mas de qualquer modo é um preço que se paga para ter segurança na produção.

o gasto para preparar o chip para ser feito por duas foundrys não atrapalha o desenvolvimento do chip? e outra' date=' será que vão ficar do mesmo nível, sem diferenças de consumo?[/quote']

Sim, atrapalha, mas bem menos do que em um Nehalem da vida. Não era para ter tanta diferença de desempenho e consumo entre os processos, se tiver eles fazem a seleção de produtos para compensar: o processo pior terá mais 5850s e o melhor terá mais 5870s, por exemplo.

Resposta mais provável:

Eles desenvolverão a arquitetura "de modo geral" mas o chip de produção será feito pra uma OU outra, não pras duas, porque é pedir pra ter problema de confusão entre compradores.

Por quê? O consumidor não deve sentir muita diferença entre os dois chips (talvez em overclockou consumo, mas nada absurdo até pela seleção das empresas), normalmente ele nem sabe que chips são produzidos :) (eu tenho um forte sentimento de que para a maioria das pessoas os projetos de chips são copiados de alienígenas ou algo do tipo).

Além disso, se o consumidor quiser comprar um produto com melhor capacidade de overclock e consumo abaixo do garantido ele que tem a obrigação de se garantir a respeito. A empresa só precisa fornecer uma placa funcional e dentro das especificações.

Mas existe alguma possibilidade de que dividam as linhas, de acordo com as características de cada processo. Eu não acho tão provável, a economia em projeto é bem pequena e a economia em máscaras, se existir, será pequena também.

Atualmente eles só compram da TSMC, se passarem a ter mais de uma empresa trabalhando pra eles, fica mais difícil pedir um desconto no preço, algo que a NVIDIA deve ter menor dificuldade em conseguir. ;)

Acho mais fácil conseguir desconto. Se eu fosse um produtor de laranjas taiwanês (MalanDrops são acrescentados ao leite materno deles) certamente cobraria mais do produtor de suco que só quer minhas laranjas do que do produtor que possui duas opções e compra de acordo com o melhor preço e qualidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kctada, só to vendo a Nvidia ficar mais encurralada. Vai sobreviver "só" do mercado profissa?

Mas a ideia não é má de selecionar a que tiver melhor produção para chips mais fortes. Vai dar um trabalho maior para a empresa, porém corre o risco de salvar uma grana como o ThiagoLCK falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ThiagoLCK

Discordo de você no ponto de vista da venda de produtos de mesma série (como 68XX) sendo fabricado por duas fabricas.

Mesmo que o chips possam operar dentro dos padrões estabelecidos, cada um terá caracteristicas destintas em quesitos como tolerância a voltágem, overclock -ok, isso fica por conta do comprador, mas prejudica a imagem-, até talvez na dissipação térmica, dependendo, por exemplo, da qualidade da matéria prima usada em cada empresa... Só para citar uma situação hipotética, não sei se isso realmente ocorre.

Mas seja como for, torço para que uma fique com a linha até 66X0 e outra com a linha acima como as 67X0. Uma ganharia em quantidade, outra em margem.

Em relação a concorrencia... concordo... pode ser que, se algúma das duas esteja com mais desempenho ou preço mais atrativo, e se destacar, apósto que isso é motivo suficiente para uma nova placa, como uma 6730 (esse exemplo segue a linha de raciocinio anterior, com uma empresa fornecendo a até a 66XX e a a partir da 67XX). O mercado é assim, se for necessário, será feito -criar uma placa de série acima -ou abaixo, quem sabe?- da esperada para aquela fabricante-, e servirá de pressão para a empresa concorrente abaixar também os preços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha eu não creio que ambas irão fabricar não, o que deve estar acontecendo é tipo uma licitação, mandaram um projeto para 2 concorrentes, que tiver melhor custo / beneficio leva. É a lei da selva. Se uma conseguir um chip melhor mas abusar no preço, provavelmente a outra ganha a licença de fabricação em larga escala, caso a diferença de potencial seja de uma margem muito grande ai sim pode rolar uma produção em paralelo, com os chips da melhor fabricante sendo usados para uma placa OC ou até ate outra linha. Não se deseperai populares, concorrencia é a alma do desconto!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!