Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0


Evandro

Posts recomendados

Ok, agora eu me perdi.

Eu achava que essa divisão era meramente técnica. Porém, pelo jeito ela tem implicação práticas.

Agora, a pergunta é o que teoricamente falando causa as diferenças técnicas entre os half e full nodes.

A definição é assim: full-nodes (como o 45, o 32, o 65, o 90, o 22...) são definidos pelo ITRS com base em metas e formas padrão de atingi-las, half-nodes não.

Mas a partir daí os fabricantes costumam seguir algumas regras. O full-node normalmente é um nodo novo, com tecnologias novas, enquanto o half-node normalmente é mais uma diminuição do full-node para aumentar a densidade e diminuir o custo (e às vezes também o consumo e aumentar um pouco o desempenho). O nodo de 32 nm bulk da AMD será um nodo novo, com HK/MG e tal, enquanto o 28 nm bulk será basicamente uma diminuição do 32 nm.

Mas a TSMC acabou atrasando a introdução da litografia por imersão e principalmente do HK/MG, e foi obrigada, para manter a competitividade e conseguir alguma vantagem, a lançar essas mudanças nos half-nodes de 40 nm e 28 nm. Assim, informalmente podemos dizer que os 40 e 28 nm da TSMC são os full-nodes (mesmo porque a densidade não melhora muito em relação aos 45 e 32 dos concorrentes...) enquanto os 32 nm e o 22 nm são half-nodes, embora na verdade ocorra o contrário.

num saquei essa do "Risk production" R900 é um risk production' date=' com certeza será um chip complexo... viajei[/quote']

"Risk production" quer dizer: "por sua própria conta e risco, se o que você faz tem rendimentos muito bons talvez dê certo, mas essa joça ainda está ruim e não reclame se não tiver rendimento nenhum..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eu tento fechar os olhos pra isso, se for comprar um componente novo toda vez que sai uma tecnologia nova, meu PC não parava fechado, comprei a minha placa agora e não importa se fabriquem em 32 ou 28nm, só troco quando não me satisfazer mais.

Mas fico curioso quanto ao consumo dessa nova tecnologia, essa de 40nm já é de assustar de tão baixo, essas pelo jeito vão dar pra levar com uma pilha AA:D

Viva a tecnologia!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Bom so to com uma dúvida, Xita ou algum membro do fórum tem a data de lançamento dessas placas? Pode ser também a previsão :D

Abraços :cool:

Agosto a dezembro de 2010..

Provavelmente mais pro fim do período pois eles devem deixar a TSMC de lado e usar a GF, que só vai estar pronta pra fabricar em 32/28 nm lá pro fim do ano.

Isso agora tá parecendo celular, lança um modelo novo em tal dia, no dia seguinte já foram lançados 5 ou mais modelos 10x superiores...

como dito anteriormente: Viva a tecnologia!

Já faz vários anos que é assim..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se nos pensarmos bem a série HD4xxx durou bastante tempo e acho que a HD5xxx terá mais de um ano no mercado coisa que não é ruim e querendo ou não cada vez mais o mercado exige lançamentos e desempenhos, agora se pensarmos na NVIDIA a séria 8xx 9xxx e gt2xx sairam uma atrás da outra, sendo que a série 8xxx foi um grande salto so superado mesmo pela a série Gt2xx, pensando que a série 9xxx foi uma "cópia" da 8xxx.

Abraços :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não creio que as HD5*** vão durar muito tempo, ao que parece o R900 virá como uma resposta ao Fermi (que está pra ser lançado em pouco tempo), então a ATI não pode ficar "dormindo" por muito tempo.

Estou esperando o Femi pra ver, pois eles estão com muito problema em desenvolve-lo/produzilo, e a única coisa que temos certeza dele é o preço que virá salgado infelizmente.

Abraços :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viva ATI Fan Boys! :D

Bom eu já usei muito Nvdia Geforce, mais de uns anos pra ca só vou de ATI, mesmo porque eles são os que lançam sempre os melhores produtos custo/benefício, e tb porque quero q a AMD cresça pra bate um dia de frente com intel :o!

dE qualquer forma esse r900 parece que vai ser o bixo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.semiaccurate.com/2009/11/20/tsmc-rumored-have-killed-their-32nm-node/

Boato dizendo que o processo em 32 nm da TSMC está tão ruim que pode ser interrompido.

Salve GF !

arregalei os olhos e abri a boca ao ler essa notícia...

imagina a nvidia virando cliente da GF? eu vou rir muuuuuuuuito disso :D

foi como um usuário aqui falou que o problema da TSMC não é com os 40nm e sim com a miniaturalização (botei no google pra vê se tava certo o nome:lol:).

Fedeu viu, fedeu feio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa eu sei: Junto com o processo de fabricação, tem que arrumar uma maneira de diminuir o tamanho das placas po. Ta ficando complicado a galera dos midtower. Ninguem merece fazer cirurgia no gabinete ou levar fita métrica nas lojas pra ficar medindo o comprimento até onde ficam os HDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!