Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0


Evandro

Posts recomendados

Vale ser lembrado também que, utilizando os serviços da GlobalFoundries, a AMD tem aquele "desconto". Parte da empresa ainda pertence à ela (~35%), ou seja, tirando o custo de produção, esse percentual em cima do lucro da empresa volta para ela mesma.

No fim das contas, achei até genial a criação da GF.

Pelo que vi no TechpowerUP, a AMD vai passar a utilizar exclusivamente o processo da GF. Considero que seja exatamente pelo que falei, o "desconto".

Aloha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Realmente, se as Ilhas do Sul ainda saírem antes do prazo, aí vai dar até pena da nvidia... (Só por acaso, como andam os boatos de falência da AMD/ATI, além dos de separação das duas e processo pelo pentágono, lá no Voldemort atualmente? :D )

2 - Muito interessante o fato que a nvidia levou no rabo já um supercomputador planejado pro Fermi, citado na notícia (http://www.semiaccurate.com/2009/12/16/oak-ridge-cans-nvidia-based-fermi-supercomputer/). Eu falei, era performance de menos em excesso, e com esse consumo virou piada... E isso que geralmente esses caras não querem nem saber de quanto vai custar pra ligar e esfriar! Só fanboy que o papai paga a placa e a conta de luz que vai pegar esse monstro! ;)

3 - A parte do Tegra porém me deixou encasquetado... primeira vez que vejo alguém falando mal da criança. Só falta falar mal do íon, desculpem, mas o defeito é o atom! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xiii, já faliu Johanners. Ouvi falar que estão criando um boato pra falar que a nVidia comprou a AMD inteira secretamente. O próximo passo parece ser comprar a Intel e o Google. :lol:

Sinceramente, se as ilhas do sul forem realmente boas a ponto de serem vantagem frente as HD5000, significa que as ilhas do norte serão muito fantásticas, visto que apenas parte das mesmas está sendo implementada nas ilhas do sul.

De qualquer forma, não me interessam, apenas me dizem que eu devo esperar mais. Só compro VGA agora quando for em 28nm high-k da GF. (e tenho dito)

Aloha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Né, eu falo em especial nos 28nm da GF por ser em high-k. Ao que tudo indica (ou seja, pelas informações que circulam na web) o processo de 28nm da TSMC não será high-k. :(

Aloha

Tanto TSMC quanto GF terão processos 28 nm HK/MG. Inclusive, os dois processos mais importantes para nós, os 28HPs de ambas, serão lançadas para "Risk Production que não é bem Risk Production" em Setembro desse ano. A TSMC também possui processos 28 nm sem HK/MG, que estão sendo lançados, mas esses são irrelevantes para GPUs (para não falar irrelevantes para quase tudo que nada, voa ou anda).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

At this point, you really have to ask yourself if Nvidia will survive. Its chipset business is gone because it didn't understand Moore's law. Its GPU business is like a floating goldfish circling the drain. Its GPU compute business is wounded. And Tegra is being laughed out the door. Meanwhile, ATI is on a roll.S|A

Acho que nunca ri tanto na minha vida, a justiça finalmente esta sendo feita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só uma pequena besteira aí: nvidia VAI sobreviver. a menos que cague continuamente pelos próximos 3-5 anos a fio, ela vai sobreviver. Qualquer afirmação em contrário baseado no que aconteceu nesta geração é o mesmo que dizer que a AMD ia falir por causa do Barcellona contra os Core2. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, falir nao vai nunca isso é certo, mas vai se inverter os papeis, a nvidia vai ficar com 20% de mercado vendendo suas placas por mixaria pra sobreviver e a ATI vai ficar no topo com 80% de mercado vendendo suas placas pelo preço que quer, até isso acontecer de novo e a nvidia voltar ao topo, e assim vai para todo o sempre..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é que eu torça contra, ou seja AMDATIsta, mas tendo em vista a estratégia de mercado da Nvidia, acho uma beleza isso tudo. Inclusive, essa baixa pode acabar ajudando na adoção e implementação de padrões abertos pra física, GPGPU, etc.

No mais, eu sou fã do meu bolso. Quem oferecer melhores soluções, que resolvam o meu problema, com baixo consumo e preço que não seja extorsivo, eu abraço. Por enquanto, é AMD/ATI. Se, de repente, a maré virar e vierem produtos nesses padrões de Intel e Nvidia, eu pego Intel e Nvidia. O resto é "idiotISMO".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

Os japoneses do 4Gamer.net postarem as supostas primeiras informações mais concretas em torno da próxima geração de GPUs da ATi.

De acordo com rumores anteriores, a nova geração fará parte da grande família Islands, assim como ocorre atualmente com as Radeons HD 5000 (linha Evergreen).

Em 2010 deverão chegar as primeiras GPUs com as linhas Caicos e Turks. Curiosamente é que desta vez (caso a informação se confirme), a ATi quebraria com sua estratégia TOP-DOWN, ou seja, não iniciaria mais a introdução de novas VGAs a partir dos chips mais poderosos para os mais baratos. Ao que parece, a estratégia fora invertida.

No início do próximo ano, a companhia seguiria com a atualização de suas GPUs com os lançamentos das versões mais poderosas, com a Antilles, Cayman e Barts.

O detalhe curioso em termos de nomenclatura, é que a nova geração de GPUs da ATi é inspirada nas ilhas do Caribe (a começar pela própria família Islands, que originalmente seria Caribean Islands). Assim, cada linha (Caicos, Turks, Antilles, Cayman e Barts) são nomes verdadeiros de uma ilha do arquipélago.

• Antilles – (384 bits) com desempenho superior à Radeon 5970;

• Cayman – (384 bits) com desempenho entre as Radeons 5850 e 5870;

• Barts – (256 bits) com desempenho entre as Radeon 5770 e 5850;

• Turks – (128 bits) com desempenho semelhante à Radeon 5670; e

• Caicos –(64 bits) com desempenho entre a Radeon 5450 e 5550.

Ainda segundo o website, graças a maior largura de banda, as novidades tecnológicas ficarão por conta do suporte às novas especificações do DisplayPort e HDMI, respectivamente nas versões 1.2 e 1.4, além da terceira geração do Unified Video Decoder (UVD).

Devido à maturidade do processo de fabricação por parte da TSMC, haverá aumento nos clocks e melhora proporcional no consumo de energia.

Affs não consigo colar/copiar o gráfico Oo.

Fonte: http://www.adrenaline.com.br/tecnologia/noticias/5184/supostos-detalhes-das-radeons-6000-aparecem-na-web.html

Abraços :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Os japoneses do 4Gamer.net postarem as supostas primeiras informações mais concretas em torno da próxima geração de GPUs da ATi.

De acordo com rumores anteriores, a nova geração fará parte da grande família Islands, assim como ocorre atualmente com as Radeons HD 5000 (linha Evergreen).

Em 2010 deverão chegar as primeiras GPUs com as linhas Caicos e Turks. Curiosamente é que desta vez (caso a informação se confirme), a ATi quebraria com sua estratégia TOP-DOWN, ou seja, não iniciaria mais a introdução de novas VGAs a partir dos chips mais poderosos para os mais baratos. Ao que parece, a estratégia fora invertida.

No início do próximo ano, a companhia seguiria com a atualização de suas GPUs com os lançamentos das versões mais poderosas, com a Antilles, Cayman e Barts.

O detalhe curioso em termos de nomenclatura, é que a nova geração de GPUs da ATi é inspirada nas ilhas do Caribe (a começar pela própria família Islands, que originalmente seria Caribean Islands). Assim, cada linha (Caicos, Turks, Antilles, Cayman e Barts) são nomes verdadeiros de uma ilha do arquipélago.

• Antilles – (384 bits) com desempenho superior à Radeon 5970;

• Cayman – (384 bits) com desempenho entre as Radeons 5850 e 5870;

• Barts – (256 bits) com desempenho entre as Radeon 5770 e 5850;

• Turks – (128 bits) com desempenho semelhante à Radeon 5670; e

• Caicos –(64 bits) com desempenho entre a Radeon 5450 e 5550.

Ainda segundo o website, graças a maior largura de banda, as novidades tecnológicas ficarão por conta do suporte às novas especificações do DisplayPort e HDMI, respectivamente nas versões 1.2 e 1.4, além da terceira geração do Unified Video Decoder (UVD).

Devido à maturidade do processo de fabricação por parte da TSMC, haverá aumento nos clocks e melhora proporcional no consumo de energia.

Affs não consigo colar/copiar o gráfico Oo.

Fonte: http://www.adrenaline.com.br/tecnologia/noticias/5184/supostos-detalhes-das-radeons-6000-aparecem-na-web.html

Abraços :cool:

Não botei fé nenhuma nisso. ^_^

Que é Islands nós sabemos, mas será northern ou southern ? Funamental isso..

A maturidade do processo da TSMC é discutível..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não botei fé nenhuma nisso. ^_^

Que é Islands nós sabemos, mas será northern ou southern ? Funamental isso..

A maturidade do processo da TSMC é discutível..

Fiquei na dúvida, o processo será em 40mn ou 28mn??? Ela não iria ser lançada em setembro ou outubro, na notícia acima fala em 2011 :confused: agora fiquei desorientado:huh:

Abraços :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fiquei na dúvida, o processo será em 40mn ou 28mn??? Ela não iria ser lançada em setembro ou outubro, na notícia acima fala em 2011 :confused: agora fiquei desorientado:huh:

Abraços :cool:

Se for este ano 40 nm, se for lá pra março do ano que vem, 28.

Provavelmente: agora vai sair um híbrido do northern islands e do R800, chamado southern islands, e depois eles soltam o northern islands, o R900 "original".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for este ano 40 nm, se for lá pra março do ano que vem, 28.

Provavelmente: agora vai sair um híbrido do northern islands e do R800, chamado southern islands, e depois eles soltam o northern islands, o R900 "original".

Entendo, então teremos 28mn somente nas HD7xyz ou nas HD6x90 que serão ou seriam as mais potentes, como HD4770 e ou HD4890.

Abraços :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Entendo, então teremos 28mn somente nas HD7xyz ou nas HD6x90 que serão ou seriam as mais potentes, como HD4770 e ou HD4890.

Abraços :cool:

Não necessariamente.

A 4890 é em 55 nm mas é um chip melhorado, a 4770 foi uma cobaia que se deu bem, então poderemos ter uma 6970 por exemplo, que será a 6870 em 28 nm e usada pra testar o processo (e tomara que seja de GF :D), assim como foram as X850 e GeForce 7900 por exemplo, mas, ainda tem tempo pra isso acontecer..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!