Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

Postado

Valeu Sirro.

Acho que esta é a imagem mais importante, ou estou errado?

48812059.jpg

Alguém tem a imagem equivalente da HD6970? Pra ver o quanto é justificável o consumo fora de especificações frente ao poder de fogo nominal dela, pra começar?

• Membro VIP
Postado
Valeu Sirro.

Acho que esta é a imagem mais importante, ou estou errado?

48812059.jpg

Alguém tem a imagem equivalente da HD6970? Pra ver o quanto é justificável o consumo fora de especificações frente ao poder de fogo nominal dela, pra começar?

slide1-600x335.jpg

Postado

2 x 2.7Tflops = 5.4 Tflops.

Isso é só a HD6990 OC que consegue. Ela consome, em "tipical game conditions", 415W

2 x 190W = 380W

A HD6990 OC consegue o dobro da performance, mas consumindo mais do que o dobro. Nem a escalabilidade aqui rolou.

Tem que comparar as porcentagens não OC e, principalmente, comparar com o que se conseguiu na série HD5000, onde NÃO se quebrou o limite de 300W nem com a HD5970. Mas a performance nominal foi ridiculamente próxima do dobro da HD5870.

Pelos dados que a AMD tá mostrando agora (óbvio, só vamos saber se vai ter valido mesmo depois dos testes com jogos, e as médias de ganho nas mãos), eu diria que não, não tá valendo a quebra do padrão, já que pelo jeito nem escalar escalou! :P

• Membro VIP
Postado
2 x 2.7Tflops = 5.4 Tflops.

Isso é só a HD6990 OC que consegue. Ela consome, em "tipical game conditions", 415W

2 x 190W = 380W

A HD6990 OC consegue o dobro da performance, mas consumindo mais do que o dobro. Nem a escalabilidade aqui rolou.

Tem que comparar as porcentagens não OC e, principalmente, comparar com o que se conseguiu na série HD5000, onde NÃO se quebrou o limite de 300W nem com a HD5970. Mas a performance nominal foi ridiculamente próxima do dobro da HD5870.

Pelos dados que a AMD tá mostrando agora (óbvio, só vamos saber se vai ter valido mesmo depois dos testes com jogos, e as médias de ganho nas mãos), eu diria que não, não tá valendo a quebra do padrão, já que pelo jeito nem escalar escalou! :P

Isso porque você esqueceu que a HD6990 tá com clock das memórias da 6950, e não da 6970.

Acho que exageraram no slide... ou erraram na placa.

Postado

Mesmo na OCed ela tá com o clock de memórias da HD6950?

Além do que... É impressão minha, ou isso piora? As memórias tão com clock mais baixo do que eu previ, mas ainda assim tá consumindo mais do que o dobro da que tem os clocks mais altos? Ou devo pensar que ela tá com clocks mais baixos, e ainda assim chegando ao dobro da performance nominal (o que é no mínimo estranho)?

Postado

Minha experiência com overclock numa escala de 0 a 10 é -1, mas, imagino que no caso de uma placa de vídeo para fazer o overclock teríamos que mexer no clock da GPU e das memórias, (se tiver algo mais digam ae por favor). Assim pergunto, faz sentido aumentar 50 Mhz no processador e por sua vez o consumo aumentar 75W? Pois é isso que eu vi no slide sendo que o clock das memórias nem foi alterado.

• Membro VIP
Postado

Devem haver mudanças consideráveis no sistema de energia dela, sendo que a AMD nao conseguiu criar uma eficiencia energetica saudavel, com isso imagino que esta criatura ira ferver já que energia mal aproveitada vira calor. Como calor excessivo diminui ainda mais a capacidade de qualquer circuito, tiveram de fazer essa sobrecarga pra ter algum ganho efetivo

• Membro VIP
Postado
Mesmo na OCed ela tá com o clock de memórias da HD6950?

Além do que... É impressão minha, ou isso piora? As memórias tão com clock mais baixo do que eu previ, mas ainda assim tá consumindo mais do que o dobro da que tem os clocks mais altos? Ou devo pensar que ela tá com clocks mais baixos, e ainda assim chegando ao dobro da performance nominal (o que é no mínimo estranho)?

Bom, seguindo a conta do seu post, pioraria.

Mas... eu acho que o problema está no slide, no que ele quer dizer. Eu acho que ao dizer que a placa pode lidar com uma carga de 450W não necessariamente quer dizer que naqueles clocks será isso o que será consumido, acredito eu que o 450W é o "headroom" para overclock que eles colocaram no powertune, sacou?

Se não for assim, concorda comigo que não faz diferença nenhuma fazer over nesta placa, uma vez que o powertune vai capar o desempenho? Para mim, eles colocaram na segunda bios 75W a mais para a galera brincar, mas os clocks base funcionam legal nos 375W em workloads não-furmark, veja:

90821143.jpg

Postado

Ah, isso que tu pensou? Eu cogitei a hipótese de um erro mais severo mesmo na confecção do slide. ;)

De qualquer forma: Concordo contigo Palladin, mas é exatamente por isso que eu disse, um, que não ia comparar o máximo mas os "tipical game conditions" dos dois... Afinal, aí supõe-se que estejam jogando o mesmo jogo em configurações idênticas (só mudaram a chavezinha de lugar). Dois, foi exatamente pelo fato de que não sabemos exatamente o que que as "tipical game conditions" querem dizer que eu disse, e quoto:

...só vamos saber se vai ter valido mesmo depois dos testes com jogos, e as médias de ganho nas mãos...

Por testes com jogos, me referia aos testes de sites renomados comparando o consumo nos mais diversos jogos das mais diversas placas... Aqueles gráficos de barras horizontais que a gente gosta tanto. ;) Só aí que vamos ter certeza do se valeu o preço ou não, mas, a priori, e com o que a AMD tá mostrando, sendo que ela deveria puxar a brasa pra sua sardinha... A minha interpretação é um belo de um "não valeu quebrar o padrão de forma alguma". ;)

Mas, que venham os testes! :D

Postado
Brand awareness, finally?

E parece que isso... é só no Brasil? Ou eu que não consegui localizar na versão internacional do site?

8.000 doletas é um financiamento bacaninha hein?

Só pra manchar de Vermelho o "Verde, Amarelo, Azul e Branco"...:D

Só no Brasil.

• Membro VIP
Postado

Bom, é isso daí... para mim, não foi nada diferente do que eu já tinha antecipado. A placa por si só é impressionante, e mais pro lado do desafio tecnológico, mas para o "entusiasta comum" (contradição em termos?) o CF pão-com-ovo é mais negócio.

Mas... para quem precisa de um eyefinity para ontem ou quer se aventurar pela estrada do quadfire, já tá calejado com gastos proibitivos, como de multimonitor, super gabinete, super refrigeração ou ainda em um esquema de watercooling parrudo. :)

Por último, o que eu não gostei mesmo foi do cooler de referência, ou melhor, o ruído... em pleno 2011 me aparecer uma placa referência como a mais barulhenta das gerações de VGAs recentes é triste. Eu achei que faltou para a AMD ousar um pouco mais no sistema de refrigeração, como partir pro esquema de 2,5 slots de tamanho: permite com que a placa aumente de tamanho (dissipadores maiores, temperatura menor, fan maior, ruído menor) e fica à prova de idiotas, caso alguém queira encaixar uma placa no 3º slot da placa mãe e sufocar esse monstro.

Vixe, vou dormir... os desfiles de ontem bagunçaram meu sono. :( tchau.

Postado
Por último, o que eu não gostei mesmo foi do cooler de referência, ou melhor, o ruído... em pleno 2011 me aparecer uma placa referência como a mais barulhenta das gerações de VGAs recentes é triste. Eu achei que faltou para a AMD ousar um pouco mais no sistema de refrigeração, como partir pro esquema de 2,5 slots de tamanho: permite com que a placa aumente de tamanho (dissipadores maiores, temperatura menor, fan maior, ruído menor) e fica à prova de idiotas, caso alguém queira encaixar uma placa no 3º slot da placa mãe e sufocar esse monstro..

Minha bola de cristal diz que a gtx590 terá triple-slot de referência.

Já chuto logo um apelido: "tijolo". =P

Mas sobre a 6990 acho que o Cooler está até bom, a placa parece estar bem desenhada em torno desse blower único, mas talvez se a AMD quisesse diminuir a margem de lucro ela poderia ter feito coisa melhor, realmente.

O bom: a 6990 peita muito bem SLI de gtx570 e consome menos até que SLI de gtx560 Ti. Se isso não é win, eu não sei o que é não.

• Membro VIP
Postado

Sim, toda a propaganda negativa que veio em torno dos 2x8 pins e da quebra de padrão e alto tdp, na prática não foi algo absurdo, é só ver que em carga típica (games) o consumo é por volta de 5-10% mais que uma GTX 580 e o desempenho fica em torno de 25-30% mais.

Postado
Sim, toda a propaganda negativa que veio em torno dos 2x8 pins e da quebra de padrão e alto tdp, na prática não foi algo absurdo, é só ver que em carga típica (games) o consumo é por volta de 5-10% mais que uma GTX 580 e o desempenho fica em torno de 25-30% mais.

Pra mim foram mais honestos que a Nvidia no lançamento do Fermi, que tentava mascarar os números altos... A AMD chutou o pau da barraca e disse que ia quebrar o padrão mesmo, mas no fim das contas não foi tão absurdo como se imaginava.

Postado

O ruído parece que tá feio mesmo, embora no Fud o reviewer disse que não parece tããão astronômico.

O chato é a absoluta falta de leak da gtx590, só que DEVE ser de 2x570.

---

Anandtech pergunta: Padrão PCI-E importa?

To get a second opinion on the matter we went straight to the source: The Peripheral Component Interconnect Special Interest Group (PCI-SIG), which is the industry group that defines the PCIe standard and runs the workshops that test for product compliance. The PCI-SIG’s member list is virtually everyone in the computing industry, including AMD, NVIDIA, and Intel, so everyone has some level of representation with the group.

So what does the PCI-SIG think about cards such as the 6990 which exceed the PCIe specification? In a nutshell, they don’t directly care. The group’s working philosophy is closer to approving cards that work than it is about strictly enforcing standards, so their direct interest in the matter is limited. The holy grail of the PCI-SIG is the PCI Express Integrators List, which lists all the motherboards and add-on cards that have passed compliance testing. The principal purpose of the list is to help OEMs and system integrators choose hardware, relying on the list and by extension PCI-SIG testing to confirm that the product meets the PCIe standards, so that they can be sure it will work in their systems.

The Integrators List is more or less exclusively OEM focused, which means it has little significance for niche products such as the 6990 which is split between end-user installation and highly customized OEM builds. The 6990 does not need to be on the list to be sold to its target market. Similarly the 5970 was never submitted/approved for listing, and we wouldn’t expect the 6990 to be submitted either.

It is worth noting however that while the PCI-SIG does have power specifications, they’re not a principal concern of the group and they want to avoid doing anything that would limit product innovation. While the 300W specification was laid out under the belief that a further specification would not be necessary, the PCI-SIG does not even test for power specification compliance under their current compliance testing procedures. Conceivably the 6990 could be submitted and could pass the test, leading to it being labeled PCIe compliant. Of course it’s equally conceivable that the PCI-SIG could start doing power compliance testing if it became an issue…

At the end of the day as the PCI-SIG is a pro-compliance organization as opposed to being a standard-enforcement organization, there’s little to lose for AMD or their partners by not being compliant with the PCIe power specifications. By not having passed compliance testing the only “penalty” for AMD is that they cannot claim the 6990 is PCIe compliant; funny enough they can even use the PCIe logo (we’ve already seen a Sapphire 6990 box with it). So does PCIe compliance matter? For mainstream products PCIe compliance matters for the purposes of getting OEM sales; for everything else including niche products like the 6990, PCIe compliance does not matter

fonte: http://www.anandtech.com/show/4209/amds-radeon-hd-6990-the-new-single-card-king/5

Postado

Alguém aí viu se já saiu aqueles reviews que eu gosto e sempre esqueço o site, onde no fim eles fazem aqueles gráficos de barras horizontais comparando as placas todas?

Postado

Também achei pau a pau nos testes que vi. Gostei!

Parece que enquanto a gente esqueceu de ficar descendo o ****** nos pobres programadores da AMD eles fizeram um belo trabalho otimizando o uso do CrossFire.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...