Ir ao conteúdo

Fonte regulavel de 1,2 a 12V com carga de 8A

gustavo 555

Posts recomendados

Postado

Obrigado oceano e todos pela ajuda!

Galera só mais uma coisa, acho que vou ter que comprar na farnell porque lá foi o unico lugar que achei todas as peças que presciso (apesar de serem beeem carinhas) por causa do preço do LM338 com encapsulamento TO3 (o mais barato R$21 e o mais caro R$313:ahh:) estou querendo usar o LM338 com emcapsulamento to-220 que é beeemm mais barato, posso usar ele sem problemas?

Postado

antes de comprar pense e veja esta fonte que ja indiquei atras e que como pode ver ja outros montaram e funcionabem

permite ainda ter controlo e corrente de saida e acrescentar voltimetro e amperimetro

http://forum.clubedohardware.com.br/indutor-saida-fonte/726520

http://www.electronics-lab.com/proje...003/index.html

http://www.electronics-lab.com/proje...022/index.html

http://www.avr.4mg.com/custom4_1.html

mas claro a decisão e sua

Postado

Oceano eu olhei bem essa fonte que você me passou mas é que ela só tem capacidade de carga de 3A e eu quero uma coisa mas forte entende?

Inclusive esta procurando algum jeito de inclementar na minha fonte esse controle de corrente, mas não obtive sucesso.

Se você tiver algum material que possa me ajudar... Grato!

• mês depois...
Postado

Bom galera, decidi não fazer a fonte com o LM338, e sim com o LM317, que no proprio datasheet encontrei um circuito com tensão e corrente regulaveis.

Não vou conseguir os 8A desejados, mas o circuito fornece até 5A, mas já ta de bom tamanho.

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/nationalsemiconductor/DS009063.PDF

É o circuito da pagina 8, "5A Constant Voltage/Constant Current Regulator"

Bom, infelizmente surgiram duvidas quanto ao LM301A, no pino 4 esta escrito -6V, ta então devo ligar ele em -6V, certo?

Mas no datasheet informa sobre "Power Supply Voltage" - "VCC, VEE" = "+ou- 18V"

Até onde entendi esse "+ou- 18V" seria a diferença entre VCC e VEE, então a maxima tensão seria de 12V, certo?

Mas ai vem o problema, onde ligo o pino 7? o circuito indica +V mas eu estou perdido quanto a essa parte.

Abrigado e até mais!

Postado

nao e isso

significa que:

vcc+ pode ter um valor max de +18V

Vcc- pode ter um valor max de -18 V

uhmm, então entendi errado, mas mesmo sendo18V ainda não consigo ver um o ponto em que posso liga-lo.

Até mais!

Postado

ok meça a tenssao do transformador em sem carga e depois com carga de 5A em AC

assim pode determinarce a capacidade de filtro a usar

no seu caso o ponto V+ do lm301 pode ser ligado a tensão de entrada , embora seja aconselhavel usar um filto adicional para a alimentação do opamp com uma resistencia de baixo valor e um condensador.

• Membro VIP
Postado
Bom galera, decidi não fazer a fonte com o LM338, e sim com o LM317, que no proprio datasheet encontrei um circuito com tensão e corrente regulaveis.

Não vou conseguir os 8A desejados, mas o circuito fornece até 5A, mas já ta de bom tamanho.

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/nationalsemiconductor/DS009063.PDF

É o circuito da pagina 8, "5A Constant Voltage/Constant Current Regulator"

Bom, infelizmente surgiram duvidas quanto ao LM301A, no pino 4 esta escrito -6V, ta então devo ligar ele em -6V, certo?

Mas no datasheet informa sobre "Power Supply Voltage" - "VCC, VEE" = "+ou- 18V"

Até onde entendi esse "+ou- 18V" seria a diferença entre VCC e VEE, então a maxima tensão seria de 12V, certo?

Mas ai vem o problema, onde ligo o pino 7? o circuito indica +V mas eu estou perdido quanto a essa parte.

Abrigado e até mais!

As vezes observo seu comportamento e vejo que a não objetividade, a dispersão é uma de suas características principais.. Não cabe aqui nesse meu comentário nenhuma crítica pessoal a você mas sim uma constatação, para que reflitas na origem do teu problema ai com a fonte.. Não raras vezes a gente no afã de aprender, de ser completamente prevenidos na hora de montar uma fonte para bancada se apega em valores assim um tanto sem nexo talvez..

Veja bem a sua declaração...

"Esses tempos atrás desmontei um radio e retirei um transformador de 12V (Se não me engano depois de retificada vai ter por volta de 15V) e ele me fornesse 8 amperes de carga"

Em função disso dai (de validade totalmente discutível, pois jamais vi algum rádio que tivesse um transformador com essa potência dai, que daria quase 100 Watts) Seria um rádio transmissor?? Qual?? Rádio receptores, por maior que seja seu amplificador, não costumam ter essa potência dai.. Dizia em função disso necessitas de fonte de 8 Amperes de saída....

Depois, a pergunta que não quer calar... Sim de 1,2 a 12 Volts uma sábia decisão de escolha, mas 8 Amperes??? Me pergunto se existe a real necessidade dessa fonte dai. Se a fizeres, ou vai ficar um trambolho no tamanho pelo dissipador ou provavelmente jamais ou muito raramente a vais utilizar em toda a sua capacidade de corrente...

A seguir uma alternativa de decisão.. Não mais 8 Amperes mas sim 5 Amperes agora, mas como limitador de corrente.. É esse seu circuito último ai aonde tens as dúvidas...

Me pergunto aonde vais usá-lo que não se conseguiria uma solução alternativa fácil, facílima.. Ai vem alguem e diz.. Mas se eu quiser carregar uma bateria de 1,2 Volts com 100 mili Amperes constantes. Ora, coloca um resistor a partir de uma fonte com saída de 12 volts e terás praticamente a mesma fonte de corrente.. Já tive fontes com ajuste de corrente e sei, em longos 30 anos de bancada, de sua quase que total inutilidade.

Esses entraves fazem com que sua montagem fique dificultada. Faça o simples, o feijão com arroz..

Veja, fontes ajustáveis de 1,2 a 12 eu já as fiz talvez mais de 10... Todas elas sem impresso, todas elas auto-suportadas em seus elementos fixados em dissipador, etc... Ai numa tarde sai uma fonte... Tenho uma na minha bancada, que é meu dengue, de 1,2 a 16 Volts x 3 ou 4 amperes se não me engano, me acompanha a mais de 15 anos.. Nunca deu um defeito e resolve praticamente todos os meus problemas..

Quando começas a enfeitar ai a coisa complica. Não que não seja possível de ser feita, não que não seja viável, bonita, para inglês ver... Mas é que dai nunca sai do papel pois as exigências, os contornos atrapalham...

A primeira escolha real é o porque queres uma fonte, qual o universo de teu uso mais frequente?? Definido teu desejo, parte-se para os limitadores, os contornos, que são o transformador que tens ( e duvido um pouco que ele vá oferecer 12 Volts a 8 Amperes) Teste-o. Coloque um pedaço de resistência de chuveiro dentro de um balde com agua e tire 8 Amperes dele. Se a tensão, de 12 volts AC em aberto, cair mais de 10% esqueça, pois ele não será um transformador para fornecer 8 Amperes em 12 Volts..

Outro contorno é o LM338, invólucro TO3. Se realmente é assim difícil de se conseguir, abandone-o e parta para solução alternativa, mas evite inventar história.. Não faça o difícil faça o mais fácil..

Na Compomil vi ele por R$ 10,98

CI: LM 338 K

Código de produto: 160652

Preço: R$ 10,98

Mas que seja, use o LM317... Se a corrente que ele maneja não for de tamanho suficiente para que o mesmo atenda suas exigências, adote um regulador by-pass do mesmo.. Entendendo do que se fala...

Esse regulador se baseia no seguinte princípio:

LM317comBy-pass.jpg

A corrente I LM317, enquanto não estabelecer sobre aquele resistor de entrada uma queda igual ou maior a VBE (tipicamente 0,6 Volts) não circulará corrente sobre o transistor PNP, e desse modo o LM317 se comportará como se sozinho estivesse. A partir do momento em que a corrente exigida pela carga for de tamanho suficiente para que essa queda ponha o transistor em operação, ele passará a ofertar parte da corrente da saída. Aquele valor de 0,6 Ohms da entrada está mais ou menos calculado para que a partir de 1 Ampere em cima do LM317 o transistor passe a ajudar by-passando corrente... Simples, não???

Problema:

O LM317 é praticamente indestrutível, a prova de idiotas, ele tem limitação de corrente e além disso tem limitação térmica.... Mas o transistor não... Desse modo a corrente de saída, se aumentar de um modo descontrolado, via transistor, esse poderá se danificar.. O que fazer??

Duas alternativas de proteção as quais aconselho adotar:

1) Termicamente proteger o transistor. A aposição do LM317 no mesmo dissipador do transistor, o quanto mais juntos melhor, e com o melhor acoplamento térmico que se consiga oferecer, fará com que ao aquecimento desmesurado do transistor aqueça também o LM317, fazendo-o entrar na zona de proteção térmica, cortando desse modo também o transistor..

2) Por corrente proteger o transistor, de uma modo muito simples, com a adição de um simples resistor a mais.. Veja o esquemático agora:

LM317comBy-passprotegido.jpg

Viste ali a inserção de um novo resistor no emissor do transistor de by-pass. Alteraram-se os valores. Agora, ao passar por exemplo 1 Ampere pelo LM317, se estabelecerá no resistor de 1 ohm a tensão de 1 Volt.. Desse 1 volt, 0,6 ficarão no VBE para garantir a condução do transistor e os restantes 0,4 Volts ficarão sobre o resistor de 0,1 ohm... Mas a velha lei de ohm me diz que 0,4 Volts sobre 0,1 Ohm significam 4 Amperes pelo transistor de By-pass e 1 Ampere pelo LM317, totalizando 5 Amperes ai na saída...

A corrente pelo transistor não vai aumentar pois se aumentar sobe a queda sobre o resistor de emissor do mesmo e ele tenderá a se cortar..

Claro que toda essa explicação é meramente para que se possa entender. Muitas mais variáveis estarão em jogo, mas sempre ao nosso controle através da correta colocação dos valores desses resistores. Pouco a mais pouco a menos e se tem uma variação bem grande na faixa útil da fonte..

Isso dai é simplificar entendendo o porque das coisas e não simplesmente adotando esquemáticos meio que de bancada..

Como escolher o transistor PNP... Escolha algum que possa estar a mão, de boa capacidade de corrente. No mínimo 2 a 3 vezes a corrente limite de seu uso..

Nessa teoria dai, com um LM7912 eu fiz uma fonte fixa de 13,8 Volts x 30 Amperes para ser usada em rádio PY. Tem uns três anos de uso em campo sem nenhum defeito. A prova de *****... com proteção contra curto, etc e tal... Sem circuito impresso, direto sobre os transistores, que eram em número de 4 além do CI regulador...

Ai também usei do artifício da simplificação.. Porque usar um 7912 (regulador negativo para fazer uma fonte positiva de 13,8 Volts??). Para simplificar pois dai os transistores de by-pass ganhavam umas três vantagens:

1) Poderiam ser NPN, mais facilmente encontráveis e mais baratos;

2) Seu coletor teria o potencial do comum dos 13,8 Volts e desse modo poderiam ser fixados sem isolação no dissipador, com mesmo potencial da caixa de ferro da fonte (usaria a caixa também como extensão do dissipador)

3) Um problema muito comum em fontes dessa natureza é cair alguma peça, parafuso, arruela, prego, o que valha sobre o transistor de potência que não fosse a topologia adotada teria em seu coletor uma tensão diferente da tensão da caixa da fonte, aumentando em muito o risco de curto carcaça da fonte com carcaça do transistor..

E assim vai... Fazer funcionar em eletonica é fácil... Estabelecer um diferencial competitivo, em preço, em qualidade, em dinâmica, em desempenho, em otimização de espaço de tamanho ou peso, é que vai fazer a diferença...

Digo a você, como colaboração.. Simplifique sua vida, arranje alternativas, mas domine as mesmas. Só assim vais conseguir apresentar um diferencial nesse ramo da eletrônica aonde se pode fazer a mesma coisa de 200 modos distintos, uns mais simples e geralmente mais confiáveis e outros... Bem outros são outros dentro da mesmice...

Abraço...

Postado

Em função disso dai (de validade totalmente discutível, pois jamais vi algum rádio que tivesse um transformador com essa potência dai, que daria quase 100 Watts) Seria um rádio transmissor?? Qual?? Rádio receptores, por maior que seja seu amplificador, não costumam ter essa potência dai.. Dizia em função disso necessitas de fonte de 8 Amperes de saída....

Bom o transformador é realmente grande e quando meçei a corrente do mesmo era isso mesmo.

"Depois, a pergunta que não quer calar... Sim de 1,2 a 12 Volts uma sábia decisão de escolha, mas 8 Amperes???"

Bom a decisão de 8 Ampéres foi por causa do transformador.

"Me pergunto aonde vais usá-lo que não se conseguiria uma solução alternativa fácil, facílima.. Ai vem alguem e diz.. Mas se eu quiser carregar uma bateria de 1,2 Volts com 100 mili Amperes constantes. Ora, coloca um resistor a partir de uma fonte com saída de 12 volts e terás praticamente a mesma fonte de corrente.. Já tive fontes com ajuste de corrente e sei, em longos 30 anos de bancada, de sua quase que total inutilidade"

Bom, acho que ai esta mais um defeito meu, infelizmente, sou muito indeciso e acabo me deixando levar pela cabeça dos outros.

"primeira escolha real é o porque queres uma fonte, qual o universo de teu uso mais frequente??"

Bom, eu uso ela na bancada, mais ai você me pergunta o porque de 8A? uma que o transformador oferece essa carga (Bom pelo menos no que testei, mas vou fazer novos testes) e outra pelo fato de quando se precisa de uma fonte para amplificadores. Tenho uma feita com o LM317 que é excelente! porém fornece apenas 1.5A o que para amplificadores, muitas vezes, é pouco.

"Outro contorno é o LM338, invólucro TO3. Se realmente é assim difícil de se conseguir, abandone-o e parta para solução alternativa, mas evite inventar história.. Não faça o difícil faça o mais fácil.."

Não é que seja difícil de se achar, mas sim caro, e eu gosto muito de comprar no soldafria, e lá infelizmente não tem, por isso estou tentando um circuito mais "viavel", para mim.

"Mas que seja, use o LM317... Se a corrente que ele maneja não for de tamanho suficiente para que o mesmo atenda suas exigências, adote um regulador by-pass do mesmo.. Entendendo do que se fala..."

Já tinha pensado nisso, mas o problema é que não sei pelo que procurar, qual é o nome desse tipo de configuração, agora você já disse "egulador by-pass".

E até explicou como funciona! No proprio circuito que queria fazer tinha esse mesmo tipo de configuração, porém não tinha explicação.

Bom, como você disse não sou muito objetivo nos meus posts, então vou dizer as minha decisões na construção dessa fonte:

Como você disse o controle de corrente não é tão util assim, certo? Então esqueça o mesmo. (Olha eu deixando me levar pela cabeça dos outros... mas já que tem duas "cabeças tentando" me levar tenho que tomar uma decisão...)

O circuito vai ser com o LM 317 com o transistor de By-pass.

Bom a partir de agora acho que posso me virar, já foi ensinado como calcula-se o resistor para que o transistor possa entrar em operação, já sei como se calcula os potenciômetros... Já sei qual os tipos de proteção e como aplica-las...

Agora é só respeitar os limites de ambos (regulador e transistor) e pronto.

Bom, faller, agora eu tenho uma coisa a te dizer, que acho que não sou só eu que penso assim, além de um otimo professor da meteria "fontes" (conserteza posso considerar você sim como um professor) e além de tudo um professor da vida, não te conheço pessoalmente, mas pelo jeito que você fala com certeza você é uma otima pessoa, não só você mas muitos outros integrantes aqui do forum!

Muito obrigado pela ajuda, e desculpe por qualquer coisa.

Moderador peço que ainda não feche esse topico, pois quando chegar os componentes eu vou fazer essa fonte e postar aqui.

Até mais!

Postado

realmente assim e difícil ajudar

este topico ja passou por N fases diferrentes e já tem muitas hipoteses de escolha

quando se decidir que tipo de fonte quer fazer avise

• Membro VIP
Postado

Gustavo 555... Não necessitas de modo algum pedir desculpas. Não foi jamais o meu objetivo te ofender, te repreender ou o que valha, até porque nem cabe.. Quero sim é te ajudar como lá atrás, quando provavelmente com a tua idade, muitos e muitos me ajudavam e justamente dizendo como fazer, explicando a teoria muitas vezes da coisa... Grande parte do que se faz em eletrônica não necessita mais do que bons conhecimentos e domínio da lei de Ohm, Malhas, Potência e nada mais... Bom senso acima de tudo..

Tendo o domínio disso dai e o conhecimento ultra básico dos componentes, o resto vai de lambuja. Os datasheets dos CI´s tem tudo o que necessitamos saber.. Leia os mesmos, interprete, entenda o que cada variável cada contorno vai significar e aonde é que ele pode lhe ajudar. A vida dentro da eletrônica será bem mais simples...

Reveja a questão de seu transformador ai.. Veja bem como o testaste para poder afirmar que ele era capaz de dar 8 amperes. Como mediste o mesmo???

Para se comportar como um transformador de 12 Volts x 8 amperes, ele deve poder manter a tensão próxima aos 12 Volts, mesmo oferecendo 8 Amperes à carga. diria, em aberto a tensão dele deveria ser digamos 12 Volts, e ao puxar 8 Amperes do mesmo essa tensão não poderia cair abaixo dos 10,8 Volts, digamos 10,5 Volts no mínimo.. Ai sim ele se comportaria como um trafo de 12 Volts x 8 Amperes... Duvido muito, se vindo de um rádio...

No mais pode sempre contar comigo para o que puder ajudar.

Abraço...

Postado

faller, vou ser sincero com você, eu só consigo medir a corrente de um trafo depois de retificala, fiz o teste que você me falou da resistencia, mas não obtive resultados.

Essa corrente de 8 Amperes eu meçei da seguinte maneira, como você pode ver eu criei o topico em 13/10/2009, um pouco antes 1 ou 2 dias antes eu testei esse trafo em uma ponte retificadora de 1A, feita com diodos 1N4001, e se não me engano 1 capacitor de 1000uf, e coloquei o multimetro na saida e liguei o trafo, por +ou - 5 segundos pude ver 8A no multimetro, mas ai a ponte começou a fumaciar, ai fiquei com medo de ligar novamente e explodir alguma coisa. Mas ai você deve estar se perguntando mas você ligou ele sem carga? como ele marcou 8A? Isso eu não sei explicar, pois já fiz isso com varios trafos e alguns marcam corrente e outros não, mas sempre os que marcam, quando testo com carga dão os mesmos resultados.

Bom, Não pude confirmar essa corrente, mas acreditei na mesma pelo fato do trafo ser bem grande e pesado, e também pelo fato de ele ser de 12V.

Desculpe se passei essa informação errada, mas uma coisa eu tenho quase certeza, comparei o tamanho dele com um de 5A e o mesmo apresenta tamanho e peso parecido com o de 5A, então acredito que ele possa não ser de 8A mas possa ser de alta corrente sim.

O trafo com que comparei não é meu, infelizmente. Ele tinha marcado em uma etiqueta que era de 5A, é de um radio que pequei para dar uma olhada (o radio é de um colega do meu pai, e ele é dos bons, da aiwa, o problema era um fio solto...)

Mais uma vez peço deculpa pela informação errada que passei, e também pelo alvoroço que essa informação causou!!

Mas agora vou pedir os componetes, e provavelmente semana que vem eles já estarão aqui em casa, ai vou poder fazer essa fonte.

Muito obrigado aos amigos que ajudaram até agora. Oceano acho que você retratou o que o faller disse, que são as inumeras possibilidades de se fazer um circuito no mundo da eletronica!

• Membro VIP
Postado
faller, vou ser sincero com você, eu só consigo medir a corrente de um trafo depois de retificala, fiz o teste que você me falou da resistencia, mas não obtive resultados.

Essa corrente de 8 Amperes eu meçei da seguinte maneira, como você pode ver eu criei o topico em 13/10/2009, um pouco antes 1 ou 2 dias antes eu testei esse trafo em uma ponte retificadora de 1A, feita com diodos 1N4001, e se não me engano 1 capacitor de 1000uf, e coloquei o multimetro na saida e liguei o trafo, por +ou - 5 segundos pude ver 8A no multimetro, mas ai a ponte começou a fumaciar, ai fiquei com medo de ligar novamente e explodir alguma coisa.

Amigo Gustavo. A eletrônica tolera muitas variações, muitos diferentes modos de se fazer a coisa, mas tudo tem limites...

Medir corrente de saída colocando em curto essa saída é o fim da picada..

Veja, um transformador é uma fonte de tensão. Quando você coloca um medidor de corrente (amperímetro) na saída, quer seja via ponte de diodos, com capacitor ou não, você está colocando em curto essa tensão de saída. Ai o que tens não são 12 Volts e sim a queda de dois diodos, alguma queda pouca no fio e alguma ainda sobre o amperímetro. Digamos uns 2 Volts no máximo. Tivestes uma saída do trafo, deduzida por mim, em torno dos 2 Volts mais ou menos, com 8 Amperes.. Isso em potência significa 2 Volts x 8 Amperes = 16 Watts..

Pois muito bem. Esse seu transformador conseguiu num teste de curto circuito entregar cerca de 16 Watts no secundário...

Posso com bastante firmeza te dizer que esse trafo conseguirá te entregar úteis 16 Watts em 12 Volts o que daria P = VI : 16 = 12 x I da onde I = 16/12 = 1,34 Amperes

Como eu afirmava esse seu transformador não vai fornecer 8 Amperes úteis em 12 Volts nem que a vaca tussa. Deve ser um transformador de 12 Volts x 1 ou 1,5 amperes no máximo...

Veja que o teste com o amperímetro não é válido pois na hora que o fazes estás colocando o transformador em curto e a tensão no seu secundário não vai ser de 12 Volts nem que a vaca tussa... Desse modo não o podes classificar como 12 Volts x 8 amperes.

No máximo esse seu transformador é de 12 Volts x 1,5 amperes

Isso tudo acaba de dar maior consistência ainda em tudo o que te afirmei ali acima naquele post comprido como a corrente desse teu "transformágico" dai...

Pés no chão e atenção ao princípios mais elementares da eletricidade, porv exemplo:

Os medidores:

Voltímetro: Se comporta como fosse um circuito de alta impedância, não vai interferir no circuito a ser medido..

Amperímetro: Se comporta como um curto circuito, tem que ser inserido em série com a carga da qual se quer medir a corrente. Jamais se coloca um amperímetro direto numa fonte de tensão, como o é uma pilha, um transformador, uma tomada da parede. Aliás.. Quando lecionava em curso técnico de eletrônica a maior constatação de queima, dano, explosão de multitester era o aluno que insistia em querer medir a tensão da tomada e logo após a corrente da tomada, do mesmo modo, colocando as duas ponteiras na tomada...

Esses conceitos básicos não os pode pular por cima.. Quando quiseres ler a corrente que um transformador pode fornecer, coloque um voltímetro em sua saída e coloque o amperímetro em série com uma carga a saída do mesmo. Vá variando a carga até que a tensão de saída, lida no voltímetro, caia em 10% digamos. Ai anote a corrente lida no amperímetro. Essa será a corrente que o transformnador poderá fornecer caindo somente 10% sua tensão de saída.. Se fores adiante, com carga mais pesada ainda, a corrente que ele vai fornecer aumentará, nmas a tensão vai cair, até um ponto da corrente de curto circuito, que não lhe serve para nada, pois no curto a tensão da saída do transformador estará perto de zero... Como alimentar alguna coisa com zero Volts...

.... fiz o teste que você me falou da resistencia, mas não obtive resultados...

Um de nós dois está louco.... Não lembro de ter falado nada em teste da resistência???? De onde você tirou isso dai???

Base.... Base em elétrica é do que necessitas.. Estudo e mais estudo. Somente assim vais evoluir..

Abraço...

Postado

faller essa parte aqui, "Teste-o. Coloque um pedaço de resistência de chuveiro dentro de um balde com agua e tire 8 Amperes dele." eu fiz isso em corrente alternada.

É nesses rapidos 4 ou 5 meses de estudo, posso dizer que quase o dia inteiro na frente do PC estudando, evolui muito, mas acho que ainda tem um universo de coisas para se aprender, e nesses 5 meses de estudo não estudei essa parte de como funciona um amperimetro e um voltimetro....

Mas a vida é assim né, vivendo e aprendendo...

Obrigado faller pela "aula" e até mais!

EDIT:

Bom faller você tem razão! esse trafo, não me fornece 8A e nunca vai me fornecer, a menos que ele fosse um "transformágico".

Fiz os testes aqui em casa, e fornecendo 1.7A, depois de retificada e filtrada, a tensão caiu de 17V para aproximadamente 12V!!

Mas o que me surpreendeu é que o tamanho dele comparado com um de 1.5A por 9V,(esse eu sei que é de 1.5A, pois a placa onde estava tinha uma retificação com diodos 1N5395 e um capacitor de 2200uf e dessa vez eu testei ele corretamente) esse nosso "transformágico" é uns 30% maior e bem mais pesado. E com isso decobri que o transformador de "5A"(aquele do radio que citei a uns posts acima) com que comparei o mesmo, pode até mesmo não ser de 5A, sei lá, acho que pelo tamanho é quase que impossivel se destinguir a corrente que esse transformador pode suprir.

Mas agora acho que podemos esquecer o fato de poder usar esse transformador na minha fonte, porque se for pra usar ele suprindo uma corrente dessas eu prefiro continuar apenas com a minha fonte de 1.5A que está excelente....

Agora quero pedir mil desculpas aos amigos que se propuseram a ajudar nesse topico, pelo fato da minha ignorância ser tamanha a ponto de passar uma informação absurda dessas! E agradeçer aqueles que abriram os meus olhos e me fiseram enxergar a tamanha bobeira que estava cometendo.

Apesar de contrangido, pelo que fiz, estou feliz, pois aprendi muita coisa com esse topico!

E não pensem que desisti dessa fonte! pelo contrario, estou mais animado para faze-la!

Vou arrumar um trafo que me forneca essa corrente de 5A, ou vou comprar um ou vou no ferro velho ver se acho um, mas dessa vez vou ter a certeza que esse trafo é realmente de 5A!

• 2 meses depois...
  • 8 meses depois...
Postado

Bom Dia Pessoal!

Pegando a duvida no nosso amigo, eu montei essa fonte:

http://www.eleccircuit.com/wp-content/uploads/2008/01/1_to_32v_5a_short_circuit_protection_power_supply_by_lm338.gif

Meu trafo é de 5A mas quando eu consumo quase 1A em 12v (800mA) o lm338 aquece num ponto que nenhum dissipador consegue esfria-lo, nem com ventilação forçada.

Eu etava querendo ligar uma placa de efeito peltier que consome 4.8A mas quando eu ligo a tenão cai para 0 e a corrente também.

o que está acontecendo? o que eu devo substituir para conseguir os 5A de saida.

Orbigado

• Membro VIP
Postado
Bom Dia Pessoal!

Pegando a duvida no nosso amigo, eu montei essa fonte:

http://www.eleccircuit.com/wp-content/uploads/2008/01/1_to_32v_5a_short_circuit_protection_power_supply_by_lm338.gif

Meu trafo é de 5A mas quando eu consumo quase 1A em 12v (800mA) o lm338 aquece num ponto que nenhum dissipador consegue esfria-lo, nem com ventilação forçada.

Eu etava querendo ligar uma placa de efeito peltier que consome 4.8A mas quando eu ligo a tenão cai para 0 e a corrente também.

o que está acontecendo? o que eu devo substituir para conseguir os 5A de saida.

Orbigado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!