Ir ao conteúdo

Ajuda com motor DC

CristianD

Posts recomendados

Postado

Dâe pessoal!

Estou montando um projeto, no qual eu devo fazer um contador de 10 a 0, e quando zerado o contador, ele deverá emitir um pulso para acionar um motor. Minha dúvida é, como fazer a parte para acionar o motor? E como posso fazer o motor andar mais rápido?

Abraços ^_^

Postado

CristianD você queria um circuito contador regressivo que quando chegar no 0 dispare um pulso apenas e com esse pulso acionaria o motor é isso ?

Se for isso mesmo, não tenho certeza, mas acho que daria pra fazer com um tiristor, que quando acionado deixaria conduzir até que o circuito fosse desligado.

Corrigão-me se estiver errado !

Espere mais opiniões.

Postado

gustavo 555 é isso mesmo, desde que, quando o pulso fosse cortado o motor ainda permanecesse funcionando.

Se tiver como mandar um esquema desse circuito, agradeço ^_^

Postado

Sobre o esquema você queria a parte de contador ou só a parte que vai ativar o motor depois do pulso?

EDIT.

Se for só a parte do tiristor ta ai:

http://img381.imageshack.us/i/circuitocomtiristor.jpg/

Só que ao invés do circuito com botão que vai ligado no gate do tiristor você coloca o contador regressivo.

o outro botão que vai no anodo do tiristor deve permanecer ligado, e quando você quer parar o motor você desativa o botão e pronto, ele só vai ativar o motor novamente quando houver outro pulso no gate do tiristor.

O tiristor pode ser um SCR, mas você vai ter que achar um que atenda as configurações do motor (corrente, tensão).

Espero ter ajudado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...