Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Extream ATX Aurora FEX-85R14HE - 850W Real


DemonXStyle

Posts recomendados

Galera seguinte comprei a aurora e tenho uma seventeam 450w reais, eu comprei a 850w porque eu to usando uma Sapphire 5850, é o seguinte quando o preço das mobos 1366 e os i7 estiverem mais baratos eu vou trocar e basicamente eu comecei pela fonte e vga q pretendo um crossfire da sapphire 5850 (coisa linda né).

vamos a minha duvida galera eu penso aqui se eu pegar a 450wr e ligar só a mobo e deixar as vgas na 850wr

é perigoso? posso fazer algo assim? perigo de queimar? seila espero q vocês me digam

eu penso também em deixar a fonte só pra cooler também da pra aumentar a quantidade né

ansioso pela resposta obrigado desde ja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, pelo o que eu sei, voce pode usar duas sim, MAS COMO voce VAI FAZER AS DUAS LIGAREM AO MESMO TEMPO???

Existe como fazer isto sim, mas nao sao todas as fontes que aceitam

Achei uma explicaçao no guiadohardware:

"Então vamos lá, na ver dade é bem simples.

No caso das fontes ATX elas precism que seja dada a partida, isso é feito pelo fio ver de existente no conector de força da placa mãe, então para fazer a nossa gambiarra devemos conectar tudo da seguinte forma.

Fonte principal: que é a fonte que vai conectada a placa-mãe, essa fonte é instalada normalmente na placa-mãe, a única modificação nela é descascar (na altura em que for mais conveniente para a organização dentro do gabinete), um segmento do fio verde do conector da placa-mãe, o suficiente para enrrolar uma ponta descascada (cerca de 1,5 cm), faça o mesmo em um dos fios pretos que ficam ao lado do verde, qualquer um serve.

Na fonte secundária, que vai alimentar outros dispositivos v/ corta bem próximo ao conector da placa-mãe o fio verde e um dos fios pretos e descasque as pontas.

Enrrole as pontas descascadas da fonte secundária nos fios descascados da fonte primária e isole.

Ajeite tudo dentro do gabinete conectando a fonte primária na placa mãe e outros dispositivos, conecte a fonte secundária nos dispositivos que v/ quer que ela alimente deixando o conector da fonte secundária solto (evidente, pois não vai ter onde, conectá-lo).

É isso, sua gambiarra está pronta para funcionar, basta conectar uma cabo de força em cada fonte e ligar o micro normalmente, as duas fontes vão dar a partida juntas e desligar juntas quando v/ desligar o micro."

Mas uma coisa, tome cuidado...

Nao vai queimar nenhuma...

EU TE EXPLIQUEI COMO FAZER, MMMAAAAASSSSS voce NAO VAI PRECISAR FAZER ISSO, ESSA AURORA DE 850W É MUITO BOA, NAO VAI FALTAR ENERGIA NEM PRA 4X 5850

Beleza?!?

Espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
apenas uma duvida:

por que você quer utilizar duas fontes?

cara desculpa a demora pra responder mas vendi minha mobo pra pega uma com novo chipset pros novos i7 (tive q compra um vagaba ta mt caro o.O)

então tava sem pc em casa mas olha eu queria de frescura mesmo cara eu na verdade queria corta o meu gabinete e sai metendo cooler mas sem usa a minha nova fonte e sim a velha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
cara desculpa a demora pra responder mas vendi minha mobo pra pega uma com novo chipset pros novos i7 (tive q compra um vagaba ta mt caro o.O)

então tava sem pc em casa mas olha eu queria de frescura mesmo cara eu na verdade queria corta o meu gabinete e sai metendo cooler mas sem usa a minha nova fonte e sim a velha

A maior parte dos fans de gabinete pede 12 Volts x 0,3 Amperes no máximo. Isso significa uma potência de cerca de 12 x 0,3 = 3,6 Watts cada fan. Se colocares 10 fans, o que acho um absurdo total, viraria um helicóptero, não vai passar de 36 Watts, nem 10% da capacidade de uma fonte de 450 Watts. Outra, a placa de vídeo 5850 não é nenhuma devoradora de energia não, sua exigência não deve chegar a 110 Watts. Acho que isso tudo dai que você tem pode ser alimentado tranquilamente por uma boa e confiável fonte de 450 Watts úteis.

Agora, tens certeza de que tua fonte de 450 Watts da ST consegue te entregar esses 450 Watts. A Seventeam tem diversos modelos de fontes de 450 Watts, uns entregam outros não..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual modelo exato desta bicha?(a fonte)

Nem na pior das hipóteses, um sistema com I7, e uma 5850 chegaria perto de consumir os 450w de uma fonte de alimentação, e é bem capaz da mesma, se fornecer realmente a potência rotulada, aguentar suas duas 5850 em crossfire.

Agora, se pretende exagerar na potencia da fonte, pra trabalhar com margem de segurança e folga(o que consequentemente, teoricamente, te daria uma eficiencia media maior), pegue uma fonte mais forte.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não sou tão confiante com fontes de baixa potencia... ja tive uma de 450W da Seventeam que nao segurou meu quad+250GTS.

neste topico aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/duvidas-over-meu/729122

O cara com um Quad +9600GT + 4Gb DDR3 e a Seventeam de 550W dele abriu as pernas.

Não sei falar sobre a extream aurora, mas se ela fornecer 850 real, pode ficar tranquilo e utilizar apenas ela.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Membro VIP
Caro colega. Falar de fontes, assim genericamente, citando somente sua marca e potência, infelizmente para algumas marcas isso não funciona.

Cito um exemplo para que entendas, mostrando dois modelos de fonte comerciais a venda no Brasil de 550 Watts da Seventeam, ambas de 550 Watts..

Seventeam ST550BAZ:

ST-550BAZ.jpg

Seventeam ST550 PAM:

ST550P-AM_Etiqueta.jpg

Para não me alongar demais te convido a observar a máxima potência entregue por ambas as fontes nas linhas de 12 Volts

A primeira promete entregar 380 Watts

A segunda promete entregar 480 Watts

São belos 100 Watts de diferença entre duas fontes de 550 Watts de um mesmo fabricante. Você deve saber que as linhas de 12 Volts são as que realmente interessam na análise de uma fonte, desse modo, se permites um conselho, evite citar nome ou marca da fonte e potência somente..

O que vale, o que conta, para uma análise minimamente séria é o modelo dessa fonte..

Abraço...

Não estou criticando a marca, pois é uma marca que eu gosto bastante.

Vem cá, uma fonte de 380Watts ou 480Watts nao conseguiria segurar o computador do amigo com sobra?

Quad core + 9600 GT? (referente ao topico que quotei)

Ou tem algo errado nestes calculos que fontes de 450 ~ 550watts seguram "computadores top" ou todo mundo está "zicado" com fontes.

Não vou estender D+, mas veja bem essa fonte

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=90112

Quantos Watts ela consegue entregar?

Me informaram e juraram de pés juntos que ela seguraria um Quad + 250GTS, quando coloquei pra funcionar, em FULL, não segurou.

Não estou criticando marcas e nem comentários, só estou dizendo que não adianta montar um pc bacana e achar que uma fonte de qualidade de 450 ou 550w vai segurar a maquina, por experiencia propria de vivencia e não de numeros eu posso dizer isso.

PS: Não entendo de eletronica, eu só entendo o que eu coloco pra funcionar e funciona ou não, talvez meu comentário nao tenha embasamento tecnico de watts, amperes, numeros, etc, mas tem vivencia de saber que algo funciona ou não funciona.

abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez meu comentário nao tenha embasamento tecnico de watts, amperes, numeros, etc, mas tem vivencia de saber que algo funciona ou não funciona.

abração.

Quem parte de premissas falsas chega a conclusões falsas. Você está no rumo certo da potencialite aguda, a menos que abandone a premissa de que tais fontes Seventeam são de real qualidade.

No caso da postagem original, basta equecer a Seventeam e manter a Aurora. Não precisa criar gambiarra nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quem parte de premissas falsas chega a conclusões falsas. Você está no rumo certo da potencialite aguda, a menos que abandone a premissa de que tais fontes Seventeam são de real qualidade.

No caso da postagem original, basta equecer a Seventeam e manter a Aurora. Não precisa criar gambiarra nenhuma.

Amigão, o rapaz mesmo alí acima citou que uma fonta de SevenTeam de 550W pode fornecer tanto 380 quanto 480W.

Vamos supor que o rapaz do topico:

http://forum.clubedohardware.com.br/duvidas-over-meu/729122

Sendo bem pessimista, imagine que a fonte do cara é a que fornece 380W, pelo que andam dizendo daria de sobra pra alimentar um QUAD + 9600GT certo ? Mas nao alimentou.

Eu passei pela mesma situação e nao aguentou, é isso que estou querendo dizer, não estou defendendo nenhuma marca, só estou dizendo que eu nao acredito que uma fonte de 450W segura um sistema desses baseados em coisas que ja presenciei.

Agora, se quer ficar de "mimimi", santa paciencia.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não estou criticando a marca, pois é uma marca que eu gosto bastante.

Vem cá, uma fonte de 380Watts ou 480Watts nao conseguiria segurar o computador do amigo com sobra?

Quad core + 9600 GT? (referente ao topico que quotei)

Ou tem algo errado nestes calculos que fontes de 450 ~ 550watts seguram "computadores top" ou todo mundo está "zicado" com fontes.

Não vou estender D+, mas veja bem essa fonte

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=90112

Quantos Watts ela consegue entregar?

Me informaram e juraram de pés juntos que ela seguraria um Quad + 250GTS, quando coloquei pra funcionar, em FULL, não segurou.

Não estou criticando marcas e nem comentários, só estou dizendo que não adianta montar um pc bacana e achar que uma fonte de qualidade de 450 ou 550w vai segurar a maquina, por experiencia propria de vivencia e não de numeros eu posso dizer isso.

PS: Não entendo de eletronica, eu só entendo o que eu coloco pra funcionar e funciona ou não, talvez meu comentário nao tenha embasamento tecnico de watts, amperes, numeros, etc, mas tem vivencia de saber que algo funciona ou não funciona.

abração.

Desenvolvi um tópico justamente para pessoas como você se diz, não entendedor da eletrônica, para que soubesse de quanto uma fonte é capaz..

Está aqui:

Desde o ponto de vista da teoria levantada nesse tópico citado, a fonte ST450P-AG seria capaz de entregar úteis a uma config moderna cerca de 360 Watts, derivados dos 300 Watts das linhas de 12 Volts agregada aos 60 Watts que uma config moderna tipicamente pede nas demais linhas.

Veja ai que já se tem cerca de 100 Watts a menos se considerada a potência declarada no nome da fonte.. Não se baseie no nome das fontes, sempre analise sua capacidade de entrega em 12 Volts..

Quanto ao restante de sua pergunta, se conseguiria tocar uma config com uma 250GTS + um Quad...

Ai depende do todo da config e depende da ambiência.. Te explico..

Tem uma pá de gente colocando fontes como essa dai em configs como essa dai e colocando um estabilizador de 300VA na entrada. Ora, imagine só 300 VA. Retire pelo menos 50 VA do monitor, sobram 250 VA. Transforme os 250 VA em Watts e poderás ter até coisa de 150 Watts.

Segundo a regra da eficiência, para a fonte de um PC demandar 150 Watts do estabilizador é necessário que o PC demande da fonte esses 150 x sua eficiência. Com fontes com 75% de eficiência, a coisa fica assim..

150 x 0,75 = 112 Watts. Ou seja... Para trabalhar dentro das características nominais do estabilizador, o PC poderá demandar somente 112 Watts... Não sei se foi o caso desse citado por você, mas impossível um PC com um Quad + uma placa GTS250, que sozinha já pede 82 Watts, demandar somente isso dai...

O pessoal insiste na velha tralha chamada estabilizador e depois culpa a fonte... Ai ninguém aguenta correto???

Ainda mais que alguns tocam OC nessas CPU's, e elas aguentam, e não se preocupam com o correspondente suprimento adicional de energia necessário para tal...

Ou seja, a análise de um caso assim tem que contemplar todas as variáveis, senão é um mero exercicio de achologia...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sou tão confiante com fontes de baixa potencia... ja tive uma de 450W da Seventeam que nao segurou meu quad+250GTS.

neste topico aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/duvidas-over-meu/729122

O cara com um Quad +9600GT + 4Gb DDR3 e a Seventeam de 550W dele abriu as pernas.

Não sei falar sobre a extream aurora, mas se ela fornecer 850 real, pode ficar tranquilo e utilizar apenas ela.

abs.

E no entanto a PUF-4050S que custa 90 reais segura o Quad + HD4870 do nosso colega abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3914815&postcount=360

Portanto, há fontes e fontes. Mas se você insistir em achar que o mundo gira em torno das Seventeams e que tudo mais é mimimi, paciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Kayke, pelo amor de deus, você não está lendo o que eu escrevo.

Ja disse 1 milhão de vezes que não estou defendendo nenhuma marca e estou justamente querendo discutir uma questão e não ficar de criancisse, cresce rapaz.

Faller, ja li diversos excelentes tópicos criados por você e deve ser o cara que mais entende de eletronica nos forums de tecnologia que frequento, eu entendo tudo o que você diz e sei que está tudo correto, o problema todo é que quando eu deixo de ler a teoria e coloco na pratica, nao sei o que acontece mas nao funciona de forma redonda como deveria ser se fosse apenas 1 caso, tudo bem, mas diversas vezes ja presenciei alguem indicar fontes de 450~550W e elas nao darem conta do recado, independente da marca (ok kayke?).

Quando minha 450W Seventeam não segurou o pc, realmente ela estava ligada ao estabilizador, pode ser este o problema, porém eu utilizo ele como um extensor de tomadas. porém, antes eu utilizava o mesmo pc só que com um X2 4600+ e funcionava beleza, coloquei o QUAD e ja era.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
o problema todo é que quando eu deixo de ler a teoria e coloco na pratica, nao sei o que acontece mas nao funciona de forma redonda como deveria ser se fosse apenas 1 caso, tudo bem, mas diversas vezes ja presenciei alguem indicar fontes de 450~550W e elas nao darem conta do recado, independente da marca

Entendi.. Por isso até comentei no posta anterior que análises quer praticas quer teóricas, devem ser feitas individualmente, deve-se analisar o cenário como um todo. No caso do seu estabilizador, é óbvio que a alteração para um Quad subiu a exigência em cima do mesmo, o que pode ter sido a gota d'água.. Não é por que você carregava a caminhonete cheia de feno sem nenhum problema que você poderá encher também a mesma de areia que não vai dar problema...

Cara essa sua extensão ai amigo. Cara por dois lados. Um por ser cara, outro por atrapalhar a fonte de seu PC. Coloque como extensão uma extensão somente, mesmo sem nada dentro, é para isso que elas foram concebidas, ou aproveite e agregue proteção contra surtos aos seus equipamentos colocando uma extensão com proteção e filtragem interna. Só tens a ganhar..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Entendi.. Por isso até comentei no posta anterior que análises quer praticas quer teóricas, devem ser feitas individualmente, deve-se analisar o cenário como um todo. No caso do seu estabilizador, é óbvio que a alteração para um Quad subiu a exigência em cima do mesmo, o que pode ter sido a gota d'água.. Não é por que você carregava a caminhonete cheia de feno sem nenhum problema que você poderá encher também a mesma de areia que não vai dar problema...

Cara essa sua extensão ai amigo. Cara por dois lados. Um por ser cara, outro por atrapalhar a fonte de seu PC. Coloque como extensão uma extensão somente, mesmo sem nada dentro, é para isso que elas foram concebidas, ou aproveite e agregue proteção contra surtos aos seus equipamentos colocando uma extensão com proteção e filtragem interna. Só tens a ganhar..

Abraço...

Certo, mas porque ao trocar a Seventeam pela Corsair e utilizando o mesmo estabilizador, a maquina funcionou beleza?

Esse estabilizador eu nem sei se funciona mais como estabilizador tem até LaserJet nele :rolleyes:

Só estou esperando aliviar para descartar ele e colocar um no-break.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kayke, pelo amor de deus, você não está lendo o que eu escrevo.

Ja disse 1 milhão de vezes que não estou defendendo nenhuma marca e estou justamente querendo discutir uma questão e não ficar de criancisse, cresce rapaz.

Estava lendo, naturalmente, mas deixo de ler daí pra frente. Paciência esgotada. Vou me ater apenas ao que está quotado e desconsiderar tudo mais que vier depois. Nem você está defendendo alguma marca, nem eu estou atacando alguma marca. Mas você ficou borboleteando sempre ao redor de uma marca, como a mariposa ao redor da lampada, não importando, pois, considerar nem a questão do estabilizador, nem a questão da potência, nem a questão da potência útil, nem a questão da qualidade. E ponto. Não estou mais aqui. Boa sorte com suas aventuras e desventuras. Mesmo porque o Faller já disse 95% do que há para se dizer sobre a questão. Os outros 5% correspondem justamente aquele ponto: Há fontes e fontes no mercado, independentemente do estabilizador, da potência, da potência real e da potência útil. Eu cresço a cada dia. Espero que o restante da população não tenha chegado a seu tamanho máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Certo, mas porque ao trocar a Seventeam pela Corsair e utilizando o mesmo estabilizador, a maquina funcionou beleza?

Esse estabilizador eu nem sei se funciona mais como estabilizador tem até LaserJet nele :rolleyes:

Só estou esperando aliviar para descartar ele e colocar um no-break.

Abs.

Novamente estás falando de uma Seventeam e de uma Corsair.. Sem especificação de modelo.. Mas arrisco um palpite..

Existem fontes Seventeam ai no mercado, com um grande e bonito carimbo de "LANÇAMENTO", que de boas , de excelente qualidade nada tem, e te dou alguns exemplos:

Eis ai um exemplo apenas...

SeventeamST-450BKV.jpg

Veja detalhe de suas especificações. Repare em sua eficiência, no máximo 65%...

SeventeamST-450BKVEficincia.jpg

Imagine agora um PC demandando digamos apenas 250 Watts.

Se a fonte for uma dessas dai, com eficiência de 65%, a demanda da fonte ao elemento que a antecede, no caso um estabilizador, será de 250/0,65 = 385 VA.

Para saber a demanda em Watts dessa fonte ao estabilizador há que dividir a potência em VA pelo FP (fator de potência da fonte, que no caso, por não ter PFC ativo, será da ordem de 0,6)

Potência em Watts exigida do estabilizador = 385/0,6 = 642 Watts (demanda em Watts ao estabilizador se a fonte fosse essa Seventeam LANÇAMENTO)

Imaginemos uma Corsair VX450, por exemplo..

Tomemos também, como foi feito na Seventeam, sua máxima eficiência, de 84% em 110 Volts..

CorsairVX450_Eficincia.jpg

Repetindo o mesmo cálculo quer fizemos com a fonte anterior:

Imagine um PC demandando os mesmos 250 Watts.

Se a fonte for essa Corsair, com eficiência de 84%, a demanda da fonte ao elemento que a antecede, no caso um estabilizador, será de 250/0,84 = 298 VA.

Para saber a demanda em Watts dessa fonte ao estabilizador há que dividir a potência em VA pelo FP (fator de potência da fonte, que no caso, por ter PFC ativo, será da ordem de 0,98)

Potência em Watts exigida do estabilizador = 298/0,98 = 304 Watts (demanda em Watts ao estabilizador se a fonte fosse essa citada Corsair)

Dá para ver que num caso muito real, PC demandando cerca de 250 Watts, essa fonte Seventeam citada exigiu que o estabilizador lhe oferecesse cerca de 642 Watts e no caso da Corsair exigiu que o estabilizador oferecesse cerca de 304 Watts.

Talvez assim com os cálculos abertos fique fácil de você entender a resposta de sua pergunta... o porque de um mesmo estabilizador se comportar de modos diferentes com uma fonte e com outra...

E repare, em nenhum dos casos nenhuma das fontes arriou ou deixou de bem alimentar o PC, somente o reflexo da demanda das mesmas no elemento que a supria de energia (o estabilizador) foi muito diferente, em função de duas variáveis básicas;

- A eficiência da fonte;

- A existência do PFC ativo...

A mesma coisa vai acontecer quando você colocar ai um no-break. Tenho visto a enorme maioiria das pessoas que adquirem um no-break incidir nesse mesmo erro, o de mal dimensionar o mesmo considerando todas as variáveis...

Mas o mais importante é que eu lhe dizia. Não se refira a uma fonte somente com o nome de sua MARCA. Isso não é o bastante para uma análise minimamente útil ou acertada...

E de qualquer modo, eliminar o estabilizador representa uma simplificação na planta energética de seu PC, que trará um bem inestimável, para a fonte, para a config..

Desculpa a montoeira de cálculos mas para lhe mostrar a realidade somente desse modo...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para dar uma complementada no post do Faller:

Vários No-breaks tem um estabilizador embutido, então acho que não mudaria muita coisa se você comprasse um desses, correto?

então antes de comprar um no-break consulte o fórum que isso irá garantir uma experiência muito mais prazerosa durante o uso do mesmo.

Espero ter ajudado.

Qualquer duvida é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Valeu pelas explicações pessoal, nao vou render mais pois vai sair (mais ainda) do assunto principal do tópico.

Faller, agora sim a explicação fez sentido no quesito do estabilizador, fiquei até me indagando se a minha antiga fonte nao aguentaria a configuração e o que "ferrou" foi o estabilizador.

Enfim, valeu D+ pessoal.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

-o modelo da minha seven team é st-450p-cg

infelizmente eu também n entendo mt mas me parece q na etiqueta dela as saidas de 12v entregam 360w no maximo... infelizmente eu até me arrependi de pegar o i7 mais barato q achei porque o meu core 2 e8400 tava melhor o.O. mas enfim to felizao com o extream mt linda a fonte e nao tive problemas fiz os meus OCs tranquilamente fonte nota 10, silenciosa (a seventeam também era) n faz um barulho, atualmente to sem coolers de gabinete comprei um cooler pro processador e to maravilhado silencio total n da nem pra sabe se o pc ta ligado.

eu ja nao uso mais estabilizadores a mt tempo depois q fiquei sabendo q eles atrapalhavam no funcionamento da fonte.

só uma duvida ja q dependendo da eficiencia da fonte ela pede mais W do estabilizador resumindo com estabilizador nos acabamos gastando mais energia na nossa casa usando o?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!