Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto da Comunidade!


filipe_600

Posts recomendados

Olá CdH,

Sou um aficionado por eletrônica, inclusive trabalho no setor, tenho muito interesse em aprender mais sobre microcontroladores, acompanho os diversos tópicos do fórum e ja deu pra sacar de tudo que ele é capaz, mais bem complexo tbem.

Tive então uma ideia pra poder praticar e vim ao fórum pra dividir esse conhecimento que quero adquirir, ai vai ela:

Seria montar um projeto em conjunto com a comunidade do fórum, usando o conhecimento e as idéias de todos.

A ideia é montar um robo/carro que se locomova usando 2 moteres de passo, e possa carregar uma câmera (quem sabe tbem mais coisa). Esse deveria ser controlado por controle remoto. Poderiamos também embarcar nesse projeto alguns sensores e outras funções pra poder deixar mais complexo (e aprender mais).

Como o intuito é o uso de Microcontroladores vi um projeto em um blog em que se usa um controle de Play Station e se adapta ele pra mandar instruções via serial, isso seria interessante pra aprendermos usar essa comunicação. aqui o link http://blog.opcode.com.br/dispositivos-diversos/controle-playstation/

MAIS tudo isso só se realizara se a comunidade abraçar a causa, posso contar com vocês?

(a minha espectativa é q vai aparecer um monte de gente falando q ta dentro!)

Um grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se me envolverei com esse projeto, mas utilize C. Para ser específico, utilize um PIC e compile o código com o CCS PIC C Compiler. O CCS tem um monte de funções que facilitam tudo. Eu não conheço outros µC, mas o PIC me pareceu muito bom até agora, e olha que eu fiz coisas com ele.

Um exemplo: num robô com motores, há o perigo da comunicação entre periféricos porque os motores geram muito ruído, e os sinais se perdem. Se for utilizado o protocolo I²C, não há risco da comunicação se perder. O CCS tem funções prontas para utilizar I²C, sem stress:


i2c_start();
i2c_write(/*endereço*/);
i2c_write(/*dados*/);
i2c_stop();

Quer mais simples?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o primeiro passo, na realidade, é definir todas as funções que o projeto pretende implementar... Depois disso, deve-se definir o uC, de maneira que ele atenda ao número de funções especificados (número de portas necessárias).

Pois é, vamos definir o projeto:

o "carro" se locomovera por 2 moteres de passo, naquele esquema em que para virar um motor diminui a rotação e o outro aumenta, por ele carregar uma camera tambem vamos precisar de uma saida onde se liga e desliga iluminação.

sera controlado por comunicação serial via RF, usando o projeto citado acima.

Por mim é isso. Mais alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!