Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte: potência alta x Linha de 12V eficiente.


Reyvakys

Posts recomendados

Quando eu estou farejando uma VGA por aí, lá está o vendedor dizendo que a fonte tem que ter no mínimo uns X de potência. Eu tento argumentar com o vendedor e principalmente com usuários aqui do CH que o importante para a fonte é a potência proporcionada na linha de 12V, porém, eu não consigo ver o desdobramento dos meus palpites porque os moderadores estão fechando os tópicos com sugestão de fontes para as configurações e eu fico a ver navios, sem saber se minhas convicções estão erradas ou não. Outro dia atrás tinha um usuário querendo comprar fonte de 650wats, quando a configuração dele solicitava uns 254wats...a placa top tinha um pico de consumo só de 136 wats...aí eu sugeri uma fonte Zalman 450Wats que tinha 16 e 18A na linha de 12V...232Wats. Esse procedimento está correto? porque ninguém se manifesta contra estes exageros que levam os usuários a gastar desnecessariamente com fontes que eles não precisam? Why?:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quando eu estou farejando uma VGA por aí, lá está o vendedor dizendo que a fonte tem que ter no mínimo uns X de potência. Eu tento argumentar com o vendedor e principalmente com usuários aqui do CH que o importante para a fonte é a potência proporcionada na linha de 12V, porém, eu não consigo ver o desdobramento dos meus palpites porque os moderadores estão fechando os tópicos com sugestão de fontes para as configurações e eu fico a ver navios, sem saber se minhas convicções estão erradas ou não. Outro dia atrás tinha um usuário querendo comprar fonte de 650wats, quando a configuração dele solicitava uns 254wats...a placa top tinha um pico de consumo só de 136 wats...aí eu sugeri uma fonte Zalman 450Wats que tinha 16 e 18A na linha de 12V...232Wats. Esse procedimento está correto? porque ninguém se manifesta contra estes exageros que levam os usuários a gastar desnecessariamente com fontes que eles não precisam? Why?:huh:

Como não se manifestam???

Veja ai tenho até mesmo um tópico a respeito, que deveria ter chamado de Mito da placas de Vídeo Devoradoras de Energia...

Ai está ele: Demanda das placas de vídeo x Dimensionamento da Fonte de Alimentação

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma mãozinha: eu só me atrapalho um pouco quando entra a estória da eficiência da fonte...Vamos ver se assim também funciona: eu vou lá na Xbitlabs, vejo a potência de pico exigida pela VGA (depois multiplico 12V pela corrente proporcionada nesta linha e verifico se a potência total proporcionada cobre a demanda da placa), vou na extreme Power Supply Calculator, calculo o consumo dos outros ítens da configuração e tenho a potência total que será exigida da fonte...digamos 400Wats. Agora o nó. Se a fonte tem uma eficiência de, digamos, 80% e a configuração total exige estes 400Wats, a fonte deverá ter: 400/80% ou 400/0,8...portanto...500Wats...é assim?...Fuciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma mãozinha: eu só me atrapalho um pouco quando entra a estória da eficiência da fonte...Vamos ver se assim também funciona: eu vou lá na Xbitlabs, vejo a potência de pico exigida pela VGA (depois multiplico 12V pela corrente proporcionada nesta linha e verifico se a potência total proporcionada cobre a demanda da placa)

É mais ou menos isso, é bom deixar uma boa margem de segurança, afinal não é só a placa de video que demanda corrente da tensão de 12v, então não basta que essa potencia da fonte seja superior a potencia exigida pela placa, ela normalmente tem que ser bem superior, justamente para te dar mais segurança.

vou na extreme Power Supply Calculator, calculo o consumo dos outros ítens da configuração e tenho a potência total que será exigida da fonte...digamos 400Wats. Agora o nó. Se a fonte tem uma eficiência de, digamos, 80% e a configuração total exige estes 400Wats, a fonte deverá ter: 400/80% ou 400/0,8...portanto...500Wats...é assim?...Fuciona?

Não amigo, a eficiencia não tem nada a ver com a potencia que a fonte pode ou não demandar.

Vou explicar usando seu exemplo; vamos supor que seu sistema demanda 400w, e sua fonte tem 80% de eficiencia.

Esta eficiencia tem relação com a economia de energia da fonte,explicando melhor, a fonte não puxa da tomada apenas a potencia para suprir seu sistema, ela tambem usa uma parte dessa potencia dissipada em forma de calor, uma fonte com 400w e 80% de eficiencia em garga máxima ( a eficiencia muda, conforme a carga exigida) puxa da tomada 400/.8=500w, ou seja 400w para seu sistema e 100w dissipados em forma de calor, então, quanto maior é essa eficiencia, mais economica vai ser fonte, se ela tivesse 90% de eficiencia por exemplo, ela puxaria 444,44w da tomada.

Mas esses W dissipados em forma de calor não é contado como potencia da fonte, afinal eles não são usados para o sistema.

Entedeu amigo?Qualquer dúvida só perguntar.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!