Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ziebert, concernente àquele caso do SO espalhar as threads entre os núcleos...

De fato quando você configura a afinidade para determinados núcleos, o W7 não espalha as threads entre os núcleos+HT, porém estive observando o caso do F@H for Windows, aquele cujo ícone fica presente na bandeja do Sistema, e observo que se você não configura a afinidade o processo acaba sendo espalhado. Ele não é single-threaded? A versão MT é pela linha de comando (Prompt do DOS - CMD).

Observe a seguinte captura de tela:

w7threads.png

Estava sendo executada alguma outra coisa, por isso os 51%. Agora está oscilando entre 25-27% e os threads 0 e 2 estão sendo usados com boa intensidade, enquanto que a thread 1 está sendo pouco usada (talvez por causa do navegador).

Postado

Essa parte aqui é interessante:

With Llano processors' strong demand, AMD is already considering outsourcing orders to Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), the sources revealed.

In the fourth quarter, shipments of AMD's mainstream Llano processors including the A8-3850, A8-3800, A6-3650, A6-3600, A6-3500, A4-3400 and A4-3300, are expected to reach 3.6-3.8 million units, up 10% sequentially. The company is also set to launch several new processors including the A8-3820, A6-3620 and A4-3420, in the near future.

Ja ta na hora de melhorar o rendimento na producao de llanos, ainda me lembro de uma noticia de que iam melhorar um pouco (mas nao o suficiente). parece que ficou por isso mesmo.

Produzir na tsmc custaria voltar a prancheta ne?

Postado
Essa parte aqui é interessante:

With Llano processors' strong demand, AMD is already considering outsourcing orders to Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), the sources revealed.

In the fourth quarter, shipments of AMD's mainstream Llano processors including the A8-3850, A8-3800, A6-3650, A6-3600, A6-3500, A4-3400 and A4-3300, are expected to reach 3.6-3.8 million units, up 10% sequentially. The company is also set to launch several new processors including the A8-3820, A6-3620 and A4-3420, in the near future.

Ja ta na hora de melhorar o rendimento na producao de llanos, ainda me lembro de uma noticia de que iam melhorar um pouco (mas nao o suficiente). parece que ficou por isso mesmo.

Produzir na tsmc custaria voltar a prancheta ne?

Ao que parece, esses Llano estão concorrendo com os Bulldozer no uso dos robôs da GF. Tenho observado em alguns fóruns pessoas aguardando por Bulldozer. No PC Canada é esperada uma nova leva apenas para o dia 14/nov, enquanto na NewEgg apenas o FX-6100 está disponível em estoque.

• Membro VIP
Postado

@EduS: continua sendo 8 x 18...

8 x 12.

4 núcleos K10 tem ao todo 12 FPUs.

@Zie: te respondo depois. ;)

Vocês estão contando a "FMISC" como FPU, a FMISC não faz nada comparável às FMACS do Bulldozer, nessa comparação só pode usar a FADD e FMUL, quer dizer, duas FPUs por núcleo do K10.

ou tu quer me dizer que FPU <> FPU numa mesma arquitetura?

Exatamente.

No Phenom se só existir somas ele fica limitado a uma operação por ciclo, se só existirem multiplicações também, uma operação ciclo, para atingir duas operações por ciclo só se for 50% soma e 50% multiplicação, no Bulldozer as FPUs fazem as duas operações, sendo só soma são duas por ciclo, só multiplicação duas por ciclo, qualquer proporção entre uma e outra são duas operações por ciclo.

Postado

Exatamente.

No Phenom se só existir somas ele fica limitado a uma operação por ciclo, se só existirem multiplicações também, uma operação ciclo, para atingir duas operações por ciclo só se for 50% soma e 50% multiplicação, no Bulldozer as FPUs fazem as duas operações, sendo só soma são duas por ciclo, só multiplicação duas por ciclo, qualquer proporção entre uma e outra são duas operações por ciclo.

Isso é um avanço, mas assim cada core/thread pode fazer uso de 1 só por ciclo se houve requisição dos dois lados já que é compartilhada, mesmo assim, nada mal.

Postado

Eu realmente queria saber de quem foi a ideia de lançar um processador com quase nenhuma melhora em termos de performance frente a geração anterior.

Vou passar a considerar que este processador é dual core, pra ver se minha decepção diminui.

Hora melhor que o Fusion A83850, hora um pouco pior, mas ainda longe da performance do i3 2120. Quando ganha do i3 2320 é por 5%, quando perde é por 20%...

Mais uma decepção.

Postado

EU AMO LINUX! :D Sério, olha só como o teste foi feito:

...a Phoronix reader that was excited about AMD's Bulldozer products had went out and immediately purchased an FX-4100 processor. This user graciously let me SSH into the system as soon as Ubuntu Linux was installed so that benchmarks from the AMD FX-4100 could be conducted.

A vida do GT ia ficar tão mais fácil assim... :D

• Membro VIP
Postado
Eu realmente queria saber de quem foi a ideia de lançar um processador com quase nenhuma melhora em termos de performance frente a geração anterior.

Vou passar a considerar que este processador é dual core, pra ver se minha decepção diminui.

Hora melhor que o Fusion A83850, hora um pouco pior, mas ainda longe da performance do i3 2320. Quando ganha do i3 2320 é por 5%, quando perde é por 20%...

Mais uma decepção.

Pelo menos isso nos mostra que o Trinity deverá andar bem, mas ainda abaixo da concorrência.

Postado
Pelo menos isso nos mostra que o Trinity deverá andar bem, mas ainda abaixo da concorrência.

Sei não. Pra mim, essa geração baseada no BDZ e no Llano não vai render nada.

Se essa coisa de ferramentas automatizadas para criar processador for real, fica parecendo NEXT, NEXT, NEXT, FINISH. Tem de dar errado mesmo.

Sei que a AMD não tem o dinheiro da concorrente, mas parece que gostam de jogar dinheiro fora. Se eu fosse CEO da AMD e visse os resultados do BDZ, não só teria cancelado o lançamento como colocaria um bocado de gente na rua pelo prejuízo causado.

Eu passei pela geração Athlon 939, fui para PH1 e depois PH2 em AM2+, seguindo para PH2 em AM3. Acho que vou pular a AM3+/FM1.

Postado

Ainda falta o patch do SO e talvez haja ainda algumas otimizações do compilador a serem feitas a nível de hardware.

O FX-4100 superou o Llano A8-3850 em 14 dos 23 testes, com 01 empate. Talvez com as otimizações o Bulldozer supere o Llano com mais consistência, mas definitivamente não deve superar o i3-2100.

Tem um Llano desbloqueado que deve sair em breve (A8-3870), com 3,0GHz e que certamente deverá ser um bom competidor em OC.

Postado

Mas o trinity teria o núcleo melhorado do bulldozer até onde me lembro :eiei:

E como dizem que tem muito o que melhorar nele ainda, acho q da certo sim

só não vai dar tão certo se ele for realmente pior que o Llano

Postado

Na minha opinião, e dado que ele não brincou com as flags (e o q ele trata então como padrão? colocou o -cpu=bulldozer ou seja lá o que for pelo menos?), o FX4100 ficou se comportando como um i2 à um i4. Mas não olhei o suficiente pra identificar que testes eram mais float ou mais integer, nem que testes eram mais MT ou ST... De qualquer forma, ESTE me preocupou:

CLOMP is used for measuring the OpenMP efficiency on multiple CPU cores. The FX-4100 did quite poorly for being a quad-core part and even came in behind the i3-2120, which is a dual-core CPU with Hyper Threading. The quad-core A8-3850 also was more efficient than the FX-4100.

Tudo bem que não sabemos as flags e que tem muita gente que não gosta de openMP (eu gosto, tá?!), mas que o resultado não foi bom, não foi! Se bem que foi engraçado neste o pior i3 batendo o melhor i5... :D

P.S.: Faltou o Thuban nos testes

Postado

Evandro, não consigo ver bem no Trinity se terá o mesmo problema de performance justamente onde o Llano peca. Pra que diabos enfiar uma GPU mais potente se o CPU não consegue fazer a parte dele?

Aquelas propostas de comprarem a AMD ainda estão de pé? Alguém se habilita a injetar dinheiro pra ver se a coisa anda?

Postado
Evandro, não consigo ver bem no Trinity se terá o mesmo problema de performance justamente onde o Llano peca. Pra que diabos enfiar uma GPU mais potente se o CPU não consegue fazer a parte dele?

Llano e Trinity são para aqueles que tem orçamento apertado. Quem tem condições financeiras deverá optar por uma boa GPU off-board.

• Membro VIP
Postado
Mas o trinity teria o núcleo melhorado do bulldozer até onde me lembro :eiei:

E como dizem que tem muito o que melhorar nele ainda, acho q da certo sim

só não vai dar tão certo se ele for realmente pior que o Llano

Sim, mas juntando isso, o patch de SO e o que pode vir com a suposta revisão B3, mantendo os clocks, o ganho não será gritante, é mais fácil ganhar clock maior.

P.S.: Faltou o Thuban nos testes

Tem um 1055 lá. ;)

Ele será um pouco melhor, talvez seja menor, falta ver se conseguem clocks maiores..

Aquelas propostas de comprarem a AMD ainda estão de pé? Alguém se habilita a injetar dinheiro pra ver se a coisa anda?

Não se falou mais nisso..

madmac, eu estou achando que estes preços altos são propositais pra não vender o que eles não tem.

Postado
Sim, mas juntando isso, o patch de SO e o que pode vir com a suposta revisão B3, mantendo os clocks, o ganho não será gritante, é mais fácil ganhar clock maior.

Com a revisão B3 talvez já possa se obter clocks maiores. Também tem o lançamento do FX-4120, previsto para o Q1-12, com clock de 3,9GHz e turbo até 4,1GHz (revisão B2, provavelmente). Como o Trinity está previsto para o Q3, certamente até lá atingirão clocks maiores.

Postado

Se eu fosse CEO da AMD e visse os resultados do BDZ, não só teria cancelado o lançamento como colocaria um bocado de gente na rua pelo prejuízo causado.

.

Mas o que seria pior,ser lançado como foi,ou cancelar o lançamento depois de tanta expectativa gerada nos usuarios?

• Membro VIP
Postado

Se essa coisa de ferramentas automatizadas para criar processador for real, fica parecendo NEXT, NEXT, NEXT, FINISH. Tem de dar errado mesmo.

Sei que a AMD não tem o dinheiro da concorrente, mas parece que gostam de jogar dinheiro fora.

O llano, assim como os velhos Phenom, vendem bem apesar de não terem um grande apelo comercial atualmente.

A AMD fez certo em lançar o BDZ, pois manter a criança em laboratório até achar que alguma revisão ou refresh parece competitiva o suficiente para lançar é para quem tem recursos infinitos em R&D, e claramente a AMD não tem. Lançando, ela se apoia nos cobaias que comprarem para um feedback continuo sobre o bagulho e bem como a receptividade dos devs em adequar as aplicações para a arquitetura... quando tiverem uma revisão competitiva, o mercado vai estar "mais pronto" para recebê-la.

Postado
Não se falou mais nisso...

É bom aproveitar que vá valendo uma mixaria. Bulldozer derrubou quase 50% do valor da AMD. Hoje está valendo pouco mais de 3bi, com ações a $4,73. É triste ver uma empresa cujas ações já beraram os 30 dólares estar nessa cruz.

Enfim, se conseguirem clocks maiores, pelo menos pra garantir uns 15% de performance em cima do llano e não deixar a parte GPU da APU a míngua, talvez seja um bom produto.

• Membro VIP
Postado
Com a revisão B3 talvez já possa se obter clocks maiores. Também tem o lançamento do FX-4120, previsto para o Q1-12, com clock de 3,9GHz e turbo até 4,1GHz (revisão B2, provavelmente). Como o Trinity está previsto para o Q3, certamente até lá atingirão clocks maiores.

Eu sei, mas o Trinity terá dois módulos e não terá L3, é um chip diferente e sem amadurecerem bastante o processo, esses 3.6~4 GHz provavelmente é o que vão conseguir sem extrapolar o TDP.

É bom aproveitar que vá valendo uma mixaria. Bulldozer derrubou quase 50% do valor da AMD. Hoje está valendo pouco mais de 3bi, com ações a $4,73. É triste ver uma empresa cujas ações já beraram os 30 dólares estar nessa cruz.

E quem quer pagar isso na AMD ?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...