Ir ao conteúdo

Gerador simples de hidrogenio

gustavo 555

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Estou com um trabalho de escola sobre reações quimicas, e pesquisando achei interessante fazer um gerador de hidrogenio, nada como gerar hidrogenio para o motor do carro, e sim uma coisa bem simples, apenas para demonstrar que ali esta acontecendo uma reação quimica.

Bom, pelo que li o processo de criação de hidrogenio pelo processo de eletrolise precisa de uma tensão de no minimo 1,34V, mas por medidas de garantia estipula-se 2V para acontecer a reação. Então acho que se eu alimentar o gerador com uma fonte ATX, com uma tensão de 5V e uma corrente de até 30A, acho que não vou ter problemas.

A agua deve ser destilada, com uma porção de bicarbonato de sodio.

Aquela parte que vai na agua (não me lembro o nome), estou pensando em fazer com um fio de cobre de bitola bem grossa. O que vocês acham?

Estou com algumas duvidas:

O fio de cobre deve ser "puro"? sem "esmaltamento" ou qualquer outro tipo de proteção?

Como eu poderia demonstrar que o que esta mesmo saindo do gerador é hidrogenio?

Pensei em colocar um registro entre a mangueira do gerador e uma garrafa, deixava essa garrafa fechada, ai eu ligava o gerador e abria o registro por uns 2 segundos e o fechava, desligava o gerador e o levava longe de onde estava a garrafa, ai eu deitaria a garrafa para não acontecer do fogo vim direto na minha cara, abriria ela e colocava um fosforo, como o hidrogenio não é muito, acho que não esplodiria nada, mas tenho certeza que isso seria BEM perigoso e imprudente, por tanto quero descartar essa possibilidade!

Agradeço a quem ajudar!

Postado

Gustavo, ja pensou em fazer eletrolise com grafites? e se for fazer com cobre, sim, deve ser puro, quanto a questão do fogo, voce pode fazer uma especie de "massarico", colocar um registro na garrafa, um fosforo aceso na ponta, abra levemente o registro deixando a chama ascender.

Postado

Gustavo, ja pensou em fazer eletrolise com grafites? e se for fazer com cobre, sim, deve ser puro, quanto a questão do fogo, voce pode fazer uma especie de "massarico", colocar um registro na garrafa, um fosforo aceso na ponta, abra levemente o registro deixando a chama ascender.

Acho que vou fazer com cobre mesmo, com grafite a quantidade seria muito pouca.

Quanto ao "massarico" é uma boa ideia, só que se eu for fazer eu colocarei um registro no lado da garrafa, e outro no bico, ai eu ligo o gerador no registro do lado, através de uma mengueira, ai ele enche a garrafa (pet mesmo) ai eu fecho o registro, tiro a mangueira que vem do gerador do registro e tiro tudo conté coisa que possa pega fogo com facilidade dali de perto , acendo uma vela, abro o registro do bico, aperto a garrafa em direção a vela e imediatamente já viro a garrafa pro lado.

É uma boa ideia (espero), ai é só pedir pra que ninguem ficar perto e me previnir também é claro. Acho que pode dar certo.

Obrigado!

Postado

Galera fiz o gerador, ficou "filé", mas ta acontecendo o seguinte:

Eu estou querendo encher uma bexiga, mas o gerador não consegue produzir o suficiente, pois a benxiga enche só um poquinho e não enche mais; A agua fica azul (parecido com "azul calsinha") e o fio de cobre fica todo cheio de uns negocio azul também, isso seria a oxidação? Ou sera que estou colocando muito bicarbonato de sódio? Estou colocando meia colher daquelas médias (entre colher de cha e de sopa).

Obrigado!

EDIT:

Bom galera acho que sei porque a agua esta ficando azul, eu não estou usando agua destilada, estou usando agua da torneira, deve ser por causa do cloro.

E acho que vou ter que aumentar a area de contato do cobre com a agua, ou seja, colocar um fio de cobre maior.

Postado

companheiro, é simples o porque da agua azul.

você está usando um fio de cobre como eletrodo xD

o cobre é azul, digo os iôns de cobre q estão se formando na eletrolise são azuis e por isso você tem q trocar ai.

Para uma reação pura você precisa de usar agua destilada, e eletrodos inertes como por exemplo, e o mais fácil, grafite.

Compra aqueles grafites 1.2 ou 1.0 em papelaria... barato e funciona bem.

Outra coisa, você está usando 30 ampères na eletrólise?? tenho certeza e está aquecendo - se nao ebulindo - a agua =)

Uma corrente menor q funciona do mesmo jeito e ainda é mais seguro de manusear.

Pense na possibilidade de utilizar um Diac para regular a corrente... tipo, usar uma capacitor e um indutor para ir alterando a fase da corrente... isso se for alternado ai, se nao for contínuo eu procura algum transistor de potencia.

O ideal mesmo é ser contínuo, pois assim você pode identificar em qual eletrodo está sendo formado hidrogênio e qual está formando oxigênio. Por ordem de eletronegatividade sabemos q o oxigenio é mais eletronegativo q o hidrogenio. O oxigenio tem 2 eletrons na camada de valencia, sendo assim ele estabiliza doando dois eletrons. Já o hidrogenio, contendo 1 eletron na última camada estabiliza recebendo mais 1 eletron. Resumindo, o oxigenio é eletronegativo e o hidrogenio eletropositivo. então no eletrodo negativo você terá a formação de hidrogenio e no eletrodo positivo a formação de oxigenio.

Dica, procure utilizar outros sais, acidos ou bases na água. você pode ter a formação de outros elementos . Por exemplo, com o sal de cozinha você tem a formacao de cloro =), mas use poucas quantidades, pois a maioria das reacoes podem ser violentas... eu que o diga xD e sem mencionar q muitos gases sao toxicos, então faça sempre esperimentos em lugares aberto e ventilado, use mascaras e luvas.

é isso ai, boa diversão!

Postado

Quanto a corrente, não esta dando 30A não, não sei ao certo quanto esta consumindo (estou com medo de medir com o meu multimetro e estar dando mais do que 10A, ai ele vai pro pau) mas acho que não passa dos 10A não, a agua nen esta esquentanto.

Mas o problema nem é a agua ficar azul, o problema é que a quantidade gerada é muito pouca, quando coloquei na agua ela nem bolha fazia (mas acho que nessa devo ter colocado muito bicarbonato). Consegui "encher" 1/4 da bixiga, mas isso é muito pouco, e demorou uns 30 a 40 minutos.

Amanha, vou pedir para professora de quimica lá na escola arranjar um pouco de agua destilada pra mim, ai eu faço mais algumas esperiencias.

Ahh e sera que com grafite daqueles de lápis serve?

Até mais!

Postado

Gustavo, me parece q sua fonte deve ter algum tipo de proteção contra curto... aparentemente, se nem bolha tem então a corrente não está nem perto do 1 Ampere.

Vou te explicar como eu fiz uma vez uma fonte para mim.

Peguei 4 diodos retificadores, fiz uma ponte (pega aqueles bitelas que aguentam uns 12-15 amperes - você tera uma ponte q te suporta até 40 amperes, um exagereiro para a segurança.) ai eu usei um capacitor qq só para tirar algum transiente muito drastico na rede e então eu liguei uma lampada em serie com uma dos polos.

A potencia da lampada q você escolher determina a corrente final.

Supondo q os eletrodos estejam em curto a lampada estará consumindo 100% da energia do circuito.

então para calcular a corrente nda como a lei de ohm para saber:

U=R.I

E potencia é: P=U.I ou P=R.I^2 ou mesmo P=(U^2)/R

então, se você ligar teu circuito na rede 110V, com uma lampada de 100Watts, você terá algo em torno de 900mA.

Para uma lampada de 50Watts, sua corrente será a metade.

Por ai vai.

interessante notar que, conforme o ions na agua vão se multiplicando, o brilho da lampada vai aumentando até a potencia maxima.

Quanto os grafites,pode ser o de lapis, mas compra os de lapizeira 1.0 ou 1.2 ,,, custa barato.

cara... só uma coisa MUUUUITO importante.

Toma cuidado extremíiissimo com tudo isso... ja parou para pensar q você está indo contra muitas leis de segurança??

tipo misturando agua, energia eletrica e reacoes quimicas??

portanto, o q você fizer seja por sua conta e risco.

A lampada está la justamente para limitar a corrente, mas mesmo assim um choque pode ser fatal, então muitíssimo cuidado.

use fios longos para deixar apenas os eletrodos disponiveis e o corpo do circuito longe da água (usa alguma caixa - de preferência hipermeável ).

E apenas ligue a tomada quando tudo estiver no seu devido lugar e em plena segurança.

Postado

Gustavo, lembre-se de neste caso, nunca usar aquelas fontes que não tem isolação da rede, pode ser extremamente perigoso, ja pensou em acrescentar um pouco de sal na solução? pois ajuda no processo da eletrolise!

Postado
ja pensou em acrescentar um pouco de sal na solução? pois ajuda no processo da eletrolise!

com sal de cozinha ( NaCl ) você produz cloro =)

Postado
Galera fiz o gerador, ficou "filé", mas ta acontecendo o seguinte:

Eu estou querendo encher uma bexiga, mas o gerador não consegue produzir o suficiente, pois a benxiga enche só um poquinho e não enche mais; A agua fica azul (parecido com "azul calsinha") e o fio de cobre fica todo cheio de uns negocio azul também, isso seria a oxidação? Ou sera que estou colocando muito bicarbonato de sódio? Estou colocando meia colher daquelas médias (entre colher de cha e de sopa).

Obrigado!

EDIT:

Bom galera acho que sei porque a agua esta ficando azul, eu não estou usando agua destilada, estou usando agua da torneira, deve ser por causa do cloro.

E acho que vou ter que aumentar a area de contato do cobre com a agua, ou seja, colocar um fio de cobre maior.

Abra uma pilha ''gordinha''(tamanho D) e tire as varetas de carbono[isso não é perigoso,use um alicate para isso.]e faça os eletrôdos.

E use sal de cozinha,

Postado

RockX0

Eu não encontrei os grafites 1.0 e 1.2 :( tentei tirar de um lapis mas também não consegui, o grafite é muito fraco e se parte facilmente :huh:

Vou tentar arrancar de um Lapis da BIC, aquele imborrachados.

Quanto ao sal, o RockX0 já disse que gera cloro.

E quanto as pilha eu não tenho muitas aqui. (se tiver, umas duas só)

Ahh, sera que posso usar grafite 0.7? os mais grossos que encontrei.

Até mais!

Postado

É realmente ele quebra fácil, mas não tem problema, hoje fui em uma papelaria (nem lembrava que ela existia) e lá tinha os grafites mas grossos. Comprei um de 2.0 =D.

Já esta pronto, daqui a pouco vou testar ele, só estou esperando o durepox secar.

Depois posto os resultados

Obrigado e até mais!

Postado

É galera o gerador não deu certo, a quantidade gerada foi muito pouca, o consumo dele tava em media de 0,8A~0,5A.

Agradeço a colaboração de todos!

Agente resolveu fazer de um modo bem mais simples, colocamos papel aluminio em um pote de vidro (elemeyer, acho que é esse o nome) e colocamos acido sulfurico lá dentro, e colocamos a bexiga na "boca" dele. Claro, tudo isso com a ajuda da "quimica" lá da escola.

Depois colocamos a bexiga em cima da vela, foi uma explosão!...

Agente vai apresentar o trabalho sexta feira.

Agente fez um video, depois eu vou pegar ele e posto aqui pra todos verem, ok?

Até mais!

E mais uma vez obrigado pela colaboração de todos!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...