Ir ao conteúdo

Lenovo IdeaPad Y430. Ah! Meu primeiro Notebook!

Touvindo

Posts recomendados

Postado

Analfabeto em informática, fucei durante muito tempo as marcas, modelos e configurações de Notebook para arriscar a compra do meu primeiro.

Inseguro, acabei, sem muita convicção, realizando o pedido em 22 de outubro do Leonovo IdeaPad Y430 - modelo 2781JDP, aquele com HD de 250GB e 3MB de memória.

Comprei no site da Fnac, de onde já havia adquirido outras coisas que tinham vindo todas certinhas.

Moro no interior de SP. Achei que vinha por correio. A Fnac enviou rapidamente o Note pela JadLog, transportadora de Piracicaba que, por sinal, muito me agradou. Chegou antes do esperado.

Abri o pacotaço: bem acondicionado, embalagem segura, tirei o bicho pra fora: máquina, cabo de energia mais adaptador AC/DC, folheto explicando como começar a mexer no Note (Folheto de Instalação) e Guia do Usuário.

Como sou do tempo da máquina de escrever, papel almaço e caneta tinteiro, fico com um pé atrás pra, sozinho, mexer nesses trecos de agora. Retirei o Note do ninho e coloquei sobre a toalha de rosto estendida na mesa, ao lado do adaptador AC/DC, folheto de instalação e Guia do Usuário.

Dei uma sacada no conjunto. Tudo muito bonito, muito bem acabado, materiais de primeira, coisa de qualidade.

Li, antes de tudo, o folheto de instalação. Fácil de entender, muito bem explicado: o que fazer primeiro, o que fazer em seguida. Reli pra evitar fazer besteira. Não mexi no Note: passei para o Guia do Usuário. Também muito bem escrito, bem explicado. Tirei a toalha de rosto de debaixo do Note, voltei para o folheto de instalação e, seguindo-o, conectei: 1- sem ligar na parede, cabo de alimentação no adaptador AC/DC 2- Pino do cabo de alimentação na tomada da parede 3- Abri a tampa do Note 4- Espetei o cabo de alimentação no Note, conforme indicado no figurino. 5- Apertei o botão de ligar, de leve, de longe, com o cabo da vassoura. Dei um tempo, esperei. Nenhum estouro, nenhuma fumaça. Funcionou macio. Mesmo atrapalhado com a informática, configurar o Note foi fácil.

Gostei do teclado e do touch-pad. Gostei da tela. Tudo firme, fácil, agradável, exalando boa qualidade.

Botei o SACD Rosa Passos & Ron Carter (Entre amigos) no drive do Note, sem alterar qualquer dos aplicativos ou drivers originalmente instalados. Gostei da qualidade do som. Observação: não uso os falantes do Note, uso fones de ouvido. Opinião particular, minha: acho desnecessário colocar falantes num Notebook; é muito mais agradável ouvir música em Note com fones de ouvido de boa qualidade.

Uso um Sennheiser PX-100: tem preço razoável no ebay, levezinho, confortável, com excelente sq. Testei o som do IdeaPad também com o Koss KSC75, fones de preço ainda melhor que o do PX-100 e achei bom o resultado.

Comprei um cabinho de rede de 5m (coisa barata) pra ter o Note no quarto, perto da cama. Espetei-o no Router da minha conexão Internet via rádio: o IdeaPad reconheceu de imediato, entrando de cara na Internet.

Fiz o update do Windows Vista Home Premium; baixei e instalei o Google Chrome.

Daí a pouco notei que a bateria estava com 100% de carga.

Em seguida baixei e instalei o Foobar. Usando o Foobar, botei a Jussara Silveira pra tocar Canções de Caymmi. Depois, a Paula Morelenbaum (Berimbaum). Muito bom.

Baixei e instalei o RadioSure. Abri o RadioSure e cliquei na estação Dr – Jazz (Denmark) , coisa boa de se ouvir. Dá pra viver com esse som.

Quanto ao nível de ruido do IdeaPad, de vez em quando ouve-se um suspiro abafado ou um sonzinho de brisa leve: é quando o HD do Y430 desperta e entra em funcionamento. A máquina é, na verdade, silenciosa. Pra quem ouve música, esse é um precioso atributo.

Depois de usar bastante a Internet ou batucar no Word, com música de CD tocando no drive, a área próxima do touch-pad do Y430 fica morna, não mais que isso. Não esquenta tanto quanto outras marcas de notebook, submetidos ao mesmo esforço, em que tenho tido oportunidade de pôr a mão.

Não testei as várias outras conexões: monitor externo, cartões, etc., mas, pela amostra, não devem apresentar erro.

Depois de alguns dias de uso, senti falta de uma proteção para colocar no Note quando desligado.

Comprei uma capa do vendedor Cingel, no Mercado Livre. 29,90 mais 12,00 de Sedex. Agradável surpresa: foi entregue pela JadLog, rapidinho. Bom produto; capa grossa, bonita, bem acabada.

Pois, então, quanto a hardware, nada a reclamar.

Quanto a software, perguntei à Fnac se tinha direito a requisitar o Windows7 gratuitamente.

Eis a resposta:

Enviada: quinta-feira, 29 de outubro de 2009 16:50:25

Para: [email protected]

Prezado Sr. J,

Desde já pedimos desculpas pelo e-mail anterior, e referente a sua dúvida todos os cliente que adquiriram o produto NOTEBOOK LENOVO Y430 2781JDP INTEL CORE 2 DUO T5900 3GB 250GB 14.1" tem direito sim a opção ao upgrade da nova versão. Conforme informado no site, para adquiri-lo deverá entrar no linl https://www.itautecshop.com.br/Loja/windows7/home.aspx. E caso tenha maiores dúvidas favor entrar em contato com o próprio suporte do produto "Lenovo".

Segue abaixo a informação que possui no site:

http://www.fnac.com.br/notebook-lenovo-y430-2781jdp-intel-core-2-duo-t5900-3gb-250gb-14-1--FNAC,,informatica-520444-8605.html#descricao

Grace Kelly

Atendimento Fnac.com.br

Não consegui fazer o pedido do Windows7 no site Itautec. Recebia mensagens de erro informando que, ou inexistia o número de série do Notebook, ou que “o e-mail informado (o meu) já está em uso” e a requisição travava. Enviei mensagem à ItautecShop solicitando que me instruíssem sobre como agir para requerer o upgrade: até agora não responderam (ainda bem que não usei a ItautecShop para compra do Note senão, com essa qualidade de atendimento, tava ferrado).

Liguei para o atendimento da LENOVO usando o 0800. Pedi instrução de como requisitar gratuitamente o Windows7. Disseram pra eu entrar no site da Microsoft que lá estaria tudo explicado e que, fazendo a requisição pela Microsoft, eu pagaria apenas o frete do CD. Informaram também que a Lenovo nada tem a ver com a ItautecShop (comentário meu: - - portanto, o e-mail supra, da Fnac, tá furado).

Entrei no site da Microsoft: não consegui localizar nada a respeito do adquirente de IdeaPad Y430 + OS Windows Vista Home Premium ter direito de requisitar Windows7.

Entrei no site http://consumersupport.lenovo.com/pt/Member/member.html . Também aí não consegui localizar qualquer informação a respeito.

Tentei, no site da Lenovo, fazer meu REGISTRO DE CLIENTE. Não consegui. Depois de preencher os campos do formulário Lenovo recebo a danada da mensagem “E-mail já em uso” e não consigo completar o registro.

Tenho tentado falar com o Pós-Venda (0800-7014817) ou com o Suporte Técnico (0800-8885366) da Lenovo para saber sobre o Windows7 e também para perguntar qual o número de série dos dois que vêm nas duas etiquetas da traseira do IdeaPad é o válido, pois, são dois números de série diferentes, um em cada etiqueta.

Ambos 0800 citados atendem (atendimento automático). Ouço o informe de que todos os atendentes estão ocupados. Enquanto escuto uma fala ciciada, fico no aguardo; não dá pra entender direito o que é dito nesssa fala - o volume da gravação é muito baixo: tenho a impressão de estar ouvindo uma explicação compriiiida sobre os feitos da empresa. Isso vai às vezes por dez, quinze minutos, até que a ligação cai. Tenho esperança de chegar lá.

Enquanto isso, na minha ignorância de informática, estou tentando descobrir como desinstalar o Windows Media Player do Vista Home Premium, e, caso o faça, se isso não vai estropiar o funcionamento do sistema operacional. Se alguém puder fazer a gentileza de me dar uma luz ...

---

Postscriptum: Aleluia! Consegui falar com a Lenovo e me informar sobre onde solicitar o CD do Seven. É aqui: http://www.lenovo.com/us/en/windows7/index.html .

Postado

To hesitando pra comprar esse notebook. Tava na dúvida entre esse Lenovo (mas com Pentium Dual Core T3400, por R$1599) e o Microboard Ultimate ( http://www.microboard.com.br/ultimate-black/ , por R$1699).

O Microboard tem Core 2 Duo T6400 (2GHz, barramento de 800MHz, 2MB de cache e tecnologia de construção de 45nm - que dizem consumir menos energia, apesar do consumo ser 35W igual ao Pentium que é de 65nm), e o Lenovo tem Pentium Dual Core (2,16GHz, barramento de 667MHz, 1MB de cache e 65nm). Apesar da diferença entre os dois processadores não ser tão relevante, o Lenovo usa chipset Intel GM45, suportando não só barramento de 667 e 800MHz, mas tb 1066MHz, que é o máximo que os Core2 até a linha Extreme usa, além de que suporta memória DDR3 até 1066MHz com máximo de 8GB, que é a que vem com o notebook Lenovo, a 2GB. Enquanto isso, o Microboard usa o chipset Intel GL40, que suporta barramento só até 800MHz e memória apenas DDR2 e no máx 4Gb, além de que não suporta procesadores Core2 Extreme. Então apesar do Microboard já vir com 4GB rodando em dual channel e o Lenovo vir só com 2GB, as possibilidades de expansão do Lenovo são bem maiores em relação a memória, e em relação a processador suporta os modelos mais rápidos do Core2Duo, com barramento a 1066MHz, apesar de que os modelos com barramento a 800MHz não serem tão inferiores aos de 1066MHz. E também os Core2Duo Extreme só funcionam no chipset GM45 do Lenovo, então pensando em upgrade, isso também conta. Além disso, apesar dos dois chipsets, GM45 e GL40 possuirem a mesma placa gráfica, a X4500HD, no GM45 ela roda a 533MHz e no GL40 só a 380MHz.

Então, o Microboard até vem com o dobro de memória ram, o dobro de HD (são 320GB contra 160GB do Lenovo), e um processador que é alguma coisa superior ao do Lenovo. Mas pensando em upgrade máximo, o sistema do Lenovo suporta processadores mais rápidos, memórias mais rápidas, e o dobro de memória que o Microboard suporta, além da placa gráfica rodar mais rápida que no Lenovo que no Microboard.

Mas, apesar de estar namorando tanto assim o Lenovo, até por ser mais bonito e possivelmente ter um sonzinho melhor devido ao tal pseudo-subwoofer (apesar de que som de notebook não tem jeito mesmo, pode ser um pouco melhor pra ver vídeos e fuçar músicas com mais gente), minha dúvida é se será realmente uma grande diferença de desempenho que terei pelas memórias mais rápidas, e mais tarde ao fazer um upgrade e prolongar a vida útil do notebook, ou se vale mais a pena comprar o que vem com mais recursos de imediato (no caso, o Microboard). Por que afinal, pode ser que quando eu for fazer um upgrade, daqui uns 3 ou 4 anos, qualquer um dos dois estará tão ultrapassado que não fará diferença DDR3 ou DDR2, 1600MHz ou 800MHz, Core2Duo normal ou Core2Duo Extreme.

Espero não ter sido muito confuso, e que alguém me ajude a raciocinar o que vale mais a pena.

Obrigado pela atenção!

*Adicionando algumas informações caso alguém queira entender a fundo o que eu tava falando:

Configurações do Lenovo Y430 2781JBP: http://www.pc.ibm.com/br/notebooks/ideapad/y-series/index.shtml (mais detalhes no link "Catálogo de Notebooks e Netbooks" no fim da página).

Configurações do Microboard Ultimate Black: http://www.microboard.com.br/ultimate-black/

Especificações dos chipsets Intel para processador Core2 para notebook: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Intel_chipsets#Core_2_Mobile_Chipsets

Especificações dos processadores Intel Core2: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Intel_Core_2_microprocessors (no nosso caso só contam os processadores para Socket P - os mais poderosos estão no final da página)

Postado

Foi confuso não, Sô Misura. Na minha modesta opinião Vossa Mercê escreve com clareza.

Mas a finalidade de colocar esta resposta rápida é lhe agradecer.

Muita informação útil no seu texto.

Postado

Review "inusitado" mas muito bem feito. Espero sucesso com o upgrade para o Windows 7, é um ótimo sistema e muito fácil de utilizar para leigos auto-proclamados =P.

• 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!