Ir ao conteúdo

Alterar tensão da fonte de 110 para 220V.

Alessandro Nilsen

Posts recomendados

• mês depois...
Postado

Passei este tempo pesquisando pelo trafo e achei um por R$40,00 de 150W marca Hayonik, este serve para meu propósito? Ou eu compro um trafo de 50+50V que dá uns 100V que é suficiente para a fonte?

Fonte: 193W

42V: 4A = 168W

5V: 5A = 25W

Agora falta alguma aplicação para esta fonte, alguem sabe? Todas as tensões são estabilizadas.

• 2 semanas depois...
Postado

Andei pensando, na entrada de tensão da fonte há um resistor de 3,9R, eu poderia alterar o valor deste resistor de modo que houvesse uma queda de tensão na entrada da fonte de 220 ->110, sei que vai gerar calor e tal, mas é o meio mais economico de fazer isto.

Tava pensando tambem em usar um divisor de tensão, resistivo ou capacitivo, há possibilidade?

Postado
Andei pensando, na entrada de tensão da fonte há um resistor de 3,9R, eu poderia alterar o valor deste resistor de modo que houvesse uma queda de tensão na entrada da fonte de 220 ->110, sei que vai gerar calor e tal, mas é o meio mais economico de fazer isto.

Tava pensando tambem em usar um divisor de tensão, resistivo ou capacitivo, há possibilidade?

para realmente funcionar em 220VCA, você teria que modificar muita coisa no circuito, de forma que compar outra nova seria mais viavel.

Contudo eu acho que um divisor resistivo deve funcionar, embora consuma muita energia.

faz assim: compre 2 lampadas incasdecentes de 200w de 127v, ligue-as em série e alimente a série de lâmpadas em 220V.

Daí você liga a sua fonte entre o sentro da série e uma das extremidades, pois ali terá metade da tensão (divisor resistivo com lâmpadas, modo mais econômico e que mais consome energia).

uma outra forma de fazer essa redução de tensão seria assim:

construir um regulador de tensão, com diodo zener e transistor, que fosse capaz de regular 340VCC ( corrente contínua) para 160VCC.

é que fontes chaveadas como estas, também funcionam em corrente contínua em tensão de 160VCC

e 220Vac quando retificados sobe para mais ou menos 340VCC

e 127vac quando retificado, é mais ou menos 160VCC

• 3 meses depois...
  • Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...