Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas em aterramento


Alessandoneves

Posts recomendados

Um prego na parede não tem eficiência nenhuma.

(Idem pra quem coloca um pedaço de fio num pote de flor)

Imagine a situação, na maioria dos terrenos o uso de 1 barra de cobre de 1,5m é insuficiente pro basico que é o gabinete não dar choque (Que dirá pra descarregar efetivamente todos os transientes que vem pela rede). Pode dar até a sensação de acabar com choque no gabinete tal, mas com multimetro, que não é um instrumento feito pra isso, você já verifica que há DDP entre você e o tal terra mal-feito, imagine o que um terrometro dirá! (Dirá que é insuficiente, claro).

Essa do prego, lataria de janela ou porta, e fio em pote de flor, não é nem suficiente pra radio de galena, pra ter ideia do quão insuficiente é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poder pode, "servir" é outra coisa :-)

Dependendo do tamanho da barra (E o contato entre o fio e essa barra) isso será suficiente pra atenuar digamos que uns 20% dos transientes que vão pro pino de aterramento (Atenuar, não eliminar).

Daria pra dizer que isso é melhor que nada, mas é tão pouco melhor que pra PC isso é insuficiente a ponto de quase não fazer diferença.

Se quer pra outros fins (radio, eliminar estatica do corpo), pode ser que sirva melhor, aterramento depende do tipo de solo e tal, sem terrometro o que se pode fazer é somente chutar se seria bom ou não, certeza só com terrometro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!