Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review placa M4A785TD-V EVO e questões tecnicas


Posts recomendados

Comprei a minha Evo sábado passado e chegou na ultima quinta-feira. Ainda não pude testar mas assim que tiver com a maquina completa eu ajudo com conteúdo sobre overclock nessa mobo. Sei que nenhum de vocês são iniciantes ou não sabem do risco mas para quem for e tiver interesse em fazer overclock, pensem primeiro em uma boa refrigeração no gabinete e um bom cooler para seu processador, depois disso você pode tentar fazer o overclock tranquilamente e com maior probabilidade de sucesso em um over mais agressivo.

Comprei na AZTECH por R$330,00 + frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Estava com problemas de Overclock nessa mobo, acredito que por incompatibilidade de memórias Corsair. (Não são QVL e são meio problemáticas com essa Mobo)

Consegui por o FSB em 262, totalizando 3.4 Ghz com vcore stock. Mas para bootar nesse FSB, somente conseguia com memórias a 400, totalizando uns 1040mhz com o over.

Depois de mexer várias vezes em latências e voltagens.

Consegui fazer o micro bootar em 533, totalizando 1400 mhz, mas somente a 1.8V nas latências padrões 9-9-9-24.

(as especificações padrões da minha memória são 9-9-9-24 a 1.65V)

Isso é um problema? Manter essa tensão?

Perguntei aqui pois vocês tem conhecimento na placa mãe e essa mobo é a primeira que subo tanto em overclock.

Adicionando a printscreen do over atual:

cpuzover.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom o Multiplier do meu esta em 8X e funcionando ótimamente

Com as memórias assim: 8-8-8-20-30 a 1.56v

Processador: 3.7Ghz com vcore a 1.45v

Parabéns.

Devagar tá indo.

Qual Mult tá em 8x, o do HT ou do NB?

Vente tentar todos os Mults do MB abaixo do padrão. A Memo tá em 2T ou em 1T? tente tambem combinar de modos diferentes os mults do NB com o do HT, talvez ache uma conbinação que permita subir mais.

Falta pouco pra chegar em 3.8Ghz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Estou procurando memorias para colocar nessa mobo e encontrei algo que fiquei em duvida ao analisar o QVL.

http://www.ocztechnologyforum.com/forum/attachment.php?attachmentid=13102&d=1261847271

As memorias que me agradaram foram as:

Kingston HyperX 4GB Kit (2 x 2048MB) DDR3 1600MHz PC3 12800

Elas trabalham de com a seguinte tensão:

1.7V - 1.9V

Mas no QVL esta essa memoria mas como 1.5v, isso poderia gera alguma incompatibilidade ??

Tendo em vista q eu quero deixar o processador estável em 4.2 GHZ. (Phenom II x4 955 3.2 BE)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bomo multiplicador que esta em 8x é o do HT, as memórias estão em 1T!!!!

E numa Boa o desempenho esta maravilhoso mesmo com as memórias em 1060Mhz

Galera eu tentando setar 3.8Ghz sempre da tela azul por causa de um único arquivo que é o atapi.sys!!

O que é esse arquivo, e como posso arrumar isso? o que eu tenho que ajustar para esse arquivo parar de dar tela azul?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive varios problemas com o atapi.sys

ele é o driver que gerencia os drives de CD/DVD do Windows e por diversas vezes tive problemas com ele e estava relacionando ao alcohol.

Comigo sempre acontece nos sistemas que têm o Alcohol 120% instalado. Faça o seguinte: Abra a pesquisa e localize o arquivo "atapi.sys", mande-o para a lixeira e tente novamente.

Mas podem ser muitas outras coisas, como é no windows você tem q olhar aqui:

http://support.microsoft.com/search/default.aspx?query=atapi.sys&mode=r&catalog=LCID%3D1046

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aLGUEM PODERIA ME RESPONDER SE DA RPA MIM FAZER UM OVER NO MEU X4 955 BE COLOCAR ELE 3.6 COM COOLER BOX?

OU NAO E ACONSELHAVEL?

Sim, por ser black edition subirá facilmente, MAS sua fonte não é nada boa, eu não recomendo overclocks com ela, bem que por não ter placa de vídeo está com folga. Pois ela não aguenta puxar muitos watts, se não queimará. Ela só funciona bem até 300W, então quando colocar uma placa de vídeo deverá ter mais cuidado.

Link do Artigo de sua Fonte:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1838/10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém me pediu a informação do Catalyst, é a que segue:

Primary Adapter

Graphics Card Manufacturer Powered by ATI

Graphics Chipset ATI Radeon HD 4200

Device ID 9710

Vendor 1002

Subsystem ID 83A2

Subsystem Vendor ID 1043

Graphics Bus Capability PCI

Maximum Bus Setting PCI

BIOS Version 010.094.001.010

BIOS Part Number 113-B43106-X04

BIOS Date 2009/02/18

Memory Size 2159 MB

Memory Type HyperMemory

Core Clock in MHz 500 MHz

Memory Clock in MHz 800 MHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, por ser black edition subirá facilmente, MAS sua fonte não é nada boa, eu não recomendo overclocks com ela, bem que por não ter placa de vídeo está com folga. Pois ela não aguenta puxar muitos watts, se não queimará. Ela só funciona bem até 300W, então quando colocar uma placa de vídeo deverá ter mais cuidado.

Link do Artigo de sua Fonte:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1838/10

Se você não tem experiencia com overclock aqui no fórum mesmo tem um vasto conteúdo e pela internet você consegue encontrar muitas coisas e saber por onde começar, tenha na cabeça somente o cuidado, não aumente nada drasticamente e tente aumentar a menor quantidade possível o v-core do seu processador (ate mesmo pela fonte que possui). Você tem uma ótima placa mãe e processador então não sera difícil fazer over e principalmente sem alterar o v-core.

Aumente preferencialmente um item de cada vez e acompanhe o desempenho da maquina e monitore atentamente a temperatura. E depois vai postando os resultados aqui para ajudar outros.

Uma boa refrigeração no seu gabinete e você consegue chegar a 3.6 sem riscos, esse cooler stock do 955 é bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eU LIGAVA UMA 9600GT,2 HD'S, UM CORE 2 DUO E OUTRAS COSIAS NESSA FONTE E PEGAVA DE BOA......

.

uMA FOTNE GENERICA TOCARIA ESSA MINHA configuração ?

Tira uma foto da sua fonte, a parte onde tem as especificações que a gente consegue descobrir quanto ela entrega de verdade.

Imagem semelhante a esta:

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/SeventeamST-500BAZ.jpg

Uma fonte genérica liga e funciona seu computador mas não como ele "deveria". (Em alguns casos o pc fica reiniciando por falta de energia)

Mas isso é muito relativo, depende do que você quer da sua maquina. Tem muitas outras coisas que nos conseguimos aumentar o desempenho do computador relacionado a energia, que seria a remoção do estabilizador. (Tem um ótimo tópico aqui no fórum explicando sobre isso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eU LIGAVA UMA 9600GT,2 HD'S, UM CORE 2 DUO E OUTRAS COSIAS NESSA FONTE E PEGAVA DE BOA......

.

uMA FOTNE GENERICA TOCARIA ESSA MINHA configuração ?

A configuração que você passou não chega a consumir 300W.

De qlq modo, fontes C3 Tech não são confiáveis, o Clube do Hardware já provou isso em três testes com modelos distintos dessa marca. Uma ressalva somente para o modelo de 750W (se não me engano), que foi uma fonte até recomendada nos testes do Clube.

Eu só falo isso para você ter maior segurança já que quer usar sistema em overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A configuração que você passou não chega a consumir 300W.

De qlq modo, fontes C3 Tech não são confiáveis, o Clube do Hardware já provou isso em três testes com modelos distintos dessa marca. Uma ressalva somente para o modelo de 750W (se não me engano), que foi uma fonte até recomendada nos testes do Clube.

Eu só falo isso para você ter maior segurança já que quer usar sistema em overclock.

Nem precisa tirar a foto como eu havia pedido no post anterior, encontrei um teste que explica tudo que você necessita.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1838/10

Eu não faria over com essa fonte e sem uma boa refrigeração para evitar riscos.

Uma fonte que segura sua configuração tranquilo é a "OCZ 400W StealthXStream OCZ400SXS" que você encontra em media R$200,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive varios problemas com o atapi.sys

ele é o driver que gerencia os drives de CD/DVD do Windows e por diversas vezes tive problemas com ele e estava relacionando ao alcohol.

Comigo sempre acontece nos sistemas que têm o Alcohol 120% instalado. Faça o seguinte: Abra a pesquisa e localize o arquivo "atapi.sys", mande-o para a lixeira e tente novamente.

Mas podem ser muitas outras coisas, como é no windows você tem q olhar aqui:

http://support.microsoft.com/search/default.aspx?query=atapi.sys&mode=r&catalog=LCID%3D1046

Espero ter ajudado.

Bom amigo fiz a pesquisa e a pesquisa não achou o arquivo, e tambem não uso nenhum driver virtual como o Alcohol 120% ou Daemon agora acho que esse arquivo é do sistema mesmo e como uso o Windows 7 ele mantem os arquivos do sistema em uma partição diferente e totalmente sem acesso o sistema de pesquisa não o encontra, mas valeu pela dica!!
Ramom....Essa tela zul de ***** é o que me impede de alcaçar os 4.0ghz tb!

já tentei quase tudo e sempre q passa um pouco de 3.9ghz ele trava!

Mas a tela azul que aparece pra voce é pelo mesmo arquivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon,

Sim é um arquivo do sistema como eu havia dito, ele quem gerencia os drives de CD/DVD.Você tem que conseguir acessar ele para remove-lo que ao iniciar novamente o windows mesmo cria ele de novo.

Se no site da microsoft não contem o seu erro vai ser bem complicado, se tiver como colocar a tela azul nos podemos analisar melhor.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é mais fácil eu remover o Driver de DVD, desconectar o cabo IDE? pois esse driver atapi.sys ficara desativado certo?

Você pode tentar mais não sei se vai funcionar porque é um driver do seu sistema operacional mas seguindo a logica ele realmente deveria ser desativado e não ocorreria a tela azul. No windows nem tudo funciona como deveria, faz o teste e veremos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ae pessoal , tô com essa placa, e ela é fantastica, só uma coisa me decepciono, não consegui instalar o áudio frontal... caso alguém saca dessa parada, me dê um toque q eu falo quais são os cabos q tem aqui!

valeu!

Não entendo muito disso, até porque foi o primeiro computador que montei sozinho. Mas o áudio frontal só pegou aqui quando usei o conector AC 97.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém me pediu a informação do Catalyst, é a que segue:

Primary Adapter

Graphics Card Manufacturer Powered by ATI

Graphics Chipset ATI Radeon HD 4200

Device ID 9710

Vendor 1002

Subsystem ID 83A2

Subsystem Vendor ID 1043

Graphics Bus Capability PCI

Maximum Bus Setting PCI

BIOS Version 010.094.001.010

BIOS Part Number 113-B43106-X04

BIOS Date 2009/02/18

Memory Size 2159 MB

Memory Type HyperMemory

Core Clock in MHz 500 MHz

Memory Clock in MHz 800 MHz

Fui em quem pediu essas informações. Eu acho que resolví o problema, ao dar um simples Clear CMOS. Como o WEI passou para 4.4, não mexí mais. Infelizmente, ficou como Sideport + UMA. Sem necessidade, mas pelo menos está funcionando e é melhor não mexer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bomo multiplicador que esta em 8x é o do HT, as memórias estão em 1T!!!!

E numa Boa o desempenho esta maravilhoso mesmo com as memórias em 1060Mhz

Galera eu tentando setar 3.8Ghz sempre da tela azul por causa de um único arquivo que é o atapi.sys!!

O que é esse arquivo, e como posso arrumar isso? o que eu tenho que ajustar para esse arquivo parar de dar tela azul?

Suas memórias estão esgueladas, desesperadas, gritando, sua máquina está voando porque suas memórias estão sendo acessadas em 1T. Na sua antiga M3A78-EM as memórias trabalhavam automáticamente em 2T.

O próximo caminho aí é:

Colocar a memórias em 2T e quebrar a cabeça para configurar latências, e achar o melhor mult para o NB.

Acho que agora está mais perto dos 3.8Ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o problema é que nessa mobo não tem opção na Bios de mudar o Comand Rate de 1T para 2T ou vice versa, e as latencias ja mudei para todas as combinações que voce possa imaginar e mesmo assim na abertura da tela de boas vindas da tela azul por causa do arquivo atapi.sys, o que eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!