Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon II X4 620 desbloqueado com sucesso!


Diego Paladin

Posts recomendados

  • Membro VIP

<Fotos - 56k warning - Obrigado XITA pelo spoiler, tinha esquecido >

Olá a todos,

Bem, recentemente adquiri (pro meu sogrão) uma configuração com o Athlon II X4 620 e eu fui agraciado com um raro processador dos lotes de núcleo Deneb! Lembrando que o Athlon II X4 convencional tem o núcleo Propus, que não tem cache L3. Nosso unlock serve para destravar esse cache escondido!

Minha intenção é mostrar um pouco da configuração e como posso fazer qualquer teste (não destrutíveis de preferência!) tentar comparar o Athlon II X4 desbloqueado com os Phenom II, quem sabe descobrindo a binagem dele (qual processador ele seria se não tivesse sido capado).

EDIT - A configuração completa:

- Placa mãe Gigabyte GA-MA785GT-UD3H - R$310 na Megamamute

- Processador Athlon II X4 620 - R$250 na Balão da Informática

- Cooler Evercool Buffalo - R$50 na Kabum

- Memória G.Skill Ripjaws 2x2Gb DDR3 1333 7-7-7-21-2T @ 1.5V - R$330 na Plug Informática

- VGA HIS HD4870 512mb - R$420 na Megamamute

- HD Western Digital Caviar Green de 1Tb 7200rpm - R$220 na Megamamute

- Gabinete Coolermaster Elite 335 - R$120 na Megamamute

- Fonte Corsair 400CX - R$200 na Megamamute

- DVD LG - R$70 na Megamamute

- Monitor Samsung 2233SW Plus 21.5" Full HD - R$470 na Balão da Informática

- Pra refrigerar adicionei + uma ventoinha de 120mm no gabinete na parte frontal jogando ar para dentro e apliquei a Artic Silver 5 de pasta térmica.

Algumas fotos:

- Gigabyte GA-MA785GT-UD3H

dsc08433.jpg

- Memória G.Skill Ripjaws DDR3 1333 com EPP 7-7-7-21-2T a 1.5V e uma HD4870 da HIS:

dsc08429z.jpg

- A estrela da configuração: Um Athlon II X4 620 Deneb. Para quem não sabe, para identificar se um AIIX4 é Deneb ou Propus, você precisa olhar para o código que representa o batch (lote) do processador. Esse código são os primeiros dígitos da segunda linha (logo abaixo do OPN):

dsc08428k.jpg

Se seu processador for Deneb, a terceira letra desse código vai ser um "C". Se seu processador for um Propus, a terceira letra vai ser um "D".

Para segurar isto tudo comprei uma Corsair 400CX, que já é um headroom para brincar com overclock e coisa e tal...

Então, tudo ligado e funcionando bonitinho, tá na hora de encontrar este cache. Vamos ver o que o setup da Gigabyte oferece. Logo a primeira opção do MIT II (Motherboard Intelligent Tweaker, ou apenas menu de over) é o Advanced Clock Calibration:

dsc08443.jpg

Primeiro, cabe dizer que esta placa da Gigabyte possui o recurso Dual BIOS, que serve para evitar que num flash errado você tenha o transtorno de fazer um RMA ou ter que fazer gambiarras para restaurar sua board. Acontece que estas duas BIOS possuem modos de Advanced Clock Calibration diferentes, que a Gigabyte chamou de "EC Firmware". Então, se você quer usar o ACC para te dar um extra de overclock (funciona nos Phenom core Agena em diante), você fica com o EC Firmware "Normal" da BIOS 1, que a Gigabyte chamou de firmware usual da AMD. Se você quer desbloquear núcleos e/ou cache, você precisa carregar a EC Firmware "Hybrid".

Selecionando a opção "Hybrid" e confirmando, aparece um aviso vermelho na tela pedindo pra você não desligar o computador e segundos depois a placa faz o POST novamente e já abre o setup com o ACC em Hybrid. Depois, todo o trabalho que eu tenho que fazer é ligar de fato o ACC. Apenas coloquei em Auto e para mim funcionou, ainda tem as mesmas opções do ACC Normal: All Cores e Per Core, para controlar as porcentagens. Não sei se na Hybrid há alguma diferença do "Auto" para estas opções, mas pode ser um teste futuro.

Enfim, não vou dizer que a Gigabyte me surpreendeu, eu realmente esperava muito desta placa e a Gigabyte respondeu à altura, como sempre excepcional! Uma olhadinha no resto das opções do MIT:

dsc08442v.jpg

Bem, aí está o overzinho mais básico que testei. Setando o HTT para 250, reduzindo os mults do HT (SB) e do NB pra 8X mantenho ambos stock em 2000 Mhz. O mult da memória eu reduzi pra 5.33 para manter a memória stock também. Por algum motivo as latências do EPP não pegam quando eu faço qualquer over, mas deixando apenas em auto as memórias tão pegando 8-8-8-20-1T rock solid! Eu acho que esses timings estão rendendo tão bem quanto o EPP, realmente não notei diferença, mas testes mais profundos ainda estão por fazer. Até agora, esse over para 3.25Ghz com vcore stock tá muito legal, sobreviveu 3dmarks, 1h de everest, e algumas horas de jogatina... ainda vou no Prime95 e no OCCT conferir, mas difícil não estar estável, teria travado em algum momento dos n jogos diferentes que testei até agora...

EDIT: Só para corrigir, o Cool'n'Quiet funciona independente de você ter deixado as voltagens em auto ou em stock! Acontece que quando você coloca, digamos, + 50 mV no processador, ele adiciona estes +50 mV em todos os p-states, então o idle passou a ser 1.025V e o máximo 1.325V (1 ~ 1.3 com vdrop). Nas faixas de tensão que testei, o vdrop desta placa mãe é exatamente 25 mV.

Bem, no SO... cache L3!?

vell3.jpg

Aqui, jogando valores eu coloquei um overzinho de 3.45Ghz @ 1.35V (+25 mV de VID). Detalhe, chutei estes valores e ficou super estável, ainda não testei com mais ou com menos tensão... este teste foi ainda antes dos 3.25 Ghz stock:

over345l3.jpg

E agora? Será que é um Phenom II X4 965 disfarçado? hehehe.

Só pra ilustrar, o first run do 3dmark06 do PC, com a L3 desligada e tudo stock:

3dm06stock.jpg

L3 ligada e tudo stock:

3dm06l3stock.jpg

Aqui, com o over de 3.25Ghz e L3 ligada:

3dm06l3over325.jpg

Que mostra o que todo mundo já sabe, o 3dmark06 é muito sensível a clock e pouco sensível a cache... depois vou fazer uns benchs próprios de CPU, vamos ver bem esta diferença.

De novo, palmas para a Gigabyte, até agora eu não vi uma tela azul e é algo difícil uma mobo passar o dia 1 comigo sem arregar, sem contar o desbloqueio sem "esforço" algum. Excelente!

Bem, por enquanto é isso, a medida que eu for descobrindo coisas interessantes eu vou postando por aqui, fiquem à vontade para perguntar, pedir testes, etc, estamos aqui para isso. Quem tiver um AIIX4 620 ou ainda uns Phenom II X4 da série 900 e quiser compartilhar uns testes e comparações, eu agradeço!

Abraço, obrigado pela leitura!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

EDIT - Adicionar uma foto do interior do gabinete, que não coube no post de cima:

dsc08460.jpg

================================================================================================

Bem, vou postar aqui a configuração mais estável de consegui com voltagens abaixo de 1.35V e cool and quiet ligado:

CPU 266 x 13 = 3.45 Ghz @ 1.3V com a cache L3 ligada / RAM a 1417 Mhz 8-8-8-20-1T @ 1.6V

Aqui, depois de uma etapa do meu método de stress, uma horinha de Everest:

stresseverest1h345.jpg

Veja que as temperaturas ficaram muito boas, no máximo 53ºC no Die e fazendo um calor de rachar aqui, no mínimo 32ºC de temperatura ambiente. Quem sabe com a cura da Artic Silver não melhore ainda mais.

O boot a 3.57 Ghz com todas as voltagens stock (e vcore a 1.25V!), está instável, deu pau com menos de 10 minutos no Everest. Acredito que com um bump leve de tensão dê para ficar com os 3.6Ghz, devo caçar o over máximo depois do natal:

bootl3357.jpg

Bem, meu score no Vantage a 3.45 Ghz com a VGA 790/1000:

over345l37901000.jpg

CPU Score : 11831

O score do Phenom II X4 965 BE a 3.4Ghz retirado do review do Guru3D:

CPU score:

@ 3.4 Ghz - revisão C2 : 11395

@ 3.4 Ghz - revisão C3: 11674

http://www.guru3d.com/article/phenom-ii-x4-965-be-revision-c3-review-test/15

Com uma placa da MSI com chipset 785G, igual ao meu, e memórias DDR3 1333 9-9-9-25-1T, pouca coisa mais lenta. Empate técnico? hehe

================================================================================================

Bem, continuando os testes aqui, a configuração mais estável com todas as outras voltagens stock e vcore abaixo de 1.35V é:

CPU 266 x 13 = 3.45 Ghz + unlock cache L3 @ 1.3V (+50 mV)

RAM 266 x 5.33 = 1417 Mhz @ 8-8-8-20-1T @ 1.60V (+0 mV)

NB (VID) 8 x 266 = 2128 Mhz @ 1.175V (+0 mV)

HT (NB/SB) 8 x 266 = 2128 Mhz @ stock

moststablebest.jpg

EDIT 29/01/10: Tentei usar o XMP em vez do auto 8-8-8-20-1T mesmo não notando diferença apreciável em benchmarks... contudo o XMP não é estável (engraçado é que este é 2T!) a 1.6V então fiquei com o "auto".

E o over máximo que consegui dentro das especificações de tensão da CPU/RAM/Mobo foi mesmo a 3.7 Ghz. Apertei as latências e vou utilizar estas configurações para benchs:

CPU 285 x 13 = 3.7 Ghz + unlock cache L3 @ 1.35V (+100 mV)

RAM 285 x 5.33 = 1520 Mhz @ 7-8-7-20-1T @ 1.65V (+50 mV)

NB (VID) 8 x 285 = 2280 Mhz @ 1.225V (+50 mV)

HT (NB/SB) 7 x 285 = 1995 Mhz @ stock

bootmodobench.jpg

O over máximo de CPU que eu consegui bootar aqui foi com 295 de FSB ainda dentro das specs do Phenom II, mas tive que dar um bump nas voltagens gerais e reduzir o NB/relaxar as latências, então não é a melhor opção para benchs mistos, apesar de ser um belo over para aplicações de uso intensivo de CPU:

CPU 295 x 13 = 3.835 Ghz + unlock cache L3 @ 1.45V (+200 mV)

RAM 295 x 5.33 = 1572 Mhz @ 9-9-9-24-2T (SPD) @ 1.65V (+50 mV)

NB (VID) 7 x 295 = 2065 Mhz @ 1.225V (+50 mV)

HT (NB/SB) 7 x 295 = 2065 Mhz @ 1.2/1.3V (+0.1V)

bootl338351475.jpg

Acima disso (FSB 300+), não importava que voltagens eu colocasse, a placa não dava POST e eu tinha que dar um clear CMOS. Parece que o limite do sistema é a placa mãe. Talvez uma atualização de BIOS me permita ir além dos 300 de FSB e chegar aos sonhados 4.0 ghz, ou talvez brincando um pouco com o AMD Overdrive... bem, vou ver se consigo melhorar o sistema de refrigeração e depois vou tentar! Uma coisa legal da BIOS pra quem precisa dar muito clear CMOS, são os profiles de configuração, achei muito prático:

dsc08458p.jpg

================================================================================================

Falando um pouco de VGA, instalei o ATT (Ati Tray Tools) pra tentar a sorte com a HD4870. Meu objetivo era criar um profile 2D para abaixar o clock da GRAM no modo idle, uma vez que o consumo das GDDR5 é elevado nesta série devido a problemas com o modo de repouso. Mesmo não podendo alterar a VMEM, reduzir o clock de 1000 Mhz (70ºC idle) para 500 Mhz (54ºC idle) com certeza vale pela redução de temperatura. Esta HD4870 vem com um VRM da marca Volterra que permite alterar a VGPU via software. O VGPU stock é 1.237V (500 Mhz) ~ 1.263V (750Mhz), e o ATT dá ainda uma opção de 1.276V.

Então, os profiles que eu testei e estão livres de artefatos:

2D -> GPU 500Mhz @ 1.237V / MEM 500 Mhz @ stock

3D -> GPU 800Mhz @ 1.263V / MEM 1000 Mhz @ stock

Benchs -> GPU 815Mhz @ 1.276V / MEM 1000 Mhz @ stock

Os artefatos e a temperatura não me deixaram ir muito além disto, então uso o ATT para trocar automaticamente entre 2D e 3D e quando quero rodar um bench, configuro manualmente o modo benchmark.

Bem, então um 3dmark06 com CPU a 3.7 Ghz e VGA 815/1000 e Catalyst 9.12:

3dm06fullbench.jpg

Opa, opa, passei dos 15k! O Vantage, com CPU a 3.7 Ghz e VGA 815/1000 e Catalyst 9.12:

3dvanfullbench.jpg

O CPU score tá bem cavalo pro nível Phenom II, tudo isso em 1.35V, que seria o stock do Phenom II X4 965. Muito bom. Bem, mesmo na configuração com 3.25 Ghz, a CPU não influencia em nada no score da GPU, o que mostra que 3.25 Ghz já é uma boa opção para 24/7, pois não há gargalo na placa de vídeo mesmo com um over médio de 815/1000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem pessoal, finalmente alguns testes em vários clocks e com/sem L3. Eu já tinha feito eles faz algum tempo mas meu tempo tá curto, então por isto estou postando só agora. Enfim, antes tarde do que nunca! hehe

Primeiro - Everest Ultimate

Testes nas velocidades de 2.6Ghz com/sem L3 e 3.38GHz, 3.5Ghz, 3.7Ghz com a L3 ligada.

Testes de memória

[chutômetro] O surpreendente é que com a cache L3 desligada (ACC Disabled) a banda de memória sobe! Eu fiquei encucado com este resultado mas eu acredito, teria que ser um expert pra comprovar, que a controladora de memória da CPU (IMC) também controla o cache L3 ou divide banda com esta. Então, quando a L3 está presente a controladora de memória não consegue usar 100% da sua velocidade para conversar com a RAM. [chutômetro off]

everestpostmemos.jpg

Testes de CPU

Este teste foi interessante. O CPU Queen pareceu com enxergar a L3, pois seu desempenho foi o mesmo em 2.6Ghz com/sem L3. entretanto, o CPU Photoworxx apresentou um ganho de exatos 30% apenas ligando a cache L3, sem tocar na frequência! Os testes de FPU, como esperado, não se importaram com a cache extra, apenas com a frequência.

everestpostcpu.jpg

Segundo - PCMark Vantage 64 bits

Que teste chato! Leva uma hora e meia por run, e ainda nem ligou pra cache L3. Não gostei, hehe.

pcmarkpost.jpg

Terceiro - Cinebench R10 32 e 64 bits

Bem, resolvi fazer nas duas versões para ficar mais fácil de ter como comparar com a reviewzada que tem por ae, porque em alguns lugares eles usam a versão 32 bits, outros a 64 bits... e bem, há uma boa diferença de desempenho entre as duas versões. Esse bench é muito forte, ele chegou a dar BSoD por vcore baixo em overs que já tinham levado de tudo em matéria de stress test, o que me fez aumentar pra 1.3V minha configuração mais estável que encontrei acima. Bem, tá adicionado no meu kit de estresse, hehe.

O rendering é uma situação de uso intenso da CPU, principalmente de operações de FP. Contudo, os programas mais modernos conseguem extrair mais desempenho dos recursos extras da CPU como foi o caso da cache L3, que ficou bem visível na versão 64 bits do programa onde tivemos ganho da ordem de 10% a favor da cache L3.

cinebenchpost32v.jpg

cinebenchpost64m.jpg

Games

Bem, alguns testes de alguns joguinhos no modo bench (CPU 3.7 Ghz RAM 7-8-7-20-1T VGA 815/1000). Uma HD4870 512mb já é ultrapassada em vista das soluções de VGA disponíveis hoje para a resolução full HD. Contudo, mesmo com 512mb esta placa consegue segurar as pontas com tudo maximizado (exceto, Crysis... normal, hehe).

Devil May Cry 4 - 1920x1080 DX10 Very High - AA 8X

devilmaycry4dx10max37l3.jpg

Street Fighter IV - 1920x1080 DX10 Ultra High - AA 8X

sf437l3benchmode.jpg

Crysis Benchmark Tool - Várias resoluções e configurações (em breve testo em mais)

crysis37l3benchmode.jpg

Resident Evil 5 - Fixed Benchmark - 1920x1080 DX10 Very High - AA 8X

re5dx1037l3benchmode.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ficou excelente a máquina, ainda mais com um presente desses da AMD.

Se puder, gostaria de saber os valores da configuração.

Se ainda estiver usando cooler box, faria um investimento bacana para comprar um pelo menos "bacana" (faixa de R$200,00).

Pois é, o orçamento tava limitado a R$2500 reais, minha sorte foi a Megamamute dar 10% no site todo e dividir 10X sem juros, daí viabilizou o projeto, mesmo que tenha estourado um pouquinho. :D Vou editar o primeiro post com todas as peças e preços, oks? Eu comprei pra segurar a onda aqui um Buffalo, que é o mais barato mesmo, e Artic Silver eu já tinha... as temps estão entre 38 ~ 42 °C idle (está super quente aqui, por volta de 32ºC temp ambiente) e 49 ~ 54 °C (sendo 54 °C a 3.45 Ghz com vcore stock).

Show hein brother, um verdadeiro presente de natal, parabéns!
Pow verdade, acreditar que ia pintar um AIIX4 desses por estas bandas era acreditar em papai Noel... e veio né? huahaiuahiaa e olha que eu tive que brigar com a Balão para eles me mandarem esta joça, já tinha chegado todas as peças e o processador nem tinha saído da loja deles ainda...

Ah tá, algo menor, porém não deixa de ser um bug, quando eu ativo o ACC na EC Firmware Hybrid, os sensores de temperatura dos cores bugam, ficam todos 0ºC. O sensor do Die funciona normalmente, mas o dos cores não. Provavelmente o trabalho do ACC é sobrescrever alguns Offsets da Firmware do processador, e parece que o Offset destas temps está sendo afetado... mas não quer dizer muito, mesmo com ACC off a temperatura dos cores fica próxima da do Die, as vezes uns 3ºC a mais, no máximo.

====================================================================================================

Undervolting no Athlon II X4 620 - Deneb

Primeiro, para quem não sabe o que é undervolt eu convido você a dar uma lida neste tópico feito pelo Xita:

Bem galera, eu não sei se vocês sabem mas a AMD lançou 6 processadores novos para o AM2+/AM3, e destes dois me chamaram a atenção: O Phenom II X2 555 BE e o Phenom II X4 910e. Enfim, eu tava lendo este artigo aqui da Anandtech justamente sobre os dois:

Que na primeira parte fala de outro meio de obter um Phenom II X4 por 100 dólares: destravar os dois cores de um Phenom II X2 555 BE, uma vez que hoje em dia os yelds estão bons, isto é, é raro vir Phenom II com cores defeituosos, então os Phenom II X2 mais novos quase certamente podem ser desbloqueados em Phenom's II X4. E o melhor, esta criança é BE, isto é, tem o multiplicador destravado.

Na segunda parte do artigo, eles falam do Phenom II X4 910e, um quad-core 2.6 Ghz (epa!) cujo TDP é de apenas 65W... bem, me impressionou, pois a diferença do novo 910e pro antigo 910 (que é o meu Athlon II X4 com L3) é nas voltagens mais baixas possíveis com a revisão C3, que são 0.976V no p-state mais baixo e 1.168V no p-state mais alto.

Como tive boas surpresas de over com meu chip, pensei em ver como ele se sai em under:

Então saquem só ele funcionando a todo vapor (vapor bem frio, diga-se de passagem ;)) com -200 mV, no total 1.04V:

stressunder02.jpg

Notem que a temperatura está na casa dos 47ºC, tá ótimo, uns 2ºC a menos do que com o vcore stock... o buffalo já segura bem este cara. O desempenho, como esperado, é exatamente o mesmo do vcore padrão.

Screen do benchmark Cinebench R10 64 bits, cujo score é o mesmo do encontrado para o vcore stock e mostrando no CPU-Z a tensão do low p-state, 0.768V.

cinebench64cpustockunde.jpg

Por questões de confiabilidade, resolvi tomar o undervolt final como -0.175V (isto é, adicionei mais +25mV de margem) e fiquei com:

lowest p-state 0.800V

highest p-state 1.072V

Para garantir estabilidade em aplicações mais críticas, como o Linpack:

linxunder0175.jpg

Enfim, consegui voltagens bem menores que as padrões do 910e que é avaliado em 65W de TDP, então em relação ao TDP original de 95W do AIIX4, possivelmente com este undervolt eu estou conseguindo reduzir este número pela metade, o que é bem interessante consumer-wise.

Enfim, depois vou ver se consigo balancear o overclock com o undervolt para tentar encontrar uma configuração mais interessante ainda olhando para consumo, já que aquecimento não é o problema. Mas fica a dica para quem está com cooler stock ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Infelizmente o meu é bloqueado. Não consegui liberar cache L3.
Olá amigo,

O desbloqueio depende tanto do processador quanto do chipset da placa mãe. Para saber se o processador é Deneb, veja o lote, como eu coloquei no primeiro post, aquele codigozinho debaixo do OPN. Daí, se o processador for um Deneb mesmo, você pode querer investir numa placa mãe que tenha opções flexíveis de ACC!

Só uma fotografia do "trabalho" de hoje:

stresseverest1h37.jpg

3.7 Ghz @ 1.35V com a RAM a 1500+ Mhz e NB @ 2280Mhz! Temps ainda abaixo de 60ºC.

Feliz natal para todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É Lord meus parabens vou seguir sua dica ao comprar meu 620 mes que vem, isso se eu pegar ele!! pois não sei qual é mais fácil, desbloquear o núcleo do Phenom II X3 720 ou desbloquear o cache do Athlon II X4 620!!
Opa, valeu Ramon, pois é cara, se você tiver a chance de garimpar um igual a gente tinha falado, eu te digo agora de experiência própria que vale sim. Já o PIIX3 720, a vantagem dele é ser BE, que facilita bastante as coisas na hora do over... tô aqui meio que arrependido de não ter pegado memos 1600, mas vamos ver até aonde vai essa criança aqui :D

Outra coisa também, o PIIX3 vira um PIIX4 da série oito, que tem um pouco menos de cache L3. Acho que esta diferença de cache da série 8 pra série 9 é negligível em termo de perfomance, o cache inteiro mesmo faz pouca diferença... mas é melhor ter do que não né? hehe.

Esse combo é melhor que:

M3A78-EM com Phenom X3 710?

Bem, eu espero que meu post responda este tipo de pergunta. Mas assim, eu sou 1000 vezes mais Gigabyte do que Asus, coisa minha. O que não é coisa minha é que a GA-MA785GT-UD3H tem o chipset superior, VRM superior, BIOS superior, codec audio superior, tem dois slots PCI-E 16x (um a 4x 2.0, até um CF de HD4850 fica razoável, teste futuro... ;))... as duas estão na mesma faixa de preço, não dá pra levar esta Asus, certo?

Já o Phenom II X3 710, eu já acho que em relação ao Athlon II X4 620 Propus ele já perde, pois mais vale um core do que cache L3... se você tiver ainda um AIIX4 Deneb, isto é, um PIIX4 9xx, a comparação chega a ficar injusta, não é?

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara esse Cache L3 que vem bloqueado não altera em nada a temperatura, pois esse cache é um tipo de memória e não um núcleo, ja os processadores que desbloqueiam núcleos ja passam a esquentar um pouco mais, ja o cache liberado não faz o processador esquentar mais, entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa, eu fiz uma atualização no segundo post mostrando resultados novos de over na CPU/mobo/VGA... encontrei configurações razoáveis para uso comum do sistema e benchmarks, em breve devo fazer testes com joguinhos, cinebench, zlib, etc. :)

Um comentário, é que eu não estava conseguindo por nada fazer o PC bootar com configurações manuais de timings da RAM. Lendo o fórum da Gskill, vi gente com problemas em utilizar os 4 slots da placa mãe, e conseguiram relaxando a latência tRFC (entre pentes). Daí lembrei que por causa do Buffalo, não pude instalar as memórias no DIMM 1 e DIMM 2, então simplesmente relaxei a tRFC de 90ns para 110ns e consegui setar os timings manualmente! Parece que aquele papo de "Install your DIMM in the first two slots for optimal perfomance" fez sentido agora, mas eu precisaria testar no DIMM 1 e 2... hehe.

Uma vez que consegui colocar os timings como eu queria, consegui testar apenas over nas memórias, e elas se viraram bem em 1600 com o SPD de 1333 (9-9-9-24-2T) a 1.65V:

bootl3stockmemos1600.jpg

Aqui a tela do post quando setamos o multiplicador de memória a 8 x:

dsc08463m.jpg

O que confirma o suporte não-oficial da Gigabyte a velocidade DDR3 1600. Além do meu stress padrão elas ainda sobreviveram a 4 fases do memtest86+, mais ou menos 2h de estresse, então as memos não são o problema do limite de overclock encontrado acima (3.835 ghz+).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei como a AMD se comporta, mas no meu caso com intel usando dual e quad teve muita diferença a questão do FSB limite.

Por exemplo: usando um E8400 consegui por 500 de FSB sem problemas (talvez conseguisse ir mais, pois não testei, o processador já estava em 8x 500 = 4GHz), já utilizando um Q9550 tenho lutado para chegar perto dos 430 com estabilidade e é um pouco difícil.

Se tivesse algum dual para comparar, poderia tirar essa dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não sei como a AMD se comporta, mas no meu caso com intel usando dual e quad teve muita diferença a questão do FSB limite.

Por exemplo: usando um E8400 consegui por 500 de FSB sem problemas (talvez conseguisse ir mais, pois não testei, o processador já estava em 8x 500 = 4GHz), já utilizando um Q9550 tenho lutado para chegar perto dos 430 com estabilidade e é um pouco difícil.

Se tivesse algum dual para comparar, poderia tirar essa dúvida.

Hum, qual sua placa mãe engenheiro?

Seus resultados são muito bons em vista que é difícil pegar um C2D Wolfdale sem FSB wall perto de 460, 500 é muito bom. 430 já é, digamos, o esperado para um C2Q Yorkfield.

Em suma, se você tem uma boa placa mãe (o que eu presumo que você tenha) o FSB wall é mais dependente do processador no caso dos Core 2.

Já no caso dos Phenom II, eu acho que é a placa mãe. Dei uma olhada neste artigo aqui:

O cara conseguiu 347 de HTT com a MSI 790GX dele!! Ainda devo pesquisar mais e depois fazer uns testes, tenho medo de fritar o chipset ou alguma controladora, tenho um certo trauma de over em FSB, são águas passadas mas o seguro morreu de velho... :rolleyes:

Lord_paladin Não sei se você fala inglês, e nem se conhece o www.cpu-world.com, mas manda um e-mail para "info @ cpu-world.com" (sem aspas e tudo junto) informando sobre esse seu processador porque no site não consta a existência desta versão.

Hmm, não sabia desse site não, vou ver como é o esquema, valeu!

EDIT: trabanom, obrigado pelo link, o site é muito legal mesmo!

Então, eu abri o site e no canto tá escrito "The Fastest Desktop CPU's" e cliquei na opção da AMD: Phenom II X4 965, e deu nesta página aqui:

http://www.cpu-world.com/CPUs/K10/AMD-Phenom%20II%20X4%20965%20Black%20Edition%20-%20HDZ965FBK4DGI%20(HDZ965FBGIBOX).html

Adivinha qual o stepping code deste cara? Stepping code: CACYC AC

Adivinha qual é o do meu Athlon II X4? :D

Olhando a página sobre o stepping, realmente eles não sabem do meu Athlon II X4:

http://www.cpu-world.com/step_codes/C/CACYC%20AC.html

Eles só conhecem Phenom's II desta stepping... bem, vou avisar eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Hum, qual sua placa mãe engenheiro?

Seus resultados são muito bons em vista que é difícil pegar um C2D Wolfdale sem FSB wall perto de 460, 500 é muito bom. 430 já é, digamos, o esperado para um C2Q Yorkfield.

Uso uma Giga P35-DS3R Rev. 1.0 já tem uns 2 anos ou pouco mais.

O E8400 que tinha era um E0, incrível, fazia 4GHz com 1.21v.

Quanto ao Quad, eu particularmente esperava chegar nuns 450, mas acredito que só chegarei a isso usando um X48 ou um P45. Pelo que vejo, os Q9550 chegam até uns 3.8GHz com certa facilidade.

Pra testar o FSB da sua placa mãe, você pode experimentar diminuir o multiplicador e ir vendo o limite da placa mãe mesmo. Precisa de muita paciência, mas em uma noite você consegue fazer bons testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E o Xeon quad do wcrf (igual ao i7 920 D0) que faz 4.0 Ghz com 1.17V? Fina flor da produção, hehehe.

Então engenheiro, eu tentei abaixar o multi mas mesmo assim não foi de cara, entende? Como eu não gosto de dar over muito alto no FSB (pelo menos acima de 50% de over já fico meio cabreiro) eu deixei quieto e resolvi pesquisar um pouco antes. Já achei casos no chipset 785G que neguinho matou uma das controladoras USB fazendo over no FSB (não ficou claro se foi o over do HTT apenas ou se o cara deu mole e jogou um multi alto pro HT, e também a mobo era uma ECS, nem compara...).

E assim, de 333 de FSB para 500 FSB são 50% de aumento, assim como de 200 de HTT para 300...

É difícil achar reviews sobre esta minha Gigabyte porque a placa ainda é relativamente nova e não é tão inédita assim, então não despertou muito interesse dos reviewers de plantão.

Acho que vou trocar uma ideia com os funcionários da Gigabyte que participam do Tweaktown, assim que eu tiver um tempinho eu crio um post por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei como estão agora essas placas da gigabyte, mas por exemplo a minha, quando comprei, veio com elastomero no dissipador do chipset.

Sempre que pego uma placa nova, testo logo pra ver se esta ok, depois de 1 semana desmonto e retiro os dissipadores, limpo o elastomero, dou uma lixada nos dissipadores e remonto com uma AS5 no lugar.

Sei que não faz milagre, mas sempre da uma ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...