Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon II X4 620 desbloqueado com sucesso!


Diego Paladin

Posts recomendados

  • Membro VIP

Undervolting no Athlon II X4 620 - Deneb

Primeiro, para quem não sabe o que é undervolt eu convido você a dar uma lida neste tópico feito pelo Xita:

http://forum.clubedohardware.com.br/undervolt-visao-diferente/621418

Bem galera, eu não sei se vocês sabem mas a AMD lançou 6 processadores novos para o AM2+/AM3, e destes dois me chamaram a atenção: O Phenom II X2 555 BE e o Phenom II X4 910e. Enfim, eu tava lendo este artigo aqui da Anandtech justamente sobre os dois:

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=3730

Que na primeira parte fala de outro meio de obter um Phenom II X4 por 100 dólares: destravar os dois cores de um Phenom II X2 555 BE, uma vez que hoje em dia os yelds estão bons, isto é, é raro vir Phenom II com cores defeituosos, então os Phenom II X2 mais novos quase certamente podem ser desbloqueados em Phenom's II X4. E o melhor, esta criança é BE, isto é, tem o multiplicador destravado.

Na segunda parte do artigo, eles falam do Phenom II X4 910e, um quad-core 2.6 Ghz (epa!) cujo TDP é de apenas 65W... bem, me impressionou, pois a diferença do novo 910e pro antigo 910 (que é o meu Athlon II X4 com L3) é nas voltagens mais baixas possíveis com a revisão C3, que são 0.976V no p-state mais baixo e 1.168V no p-state mais alto.

Como tive boas surpresas de over com meu chip, pensei em ver como ele se sai em under:

Então saquem só ele funcionando a todo vapor (vapor bem frio, diga-se de passagem ;)) com -200 mV, no total 1.04V:

stressunder02.jpg

Notem que a temperatura está na casa dos 47ºC, tá ótimo, uns 2ºC a menos do que com o vcore stock... o buffalo já segura bem este cara. O desempenho, como esperado, é exatamente o mesmo do vcore padrão.

Screen do benchmark Cinebench R10 64 bits, cujo score é o mesmo do encontrado para o vcore stock e mostrando no CPU-Z a tensão do low p-state, 0.768V.

cinebench64cpustockunde.jpg

Por questões de confiabilidade, resolvi tomar o undervolt final como -0.175V (isto é, adicionei mais +25mV de margem) e fiquei com:

lowest p-state 0.800V

highest p-state 1.072V

Para garantir estabilidade em aplicações mais críticas, como o Linpack:

linxunder0175.jpg

Enfim, consegui voltagens bem menores que as padrões do 910e que é avaliado em 65W de TDP, então em relação ao TDP original de 95W do AIIX4, possivelmente com este undervolt eu estou conseguindo reduzir este número pela metade, o que é bem interessante consumer-wise.

Enfim, depois vou ver se consigo balancear o overclock com o undervolt para tentar encontrar uma configuração mais interessante ainda olhando para consumo, já que aquecimento não é o problema. Mas fica a dica para quem está com cooler stock ;)

PS: Por organização vou repetir este post na primeira página.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então, me responde umas coisas Paladin.

Em low vcore o Cool n' Quiet continuará funcionando?

Sim, note que ao setar -0.2V você subtrai 0.2V em todos os p-states.

E outra, quer dizer que nosso Athlon II X4 funcionando com vcore menor, tdp menor, quer dizer: temperatura menor e mais overclock? :D

Hum, hehe, aí depende. Se o limite de estabilidade do seu caso for a temperatura, a resposta é afirmativa. Se o limite for vcore, abaixá-lo não vai deixar você fazer o over, o low vcore por si só já limita a capacidade de over aqui, já que temperatura não é um problema. Vou tentar descobrir agora o quanto o overclock é comprometido com o undervolt. ;)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo... saberia me dizer se na caixa... naquela etiqueta dourada... ou algo do tipo.. que tem o numero de série do Processador... tem esses detalhes para saber se é Propus ou deneb.. pois como agente vai verifcar com os cara ??

Eles não vão querer abrir para olhar em cima... kkkkkkkkkk' :lol:

O Russo disse tudo. Quando cheguei na loja perguntei se tinha e tal, então disse que queria com núcleo deneb. O vendedor achou que eu estava falando grego e perguntou se era lote novo e eu disse que era, hehe. Então pedi pra dar uma olhada na caixa que dá pra ver o processador. Na segunda linha lê-se CACYC, terceira letra C=deneb.

Olha a foto dele na caixa!

http://img534.imageshack.us/i/snc01320.jpg/

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A vantagem de diminuir o TPD é trabalhar com um processador bem mais frio!!!
E além disso, o processador consome menos energia elétrica, que é uma diferença razoável na conta de luz para quem deixa o processador fazendo cálculos várias horas por dia (como quando usamos o folding at home CPU).

EDIT: Subi +25mV no undervolt para dar uma margem de confiabilidade para cálculos longos, como com o Linpack. Editei o post anterior ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, também acho que seja, mas não sei configurar direito. Setei o Vcore na Bios como 1.30, mas no CPU Z marca 1.28 e mesmo assim não aguenta, deve ser pouco ainda para o core. Nossas configurações são até parecidas, então acredito que se um de nós achar uma solução poderá servir para ambos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hum, isto está me cheirando à placa-mãe, pois com um Propus e em Deneb o over está sendo igual... tentem colocar um teco de tensão no NB.

Vocês participam do tópico sobre a EVO do Ramon né? Talvez tenha alguma coisa que vocês estão deixando passar para configurar o over nessa Asus:

http://forum.clubedohardware.com.br/topico-oficial-m4a785td/749126

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocou Enable to all cores? Se sim não sei o que pode estar acontecendo, porque é só isso, depois tiro uma foto da minha bios para você ver.

Protech, faz um favor para mim? Eu e o h1ghland3r estamos tendo problemas em fazer over nesse combo X4 620 + M4A785TD-V EVO, estamos ambos travados em 3180MHz, e estamos achando que é culpa das nossas Corsair, você que está de Kinston poderia fazer alguns testes para ver até aonde vai? Porque se conseguir passar dos 3.2GHz é problema com as memórias, se não conseguir é com a mobo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocou Enable to all cores? Se sim não sei o que pode estar acontecendo, porque é só isso, depois tiro uma foto da minha bios para você ver.

Protech, faz um favor para mim? Eu e o h1ghland3r estamos tendo problemas em fazer over nesse combo X4 620 + M4A785TD-V EVO, estamos ambos travados em 3180MHz, e estamos achando que é culpa das nossas Corsair, você que está de Kinston poderia fazer alguns testes para ver até aonde vai? Porque se conseguir passar dos 3.2GHz é problema com as memórias, se não conseguir é com a mobo mesmo.

Atualizei a Bios, fui lá no Advanced - CPU Configuration - ACC (ALL Cores) e nada de L3. Será que ta faltando alguma cuisa? O processador é CACYC com certeza!

Asim que der vou fazer uns testes de over.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eta tava pensando em pegar o atlhon deneb também ! Minha mobo ta chegando asus M4A785TD-V EVO, mas a duvida e com o processador !! Se eu pego esse atlhon pra desbloquear o cache ou pego logo um X3 720 ! X3 ta saindo a 330 e o atlhon a 210 ! Na mesmo loja que o russo_yf comprou ! o que vocês acham ?? Qual pego ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se você consegue um X4 620 Deneb é bem mais vantajoso que o X3 720, porque assim você já terá um Phenom II X4, e pelo clock você determina se ele será um X4 945, ou X4 955 e por aí vai, isso com 200 pratas somente.

Pelo menos esse foi e continua sendo meu pensamento desde quando comprei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!