Ir ao conteúdo

Adaptando Controle De Psx No Pc

Nielp103

Posts recomendados

Postado

Sei que muitos que frequentam o fórum não tem o costume de ler as mátérias do site do Clube do Hardware, que sempre da umas dicas boas, e dessa vez ela ajudou a muita gente que estava querendo jogar no PC com seu controle tradicional do PSX.

Adaptando um Joystick de Playstation no PC

[17-dez-03]

O processo de adaptar um joystick de Playstation no PC é o mesmo de se adaptar um joystick de Mega Drive, que explicamos na semana passada. A diferença está que o plugue do joystick do Playstation é diferente e, portanto, a confecção do cabo adaptador é um pouco diferente também.

Você precisará comprar os seguintes componentes: 5 diodos 1N4148, 1 conector DB-25 macho (com caixa) e 2 metros de cabo de 8 fios. Além disto, você precisará ter um ferro de solda e saber soldar! O ideal seria conseguir um plug macho para encaixar no joystick do Playstation, porém este plugue não é fácil de ser encontrado.

Com este material nós construiremos um cabo que, de um lado (conector de 25 Pinos) será instalado na porta paralela do PC e, do outro lado, é onde o joystick de Playstation será instalado.

Nós mostramos na figura o esquema elétrico de como deve ser feita a montagem deste cabo. Os diodos devem ser soldados diretamente no conector DB25.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttps://www.clubedohardware.com.br/fotos/esquema_psx.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Figura 1: Esquema eletrônico do adaptador do joystick de Playstation para o PC.

O maior cuidado que você deve ter na hora de soldar os fios e os diodos do plugue DB-25 é observar a pinagem do conector. Se você prestar atenção, no próprio conector existe, bem pequeno e ao lado de cada pino, o número de cada pino (1, 2, 3 etc). Visto de trás, isto é, no lado que leva a solda, a pinagem dos conectores é a mostrada na figura abaixo.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttps://www.clubedohardware.com.br/fotos/db25-psx.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Figura 2: Conector DB-25.

No caso do conector PSX (conector do joystick), nós mostramos a pinagem abaixo. Preste atenção na numeração para não cometer erros. Nós contamos os pinos com o conector que vem do joystick visto de frente.

Após você montar o cabo, você terá de instalar um driver no seu PC. Se você usa o Windows 9x ou ME, você deverá baixar o DirectPad em http://emulando.virgula.terra.com.br/radar...ft/dpadpr50.zip. Se você usa o Windows 2000 ou XP, baixe o NTpad em

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttps://www.clubedohardware.com.br/fotos/conector_psx.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Figura 3: Conector PSX.

http://www.iespana.es/wk3/ntpad.zip.

Para instalar o driver no Windows 9x ou ME, instale o joystick no PC, descompacte o DirectPad em um diretório do seu PC (ex: c:\joystick) vá ao Painel de Controle, dê um duplo clique no ícone Controladores de Jogos, clique na caixa Adicionar na janela que aparecerá e, em seguida, selecione Adicionar outro, clicando na caixa Com Disco e apontando para o diretório onde você descompactou o DirectPad. O Windows reconhecerá o controle, clique em Aceitar e, em seguida, Finalizar. Depois de instalar o driver, você precisará selecioná-lo, clicar em Propriedades e, em seguida, em Configuração você deverá selecionar o tipo de joystick instalado, que, em nosso caso, será o "Playstation".

Já no Windows 2000 ou XP, basta descompactar o arquivo e executar o arquivo install.exe. Selecione como joystick Playstation.

Só um lembrete: para este esquema funcionar, a porta paralela deverá estar configurada como "ECP" no setup do micro.

estarei disponibilizando o DirectPad para win98, ME, 2000 e XP para download

Postado

Iae!

Vou aproveitar o tópico e solicitar uma ajuda a vocês.

Comprei o joystick adaptado do playstation, dual shock, mas um dos analógicos está descalibrado.

Quando entro no Painel de Controle / Controlador de Jogos, tem aquelas luzinhas que representam os botões. Elas as vezes acendem sem eu precionar nenhum botão ou alavanca. Parece mal contato.

Esse tipo de problema é físico ou dá para soluciona-los calibrando no Controlador de jogos? Aliás, como calibro no Controlador de jogos?

Abraços!! :-BEER

Postado

Primeiro tente resolver reinstalando o joystick..caso continue, é bem provável que seja problema físico...da uma olhada no controle que a "borracha" que faz os contatos não deve estar bem colocada....controle de PSX é bem simples...não tem grilo pra mexer nele

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por hi-0ctane@28 jan 2004, 12:25

comprei um adaptador no mercado livre

pra dois controles psx pela porta paralela

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=16343881

Vale lembrar que este adaptador não funciona com controles analogicos, eu tive que comprar outro adaptador para funcionar os controles analogicos.

Postado
Postado Originalmente por mmarcelocsouza@28 jan 2004, 12:27

Vale lembrar que este adaptador não funciona com controles analogicos, eu tive que comprar outro adaptador para funcionar os controles analogicos.

Qual é o problema desse adaptador com os controles analógicos ? O conector é o mesmo, o que deve mudar é o software usado e a sua configuração, não ?

E qual foi esse outro adaptador que você pegou ?

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por nielp103+28 jan 2004, 14:00-->
mmarcelocsouza@28 jan 2004, 12:27

Qual é o problema desse adaptador com os controles analógicos ? O conector é o mesmo, o que deve mudar é o software usado e a sua configuração, não ?

O esquema do analogico é diferente, eu comprei um adaptador que ele é ligado na porta paralela e na porta MIDI juntos, na porta MIDI é onde ele pega a tensão para funcionar o dual shock, eu tentei colocar o joystick analogico neste adaptador que nosso colega postou e não funcionou, mesmo com outro software, a ligação dos fios na paralela deve ser diferente.

Postado

Galera comprei um desses adaptadores. os controles estão fucionando normalmente. Só estou sentindo problema em relação a que ele parece responder meio lentamente aos meus comandos.....percebo isso principalmente quando jogo NFSU e o no emulador epxe pra play....o que vocês acham que pode ser.

No emulador por exemplo não consigo dar meia LUA. O controle responde digamos que com um pouco de atraso, ou quando eu aperto rápido ele não responde na mesma quantidade!!!!

Aguardo respostas, Valeu

Detalhe, ele já esta calibrado, e a porta configurada com ECP.

Postado
Postado Originalmente por galhiego@29 jan 2004, 11:13

http://www.iespana.es/wk3/ntpad.zip.

tentei baixar o driver para win2000 e xp por este endereço e não consegui!

sera que alguem poderia me dar um outro endereço, ou até mesmo me enviar por email?

Tenho os drivers tanto do win98 quanto do winXP...

assim, que chegar em casa, vou arrumar um link pro pessoal baixar aqui, ok ?

Postado
Postado Originalmente por mmarcelocsouza+28 jan 2004, 14:06-->
Postado Originalmente por nielp103@28 jan 2004, 14:00

mmarcelocsouza@28 jan 2004, 12:27

O esquema do analogico é diferente, eu comprei um adaptador que ele é ligado na porta paralela e na porta MIDI juntos, na porta MIDI é onde ele pega a tensão para funcionar o dual shock, eu tentei colocar o joystick analogico neste adaptador que nosso colega postou e não funcionou, mesmo com outro software, a ligação dos fios na paralela deve ser diferente.

A ligação dos fios é a mesma. O problema é que a porta paralela não consegue fornecer a corrente necessária para o joystick funcionar.

Há um tempo atrás adaptei um joystick dual-shock para utilizar no computador. Além de fornecer os 9V dos motorezinhos do dual-shock, tive que fornecer também a linha de 5V para alimentação do circuito, pois a corrente da porta paralela não aguentava (mas conforme li em sites na época, isso deve depender da placa-mãe).

Postado

A ligação do controle analógico e o digital é idêntica...

Somente os fios para usar o Dual shock que é diferente(visto que o digital NÃO tem estes fios) os fios para ligar o Dual Shock funcionam são assim:

você devera ligar um fio VERMELHO (que irá para fora do controle) junto ao ROXO que vem do controle.

Os fios PRETO e BRANCO que saem do controle devem ser ligados aos pinos

18 e 19 (que são GNDs ou terra) e um outro fio PRETO (que ira para fora do controle). Lembrando que é interessante soldar estes fios ao conector.

Lembrem-se sempre coloquem o POSITIVO no fio VERMELHO e o NEGATIVO no fio PRETO, pode ser usado nessa ligação tanto uma bateria de 9V ou um adaptador de 9V, se for usar um adaptador de preferência arrume um plugle para colocar nos fios, o VERMELHO fica dentro do plugue e o PRETO de fora do plugue.

Lembrando que a fonte tem que ser de corrente continua (DC)

Caso use uma de corrente alternada, pode vir a ter dores de cabaça.

Eu tenho um analógico funcionando direitinho....

Meus irmãos tem o digital.

Vale lembrar que a placa mãe também influencia no uso do controle analógico somente, isso porque a maioria das placas mães usam na saida da LPT1 3,5V caso este valor seja 5V, por exemplo, o controle não funcionará, digo isso porque já testei....

:D Espero que ajude.

Postado

eu comprei um desses controles adaptados e aqla ##### não funciona... eu instalo os drivers do xp(baixei varios em muitos sites diferentes) e fala q ta ok mais quando vou calibra ele não faz nada como se não tivesse conectado. a porta ta em ecp mais mesmo assim não vai. por favor ajudem

Postado

Pra fazer no WinXp funcionar muitas vezes é uma saco!!!

você deverá ter instalado corretamente a "Porta de ogos padrão" que pode ser vista no "Gerenciador de Dispositivos" junto aos "Controladores de som, vídeo e jogo"

Mas não é só isso!!!

Em "Dispositivos de Interface Humana" também deve ter alguns drivers, no meu caso tenho:

"HID-compliant game controller "

"NTPAD con forcefeedback"

Lembrando que instalaei o NTPAD com Forcefeedback, porque possuo o controle analógico, quem possuir o Digital instale os drivers SEM o suporte ao Forcefeedback...

beleza¿

• 3 semanas depois...
Postado
:help: Já vi vários tutoriais sobre como adaptar joysticks de vídeo games no PC e seus respectivos esquemas de montagem para adaptar apenas "1" ou "2" joysticks na porta LPT1. Por favor, gostaria de saber se é possível adaptar "4" joysticks de playstation, ou qual seria o máximo possível simultaneamente utilizando essa mesma porta e os mesmos parâmetros de configuração e se for possível seria grato se alguém me passasse tal esquema.
Postado

:muro:

Comprei o Adaptador de Joystick do Playstation para o computador. O modelo do Adaptador permite a conexão de 2 Joystick.

O Adaptador e o Joystick funcionaram corretamente no Windows 98.

Quando fiz a instalação do Software que acompanha o adaptador no Windows XP, e encontrei uma dificuldade.

O Joystick que possuo é do PSone, original, e com controle analógico. Após fazer a instalação do software, não consegui utilizar os controles analógicos, porque o "led" que indica que o controle analógico esta "ativo" se apaga durante sua utilização do Joystick.

Como eu disse anteriormente, o Adaptador funcionou corretamente no Windows 98, ou seja, tanto o Adaptador quanto o Joystick estão em perfeito estado de funcionamento. Sendo assim o problema só pode ser com o Drive para Win_XP.

A pergunta é a seguinte: como devo proceder para fazer o Joystick funcionar corretamente no Windows XP? :help:

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!