Ir ao conteúdo

Firmware do modem adsl speedstream 4200

lutz

Posts recomendados

Postado

gostaria de saber se alguem tem o esquema da placa do modem adsl speedstream 4200. Meu modem fucionou bem por muito tempo mas agora depois de uma descarga elétrica ele só funciona via usb. A saida ethernet (rj 45 ) está queimada e eu gostaria de consertá-la. Se alguem souber como conserta eu agradeço!!:D

Postado
Se voce der muita sorte,só abriu uma trilha na linha do conector.

Olhando a placa mais de perto notei que há trilhas por dentro da placa o que causa um serio problema pois são bem finas e dificeis de achar. Mas vou olhar novamente hoje a noite e testar as trilhas do conector. Precisava do esquema pra poder identificar as trilhas e quanto são os fusíveis, pois alguns marcam "fb" e outros estão sem identificação. Caso alguem já conseguiu consertar um modem desses gostaria de mais opiniões. Fico no aguardo.

testei as trilhas próximas ao conector rj 11 e estão ok, não estão partidas. tá ficando complicado!

Postado

Meio normal (Não comum) trafo/driver de lan queimar, é aquela peça retangular maior, o datasheet delas é sempre bem explicativo, como é trafo interno dá pra verificar a integridade facilmente.

Seriam similares a esses:

imagemhz.th.png

Mas isso levando em conta que você tenha ligado esse router a algum switch ou pc que tem led que informa sobre dispositivos plugados, se o led acende é porque o problema é depois do driver.

Postado
Meio normal (Não comum) trafo/driver de lan queimar, é aquela peça retangular maior, o datasheet delas é sempre bem explicativo, como é trafo interno dá pra verificar a integridade facilmente.

Seriam similares a esses:

imagemhz.th.png

Mas isso levando em conta que você tenha ligado esse router a algum switch ou pc que tem led que informa sobre dispositivos plugados, se o led acende é porque o problema é depois do driver.

já pluguei ele num switch e tanto o led do switch quanto o do modem não acenderam, testei tambem na saida de rede de um pc e também não acendeu.

o trafo/driver da lan seria este?placaspeedstream4200.jpg

Postado

Hoje liguei em uma autorizada siemens e tive a notícia de que esse modem não tem conserto pois a siemens não deixa que as suas autorizadas trabalhem com reparo, pois a política da siemens é que a placa toda seja trocada!!! O valor da placa ficaria em 150,00 ou seja é melhor comprar outro modem. Outra coisa é que um técnico me disse que a siemens não fornece o tal CI PPT PM44- 11BP então é muito difícil encontrar essa peça. Estou sem saber o que fazer pois já procurei em varias eletrônicas e não consegui encontrá-la. Se alguem souber onde posso achá-la gostaria que postassem o nome da loja. Muito obrigado a todos. Ah, e como testo esse CI para saber se realmente o defeito é nele?

Postado

O datasheet informa os pinos, com o diagrama onde está ligado cara enrolamento interno, são 3 pinos por enrolamento, eles tem resistencia baixissima.

Sobre achar o datasheet complica...

E achar o componente ainda mais, lojas pequenas tem apenas componentes que vendem muito, se você não encontrar na farnell (Google: Farnell) provavelmente não terá em outro lugar, mas espere um pessimo atendimento na farnell. O jeito sempre acaba sendo adaptar de sucata, ver pelo datasheet de outros trafos similares as diferenças de pinagens e testar, requer mais prática nisso, não aconselho iniciante (Não pelo perigo, sim pela perda de tempo).

Postado

procurei o datasheet dele e não encontrei em lugar algum, o jeito vai ser procurar em alguma autorizada se eles tem algum usado de sucata!!!!:D

Postado

Antes de trocar tem que verificar se ele tem problemas.

Internamente ele é como esse:

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/157841/BEL/S558-5999-K8/+0F5JW_UYwI/ytNCEz.GhpTp+/datasheet.pdf

De acordo com a pinagem do padrão ethernet em

http://pinouts.ru/Net/Ethernet10BaseT_pinout.shtml

você descobre em qual pino do driver isolador vai o RX-out, TX-in, etc, com isso pode medir se há alguma resistencia entre os pinos que deveriam estar ligados internamente por um enrolamento de resistencia baixa.

Mas tentar acessar ele via conexão serial também pode ser tentado, nunca mexi nisso do 4200, mas por regra todo modem tem acesso serial ao processador ou rom, isso aqui pode servir como referencia:

http://tinyurl.com/ydv6jo8

(Se determinar que nem via serial ele responde, nem vale a pena tentar a troca do driver, seria mais interessante ver se o Vrm (Modulo reguladores de tensão) está ok, mosfet, diodo, capacitor, e controlador de pwm talvez.

Postado

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/157841/BEL/S558-5999-K8/+0F5JW_UYwI/ytNCEz.GhpTp+/datasheet.pdf

você descobre em qual pino do driver isolador vai o RX-out, TX-in, etc, com isso pode medir se há alguma resistencia entre os pinos que deveriam estar ligados internamente por um enrolamento de resistencia baixa.

Mas tentar acessar ele via conexão serial também pode ser tentado, nunca mexi nisso do 4200, mas por regra todo modem tem acesso serial ao processador ou rom, isso aqui pode servir como referencia:

(Se determinar que nem via serial ele responde, nem vale a pena tentar a troca do driver, seria mais interessante ver se o Vrm (Modulo reguladores de tensão) está ok, mosfet, diodo, capacitor, e controlador de pwm talvez.

obrigado, vou tentar testar. Outra coisa a página do datasheet está indisponível , se puder postar outro link eu te agradeço.

Postado

bom testei primeiramente a saida do cabo de rede entre os fios laranja/bco e laranja ; bco/verde e verde os quais foram testados na escala de 200 ohms e acusaram uma baixa resistencia no valor de 1,2 ohms. Depois testei o tal CI de rede de acordo com a pinagem que você me passou pelo datasheet e todos deram baixa resistencia, pois é essas medições estão certas? Bem testei alguns resistores e tudo ok. Mesmo assim meu pc ainda não encontra o modem via rj45. O que mais posso testar agora?

Postado

Medição certa, resistencia baixa é o que deve ter, mas meça entre os pinos 1, 2, 3, 6 e o GND, ou seja, deve haver baixa resistencia entre 1 e GND, 2 e GND, etc. Veja no datasheet-exemplo que o enrolamento é ligado ao GND.

(Normalmente é o GND do aparelho todo, na area de maior cobre exposto, ou no - do capacitor maior)

Mas como disse tem a possibilidade de tentar acessar via modo serial, por esse modo você conversaria direto com o microprocessador, se por essa interface o modem não conversar é sinal que ou esse microprocessador queimou, ou algum outro CI fundamental como a Ram queimou, ou o circuito está mal alimentado.

O VRM de modem não é grandes coisas, porque o consumo é pequeno, mas no brasil o calor e os locais onde os modens ficam ligados 24x7 favorecem uma morte prematura nos capacitores do VRM, ou na propria fonte chaveada ou trafo que alimenta o modem.

Alias... se está se baseando em medida de tensão com o multimetro pra determinar que a fonte está boa, isso pode te enganar, ripple em chaveada, e queda de tensão em fonte com trafo, são um grande problema, o 4200 não tenho familiaridade mas varios modelos deixam de operar se a tensão cai mais de 1 a 1,5V abaixo do ideal (Exceto aquelas nhacas da intelbras de 24V, que usam tensão bem maior pra evitar problema em fonte), e trafo de baixa corrente cai fácil 2V abaixo do que tem sem carga (Em aberto).

Sobre o modo de acessar a comunicação serial do modem, digo que é melhor pular essa parte, escrevi pra deixar como referencia pra outros leitores que tiverem problemas. Mesmo que o firmware estivesse corrompido a lan seria detectada (O led é sensor de tensão, não de dados ou trafego). Diria que o proximo passo deve ser verificar a alimentação (Que na verdade sempre deve ser o 1º passo, mas achei que isso já tinha sido verificado).

Deveria medir a tensão da fonte com carga, tipo com o modem como carga, ou com carga resistiva que promova consumo de digamos 500mA, a tensão deve ficar por volta da tensão especificada pelo modem, no maximo 0,5V abaixo. Variações pequenas podem ser sinal de ripple se for fonte chaveada, mas ideal mesmo seria osciloscopio. Ou outra fonte, claro (Se for 5V tem muita fonte, ou 12V, que até AT/ATX resolve).

Postado

testei alguns componentes mas dois deles me chamaram a atenção: são dois capacitores que ao serem testados com o multimetro digital na escala teste de continuidade /diodo acontece que ao encostar as pontas de prova neles notei que o led ethernet acendeu. O que poderia ser? Segue abaixo em detalhe esses dois capacitores

imagem001tc.th.jpg

imagem001tc.jpg

Postado

O multimetro tem resistencia interna pequena, a na posição de teste de diodo aplica mais de 0,7V nas pontas, é arriscado usar ele assim aleatoriamente com o circuito ligado.

(É suicídio, pra ser específico)

Natural que tenha aplicado tensão baixa nos pinos do driver ele mande tensão pro conector, que aciona o detector de cabo conectado (Que como disse é detector de tensão, não tem verificação se se trata de pacotes ou se é só tensão parasita).

Insisto em recomendar que deveria ir pelos caminhos da verificação da alimentação, no VRM e na fonte externa. Dá uma lida sobre fontes chaveadas aqui www.rapidshare.com/users/fpacra , não é específico sobre vrm pequeno mas pra quem tem conhecimento intermediario em eletronica isso é simples, e prefiro indicar literatura sobre o assunto do que receita de bolo (Até porque dependeria de ter um modem desse pra verificar).

Postado

pois é, testei a fonte e a tensão está em 12,2v então está ok. Bem queria te pedir mais uma coisa: esse vrm estaria aonde? poderia me me mostrar na placa? Gosto de eletrônica mas não tenho muito conhecimento para fazer alguns testes, principalmente em smd. Vou tentar mais essa vez e se não der acho que vou ter de mandar pra autorizada pra ver se tem conserto!!!

Postado

O modulo regulador de tensão seria o conjunto proximo àquela bobina na esquerda da imagem, não são os componentes fisicamente proximos mas sim os ligados por trilha a esa bobina, você tem que levantar mentalmente o esquemario, desde o conector p4 (De força), ou depois do interruptor. O VRM tem a função de peger esses 12V da fonte e regular via PWM pra cerca de 3 ou 4V, que é a tensão normal dos CI's, nesse processo podem haver problemas, como ocorre em fonte chaveada, ou no VRM de placa-mãe ou notebook, ripple e spikes devido a problemas em capacitor ou mosfet normalmente. Mas ficar medindo tensão com multimetro não verifica a existencia ou não de ripple ou spikes.

Se quiser tentar o acesso direto ao chipset via serial, o cabo a usar depende do modem, pra DVD usamos assim http://ryan.com.br/mtk_porta_serial.htm , pra DLink e outros modens comuns esse http://www.abusar.org/manuais/cabo/index.html , seria só ver que pinos são usados naquele local com 5 furos no perto do canto inferior esquerdo na imagem que você mandou, se na placa não está escrito nada como RX+, TX+, só googlando pra ver se alguem já colocou essa informação nalgum lugar.

Aqui no forum mesmo tem uns tópicos sobre cabo pra recuperação de firmware, dá uma busca, talvez tenha algum tópico sobre o 4200.

Mas ninguem falou que é fácil, quando falta base fica mais complicado ainda, dormir nas aulas de física tem consequencias nessa hora ;-) :-P

Postado

estou de volta com os resultados: o chip set do modem está danificado!! Mandei o modem pra uma autorizada e foi constatado que o chip já era. Trocaram a placa por 80,00. Fiz o cabo serial e não consegui acessar, dai é que resolvi enviar pra assistencia. Agradeço a todos que me ajudaram nessa batalha de me ajudarem a consertar meu speedstream. Valeu a experiencia de tentar consertar e poderia ter sido se não fosse o chip danificado. Agradeço a todos que me ajudaram, um abraço a todos!!! outra coisa é que ele veio com outro firmware diferente da etiqueta que está embaixo dele, agora ele é 004-D241-A12 e pelo que vi pela net ele é 060R ou será que não? Como saber se ele é 060R ou 060 ?Será que devo atualizá-lo pra uma versão mais recente ? E qual seria essa versão? Devo atualizá-lo com o firmware da optus ou da siemens?:confused:

imagembf.png

• Coordenador
Postado

Colega lutz, no mínimo eles devem ter trocado a placa toda, e não só o chip!, se coubesse alguma atualização eles teriam feito...

Por mim, deixa-o como esta...

Aguarde outras opiniões!.

Postado
Colega lutz, no mínimo eles devem ter trocado a placa toda, e não só o chip!, se coubesse alguma atualização eles teriam feito...

Por mim, deixa-o como esta...

Aguarde outras opiniões!.

realmente eles trocaram a placa toda e ela veio com essa nova firmware. Não vou trocar a firmware pois essa está funcionando perfeitamente, só pergunto se é 060R pois tenho uma firmware da optus e se algum dia precisar trocá-la queria saber se serviria, pois no meu outro modem ela rodava muito bem.:lol:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!