Ir ao conteúdo

Como ligar um potenciômetro ?

Jun10r B10

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal.

Estou com uma enorme dúvida:

Como faço para saber como ligo as "pernas" do potenciômetro ?

Porque já ví ligado num circuito uma perna em cada trilha,

já ví ligado pernas 1 e 2 entre si e também já ví ligado as pernas 2 e 3 entre si.

Pelo esquema do circuito, como eu descubro o tipo de ligação ?

Por exemplo:

LM338K_Regulator_709.jpg

esse pot de 5k, eu ligaria (olhando o pot de frente, onde tem o botão) a perna 3 na linha de 0V, a perna 1 na saída "common" do CI e a perna 2 eu ligaria junto com a perna 1 ? É isso? COmo descubro isso pelo desenho?

Obrigado.

Postado

Ola..Jun10r B10, o potenciometro tem uma resistencia intenrna que qando girado aumenta ou diminui. Então ali você pode ligar o pino 1 do potenciometro no COMMON do CI, e a perna 2 (central) ligar no negativo (0V). Vlllwww!!!

• Coordenador
Postado

Colega Jun10r B10, na dúvida ligue como esta no esquema, o pino 3 junto com o do meio do potenciômetro. (embora não fará diferença)

Postado

Valeu Bcpetronzio !

Mas, é aí que está: porque não faz diferença?

Devo estar sendo chato mas, entendeu qual é a minha dúvida?

Não seria somente nesse circuito, minha dúvida com potenciômetros é em qualquer circuito, pois eu nunca sei onde está cada pino, e muito menos quando que eu jampeio o pino 1 e 2 ou 2 e 3. E aquela "seta" me atrapalha mais ainda !

Cada vez que eu acho que estou entendendo, volto a estaca zero. Já olhei nas apostilas dos meus cursos, já procurei pelo google, e, em nenhum lugar achei a ''fórmula" de leitura do potenciometro no circuito.

Logo estarei tendo pesadelos com potenciometros !!! rsrsrssrs...

• Coordenador
Postado
Neste caso específico, não fará diferença porque o circuito não é sensível à interferências..., em todo caso siga sempre o que esta no desenho do circuito ou seja, os pinos das laterais do potenciômetro é o curso da resistência dele, a seta sempre estará indicando o pino central do potenciômetro, é ele (pino central) que deslizará sobre o curso interno e variará a resistência em relação aos pinos laterais...
Postado

Devo estar sendo chato mas, entendeu qual é a minha dúvida?

Não seria somente nesse circuito, minha dúvida com potenciômetros é em qualquer circuito, pois eu nunca sei onde está cada pino, e muito menos quando que eu jampeio o pino 1 e 2 ou 2 e 3. E aquela "seta" me atrapalha mais ainda !

O potenciômetro é, basicamente, um resistor.

Se você pegar um potenciômetro de 10K e medir com um ohmímetro entre as duas pontas, vai verificar que se trata de um resistor de 10K. Nos potenciômetros comuns, este resistor é feito de uma trilha de carbono (o pessoal chama de carvão).

Acontece que existe um cursor, representado nos esquemas elétricos pela tal "seta", que vai percorrendo o resistor de uma ponta até a outra. Veja a figura.

post-41765-1242794365.jpg

Imagine, então, que o cursor do potenciômetro estará criando um divisor de tensão resistivo: terás uma resistência formada do cursor até uma ponta e um outro valor de resistência, formado do cursor até a outra ponta do potenciômetro.

A grande vantagem do potenciômetro é que este divisor de tensão possui os valores variáveis: assim, num potenciômetro de 10K (que estaremos utilizando como exemplo), você pode ter valores para o divisor de tensão entre zero e o máximo numa ponta ou noutra - mas observe que quando o valor aumenta de um lado, ele sempre vai diminuir do outro. Veja o desenho:

12_03_02.gif

Se formos imaginar o nosso potenciômetro de 10K, teríamos 5K de cada lado se colocássemos o cursor exatamente no meio do caminho...

Quando você conecta uma das extremidades do potenciômetro ao seu terminal central, você simplesmente estará colocando em curto-circuito um desses resistores e aproveitando somente o outro.

Neste caso específico, não fará diferença porque o circuito não é sensível à interferências...

Se você deixa qualquer coisa solta num circuito (uma ponta de fio, terminal de componente ou o que quer que seja) ela vira uma antena... Por este ponto começam a ser captadas diversas formas de onda, de diversas frequências e intensidades diferentes... Se o teu circuito for capaz de captar esses sinais (e se ele for sensível o suficiente para sofrer alterações causadas por estes sinais) terias um grande problema em deixar qualquer ponto desconectado...

Mas, conforme o Bruno disse, não é este o caso... Você até poderia deixar desconectado o extremo do potenciômetro... Mas, como prudência e caldo de galinha nunca mataram ninguém, siga sempre o esquema e, de preferência, nunca deixe nada solto nos circuitos que você for montar...

• 1 ano depois...
Postado

Amigos, até um minuto atras, eu tinha a mesma duvida que o amigo Jun10r B10. Agradeço a todos por, mais uma vez - afinal eu me utilizo muito deste site para ajudar em minhas invenções :D - me exclareceram muito sobre o pot. Um grande abraço a todos.

• Membro VIP
Postado

Tentando ajudar nas explicações já citadas..

Tem dois modos de se usar um potenciômetro.

1) Como resistência variável, e como resistência tem dois terminais, use o potenciômetro também com dois terminais, um de uma das pontas e obrigatoriamente o terminal do centro

2) Como divisor de tensão, e um divisor de tensão conforme mostrado pelo cabteixeira, tem três terminais portanto use os três terminais do potenciômetro..

Se tens dúvidas qual das pontas usar aonde, digo qualquer uma... O único problema que poderá acontecer é a inversão da função desejada, por exemplo ao mover todo o potenciômetro no sentido horário, diminuir o volume, ou diminuir a rotação de um motor, etc... Ai inverta as pontas, troque as ligações, uma pela outra e a função assumirá o sentido normal...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...