Ir ao conteúdo

Concertar Pioneer DEH-1150

gustavo 555

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, é o seguinte, to com um radio aqui (Pioneer DEH-1150 ) ele esta aprensentando o seguinte problema:

Estava funcionando legal, de repente ele começou a falhar, tipo aquele barulho de quando você liga o alto falante direto na alimentação (TUUU) mas o alto falante não "estufava" para fora, ele batia e parava de tocar, ai mexia no carro ele voltava, era só mexer no carro que ele dava esse problema... Estavamos viajando, chegamos em casa, meu pai foi ver o que era... mexeu, mexeu, mexeu e não acho o problema, ai tivemos que desmontar... não tinha nada errado só resoldei o plug da antena que tava uma soldafria, ai colocamos a placa e ligamos, chaqualhamos o radio pra todo lado e nem sinal do problema, tocou normal, achamos que seria só uma solda fria mesmo. Ai montamos unidade de CD e o resto, ai pronto, voltou e voltou pior! ai chaqualhamos ele e falhava e voltava até que parou de pegar :eek:.

Já revisei todas as soldas e estão em perfeito estado. O CI amplificador dele tenho quase certeza que é o TDA7386 (Não dá pra ver o codigo dele, só entortando ele pra valer, mas a parte traseira do CI é indentica a do TDA7386 e a pinagem me parece a mesma).

O que sera que pode ter acontecido??

Ahh, na parte lateral do radio tem dois transistores de potencia (D2396), em poucos minutos que deixamos o radio ligado um esquentou até que bastante e o outro um pouco menos. Sera que o problema esta nesses dois transistores?

Logo posto uma foto da placa.

Agradeço a quem puder ajudar.

Postado

Opa Binho, eu usei o alto falante do rádio aqui de casa, mas quando ele parou de pegar ele ainda estava no carro...

Eu só testei ele fora do carro hoje... levei ele em um técnico mas o cara falou que não ia compensar arrumar, porque os amortecedores da unidade de CD estão estourados, e segundo ele teria de trocar o CI amplificador, já que o rádio esta com duas saidas queimadas (se não queimou as outras duas ¬¬) Mas também isso eu já sabia que não compensaria.... só achar esse TDA já vai ser um sacrifício, mas só com duas saidas pegando já ta bom..

Ahh as imagens:

dsc01127j.jpg

dsc01130r.jpg

dsc01129sk.jpg

dsc01128u.jpg

Desculpe pelas fotos de péssima qualidade, é que foram tiradas do celular...

Postado

Pior que já... Amanha vou rancalos da placa e testalos ai posto o resultado. Segundo o datasheet ele são de baixa frequencia, se forem mesmo de saida provavelmente são os de grave.

Testei os transistores, e pelo jeito eles estão bons..

Primeiro testei eles com o multimetro, na escala de diodos. Base == emissor, base == coletor, ambos deram o mesmo resultado, nos dois transistores (o valor lido foi ~675).

Depois testei a resistencia entre coletor e emissor, o que estava esquentando um pouco mais teve um valor lido de aproximadamente 800K e o outro aproximadamente 600K.

Depois coloquei ele para chavear uma carga de 1.5A a 10V (minha fonte só forneçe 1.5A), e ele chaveou sem problemas... só esquentyou um pouco quando estava conduzindo...

Sera que esses transistores estão bons mesmo, se estiverem o que mais pode ser??

Obrigado e até mais!

• 2 semanas depois...
Postado

Bcpetronzio pode fechar o topico.

O problema eram soldas quebradas (_(, quase todas as soldas do CI amplificador, estavam bunitinhas, até brilhando, mas quebradas. Chegamos (eu e meu pai) ao erro quando ligamos ele e começamos a mexer em tudo, até que quando relavamos no CI ele ligava, soltava desligava, e as vezes vice-versa. AI demos uma BOA olhada até que descubrimos...

Obrigado a todos que ajudaram...

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!