Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Mas esse não é para o nosso bico. Esse é para servidores de data center, clusters redundantes, esquema corporativo pesado, para ser encaixado como parte de orçamentos de seis ou sete dígitos (em dólares). Nem deve rodar numa placa-mãe comum, ainda mais se for mesmo SAS...

.

.

Scsi puxou o sata... que puxou o SAS.. que puxou... podemos ser beneficiados com alguma coisa aí...

Fica a novidade no ramo.. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera,

Sou novo aqui no fórum e estou buscando ajuda à respeito de qual SSD comprar pro meu PC novo! Não achei nenhuma área aqui no fórum destinada especificamente à SSDs, então tô postando aqui mesmo... Espero que não tenha problema e que alguém possa me ajudar, pois sou novo nesse assunto (mas nem tanto, rs). Ficarei grato desde já :)

Seguinte, quero comprar um SSD SATA3 pra instalar o SO e alguns programas/jogos principais, deixando um HD normal para dados mais pesados (músicas/fotos/vídeos/etc). Acredito que é o que todos fazem, correto? Pois bem, já sei que a placa mãe tem que ter suporte SATA3, mas aí surge a seguinte dúvida:

- É preferível pegar uma placa mãe com suporte a SATA3 nativa no chipset do que uma que use um controlador (mesmo que a placa que use um controlador seja mais em conta)?

Ok, tendo optado pela placa mãe certa, vamos para a escolha do SSD. A primeira coisa que gostaria de saber é sobre a capacidade de armazenamento. Qual tamanho seria razoável? Penso que 60GB seja pouco para os dias de hoje. Então me restaria 90GB ou 120GB, pois mais que isso começaria a ficar caro pra mim (grana curta sux) :( . To tendendo a comprar um de 120GB mesmo...

Vi aqui que tem várias marcas/modelos com essas capacidades, tais como:

- ADATA S510; -> alguém conhece? Parece que é japonesa...

- Corsair Force 3;

- Corsair Force GT;

- OCZ Vertex 3;

- OCZ Vertex 3 Max IOPS;

- OCZ Agility 3;

- Patriot Pyro;

- Kingston HyperX;

O problema é que não sei quais são melhores e/ou tem um custo X benefício bom. Andei fazendo algumas pesquisas de preço e achei o seguinte:

90GB:

- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227171860-hd-ssd-corsair-force-3-gt-f90-sata-3-6gbs-pronta-entrega-_JM (Corsair Force GT)

120GB:

- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224011869-hd-ssd-adata-s510-sata-iii-6gbs-550mbs-read-510mbs-write-_JM (ADATA S510) -> Interessante, se prestar de fato

- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225651560-hd-ssd-corsair-force-120gb-sata-3-25-solid-state-drive-_JM (Corsair Force 3)

- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227132881-hd-ssd-corsair-force-gt-120gb-lacrado-pronta-entrega-sp-_JM (Corsair Force GT)

- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219672218-hd-ssd-ocz-vertex-3-sata-3-120gb-pronta-entrega-_JM (OCZ Vertex 3)

- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225448813-ocz-agility-3-agt3-25sat3-120g-25-120gb-6gbps-sata3-ssd-_JM (OCZ Agility 3) -> Interessante, se não for enganação e prestar de fato

- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225448095-patriot-pyro-pp120gs25ssdr-25-120gb-6gbps-sata3-ssd-_JM (Patriot Pyro) -> Interessante, se não for enganação e prestar de fato

Aceito sugestões/opiniões do que comprar! Valeu galera e desculpa pelo texto grande!!

Edit: Deem um help aqui nessas placa mãe tb...

- https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=37018

- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220528268-placa-mãe-asus-p8h67-m-pro-lga1155-h67-sata-6gbs-usb30-_JM

- https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=42745&Promocao=placa_m%C3%A3e_gigabyte_ga_z6a_z68ap_d3__processadores_intel_core_i3___i5___i7__mem%C3%B3ria_ddr3_2133mhz__socket_lga_1155_gigabyte

Qual dessas vocês comprariam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poder, pode, mas os resultados não são lá muito garantidos, primeiro por problemas de ativação do Windows (ele não gosta de "acordar" num lugar diferente de onde dormiu) e segundo porque você perde a série de ajustes internos que o Windows faz ao se instalar. Especialmente a partir do Vista, o Windows sempre dá mais certo fazendo uma instalação limpa, do zero.

Mas eu vejo o pessoal falando que é bom instalar o windows em um hd,baixar todas as atualizaçoes e depois clonar pro ssd,para evitar de ficar gravando arquivos no ssd(o que reduz a performance,segundo eles),na hora de instalar as atualizaçoes.Então isso não confere?E valeu pelas dicas.,sem querer me aproveitar da sua nobreza,mas por acaso já tem esse abc do ssd traduzido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não confere de jeito nenhum, por vários motivos. Primeiro, como eu já disse, o Windows faz vários ajustes internos na hora de se instalar e é bom que ele já esteja no hardware definitivo. Qualquer componente principal de hardware que mude, é bom instalar o Windows do zero.

Segundo, é impossível isolar completamente um SSD de gravações - o sistema está sempre mexendo num monte de arquivos e só o que você pode fazer é tirar do drive de boot alguns arquivos de atualização mais frequente.

Terceiro, se for para tratar um SSD ou qualquer outro componente como algo que se deve evitar usar e que limita o que você pode fazer, em vez de expandir suas possibilidades, é melhor nem pôr.

Quarto, a quantidade de dados a ser transferida é a mesma de uma instalação limpa. As atualizações não chegam a mexer nem em 5% dos arquivos do sistema.

Quinto, no futuro sempre haverá mais atualizações para fazer, do próprio Windows e dos programas. E aí?

Sexto, tenha um pouco de noção de ordem de grandeza das coisas. Se a vida útil de um SSD fosse comprometida por tão pouco, ele não duraria nem uma semana. É para durar anos e muito provavelmente dura mais do que um HD. E é justamente para recuperar o desempenho após um apagamento maciço de arquivos que existe o TRIM. SSDs com memórias síncronas perdem menos desempenho e se recuperam melhor do que os com memórias assíncronas.

Quanto ao ABC do SSD, não foi traduzido. Você pode apelar para o Google Translator, mas o ideal mesmo a médio prazo é aprender inglês - sem ele, você fica extremamente limitado em Informática e em tudo na vida, dependendo apenas de fontes de informação em português, que são pouquíssimas, geralmente de má qualidade e frequentemente desatualizadas. Basta ver o lixo deprimente que é a Wikipédia em português - a menos que seja um assunto local que eu não encontraria na versão em inglês, nem perco meu tempo com ela.

.

.

Grande goyta. Foi você que posto aquela estimativa de vida dos SSD's que um site publicou? Aquele que estimaram uma gravação de 10gb por dia?

EDIT

Tava na pagina anterior rs. Fiquei interessado. Vou dar uma lida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Goita era isso que eu queria ouvir(ou ler)gosto sim sempre de instalar do zero quando troco alguma coisa,mais como tinha lido o que te falei fiquei na duvida,concordo contigo,valeu pela ajuda,e meu ssd é um force 3 60gb corsair(minha mobo FM1 tem sata 3) vai chegar hoje,e logo mais a tarde/noite faço a instalação e ponho algumas ss para vocês avaliarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você verá que não é o que você entendeu. Ele não estimou que um SSD recebe em média 10 GB por dia de gravações, até porque isso varia muito de um usuário para o outro. Mas como a maioria dos seus dados estará fora dele, 10 GB/dia seriam um absurdo, um exagero mesmo para a maioria dos usuários.

No entanto, ele usou esse parâmetro como base de cálculo da vida útil de um SSD, com base no número estimado de ciclos de gravação/apagamento. Assim, supondo que a taxa seja de 10 GB/dia de gravações e apagamentos (o que é bem mais do que a maioria faz), ele calculou 22 ciclos completos por ano num SSD de 120 GB. A vida útil estimada das piores memórias MLC de 25 nm de hoje é de 3000 ciclos. Isso daria uma vida útil de 136 anos!

Claro que pifaria muito antes por outros motivos, ou mais provavelmente ficaria obsoleto e seria jogado fora. Mas dá para ver que essa paranoia de que um SSD tem que ser tratado como uma porcelana rara é um exagero.

.

.

Mas essa tal da vida util é uma das propagandas mais fortes contra o SSD, fora o custo x espaço.

Então digamos que um usuário bem novato instale um SSD na sua maquina e use-o como um HD, em 4 anos o SSD não sofreria degradação alguma?

OBS: 10 gb/dia da 3650 gb / ano. Isso não seria 30 ciclos de gravação? Digo, 3650 / 120gb (o tamanho do ssd usado no parametro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Degradação de desempenho ele sofreria até em uma questão de semanas ou meses, sem aquelas manutenções que a gente já aprendeu a fazer, sobretudo dar fôlego para o TRIM. Mas perder espaço e desempenho de forma irrecuperável, muito provavelmente não. E é bom lembrar que muito pouca gente se dá ao trabalho de estudar e se informar - a maioria liga e não quer nem saber. Ainda assim, funciona. Não tão bem quanto funcionaria com todos os cuidados, mas funciona.

.

.

Apenas para relembrar: Esse tal dar o folego seria o que? Fazer um secure erase e restaurar o windows? Deixar na tela de login parado e deixar a controladora se "recuperar"? Confesso que nessa tal manuntenção ainda estou meio leigo :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelas dicas goyta.. esclareceu bastante coisa pra mim!

Estou decidido a comprar um SSD de 120GB mesmo.. não vou ficar economizando mixaria pra depois me arrepender. E é o que você falou: mesmo que eu não use todo o espaço agora, vou ganhar em desempenho com o espaço vazio. E no futuro, com certeza vai faltar espaço!

Vou pegar o Force GT ou o Vertex 3 mesmo. Bem que podia ter uma comparação aqui no site entre esses dois.. mas infelizmente não tem! Vou pensar mais um pouco pra ver qual vale mais a pena.. (se alguém quiser opinar, fique à vontade!)

Em relação a placa mãe, acho que vou comprar uma com intel chipset Z68, que já vem com SATA3 nativo! Vou pesquisar um pouco mais e restringir minha busca à placas da ASUS e da Gigabyte (mas to vendo aqui na sua assinatura goyta, você usa placa mãe da MSI.. essa marca é boa?)

E para finalizar, gostaria de sabe se você (goyta) ou outras pessoas já compraram no Balão da Informática e tiveram uma experiência ruim.. eu ia comprar o processador (core i7-2600k) e a placa mãe lá, porque os preços de lá são realmente imbatíveis. Eles dão 15% de desconto para pagamento à vista, o que faz com que eles tenham os melhores preços que eu já tenha visto (e olha que pesquisei bastante coisa!) Mas dps do que você disse estou com um pé atrás :(

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não sei se já postaram aqui esse site, mas é um usuário de um fórum gringo que compilou centenas de ajustes finos pra se fazer num SSD, é uma verdadeira bíblia sagrada dos SSDs, muito útil e bem didático, explica passo a passo as alterações.

Segue o link: http://www.overclock.net/t/1156654/seans-windows-7-install-optimization-guide-for-ssds-hdds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melosamir, você descobriu uma preciosidade! Obrigado! Muito bom mesmo! Apesar de ser bem ousado e heterodoxo (por exemplo, ele disse que qualquer cabo SATA era a mesma coisa - duvidei, mas ele pôs o link para um teste que mostrou exatamente isso: nenhuma diferença de desempenho em SATA III entre os cabos mais novos e caros e os mais antigos e surrados). Ele também fala cobras e lagartos dos drives SandForce, mas nós aqui não temos tido problemas com eles.

De resto, estou até atordoado com tantos detalhes. Mas já criei um marcador para a página, já salvei uma cópia em MHT (só pode ser aberto no IE, mas é o único formato que preserva tudo de uma página Web) e outra em PDF - esta pretendo copiar para meu celular Android para consultar no ezPDF quando estiver instalando meu Vertex 3, já que não vou ter computador para olhar isso e assim é melhor que imprimir tudo.

Outra coisa boa foi descobrir, seguindo os links do Sean, que justamente hoje que eu falei que ninguém fez um burn-in de SSDs, fui logo desmentido, numa daquelas vezes em que você adora estar errado: sorri de satisfação ao descobrir justamente um teste desses - http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?271063-SSD-Write-Endurance-25nm-Vs-34nm .

Pelo que li por alto, quem aguentou menos foi um OCZ Vertex 2 (da geração anterior), com 30 TB de dados gravados antes de pifar. Mesmo assim, a 10 GB por dia, isso significa mais de oito anos a essa taxa de uso. Em compensação, quem aguentou mais foi um Corsair Force 3, que passou de 1 PB (um petabyte = 1024 TB) e embora já sensivelmente mais lento, ainda estava funcionando sem erros. A 10 GB/dia, isso dá 287 anos de uso!

Alguém aí ainda está preocupadíssimo em não ficar gravando muitos arquivos para não diminuir a vida útil do drive?

.

.

Acho que se todo mundo lesse este artigo não haveria mais dúvidas quanto à durabilidade dos SSDs.

Fiquei feliz quando vi que o meu m4 aguentou 768 TB de escrita!

Eu não sei se era esperado, mas fiquei surpreso ao ver que as memórias de tamanho menor (25nm em relação às de 32nm) duram mais. Era pra acontecer isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou meu corsair force 3 60GB instalei o 7 64 + drivers e programas,ainda não fiz nenhuma ajuste,vejam como ficou,estou usando um cado sata 2 comum.

semttulotxv.th.jpg

benchmarku.th.jpg

Bacana os resultados, bem de acordo com as especificações do Force 3 (550/490), ficou idêntico ao meu quando usava apenas um Force 3 e com instalação limpa do seven.

Depois faz os ajustes finos conforme o link que eu passei uns tópicos atrás. Vale muito a pena seguir os passos descritos no "tutorial".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!