Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Obrigado pela resposta goyta, realmente não tinha entendido qual a funcionalidade do secure erase.

Mas justificaria reinstalar o windows por conta disso?

Só por curiosidade, mas percebi uma "certa preocupação" de alguns usuários quanto ao número feitos de secure erase... de certa forma diminuiria a vida útil ou degradaria a velocidade quanto maior a quantidade de secure clean feitas?

Mas agora fiquei pensando, para o vertex 3 isso tem quer ser feito de outro drive certo? Por sorte ainda não tinha desinstalado o windows do outro drive e já fiz o update do firmware 2.22. Mas não pretendo continuar com ele, não preciso de 2 windows, talvez eu instalaria um Linux, e vi isso no suporte do Vertex 3 : Linux-based Firmware Updater.

No caso seria um sistema somente para essas atualizações e fazer o secure erase?

Como você está lidando (ou pretende lidar) com atualização de firmware e com o secure erase?

Em relação as gravações, eu fiquei "preocupado" porque por agora estou transferindo muita coisa pela rede daqui de casa (migrar dados pra formatar os HDDs). Então se eu tiver q transferir 500GB (2 vezes), com o sistema operacional no SSD isto contaria como gravação e leitura nele? Mas estou bem mais tranquilizado pela vida util estimada pelo SSDlife (se for mesmo uma fonte confiável).

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E por que você resolveu reformatar e instalar tudo de novo? Havia alguma coisa dando problema na sua instalação? E por que tantos secure erases?

Contaminação, andei penetrando, sem proteção, em muita Pagina que não deveria... :lol:

Fixar a temperatura??? E para que você quer que a temperatura fique constante?

É porque antes no HD Tune, e também no Everest/AIDA, era exposto a temperatura de 128ºC para a SSD, algo inverídico. Depois de fixar a temperatura pelo referido software da OCZ, agora é mostrado a temperatura correta da SSD na área de notificação da barra de tarefas. Certo?

As opiniões quanto ao uso de SSDs para jogos variam, porque o benefício varia de um jogo para outro. Jogos que carregam muitos cenários e objetos do drive se beneficiam muito, porque esses objetos carregam muito mais rápido. Outros tipos de jogos apenas terão um carregamento inicial mais rápido, mas o andamento em si será o mesmo, e jogos on-line não se beneficiarão nada, porque aí o gargalo será a conexão.

Você tem razão.

Os jogos que referi se beneficiam e muito de SSD (desde que os mesmos estejam instalados na SSD). A SSD "não faz o verão sozinha", deve estar acompanhada de uma vga recomendada (pelo fabricante ou por sites especializados), e também o restante da configuração deve ser adequada para jogos.

Vai depender de quantos e quais programas você vai instalar no SSD. Se forem oito jogos daqueles de 20 GB de cenários e objetos, não vai dar. Se forem os programas de um usuário médio, dá com muita folga.

Agora, o que é uma placa "descente"? Ela desce o quê para onde? Existem as "subintes" também?

Sim, o usuário terá que fazer um cálculo do que vai usar para saber exatamente a quantidade do armazenamento da SSD. Como a SSD será usada para otimizar a experiência nos jogos, então o mínimo é 120 GB, para que "abrigue" pelo menos os jogos mais "exigentes".

O que é uma placa "descente"? Placa que desce ou sobe? Estamos falando de aviões ou de vgas?

Goyta, sugiro que dê uma olhada no tópico do Evandro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai depender de quantos e quais programas você vai instalar no SSD. Se forem oito jogos daqueles de 20 GB de cenários e objetos, não vai dar. Se forem os programas de um usuário médio, dá com muita folga.

Agora, o que é uma placa "descente"? Ela desce o quê para onde? Existem as "subintes" também?

.

.

Só colocarei no maximo uns 2 jogos no SSD, talvez nem isso...prefiro deixar os jogos em um HD separado...e sobre o garbage collection do vertex 4, acho que não seja um problema que não possa ser corrigido em um novo firmware, principalmente se começarem a reclamar, isso pelo menos a OCZ é exepcional, ouve muito os usuarios, so não sei como funciona a garantia para Brasileiros.

é decente mesmo, o S não foi proposital xD...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quê? Já tenho uma placa de vídeo super-hiperdimensionada para as minhas necessidades, ela funciona muito bem (apesar de os drivers do Catalyst darem seus espirros de vez em quando) e não está nos meus planos comprar outra nos próximos cinco anos, pelo menos.

Goyta, podia ter dormido hoje sem ler essa... perdi até o rumo! :wacko:

Você tem uma vga boa, mas tem gente que ainda não tem. Mas ficamos felizes por sua satisfação! ;)

Goyta, acredito que Gotoa se referiu a "fixar" como "to fix", ou seja, reparar, consertar, corrigir. :unsure:

E se foi - p q p minha sogra! - foi uma forçada do baralho! kkkk :lol:

Bingo! ;)

O Goyta é que gosta de dar uma forçada no baralho! É só para contrariar mesmo... :confused:

Sim, eu tinha o mesmo problema, sei do que se trata e também fiz isso. Mas é por isto mesmo que sei que aquele utilitário apenas corrige o problema dos dados errados do sensor, ele não fixa nada, até porque SSD esquenta tão pouco que não tem nenhuma refrigeração ativa que pudesse ser usada para manter a temperatura fixa ou variando dentro de uma faixa especificada - se isso fosse desejável, porque não haveria sentido nenhum em fixar a temperatura num determinado valor.

Não diga, eu não sabia disso... :o

Agora falando sério, realmente não há sentido na palavra que usei, pois não tem como fixar temperatura num produto que está longe de estar relacionado a problemas com aquecimento. Provavelmente os desenvolvedores dos programas de testes que mencionei, provavelmente, no quesito armazenamento, consideraram discos rígidos, pois esses sim, podem apresentar problemas com aquecimento (dependendo do local onde estarão abrigados e/ou da prática que serão submetidos).

Usei a palavra "fixar" sem refletir sobre seu significado literal, conceitual, etimológico... ainda bem que o Dalai_Brahma explicou minha intenção e trouxe a tona minha defesa, expondo em palavras o que meu pensamento pretendia expor. O "bom" de tudo isso Goyta, foi que graças a essa "dialética travada", tiramos qualquer dúvida dos leitores, ponto!

É bom ser claro e simples, o mais "didático" possível, num fórum destinado a informar e auxiliar, para que nossos textos sejam compreendidos e que nossas postagens contribuam para as soluções.

(...)

é decente mesmo, o S não foi proposital xD...

E falando em "forçada de baralho" Silk, apesar do uso não ser intencional, você tentou incorporar novo sentido a uma palavra, fruto dum comportamento espontâneo. Provavelmente, você já teve alguma placa de video que o tirou realmente do sério, ora te irritou por não rodar o jogo que você estava tão ansioso para jogar, ora porque não atendeu suas expectativas por rodar "capado". Por isso, desconsiderando o significado grotesco que o termo assumiu no contexto, você disse algo e deu para entender. Quem não passou por isso? Até ficou com raiva de lembrar a experiência que teve com a vga e teve um lapso na hora de escrever a postagem. "Descente" (ou indecente mesmo), porque a expectativa dele sobre a placa era baixa, subterrânea... eis a razão do uso do termo (descente).

Só colocarei no maximo uns 2 jogos no SSD, talvez nem isso...prefiro deixar os jogos em um HD separado...e sobre o garbage collection do vertex 4, acho que não seja um problema que não possa ser corrigido em um novo firmware, principalmente se começarem a reclamar, isso pelo menos a OCZ é exepcional, ouve muito os usuarios, so não sei como funciona a garantia para Brasileiros.

Uma SSD de 120 GB seria o ideal, já que só tem 2 jogos em vista (desde que não se ocupe mais do que uns 70 % da SSD, se você for "tarado" por "máximo de desempenho", claro).

Silk, sei não... acho que você pode ir tirando o "cavalinho da chuva"! Sobre o garbage collection, do vertex 4, não acredito que isso possa ser corrigido por novo firmware, não mesmo. Talvez com uma nova controladora (ou outro novo modelo), o processo possa ser otimizado.

Veja os seguintes raciocínios do Goyta, aos quais levei em consideração e talvez sirvam (ou não) ao caso:

Em drives SandForce (ao contrário de drives Marvell, como o Crucial M4, e Indilinx, que também são Marvell, na verdade), não se deve esperar grandes diferenças de desempenho após uma atualização de firmware, que no caso deles é mais para corrigir bugs (como o que dava uma avaliação errada no WEI no meu caso, e que fiquei com medo que desse algum outro tipo de problema mais tarde). Alguns parâmetros podem melhorar um pouquinho, outros igualmente piorar um pouquinho, e isso é normal.

Mais um complemento, sobre essa questão:

Pode ser, e espero que melhore, mas acho isso improvável, porque o "descanso" no logoff serve para deixar a controladora fazer sossegada sua garbage collection. Como você fez um secure erase, tudo estava fresquinho e não havia muito a limpar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns aos participantes e colaboradores deste tópico, conseguir tirar várias dúvidas e fazer a escolha do meu SSD, confesso que não li todas as páginas, mas dei uma geral.

Comprei um SSD de 60Gb, o Force Gt, é o que o orçamento permitiu, mesmo porque vou usar o Windows+Ofiice+Diablo 3 e outros programas de menor calibre, então acredito que me atenda de boa.

e a minha dúvida é a seguinte: é necessário usar o secure erase do Parted Magic já na primeira formatação? Digo, no ssd novo. Ou seria pra usar na 2ª formatação em diante?

Grato desde já!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Goyta, acho que este 'post' deve estar entre os 5 maiores do tópico :D

acho que pode ser um apêndice do volume 15 da coleção "Mensagens do Goyta", cap. 73 'Massacrando'... :lol: :lol::lol:

Sério, nada de tradução ou parecido, apenas, pressupus que 'fixar' era referido ao 'botão' Temperature Fix, assim como, surgiram (sic) delete - > deletar, up -> upar, set -> setar e outros.. (imagino você, como tradutor, 'estribuchando', incrédulo com o que leu ).

pra finalizar ...com chave... de ouro... mdtr... morrendo de tanto rir

Voltando ao SSD... Há a possibilidade de garbage collection em modo RAID?? Deixei, por experiência, meu pc 'logoffado' - não resiti - e percebvi atividade no led de discos.

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui, tem o review pelo Guru3D da Vertex 4.

Apesar dos "probleminhas" levantados (garbage collection), a Vertex 4 não deixa a desejar, contando com 5 anos de garantia (ao meu ver, um bom sinal).

Aguardarei a chegada da mesma no nosso mercado. Agora posso dizer adeus as Vertex 3, Corsair Force GT e Kingston HyperX! :bye:

Vejam os resultados dos "testes sintéticos" da Vertex 4:

asssd01.th.jpg attocdm.th.jpg

E na prática, copiando arquivo, por exemplo, parece que não mudou:

copiaarquivos.th.jpg

fonte: "tonhaum"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem está saindo de um F60, um Force 3 seria uma promoção e tanto... Mas eu ainda ficaria com um Force GT ou um OCZ Vertex 3 (idêntico para todos os fins práticos; dentre os dois, pode pegar o mais barato tranquilamente). Eles têm memória síncrona, de mais desempenho (e principalmente, um desempenho mais estável ao longo do tempo) e não estão tão mais caros assim atualmente.

Agora, quebrou como? O que exatamente aconteceu com seu SSD antigo? Já que há muita discussão sobre a durabilidade dos SSDs e a experiência com os diversos fabricantes, isso nos interessa de perto.

ele simplesmente não é detectado, ja tentei trocar de PC, mas nada de detectar na bios, é como ligar sem HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E esse Vertex 4 veio 'fedendo a carburento' mesmo.. o resultado - um pouco

abaixo do Vertex 3 - no ATTO engana, porque nem meu RAID de C300 - ou outros recentes - tem estes resultados tão bons no AS SSD.

Parece que o AS SSD encontrou outro produto à altura para ser "castigado" nos testes. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desabilita! Também tenho 8GB de RAM e já deve ter uns 3 (três) anos que não uso esse recurso: nunca me fez falta. Ainda vai sobrar bastante espaço na sua SSD.

Agora se tiver algum software que o utilize, então é melhor deixar quietinho (seguindo instruções do Goyta). Se você faz muitas pesquisas por nome, conteúdo, etc., é uma boa manter. Caso contrário, mete bronca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu também não uso o pagefile, e também tenho 8GB de RAM. Antes quando eu tinha 4GB não dava pra desabilitar de forma alguma, não dava por exemplo pra abrir dezenas de abas no Google Chrome e jogar ao mesmo tempo que logo pipocava aquela mensagem de pouca memória virtual. Depois que fiz um upgrade pra 8GB acabou isso, desativei o pagefile e posso abrir quantos programas quiser ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso da instalação do windows7+SP1+atualizações é aconselhavel fazer a instalação em um HD e fazer a imagem do mesmo, para depois instalar no SSD?

li na 1ª pagina como uma dica, mas como o post foi em 2010, não sei se é válida a dica para hoje...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso da instalação do windows7+SP1+atualizações é aconselhavel fazer a instalação em um HD e fazer a imagem do mesmo, para depois instalar no SSD?

li na 1ª pagina como uma dica, mas como o post foi em 2010, não sei se é válida a dica para hoje...

O aconselhável é fazer a instalação direta no SSD. Pelo menos é o que eu acho.

Eu instalei o Windows 7, e depois que apareceu o SP1, instalei-o também. Fácil assim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso da instalação do windows7+SP1+atualizações é aconselhavel fazer a instalação em um HD e fazer a imagem do mesmo, para depois instalar no SSD?

li na 1ª pagina como uma dica, mas como o post foi em 2010, não sei se é válida a dica para hoje...

Essa historia era para economizar ciclos de escrita nas celulas do SSD, naquela epoca o preco assustava muita gente e a vida util do SSD ainda era um misterio a ser desvendado lol.

Mas de maneira alguma 'e necessario, voce pode perfeitamente instalar o SO e apos a instalacao fazer os updates de acordo com a sua vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase-xará, aí você se confundiu. O arquivo de paginação não tem relação absolutamente nenhuma com buscas indexadas no Windows. Quem tem é o índice do Windows Search, e esse você passa para um HD através do Painel de Controle. Esse sim, tem um volume de gravações muito grande e que não faz sentido manter no SSD.

Foi mal! :muro:

Achava que existia alguma relação entre eles, que um dependia do outro para funcionar. Deixo ambos recursos desativados: arquivo de paginação e índice do Windows Search.

Lembrei que você deixou em algum post atrás, nesse tópico, dicas ilustradas de como proceder para alterar o local do armazenamento, preferencialmente em algum diretório do HD, evitando registrar dados na SSD.

Achei interessante aquilo que o usuário BetoUK disse acima sobre as novas SSD. Elas estão aí para serem usadas e abusadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o tópico é excelente mas tem muito off topic e posts imensos com divagações. Aprendi muito aqui, mas confesso que rolei a página diversas vezes por ter assuntos não condizentes com o objetivo: SSDS

Dúvida: para usar o fix sata speed, tenho que deixar só o ssd plugado? Quando fui fazer isso pelo boot, entrou perfeitamente, clicava no fix, aparecia uma janela com uma especie de dos, mas não conseguia apertar o enter para confirmar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvida: para usar o fix sata speed, tenho que deixar só o ssd plugado? Quando fui fazer isso pelo boot, entrou perfeitamente, clicava no fix, aparecia uma janela com uma especie de dos, mas não conseguia apertar o enter para confirmar.

Não. Quando executei o "Bootable Linux based tools for OCZ SSD", dando carga pelo pendrive, a SSD, o HD e a gravadora estavam ativas. Executei os procedimentos: "atualização de Firmware", "velocidade padrão" e "correção de exposição da temperatura". Se der algum problema, você pode retirar os cabos SATA e de alimentação do HD e gravadora, e deixar somente a SSD plugada. Mas acredito que o HD e/ou gravadora não interfiram no processo.

Você utilizou o OCZ Tool 316? Aqui tem o link para o software da OCZ e instruções.

sataspeedfix.th.jpg

Conforme a imagem acima, espero que não tenha clicado no botão verde (com duas setas apontando para direita). É melhor nem mexer nesses dois botões (vermelho e verde). E se clicou em algum deles, sugiro que:

1º certificar se sua SSD está na velocidade padrão. No ambiente Windows 7, com o HD Tune, Crystal Disk Info ou AIDA você pode checar se sua SSD está ou não operando no padrão SATA III. Você pode também fazer um teste com o AS SSD e verificar o resultado, saber se as taxas (Leitura/Escrita) estão normais. Se tiver, tudo bem.

2º se não tiver, deverá executar novamente o OCZ Tool 316 e clicar no botão da SSD com duas setas vermelhas apontando para esquerda, para que a velocidade fique no padrão. No link que indiquei acima, do fórum da OCZ, na instrução "5. Instructions for changing the SATA Link speed on your "3" series SSD", está figurado como se deve proceder.

Depois vê se posta alguma tela com o resultado, para avaliarmos melhor sua situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!