Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

nao sei se to pesquisando mal, mas nunca consigo achar boas ofertas no ML, so quando eu acesso links postados por outras pessoas e ai mexendo aqui e acolá você chega em determinado vendedor q possui algumas ofertas interessantes

olha o q eu achei no ML

CRUCIAL M4 128GB POR 334,00: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-439748114-crucial-m4-128gb-ssd-sata-3-6gbs-_JM

O vendedor me parece bem confiável!.. e o preco tá imbatível nao?

to quase me curvando a pegar este, principalmente depois de um review q li ontem, nesse site:

http://www.overbr.com.br/review-testamos-o-ssd-crucial-m4-128gb-alta-performance-preco-justo

alem de rasgados elogios feito ao mesmo durante os testes realizados, ressaltou-se que com a atualizacao do firmware a velocidade melhorou consideravelmente, ou seja, caso comprando de fato, a atualizacao seria uma boa opcao!?

no momento, depois de ler muita coisa e levar em consideracao as opinioes de quem entende aqui no forum, estou com a seguinte lista de preferência na cabeca

sandisk extreme

samsung 830

crucial m4

plextor m5 (se for possivel comprar de fora)

kingston hyperx

corsair force GT

a ordem seria esta e q dentre os que ja vi por ai, as opções mais sensatas, creio eu.. nao coloquei nenhum da OCZ porque ontem fui pesquisar por "sandforce bsod" levando em consideracao o que um usuário gringo falou num desses foruns de reviews por ai, a qtd de referencias a problemas com a OCZ é absurda, pode até nao estar estão problemática no momento, mas eu prefiro ficar de fora de arriscar a gastar tanto e depois me arrepender!

Comprei o Samsung 830 de 128 GB por R$416 (contando com o frete) parcelado. Fiz uma boa compra?

Tem que ver isso ae

Putsss

comprasse onde amigo? no ML?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim DigoooPE, comprei no mercado livre. O vendedor parece ser muito responsável, liguei hoje pra ele pra confirmar a compra e fui muito bem atendido, ainda estou no aguardo do produto (obvio, comprei hoje ao meio dia, mas estou muito ansioso pela chegada dele :D)

O samsung aparentemente acabou, mas tem o sandisk que está nesta sua lista (era minha segunda opção)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437553147-hd-ssd-120-gb-sata-3-sandisk-pronta-entrega-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-440681045-hd-ssd-128-gb-sata-3-samsung-lacrado-1-ano-de-garantia-_JM

Tem que ver isso ae

Putsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o Crucial M4 é um dos ótimos drives que podem ser comprados com alta confiabilidade, pode pegar que não tem problema. E você pode olhar no link do meu tópico a tabela de SSDs que criei, para facilitar a escolha.

vou dar uma olhada.. valeu

Sim DigoooPE, comprei no mercado livre. O vendedor parece ser muito responsável, liguei hoje pra ele pra confirmar a compra e fui muito bem atendido, ainda estou no aguardo do produto (obvio, comprei hoje ao meio dia, mas estou muito ansioso pela chegada dele :D)

O samsung aparentemente acabou, mas tem o sandisk que está nesta sua lista (era minha segunda opção)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437553147-hd-ssd-120-gb-sata-3-sandisk-pronta-entrega-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-440681045-hd-ssd-128-gb-sata-3-samsung-lacrado-1-ano-de-garantia-_JM

Tem que ver isso ae

Putsss

pois é, os samsung estão virando item de colecionador dado a sua escassez, quando aparece alguem vendendo, se acaba num piscar de olhos!!.. mas vou ficar vendo esses vendedores e favoritar todos pra sempre tá dando uma observada, no momento q eu tiver a grana suficiente e ver q é a hora de comprar, compro sem piscar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Estou para adquirir um computador novo, e queria saber qual SSD é melhor o Samsung 830 ou Kingston HyperX 3K?

cara posso dizer q to na mesmo q você, e acredite, esses da samsung sao itens cada vez mais raros.. quando aparece alguem vendendo se acaba num instante, chega a desanimar.. como citei no meu post, a sequencia de marcas q postei é q sao as minhas preferidas, nao por marca em si mas pelo q ja foi debatido nesse forum com relação a desempenho, performance, durabilidade, etc

com certeza você vai achar esse kingston hyperx com mais facilidade e com preço mais em conta..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amizade,

deixando as diferenças de tecnologia um pouco de lado - nestes que citou são poucas - o que deve ser levado em consideração na decisão é o preço, suporte e garantia. Comprando no ML, preço baixo - garantia e suporte questionável. Em loja, garantia e suporte certos - preço alto.

Então decida: quer preço? qualquer um desses que estiver mais em conta no ML; quer garantia? qualquer um desses mais em conta nas lojas.

Você não vai conseguir achar o melhor em tudo. Um é melhor em uma situação, outro o será noutra situação. Você sabe qualificar/quantificar seu uso? Se não, todos estes ssd's citados estão numa mesma média e farão o mesmo trabalho com desempenhos similares na prática - dificilmente sentirás a diferença.

Gosto muito do PASSMARK Advanced Suite como benchmark porque simula situações práticas: Database, fileserver, webserver, workstation... Pois, no meu caso, um SSD qualquer desses atende pra uso pessoal; pro serivdor, estou avaliando o quesito 'database' pra selecionar os 'canditados. Daí, decido pelo preço.

Sem estabelecer o critério de compra, nunca vão comprar porque 'todo dia' sai um 'melhor' e o preço dos antigos caem.

Espere ter sido claro.

.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...)

Espere ter sido claro.

Sim, disse tudo. ;)

| = | = | = | = | = | = | = | = |

Amizade,

deixando as diferenças de tecnologia um pouco de lado - nestes que citou são poucas - o que deve ser levado em consideração na decisão é o preço, suporte e garantia. Comprando no ML, preço baixo - garantia e suporte questionável. Em loja, garantia e suporte certos - preço alto.

Então decida: quer preço? qualquer um desses que estiver mais em conta no ML; quer garantia? qualquer um desses mais em conta nas lojas.

Sim, tem que avaliar o uso do usuário sempre antes de comprar qualquer produto, seja SSD, fonte, placa de vídeo, etc.

Considerando o quesito que levantou na sua postagem "preço baixo - garantia e suporte questionável", o consumidor deve estar ciente das consequências, da possibilidade da aquisição dum produto defeituoso (parcialmente com defeitos e/ou que possa apresentar problemas no decorrer do uso).

Por isso volto a citar a experiência vivida pelo usuário Daniolip, com a questão da atualização do firmware da SSD OCZ Vertex 3 (para os curiosos, consulte páginas anteriores deste tópico).

Independentemente da preferência, escolha e marca, qualquer um está sujeito a ter problemas com SSD (deverá arcar com as consequências).

| = | = | = | = | = | = | = | = |

Você não vai conseguir achar o melhor em tudo. Um é melhor em uma situação, outro o será noutra situação. Você sabe qualificar/quantificar seu uso? Se não, todos estes ssd's citados estão numa mesma média e farão o mesmo trabalho com desempenhos similares na prática - dificilmente sentirás a diferença.

Sim, no final acaba sendo isso mesmo, olhar aquelas opções mais em conta e que darão mais benefícios, não simplesmente olhar o mais rápido ou o mais barato superficialmente.

| = | = | = | = | = | = | = | = |

Gosto muito do PASSMARK Suitecomo benchmark porque simula situações práticas: Database, fileserver, webserver, workstation... Pois, no meu caso, um SSD qualquer desses atende pra uso pessoal; pro serivdor, estou avaliando o quesito 'database' pra selecionar os 'canditados. Daí, decido pelo preço.

Sem estabelecer o critério de compra, nunca vão comprar porque 'todo dia' sai um 'melhor' e o preço dos antigos caem.

Bom, olhando esses fatores, você acabará classificando SSDs como melhor opção com maior facildade.

(...) SSDs mais caros não serão muito diferentes disso.

No fim das contas (...) acaba valendo mais a pena o consumidor levar o modelo com a quantidade de armazenamento adequada para o uso que custar mais barato no mercado (os modelos que citei (...) claro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

posso usar um ssd so para o OS e HD para o resto?
Sim, esse é o uso mais comum de SSDs.

Amizades,

Só o S.O. no SSD é uma subutilização de recursos. Você só teria o SO abrindo 'num piscar'. Enquanto seus programas em HD continuariam lentos.

A ideia, em geral, é ter o SO + seus programas mais importantes/utilizados/preferidos + A/V + jogos em uso (sim, não ganha em frames, mas, ganha em 'loading') + espaço livre 20/25 %. Deixaria o HD para armazenamento de mídia, arquivos, ISO, EXE e até programas/ferramentas secundárias instalados.

Ex.: se você faz edição de áudio/vídeo, teria SO + programas de escritório + EDITOR audio/video + mídias a serem trabalhadas, e no HD as mídias armazenadas não trabalhadas. Isso reduziria o tempo de trabalho ("tempo é dinheiro"). Um usuário comum quer orpogramas abrindo rápido, uma pesquisa ao disco rápida, escaneamento por vírus rápido, loading das fases de um jogo mais rápido, etc..

Em minha rede, pretendo chegar a ter ao menos SSD 60GB nas principais máquinas. De que adianta rede 1Gbps(128 MB/s) entre 2 pc's com HD's (80/40 MB/s leitura/escrita)? Pior se um deles é um servidor.

Sds.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amizades,

Só o S.O. no SSD é uma subutilização de recursos. Você só teria o SO abrindo 'num piscar'. Enquanto seus programas em HD continuariam lentos.

A ideia, em geral, é ter o SO + seus programas mais importantes/utilizados/preferidos + A/V + jogos em uso (sim, não ganha em frames, mas, ganha em 'loading') + espaço livre 20/25 %. Deixaria o HD para armazenamento de mídia, arquivos, ISO, EXE e até programas/ferramentas secundárias instalados.

Ex.: se você faz edição de áudio/vídeo, teria SO + programas de escritório + EDITOR audio/video + mídias a serem trabalhadas, e no HD as mídias armazenadas não trabalhadas. Isso reduziria o tempo de trabalho ("tempo é dinheiro"). Um usuário comum quer orpogramas abrindo rápido, uma pesquisa ao disco rápida, escaneamento por vírus rápido, loading das fases de um jogo mais rápido, etc..

Em minha rede, pretendo chegar a ter ao menos SSD 60GB nas principais máquinas. De que adianta rede 1Gbps(128 MB/s) entre 2 pc's com HD's (80/40 MB/s leitura/escrita)? Pior se um deles é um servidor.

Sds.

.

Se eu renderizar um video, com destino ao SSD, ganho tempo em relação ao HD como destino ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu renderizar um video, com destino ao SSD, ganho tempo em relação ao HD como destino ?

Não entendo muito sobre esse uso, mas se o fator limitante for o numero de IOPS ou a velocidade de leitura/gravação, vai dar sim um boost. Mas creio que um processador/placa de video melhor seja algo melhor de se investir se esse for o objetivo pois é um processamento pesado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, creio q devo comprar um sandisk extreme mesmo!

hoje fui na casa de um amigo q há tempos nao via, e dentre muitas coisas q conversamos o assunto de ssd's acabou entrando na conversa pois falava a respeito dos precos e da minha vontade em comprar fora por conta dos preços baixos. Foi quando este meu amigo disse que tinha comprado um ssd da sandisk, esse extreme de 120gb e que o notebook dele tinha se transformado em outra coisa depois disso!.. eu nem acreditei pois é justamente o modelo que estou em mente pra comprar visto o preco q está bem em conta como a facilidade de encontrar o mesmo.

Na hora, eu pedi que ele me emprestasse por alguns minutos para eu sentir o poder do bixo.. resultado, passei 1h com o notebook dele, meu amigo, é como dizem, voce NUNCA MAIS VAI QUERER SABER DE HD PRA SISTEMA NA SUA VIDA!

o notebook dele nem é essas coisas todas, é um positivo, deve ter um tempo de uso identico ao meu, ou seja, uns 4, 5 anos por ai.. tem 4gb de ram e processador amd de 2 ghz é o q deu pra pescar rodando o aida64.. quando você liga, o boot é estão rápido q nem o ***** do logo do windows se completa todo.. ele rodou o boot racer e cravou 19s.. ja dentro do sistema, de fato o computador fica assombrosamente rápido.. parece na verdade um tablet.. você tocou, o programa abre sem dificuldades, pode ser o mais rápido q seja.. você brinca inclusive de tentar ser mais rápido abrindo mais programas do que o ssd, mas nao consegue.. eu sai "tocando" no msn, ie9, chrome, word e tudo abria estão rápido q você nao ve nada, nem janelas do programa, NADA!.. ate progs pesados como o photoshop, premiere, e outros la de edicao de video e imagem q ele tem instalado, nada demora.. sao coisas de segundos!

questionei a respeito da velocidade, das taxas e tal, e pelo q ele me falou, é o que a maioria de vocês aqui falam!.. aquelas taxas teoricas de leitura/escrita so sao detectáveis realmente em programas de benchmark, porque no dia a dia, mesmo q tenha uma dakelas taxas mais reduzidas, o ganho frente ao hd é superior a tudo e por si isso compensa

por isso q eu me decidi e agora to bastante inclinado a pegar o sandisk extreme.. pelo q vi e pude usar.. ah, a temperatura do note tb baixa legal, so ainda esquenta por conta do processador, mas aquela area onde fica o hd fica fria, sensacional!

so esqueci de perguntar a ele se atualizou a firmware, creio q sim, pois ele gosta de tudo atualizado, e como tem uma firmware no site da sandisk q eu andei vendo, bem capaz de ter atualizado.. tb nao perguntei se fez os procedimentos de otimizacao q estão nakele tutorial q teve o link postado aqui, massssss de toda forma, o desempenho é impressionante, se tivesse dinheiro agora, compraria amanha um deles, nem esperaria o fim do ano, tamanha minha empolgacao!

eu imagino ele com o win8 que é provado ser bem mais rápido que o win7, ja fiz testes e esse conjunto ssd e win8 deve dá uma tunada violenta no meu notebook e no pc de casa!

hj eu vejo que as pessoas diziam e com razao.. você ker um update de responsa no pc? coloque um ssd nele.. nada vai adiantar ter um pc com a melhor placa-mãe do momento, ter 64gb de ram e um hd de 5400 rpm.. NADA!.. coloque um ssd e levante voo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, creio q devo comprar um sandisk extreme mesmo!

hoje fui na casa de um amigo q há tempos nao via, e dentre muitas coisas q conversamos o assunto de ssd's acabou entrando na conversa pois falava a respeito dos precos e da minha vontade em comprar fora por conta dos preços baixos. Foi quando este meu amigo disse que tinha comprado um ssd da sandisk, esse extreme de 120gb e que o notebook dele tinha se transformado em outra coisa depois disso!.. eu nem acreditei pois é justamente o modelo que estou em mente pra comprar visto o preco q está bem em conta como a facilidade de encontrar o mesmo.

Na hora, eu pedi que ele me emprestasse por alguns minutos para eu sentir o poder do bixo.. resultado, passei 1h com o notebook dele, meu amigo, é como dizem, voce NUNCA MAIS VAI QUERER SABER DE HD PRA SISTEMA NA SUA VIDA!

o notebook dele nem é essas coisas todas, é um positivo, deve ter um tempo de uso identico ao meu, ou seja, uns 4, 5 anos por ai.. tem 4gb de ram e processador amd de 2 ghz é o q deu pra pescar rodando o aida64.. quando você liga, o boot é estão rápido q nem o ***** do logo do windows se completa todo.. ele rodou o boot racer e cravou 19s.. ja dentro do sistema, de fato o computador fica assombrosamente rápido.. parece na verdade um tablet.. você tocou, o programa abre sem dificuldades, pode ser o mais rápido q seja.. você brinca inclusive de tentar ser mais rápido abrindo mais programas do que o ssd, mas nao consegue.. eu sai "tocando" no msn, ie9, chrome, word e tudo abria estão rápido q você nao ve nada, nem janelas do programa, NADA!.. ate progs pesados como o photoshop, premiere, e outros la de edicao de video e imagem q ele tem instalado, nada demora.. sao coisas de segundos!

questionei a respeito da velocidade, das taxas e tal, e pelo q ele me falou, é o que a maioria de vocês aqui falam!.. aquelas taxas teoricas de leitura/escrita so sao detectáveis realmente em programas de benchmark, porque no dia a dia, mesmo q tenha uma dakelas taxas mais reduzidas, o ganho frente ao hd é superior a tudo e por si isso compensa

por isso q eu me decidi e agora to bastante inclinado a pegar o sandisk extreme.. pelo q vi e pude usar.. ah, a temperatura do note tb baixa legal, so ainda esquenta por conta do processador, mas aquela area onde fica o hd fica fria, sensacional!

so esqueci de perguntar a ele se atualizou a firmware, creio q sim, pois ele gosta de tudo atualizado, e como tem uma firmware no site da sandisk q eu andei vendo, bem capaz de ter atualizado.. tb nao perguntei se fez os procedimentos de otimizacao q estão nakele tutorial q teve o link postado aqui, massssss de toda forma, o desempenho é impressionante, se tivesse dinheiro agora, compraria amanha um deles, nem esperaria o fim do ano, tamanha minha empolgacao!

eu imagino ele com o win8 que é provado ser bem mais rápido que o win7, ja fiz testes e esse conjunto ssd e win8 deve dá uma tunada violenta no meu notebook e no pc de casa!

hj eu vejo que as pessoas diziam e com razao.. você ker um update de responsa no pc? coloque um ssd nele.. nada vai adiantar ter um pc com a melhor placa-mãe do momento, ter 64gb de ram e um hd de 5400 rpm.. NADA!.. coloque um ssd e levante voo!

E tem gente que ainda diz que não vale a pena por causa do preço... Pra notebook a coisa fica mais feia ainda, pois a melhora é ainda maior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E tem gente que ainda diz que não vale a pena por causa do preço... Pra notebook a coisa fica mais feia ainda, pois a melhora é ainda maior...

pois é, hj em dia, vale muito a pena.. agora quem tem costume de ter hd's enormes e entupir eles, pode achar q nao valha a pena porque os ssd's sao "limitados" em seu tamanho.. o que é pura lorota, afinal, mesmo pra esses desorganizados, o uso do ssd é valido, basta apenas salvar as tranqueiras num hd externo e pronto.. até mais seguro, pois ja vi muita gente "organizada" q salvava tudo no hd do pc ou notebook por comodismo ou relaxamento e um belo dia o hd pifava e tudo ia junto!.. porque? simplesmente nao tinha a ideia de guardar tudo em local diverso daquele q nao fosse o hd..

por isso q pra mim, q tenho hd externo, servidor NAS e tal, esse problema nao me atinge.. e agora com o barateamento dessas belezinhas, so nao compra quem morrer daki pra frente.. hahahaha.. nao ha motivos pra ficar na lentidao eterna

ahh, e por serem toggle nand, o consumo de fato é muito otimizado.. passei essa 1h usando na bateria do note e nao baixou quase nada.. tb nao vi se a bateria tinha algum tipo de desgaste ou nao, o fato é q economiza alguma coisa com certeza!! por exemplo, se esse teste fosse feito no meu notebook atualmente nao sei se seria assim pois a bateria ta com cerca de 40% de degradacao e portanto acaba muito rápido, se muito segurar é 1h apenas atualmente, e é outro item q vou trocar depois q colocar o ssd, ai sim, o notebook vai ter uma vida nova!

toggle nand pra notebook é essencial!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeria a pena eu trocar meu HD sata 3 por um SSD?

Tenho um pouco de " coisas " nesse HD atual.

Mas se caso eu trocar ele por um SDD, meu desempenho aumentaria?

Eu tenho um desk. com processador de 8 núcleos, 16gb 1600mhz (dois pentes de 8gb, dual channel), hd6990 e o HD sata 3 de 2tb.

Espaço ocupado atualmente chega a quase 450gb.

Minha dúvida é só essa mesma.

Se eu desembolsar uns 2 mil reais e comprar um SSD de 512gb, aumentaria o desempenho (não que atualmente esteja me atrapalhando)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!