Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Sim. Existe uma otimização que pode ser feita. Coisa de quando se tinha de economizar espaço e recursos escassos. Ainda é muito útil. Procura por "guia de otimização de SSD" no CDH ou web. Aqui no tópico já foi citado. Feito por Nyan Dere.

 

Quanto a fonte, saiu uns ~85,00 pelo econômico né? Na volta, é tudo pela Corsair. Se tiver qualquer aviso de cobrança da UPS/RFB, recuse o recebimento logo na chegada na UPS/SP!! Ir atrás de reembolso depois não roal!

 

Veja mais aqui - http://adrenaline.uol.com.br/forum/showthread.php?t=396476

.

 

P.S.: galera sempre esquece de qualificar as respostas. Qualificar (curtir) ajuda a quem chega com a mesma dúvida.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalai, hoje realizei a compra do SSD Crucial M500 240 Gb, mais tarde assim que chegar em casa do trabalho, irei instalar o dito cujo, mas antes de tudo, irei atualizar o firmware. Vamos ver como será o desempenho da minha máquina após a aquisição.

 

Postarei minhas impressões sobre o produto mais tarde.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal a alguns dias adquiri um Evo 840, após instalado no servidor, e movido a base de dados para o ssd fico muito rápido a pesquisa no banco, mas estou tendo um problema, e não faço ideia do que pode ser, após algum tempo de funcionamento, não um tempo especifico as vezes 1 dia as vezes algumas horas, as vezes 1 semana, em fim sem um tempo exato, o servidor perde a conexão do SSD, como trabalho com eventos em tempo real, já trava tudo o sistema, dai só reinicio o SQL server pronto tá funcionando novamente, alguem sabe ou tem ideia o que pode estar ocorrendo?? Desde já agradeço a atenção de todos,

OBS: meu servidor é um IBM system x3650 m3, hot swap.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mackoy Jubelli , pode até ser o SSD, mas eu chuto outra coisa...

 

é um servidor, é hot swap.. certamente você deve remover discos com frequência.

Por esse motivo, ou não, pode ser problema de cabo/conexão.

Ou, por coincidência, a controladora SATA. Acredite, é comum. Já tive isso em 3 PC's nos últimos 4 anos. Claro, PC's um pouco antigos - Athlon e Intel 775's.

 

Outro detalhe: qual a mobo desse servidor? SATA-III já? de repente, atualização de BIOS pode resolver - atualizar as instruções da controladora para trabalhar melhor com SSD's.

 

É pior tipo de defeito: sem um padrão de tempo e fatores.

Bom teste seria com outro SSD e/ou HDD. Mataria muitas hipóteses.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dalai_Brahma, ontem à noite fiz a instalação do windows 7 no SSD, e realmente posso confirmar que o bicho é bom mesmo, muito rápido, foi uma ótima compra, valeu mesmo pela ajuda.

 

Só terei tempo para instalar tudo talvez no final de semana, aí irei fazer o teste com o Watch Dogs, afim de verificar o load no jogo.

 

Pessoal, podem comprar o SSD Crucial 240GB M500 sem medo, produto recomendado.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Marcelo

Parabéns!! Se eu te disseste que este já está 2 gerações pra trás, você teria comprado?

Só pra você - e quem ler - ter uma ideia desse 'mito' de bench's.

Claro, se puder ter o mais novo, melhor. Mas, pagar $$$ por cabelésimos??!

 

E Crucial - altamente confiável, como a Plextor - dificilmente faria uma K H DA como a Kingston, PNY e até a Corsair nos Force 3 (é raro).

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dalai_Brahma,

 

Teria comprado sim, pois vi vários testes na net, e pelo preço que paguei R$380,00, achei um ótimo custo x benefício, pois se eu fosse comprar um outro de outra marca para ter uma pequena diferença de desempenho, não valeria a pena. Fiz um teste rápido, e gostei bastante. Irei realizar mais testes quando eu conseguir achar um tempo.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dalai_Brahma.

Cara, me da um help, chegou o meu SSD 840 evo, então aparentemente esta tudo ordem por apenas 1 fato.
Ao verificar o manual de instalacao, aqui indica eu a conectar o SSD ao um adaptador na USB do meu PC, ai eu coloco o CD de instalação e faço a instalacao depois disso, fala para eu abrir o PC e colocar ele na Bainha e fazer a conexao, certa, isto procede?
Ou sao 2 formas de conectar, ou tenho que fazer isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Analisando os últimos comments deste post:

 

SSD Crucial M500 (CT240M500SSD1)

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/67635/SSD-Crucial-M500-(CT240M500SSD1)-240GB--Sata-3

 

e

 

SSD Samsung 840 Evo 250gb Sata 6gb/s Mz-7te250bw

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-570492580-ssd-samsung-840-evo-250gb-sata-6gbs-mz-7te250bw-_JM

 

 

São SSDs que se pode comprar sem medo de errar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Albeniz Neto

Sim, são.. Entre as 2 ofertas, o 840 EVO sem pestanejar! (Este vendedor já foi bem citado por aqui.)

O colega João acima pegou o M500 por 380,00 no Rio.

Mas, em qualquer comparação, deve-se considerar o valor total c/ frete. Ah! e se topa arriscar no ML.

 

@FarK

Instale-o normalmente como um HDD - ambos são unidades de armazenamento/sistema.

Existem configurações recomendadas que podem otimizar o trabalho/uso do SSD. Procure aqui no CDH po " otimização SSD Nyan Dere".

Não precisa fazer tudo, apenas o principal e o que mais você compreender.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mackoy Jubelli , pode até ser o SSD, mas eu chuto outra coisa...

 

é um servidor, é hot swap.. certamente você deve remover discos com frequência.

Por esse motivo, ou não, pode ser problema de cabo/conexão.

Ou, por coincidência, a controladora SATA. Acredite, é comum. Já tive isso em 3 PC's nos últimos 4 anos. Claro, PC's um pouco antigos - Athlon e Intel 775's.

 

Outro detalhe: qual a mobo desse servidor? SATA-III já? de repente, atualização de BIOS pode resolver - atualizar as instruções da controladora para trabalhar melhor com SSD's.

 

É pior tipo de defeito: sem um padrão de tempo e fatores.

Bom teste seria com outro SSD e/ou HDD. Mataria muitas hipóteses.

 

 

.

pois é, o duro é parar este servidor, como trabalho com monitoramento de alarmes fica 24 horas por dia ligado, não pode parar, a controladora é sata 3 já, to achando que é uma questão de drivers e bios, pois retirar os hds não faço isso, não há necessidade, esses defeitos sem causa especifico é complicado descobrir, sei porque trabalho alguns anos com computador e não é fácil essa vida, hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mackoy Jubelli

Você disse tudo! O Servidor aqui parou na madrugada de hoje :o 

RMAN e ARCHIVELOG deixaram de limpar periodicamente e encheu o 'slave'. Travou e 'matou' a instância do Oracle. Sorte que consegui o suporte e o cara é desenrolado. Como relaxei na manutenção, acabei descobrindo muita 'sujeira'.

Mas, voltou a trabalhar.

 

Se a única alteração foi a troca de HDD pro SSD, pode ser este, ou contato/cabo, ou controladora. Tome todas as precauções contra 'desastres' e faça atualização dos drivers e bios.

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mackoy Jubelli

Você disse tudo! O Servidor aqui parou na madrugada de hoje :o

RMAN e ARCHIVELOG deixaram de limpar periodicamente e encheu o 'slave'. Travou e 'matou' a instância do Oracle. Sorte que consegui o suporte e o cara é desenrolado. Como relaxei na manutenção, acabei descobrindo muita 'sujeira'.

Mas, voltou a trabalhar.

 

Se a única alteração foi a troca de HDD pro SSD, pode ser este, ou contato/cabo, ou controladora. Tome todas as precauções contra 'desastres' e faça atualização dos drivers e bios.

 

.

então vou ter que fazer essa atualização no domingo a tarde, pois não posso parar o sistema né, questão de mal contato é meio difícil pos não mexo no servidor fisicamente, só via ts, e fica em uma sala com o ar  a 17º

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mackoy Jubelli , Sei, mas, você trocou o hD por SSD pelo ts ??!! :muro::P  :lol:  

A prudência pede prevenção... vai por mim. Tenha até um comobo pronto pra assumir o trabalho.

Eu tive corrupção de BIOS de uma mobo após reinicialização por atualização da MS. Custei a acreditar.

Atualizou, reiniciou e ficou só o cursor piscando na tela preta, canto superior esquerdo.

 

Sucesso aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mackoy Jubelli , Sei, mas, você trocou o hD por SSD pelo ts ??!! :muro::P  :lol:  

A prudência pede prevenção... vai por mim. Tenha até um comobo pronto pra assumir o trabalho.

Eu tive corrupção de BIOS de uma mobo após reinicialização por atualização da MS. Custei a acreditar.

Atualizou, reiniciou e ficou só o cursor piscando na tela preta, canto superior esquerdo.

 

Sucesso aí!

hahah, instalação foi física mesmo, e também  já tive problema com BIOS de placa mãe Intel, uma falha é não vir dentro de um rar ou zip, pois podemos baixar corrompido o arquivo e assim ficaria fácil de verificar a consistencia do mesmo.

 

Fiz a atualização dos drivers, direto pelo utilitário da IBM, atualizou 2 driver referente a controladora SAS/SATA reiniciado o mesmo, e não sei por qual motivo mas AS SSD, dá erro e não faz o bench, mas vi que deu 485mb leitura e 185 escrita, o que achei pouco, mas pode ser uma controladora antiga, sei lá e em 4k 2mb na escritura dai deu o erro, tem algum outro programa para fazer bench?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crystal DiskMark, PCMArk.. mas, o melhor é o AS SSD mesmo. Tá baixo isso aí. Setou "modo SATA" (ou similar) como 'AHCI' no setup da mobo?

Lembrando que aqueles valore de Bench's são com ele vazio, exceto quando citado. Com ele ocupado, fique certo que cai à medida que enche.

Mas, acho que não pra tanto... FW do SSD atualizado?

 

Sucesso!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crystal DiskMark, PCMArk.. mas, o melhor é o AS SSD mesmo. Tá baixo isso aí. Setou "modo SATA" (ou similar) como 'AHCI' no setup da mobo?

Lembrando que aqueles valore de Bench's são com ele vazio, exceto quando citado. Com ele ocupado, fique certo que cai à medida que enche.

Mas, acho que não pra tanto... FW do SSD atualizado?

 

Sucesso!.

FW do ssd não atualizei, mas dos 240gb, só utilizo 35gb aproximadamente, tem muito espaço livre ainda, na bios não mexi nem olhei na verdade, esqueci deste detalhe o problema que se mudar tenho que fazer o procedimento do driver do windows, e como fiz o update dos drivers domingo e estava em casa, dai nem mexi, hehe, mas assim que der uma folgadinha vou dar uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se precisar alterar o modo SATA de 'IDE' para 'AHCI' (ou RAID, que usa os mesmos drivers do AHCI), você tem que instalar os drivers AHCI/RAID da mobo, em seguida alterar o parâmetro no 'REGEDIT' e só então, reiniciar, entrar no setup e mudar o modo.

 

Bom ter uma imagem atualizada (antes das alterações) da instalação completa - e testada. É sempre bom ter outro disco onde a imagem possa ser restaurada como teste. É a melhor validação.

 

Tem tutorial na web - acho que aqui no CDH tem - de como alterar IDE -> AHCI.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se precisar alterar o modo SATA de 'IDE' para 'AHCI' (ou RAID, que usa os mesmos drivers do AHCI), você tem que instalar os drivers AHCI/RAID da mobo, em seguida alterar o parâmetro no 'REGEDIT' e só então, reiniciar, entrar no setup e mudar o modo.

 

Bom ter uma imagem atualizada (antes das alterações) da instalação completa - e testada. É sempre bom ter outro disco onde a imagem possa ser restaurada como teste. É a melhor validação.

 

Tem tutorial na web - acho que aqui no CDH tem - de como alterar IDE -> AHCI.

 

.

Tem sim, eu já li este tuto, não lembro exatamente aonde, mas nada que um google + Clube do Hardware na pesquisa não resolva. Mas por enquanto vou deixar assim, vou fazer os testes com os drivers atualizados, valeu, pela ajuda, ssd é o futuro! pelo nas minhas maquinas, rsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, andei fuçando algumas várias lojas e não encontrei o SSD Samsung 840 EVO pra vender.

Alguém pode por favor linkar alguma loja (não pretendo comprar do ML) onde possamos comprar este SSD que é mt bem avaliado?

 

Kabum nao tem e aparentemente nunca teve

Pichau só tem o PRO batendo na casa dos R$1.000

MegaMamute Nao tem

Balao da Informatica nao tem e aparentemente nunca teve

Smartadata nao tem

 

Alguém sabe explicar porque as lojas basicamente só tem os da Kingston p vender à rodo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, andei fuçando algumas várias lojas e não encontrei o SSD Samsung 840 EVO pra vender.

Alguém pode por favor linkar alguma loja (não pretendo comprar do ML) onde possamos comprar este SSD que é mt bem avaliado?

 

Kabum nao tem e aparentemente nunca teve

Pichau só tem o PRO batendo na casa dos R$1.000

MegaMamute Nao tem

Balao da Informatica nao tem e aparentemente nunca teve

Smartadata nao tem

 

Alguém sabe explicar porque as lojas basicamente só tem os da Kingston p vender à rodo ?

Tá aí o link, este dias precisei e procurei um monte para achar, fora do ml o preço aumenta bem, digamos que na casa de uns 30% até 50% mais caro que ml.

 

http://www.waz.com.br/catalogsearch/result/?q=Samsung+840+EVO&cat=&marca=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!