Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Criar" RCA para Subwoofer Ativo


RCN_BR

Posts recomendados

Amigos,

Desde que entrei para o fórum Clube do Hardware sempre estive pela área de informática, tô estreiando agora em equipamentos de som:D

Seguinte: Meu primo tem um Kenwood RXD-553 ( Foto aqui: http://img268.imageshack.us/img268/6240/img1v.jpg ) , aparelhinho show, tem ótimas respostas em baixas frequencias e boa potência. Recentemente ele comprou um subwoofer ativo sony que ele gostaria de utilizar junto com este som, porém o mesmo não tem saída para subwoofer ou superwoofer, daí a dúvida: É possível por a mão na massa e criar uma saída RCA que seja apropriada para conectar este subwoofer. Pelo o que sei ele não pode fazer uma gambiarra direto na saída para as caixas por que a saída amplificada vai detonar o amplificador do sub, correto?

Outra dúvida: Essa saída RCA é conhecida como pré-amplificada ou não é amplificada?

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Pelo o que sei ele não pode fazer uma gambiarra direto na saída para as caixas por que a saída amplificada vai detonar o amplificador do sub, correto?
Não só danificaria o amplificador do sub, como também você correrá um sério risco de queimar a saida de potêcia de seu som...

Para fazer uma saida especial para o sub, não é simples não!, você terá que ter um bom conhecimento de eletrônica, analisar o esquema do aparelho, e "retirar" o som do circuito de pré-amplificador dele, além de ter que construir um circuito "passa baixa" antes de envia-lo ao sub...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Bcpetronzio sei que o topico é antigo mais acho que você pode me ajudar

faz tempo que estou fazendo um sistema de som pro meu quarto, pra ligar no pc

o problema é que não quero usar o 5.1 do meu pc (minha placa de som tem um bug que em algumas coisas, como alguns jogos, mesmo eles configurados pra 5.1 não sai som no sub)

então eu prescissaria criar uma saida pra sub através da saida P2 do pc, a primeira coissa é juntar os 2 canais para ir para o sub sem misturar no falantes frontais, pensei em fazer isso com diodos, daria certo?

e segundo, você tem alguma indicação de circuito passa-baixa? procurei muito na net mas não achei, sei que colocando um capacitor eu filtro o som e deixo mais grave, mas não a ponto de deixar só o grave

se puder ajudar agradeço

Pedro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Pedro1995, você pode unir os dois canais usando resistores de 47K Ohms em série, para o capacitor acredito que um de 10uF já cortaria frequências acima de 300Hz...

Ficaria como a figura abaixo...

Se o som ficar muito grave, abaixe o valor do capacitor para 4,7uF...

post-359338-13884956595348_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o valor alto dos resitores este efeito não é percebido, com diodos você ceifaria um dos seni-ciclos da onda e causaria distorções...

Hum, entendi, n tinha pensado por esse lado com relação aos diodos

Amanha compro o capacitor e faço um teste, se funcionar vou atras de um sub de "verdade", não que nem o meu provissorio, 2 alto falantes de carro :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode deixar, hj foi corrido e não deu pra ir comprar, agora dó quinta

você falo que o de 10uf corta mais ou menos em torno de 300hz, então se eu aumentar o valor ele corta numa freqüência mais baixa correto?, tava pensando em cortar entre 100-130, nada prescisso, vou comprar de vários valores para ver qual fica melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! quanto maior o capacitor, mais baixa é a frequência de corte..., e você esta correto, compre eles de vários valores e faça testes... (4,7uF, 10uF, 22uF, 33uF)...

Vou fazer isso

Uma coissa já vi gente usando valores bem mais altos 1000uf pra cima, eu mesmo já testei, e eles não cortavam o agudo e médio, só deixavam mais grave, então a partir de um valor ele perde sua função de filtro passa baixa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não digo que o valor elevado do capacitor perderá a função, o problema do circuito passa baixa só com componentes passivos (resistor e capacitor), sempre haverá uma componente de sons de frequências mais altas um pouco!, só que elas estarão bem atenuadas...(volume mais baixo)....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!