Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Sandy Bridge / Ivy Bridge - Tópico oficial


Evandro

Posts recomendados

Vix, não acho que o 2011 vai ser fenomenalmente superior aos Entry e um outro susto para o mercado (e a AMD). Nós temos mais núcleos, controladora de memória superior, uns ajustes aqui e ali. Mas agora a AMD TEM uma resposta para o HyperThreading, e uma aparentemente superior. Inclusive foi confirmado o Quad channel no BDZ (apenas para server, pra desk isso é ridiculo mesmo...) então acho que em memória a AMD está no páreo também (além do número de núcleos).

Quero dizer que salvo uma litografia menor ou uma boa mudança na arquitetura não imagino um salto de performance salvo o previsivel salto na frequência (eles devem botar no talo o clock desses bichinhos ae).

Mas... esse número de cache L3 máximo (20mb) indica que vão ser 2.5mb por núcleo no SB-EN? Confesso que não tinha prestado atenção nisso. Isso também pode ser indício que estão escondendo o jogo para algo por volta dos 1000 washingtons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Vix, não acho que o 2011 vai ser fenomenalmente superior aos Entry e um outro susto para o mercado (e a AMD). Nós temos mais núcleos, controladora de memória superior, uns ajustes aqui e ali. Mas agora a AMD TEM uma resposta para o HyperThreading, e uma aparentemente superior. Inclusive foi confirmado o Quad channel no BDZ (apenas para server, pra desk isso é ridiculo mesmo...) então acho que em memória a AMD está no páreo também (além do número de núcleos).

Se o BDZ mais TOP não conseguir alcançar o i7 980X ou mesmo o i7 2600, acho que perderá por muito dos novos SB e do Ivy. Gostaria de saber se os novos SB também serão compatíveis com o LGA1155, pois pelo que li, apenas disseram que o Ivy não seria compatível, e não vi falarem sobre a compatibilidade dos novos SB.

Quero dizer que salvo uma litografia menor ou uma boa mudança na arquitetura não imagino um salto de performance salvo o previsivel salto na frequência (eles devem botar no talo o clock desses bichinhos ae).

O Ivy provavelmente vai ser quase tudo isso... Só a mudança na arquitetura que acho que será pequena.

Mas... esse número de cache L3 máximo (20mb) indica que vão ser 2.5mb por núcleo no SB-EN? Confesso que não tinha prestado atenção nisso. Isso também pode ser indício que estão escondendo o jogo para algo por volta dos 1000 washingtons.

Retirado do artigo do CdH sobre a arquitetura do SB:

O cache L3 agora é chamado “cache de último nível” (LLC, Last Level Cache) e não é mais unificado, e é compartilhado entre os núcleos do processador e o processador gráfico

Então, deve ser isso mesmo, 2.5MB para cada núcleo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O codec x264 já vai começar a fazer uso do AVX, embora os benefícios sejam bem pequenos no momento.

Initial AVX support

Automatically handle 3-operand instructions and abstraction between SSE and AVX.

Implement one function with this (denoise_dct) as an initial test.

x264 can't make much use of the 256-bit support of AVX (as it's float-only), but 3-operand could give some small benefits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estão fazendo uma lambança tremenda entre esses SB-EN e Ivy.

Pois é, provavelmente a diferença entre os dois será basicamente a litografia e as pequenas mudanças na arquitetura...

Até acho que os Ivy serão compatíveis com LGA1155, mas com o P67/H67 eu duvido... (_(

Achei isso na Wikipedia:

Ivy Bridge is the codename given to the 22 nm die shrink of the Sandy Bridge architecture. According to the keynote speech presented by Paul Otellini during the 2010 Intel Developer Forum (IDF), Ivy Bridge processors may be introduced as early as the second half of 2011. However, it now seems more likely that Ivy Bridge will be launched a year after Sandy Bridge, probably during CES 2012. Ivy Bridge will replace dual-core processors with quad-core processors at the entry level segment, while delivering eight-core processors for mainstream and higher-end level segments.

Ivy Bridge processors will employ double the number of EUs for the graphics sub-system compared to Sandy Bridge (up to a maximum of 24EUs) and also provide DirectX 11 support, rather than the older DirectX 10.1 and OpenGL 3 graphics technology that will be featured in the first batch of Sandy Bridge processors, while retaining its LGA 1155 socket compatibility.

Parece que poderemos mesmo ter IB para o LGA1155. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ivy provavelmente vai ser quase tudo isso... Só a mudança na arquitetura que acho que será pequena.

Ai que tá, estou partindo do pressuposto que a Intel vai lançar uma linha SB top e o 2011 vai ser dessa linha, não do Ivy. para ela imagino que tenha mais núcleos (o BDZ tem como combater), mais cache L3 (o BDZ vai ficar pelos 2mb ainda, não 2.5mb), uns ajustes e, principalmente, o clock nas alturas. Complicado, mas dá pra manejar. Mas para discutir a performance do BDZ é melhor lá no tópico dele mesmo. =D

O Ivy é outra história e realmente é um problema.

O cache L3 agora é chamado “cache de último nível” (LLC, Last Level Cache) e não é mais unificado, e é compartilhado entre os núcleos do processador e o processador gráfico

Então, deve ser isso mesmo, 2.5MB para cada núcleo.

Aí tá beleza, n vi a análise da arquitetura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz! Com essa lambança de soquetes, fica difícil mirar um processador pra fazer um upgrade. Ainda estou em dúvida se esses SB top serão compatíveis com o LGA 1155 ou se virão pro 2011. Por isso, começo a pensar que seria prudente esperar um pouco e lançarem mobos 2011 pra aderir a um SB top (caso eles não sejam compativeis com o LGA 1155) pra poder fazer um upgrade pros IB. Agora, se foir concretizado compatibilidade dos SB e também dos IB com o LGA 1155, já compensa fazer um upgrade agora. Mas se tratando de Intel, seria bom demais pra ser verdade... .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
galera, eu li em qualquer lugar que cooler para 1156 iria servir nos sandy bridge?

verdade? queria comprar um v8, pra posteriormente colocar em um i5 2500, boa ideia ou nem rola?

Sim, os furos para encaixe do cooler no socket LGA1155 estão localizados da mesma forma que os do LGA1156, ou seja, qualquer cooler que seja compatível com LGA1156 será compatível com LGA1155. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o advento dos octa cores, veio uma lembrança: tinha lido algo aqui mesmo no fórum sobre problemas de perda de desempenho com o aumento do cores nos processadores. Não lembro exatamente como isso ocorreria, mas parece que aplicativos passariam a ter perda de desempenho com o aumento de núcleos nos processadores. Alguém me confirma isso? E como Intel e AMD estão lidando com isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa perda de desempenho seria com uma aplicação que é programada para usar apenas 2 cores em um processador de 8 por exemplo isso iria acontecer quando um processador de 2 cores 3.0 GHZ cada rodasse um programa que no de 8 cores 2.53 GHZ cada so iria usar dois deles assim perdendo performace frente a um dual core com frequencia maior pois ele usaria apenas os 2 núcleos mais hoje em dia o modo turbo tiraria essa diferença e aumentaria o clock do dos núcleos que estão em uso!!!

Isso pode acontecer mais o modo turbo foi feito exatamente para aumentar esse desempenho quando poucos núcleos estão em uso a meu ver é isso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa perda de desempenho seria com uma aplicação que é programada para usar apenas 2 cores em um processador de 8 por exemplo isso iria acontecer quando um processador de 2 cores 3.0 GHZ cada rodasse um programa que no de 8 cores 2.53 GHZ cada so iria usar dois deles assim perdendo performace frente a um dual core com frequencia maior pois ele usaria apenas os 2 núcleos mais hoje em dia o modo turbo tiraria essa diferença e aumentaria o clock do dos núcleos que estão em uso!!!

Isso pode acontecer mais o modo turbo foi feito exatamente para aumentar esse desempenho quando poucos núcleos estão em uso a meu ver é isso!!!

Basicamente é isso mesmo, por isso Intel e AMD desenvolveram Turbo Boost e Turbo Core respectivamente. Ex.: Aplicação pede CPU X2 de 3GHz e você tem um CPU X6 de 2,8GHz, o programa não interpreta os 6 cores, logo você teria perda de desempenho por ele lê somente 2 cores de 2,8GHz, então o CPU desativa 4 cores e overclocka os 2 restantes para 3,7GHz e a tensão geralmente não aumente pois 2 núcleos em frequencia alta consomem - ou a mesma coisa q 4 cores de frequencia menor... Ganho considerável não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa perda de desempenho seria com uma aplicação que é programada para usar apenas 2 cores em um processador de 8 por exemplo isso iria acontecer quando um processador de 2 cores 3.0 GHZ cada rodasse um programa que no de 8 cores 2.53 GHZ cada so iria usar dois deles assim perdendo performace frente a um dual core com frequencia maior pois ele usaria apenas os 2 núcleos mais hoje em dia o modo turbo tiraria essa diferença e aumentaria o clock do dos núcleos que estão em uso!!!

Isso pode acontecer mais o modo turbo foi feito exatamente para aumentar esse desempenho quando poucos núcleos estão em uso a meu ver é isso!!!

O que você fala é verdade. Mas o que ele pergunta é outra coisa.

Com o advento dos octa cores, veio uma lembrança: tinha lido algo aqui mesmo no fórum sobre problemas de perda de desempenho com o aumento do cores nos processadores. Não lembro exatamente como isso ocorreria, mas parece que aplicativos passariam a ter perda de desempenho com o aumento de núcleos nos processadores. Alguém me confirma isso? E como Intel e AMD estão lidando com isso?

O que ele diz é que em simulações os processadores vão ganhando performance a medida que se adicionam mais cores (com a mesma frequência). Porém, nessas simulações o avanço é na verdade uma parábola no gráfico, vai crescendo cada vez menos até um ponto que a performance CAI ao invés de aumentar.

Respondendo o colega, se eu me lembro bem dessa matéria a explicação para isso é que com mais núcleos a lógica do processador fica mais complexa. Chega um ponto que o processador gasta mais recursos para decodificar, prever, encaminhar, comunicar, etc etc etc com os cores do que a performance que aqueles núcleos além do "sweet spot" vão oferecer ao todo.

Para impedir isso basicamente os dois devem estar pesquisando em melhorias no que a INTEL chama de "uncore", tudo de silício que não for estritamente de processamento. É com novas arquiteturas que esse obstáculo deve ser transposto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você fala é verdade. Mas o que ele pergunta é outra coisa.

O que ele diz é que em simulações os processadores vão ganhando performance a medida que se adicionam mais cores (com a mesma frequência). Porém, nessas simulações o avanço é na verdade uma parábola no gráfico, vai crescendo cada vez menos até um ponto que a performance CAI ao invés de aumentar.

Respondendo o colega, se eu me lembro bem dessa matéria a explicação para isso é que com mais núcleos a lógica do processador fica mais complexa. Chega um ponto que o processador gasta mais recursos para decodificar, prever, encaminhar, comunicar, etc etc etc com os cores do que a performance que aqueles núcleos além do "sweet spot" vão oferecer ao todo.

Para impedir isso basicamente os dois devem estar pesquisando em melhorias no que a INTEL chama de "uncore", tudo de silício que não for estritamente de processamento. É com novas arquiteturas que esse obstáculo deve ser transposto.

É justamente isso, Sirroman. Eu lembro ter visto informações juntas com uma foto que mostra um gráfico em que a cada incremento no número de núcleos, a performance sobe, porém, perdendo nível a cada upgrade, até começar a perder performance num certo número de cores. E, se não me falha a memória, isso teria a ver também com a diminuição na litografia. É verdade ou estou enganado? Bem, se a Intel e AMD estão tentando jsuperar essa barreira, ótimo. Mas, também, fico imaginando o quão seriam necessários 32 ou mais cores pra aplicativos. Ai, começo a pensar que só seria mesmo necessário pra PCs industriais que demandem muito poder de processamento, e pra uma dúzia de pessoas que rodem aplicativos pesados.

Ah! Eu lembro que os Core iX XXX tiveram um avanço de 10% na execução de jogos. Como é que anda a evolução dos SB em jogos? Tá fazendo muita ou pouca diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for com o video integrado sim mais se for com o dedicado não!!

O video integrado aumentou bem a performace mais quando se compra processador de mesmo preço que um i5 atual com um da geração anterior ( ambos com video dedicado) a diferença em jogos e quase nula na maioria dos casos pois hoje em dia quem determina se um jogo vai rodar bem ou não é mais a placa de video do que o processador com um athlon x4 você ja roda qualquer jogo com uma placa de video boa por isso SB não teve aumento de performace mais terá se o jogos começarem a pedir mais processador!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Intel divulgou os resultados do último trimestre de 2010, e obteve mais um recorde (na verdade, 2010 também foi um ano recorde):

http://www.cnbc.com/id/41062634

Com a chegada do Sandy, eles acreditam em um Q1 ainda melhor:

http://www.fudzilla.com/home/item/21549-intel-posts-record-quarter-again

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal td bem?.... então ja li uns 30% desse tópico e me restam algumas duvidas, eu tenho um kit ddr3 triple chanel e gostaria de saber c ele ainda vai me servir, comprei ele porque foi um achado tem latencias mtu baixas e eu tava planejando montar um PC novo mas a perfomace desses SB 2600k me supriendeu e agora vou esperar, mas ficou o problema da ram........ sera q os novos SB hight performace vão custar mtu mais q os atuais? eu realmente nao queria pagar + d R$1000,00 na CPU.

valeu pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preços aqui no RJ:

Core i3 2300 Box - R$ 550,00 (:eek:)

Core i5 2300 Box - R$ 494,99

Core i5 2500 Box - R$ 598,99

Core i7 2600 Box - R$ 790,00

Os preços até q não estão muito caros por serem lançamentos Intel (eu não compraria, deveria diminuir entre R$ 150~200 cada CPU, aí sim...). E como pode ver existem vendedores meio (completamente) sem noção aqui... Core i3 + caro q Core i5.

Veja os preços da SmartData também, lá foi uma das primeira lojas BR a colocá-los a venda: http://www.smartdata.com.br.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto91

i3 => 2100 o máximo chega um 2290T

i3 ≠ i5 - i3 não temTurbo Boost.

i5 ≠ i7 - i5 = 4 Threading, i7 = 8 Threading.

________________________________________________________________________________________________________________

Gigabyte dando um cochilada em dois dos seu projetos para Sandy Bridge:

http://www.techreaction.net/2011/01/14/blog-socket-burn-is-back-with-sandy-bridge/

Alguns contatos não aguentaram a corrente elétrica e simplesmente derreteram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiros notebooks com SB. Dois primeiros parágrafos da matéria:

IT'S LESS THAN two weeks since Intel officially unveiled its new Sandy Bridge range of processors and retail notebooks are already hitting the (online)stores en masse. However, it seems to be a bit of an odd launch, as we're mostly seeing high-end 15.6-inch models with only a handful of smaller models being available so far.

If you want to be an early Sandy Bridge notebook adopter then you better have saved your pennies, as these first machines aren't going cheap. The starting price for the cheapest model we've found with a discrete graphics card is one cent short of a $1,000, not exactly cheap. Then again, even this base model comes loaded with a Core i7 2360QM at 2GHz with 6MB of L3 cache, a Radeon HD 6570M graphics card with 1GB of graphics memory, 6GB of DDR3 memory, a 750GB hard drive and a 17.3-inch screen with 1600x900 resolution and it's Pavilion DV7 from HP. HP also offers a 15.6-inch DV6 with a screen resolution of 1366x768 and no discrete graphics for $100 less, but otherwise with the same spec. Various upgrade options are available for both models which will increase the pricing by a fair bit over that $1,000 mark.

http://www.semiaccurate.com/2011/01/17/first-sandy-bridge-notebooks-are-trickling-out-retail/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preços aqui no RJ:

Core i3 2300 Box - R$ 550,00 (:eek:)

Core i5 2300 Box - R$ 494,99

Core i5 2500 Box - R$ 598,99

Core i7 2600 Box - R$ 790,00

.

Os preços dos i5 e i7 estão exatamente na faixa que eu havia previsto. Na Smartdata (que não dispõe dos processadores pra venda no momento - ao menos em separado) estava um pouco acima do previsto. Agora, esses preços dos i5 e do i7 não são dos modelos k, né? Porque são eles que me interessam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...