Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com notebook STI as-1560g


lucianoumu

Posts recomendados

Boa tarde pessoal,

Estou com um problema no meu notebook e gostaria de saber o que é, se alguem poder me dizer, ficarei muito agradecido.

procurei em varios forum e vi que muitos Notes estão com o mesmo problema, mas em nenhum deles está escrito o que é e como se resolve.

O meu notebook liga, os leds acendem mas não aparece nenhuma imagem, nem a do BOOT, se eu ficar ligando e desligando varias vezes ele lia normalmente, mas se eu desliga-lo volta o mesmo problema, gostaria de saber o que é para poder levar na assistencia e não ser enganado, pois nos sabemos como funciona as coisas, tem pessoas idoneas, mas muitas não são.

Por favor me deem uma resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já tentou apertar e segurar por uns 2 segundos o botão de liga / desliga?

Já fiz de tudo, não da certo, o Note so liga quando ele quer!!!

tenho que ficar la ligando e desligando ate que ele pega.

Pra você ter uma ideia, hj de manha eu fiquei das 8 as 11 horas, e só consegui ligar ele apenas duas vezes, isso enche o saco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pelas características técnicas, pelas dicas dos diversos posts e pelo preço do Extra, tb comprei este Note. Entretanto, 5 meses depois da compra, ele apresenta um problema incômodo e intermitente.

Quando vou ligá-lo, o cooler gira, os LEDS de energia e Wireles acendem, e mais ou menos 5 segundos depois, os 3 LEDs da extrema direita piscam (Caps Lock, Num Lock e um com setas em direções opostas). Quando isso acontece, o Cooler reduz a atividade. Nada é mostrado na tela, nem mesmo passa pelo POST. Ou seja, nem o sistema operacional é inicializado.

Por força da profissão, tenho o Ubuntu 9.10 instalado, compartilhando HD com um XP, quase sem uso. Antes deste problema ocorrer, removi a memória original de 1G por duas de 4G, mesmo que este STI apenas reconheça 3G. Sem problemas por ter "perdido" 1G.

Uma coisa interessante é que depois de insistentes e repetidas tentativas de inicializar o STI (de 10 a 30 tentativas) ele inicia o POST, mas trava no GRUB. Sem problemas, basta um CTRL + ALT + DEL que o note vai reiniciar normalmente. E funciona por horas a fio. O problema só torna a acontecer caso eu desligue ele.

Vi em diversos Fóruns pessoas relatando o mesmo problema. A maioria levou para as assistências técnicas, as quais informaram que a placa mãe estava queimada, e que a solução seria a compra de uma nova placa mãe, cujo valor citado variava de 800 a 900 reais.

Com todo o meu desconhecimento técnico, acho que isto não procede, primeiro que nenhum led seria aceso caso ela estivesse queimada. Note que alguns LEDs acendem, e após poucos segundos, outros piscam simultaneamente.Nunca abri um note, mas ao menos nos desktops os leds são ligados diretamente na MB, e ela até se utiliza de sequências de piscadas e sons no alto falante para informar problemas por ela identificados.

Infelizmente, este diagnóstico de MB queimada parece muito com os diversos tipos de "técnicos" que recomendam reinstalar o Windows como a solução de qualquer problema. Assim fica fácil "resolver" todos os problemas, com o mínimo de esforço.

Assim eu quero saber do seguinte:

1) por ter instalado outro SO, eu perco a garantia ?

2) alguém identificou este problema e conseguiu alguma solução ?

Aguardo retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas assistências técnicas alegam que ao instalar outro SO no notebook você perde a garantia. Mas para você não ficar discutindo e perdendo seu tempo, sugiro que reinstale o SO original e leve à assistência técnica. Eles nunca saberão que teve outro SO.

Quanto à pane discriminada, parece ser problema de chipset de vídeo. Esses notebooks de marcas intermediárias (para não dizer de segunda ou terceira linha) apresentam uma ventilação ineficiente, causando superaquecimento interno. Nos primeiros meses você não notará nada de anormal, apenas um pouco quente. Mas com o tempo de uso essa temperatura afeta a solda de outros componentes, principalmente esse chipset, causando travamento, desligamento e tela azul do notebook. A maioria dos técnicos fazem um serviço chamado reflow, que nada mais é que um aquecimento da placa-mãe com um equipamento especial para reavivar essas soldas, que são especiais (BGA). Em muitos casos essa solução resolve e mesmo assim por pouco tempo, de 3 a 8 meses, no máximo. Tanto é que técnico algum dá uma garantia maior que 3 meses após esse serviço.

Assim, quando a autorizada alega ser placa-mãe, não é que ela está queimada, mas que alguns componentes não funcionam mais, ou a substituição desse componente fica tão caro quanto comprar outra placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, tudo certo!

Seguinte, tive o mesmo problema relacionado acima com meu note do mesmo modelo.

Achei por "obrigação", deixar aqui os procedimentos que segui para chegar a solução do problema:

OBS.: NÃO RECOMENDO A PESSOAS QUE NÃO TENHAM HABILIDADE TÉCNICA E FERRAMENTAS ESPECIALIZADAS PARA TAL PROCEDIMENTO. NÃO ME RESPONSABILIZO OK! PORÉM ESPERO QUE SIRVA PRA ALGUÉM!

1) Desmontei por completo a máquina, e realizei uma limpeza geral utilizando um compressor de ar e alcool isopropílico para limpeza da mobo.

2) Após a limpeza da mobo, utilizei uma estação de retrabalho SMD para aquecimento do chipset, tomando muito cuidado para que as soldas dos componentes smd se soltassem porém não se deslocassem e por fim realizasse a ressoldagem dos componentes (Um reflow caseiro, rsrs).

3)Montei novamente a máquina, eeee... Tudo voltou a funcionar como num passe de mágicas! kkk

É isso!!!!

Espero ter ajudado! Porém mais uma vez quero deixar claro que o procedimento requer o máximo de cuidado e conhecimento técnico. E que mesmo assim, pode ser que não resolva em todas as máquinas, pois se tratando de mobo, muitos outros problemas podem estar ocorrendo em sua máquina, mais se já tentou de tudo, vale a pena tentar mais uma vez!

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos queria relatar o problema que aconteceu com meu note as1560g.

Após cerca de 2 anos de uso ele parou de ligar. Levei na assistência da Semp Toshiba e alegaram um problema na placa mãe do equipamento. Levei em uma outra assitência, especializada em manutenções em placas e foi feito um reparo no chipset do video.

O equipamento funcionou por cerca de 2 meses e voltou a ter o mesmo problema. Por fim o chip da nvidia já era. Em alguns momentos insistindo bastante o note liga mas não funciona muito bem e o custo de uma nova mobo não compensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ola tava vendo que tem algumas pessoas com esse problema isso ocorre devido ao chipset do video ser bga e com forte temperatura acaba deslocando do seu ponto de origem levando assim a falhas e ate mesmo a sua morte, uma boa prevenção para que isso nao aconteca nesse modelo de notebook é resfria lo o melhor possivel, pois assim prolonga sua vida util. Possuo um as 1560g tambem e fiz o mod do calor e mesmo assim comprei uma mesa pra ele com 3 coolers pra ficar bastante refrigerado em ambientes quentes, no ar condicionado nao precisa pois o mod do calor ajuda muito ele puxa o ar de fora frio para dentro assoprando no dissipador e no chipset do video. Para que o segundo aconteca é necessario o corte do cooler como tem explicando no tutorial aqui mesmo no site. Senti uma grande diferença em relação a temperatura do mesmo, então infelizmente a projeção dele nao foi pra jogos ou programas pesados e sim pra navegação estudos consultas por isso que ele vem todo lacrado pois o projeto dele era pra apenas usuarios que nao necessitassem tanto de usar o poder de processamento dele mas como somos ousados srrssrrssr fizemos mods pra usar o poder de fogo dele e ele na minha mao ainda nao chorou gracas a Deus e nao espero acontecer, por isso a prevenção. Espero que vocês tenham cuidado com seus nots e se for jogar lembre se somente na tomada e com uma boa ventilaçao pois se nao você perderar rendimento na sua bateria e super aquecimento fazendo que a bga do video se desloque dando intermitencias ou seja as vezes funciona ou as vezes nao isso ocorre tb aos videos games por exemplo os 3rl do xbox 360 é justamente devido ao deslocamento do chipset iaii se vai dinhero jogado fora os playstation 3 tb com sua tela red é devido ao superaquecimento ou seja estão fabricando tecnologia de ponta mais nao estão conseguindo discipar o calor gerado por eles uma verdadeira falta de vergonha então muito cuidado ai galera e pesquisem sempre valeu fuii.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo. Você testou se ela dá video externo? Se testou e não deu, 90% de chance de ser problema de solda BGA, muito comum em notes da HP. Seria preciso de primeira mão fazer um reflow(ressolda) usando FLUXO pastoso, retirando primeiro a cola que prende o chipset e em seguida aquecer o chip para que ocorra a ressolda. Se não der conserto, teria que retirar o chip, fazer o rebbaling do mesmo e solda-lo novamente na placa. Se não der certo, verificar se a placa não está em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
o meu parou de ligar também essa semana, meu irmão diz que ele acende o cooler gira e mais nao tem imagem.

Então pessoa...a tentencia é dar esse defeito em todos os notebooks com VGA 7300...se a semp toshiba fosse uma empresa idonea, com certeza ela iria fazer como a HP fez, extendeu a garantia de 2 anos para os modelos que poderia aprensentar esse problema e deu plena assistencia para a atualização da bios...

Mas o que esperar da semp toshiba?

Apenas o prejuizo?

Eu tenho quase certteza que 90% dos 1560 vão ter esse defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bem, eu acho que não vale a pena, pois certamente essa pane voltará. O problema voltará porque a temperatura continuará alta, danificando essa solda BGA novamente. Isso se essa temperatura já não danificou outros componentes. E pelo preço, o serviço a ser feito será apenas um aquecimento na placa-mãe, chamado reflow. Talvez nem dê certo esse procedimento.

Minha sugestão é comprar um notebook de qualidade superior. Infelizmente seu notebook tem um preço baixo, pois servirá apenas para sucata de técnicos em manutenção. Melhor gastar um pouco mais, mas ter um notebook que dure, pelo menos, 3 anos.

Tenho um TOSHIBA SATELLITE L505 e não tenho do que reclamar. Já tive outro e nunca tive problema. Lembro ao leitores que TOSHIBA não é SEMP TOSHIBA. São empresas totalmente diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Amigos, tive esse mesmo problema citado, meu AS1560G não dava vídeo mas acendia tudo e cooler, fui na autorizada semp toshiba daqui do centro-RJ e a atendente informou que seria problema no chipset ou placa-mãe e que se fosse somente o chipset o serviço custaria 450 reais !!!! nem fiquei lá pra ouvir o preço do serviço se fosse defeito na placa mãe! Acho um absurdo isso, pois eles já deveriam saber que esse problema vem acontecendo em quase todos os AS1560G com mais de 2 anos de uso !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!