Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

12v para 4,8


aislanmo

Posts recomendados

Boa noite pessoal, estou montando um circuito para ligar em minha moto um radio comunicador, convertendo 12V de 4,8V que consome 850mA.

Tenho pouca experiencia em eletronica, gostaria que dessem alguma opiniao, preciso saber se meus calculos estão certos (_( hehehe

Segue o esquema:

circuito48.jpg

Aguardo ansioso.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Radio que usa bateria de "4,8V" significa que aceita alimentação entre uns 3,6 e 7V (Afinal são 4 celulas (pilhas) de 1,2V, que vão de 0,8 a 1,8V). Só esse 7805 resolve, mas dependendo do consumo capriche no dissipador (Se for maior que 100mA), e esse led na saída iria queimar se for dos comuns pequenos, teria que colocar resistor de cerca de 220 ohms em serie com ele.

Apesar de 4 celulas carregadas chegarem a 7,2V, esses circuitos costumam não aguentar fonte de corrente meio alta nessa tensão (Tipo um LM317 ou 7805 com resistor pra tapear a referencia e enviar 7V), melhor ficar nos 5V mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, os capacitores estão certo, porém, com aquele resistor na saida, sua fonte só chegaria aos 4.8V ao se extrair cerca de 900mA desse regulador, caso contrario, ficaria nesse meio "termo", entre 5V e 4.8, e se extrair mais corrente, mas a tensão vai baixar.

Como citado pelo rubemll, se essa tensão pode ser de 5V, tire esse resistor dai, é uma coisa a menos gerando calor.

Quanto ao LED, a formula é: R=(Vcc - Vled)/Iled

Onde:

Vcc = tensão de alimentação

Vled = tensão de operação do LED

Iled = corrente consumida pelo LED

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase, aquele resistor de saida vai limitar a corrente do teu circuito de modo que ela nao atinja os 850mA sem derrubar a tensão de saida, elimine esse resistor de 220R (não o do LED mas o outro) ele não é necessário!

se quiser 4.8V precisos sugiro que use um LM317T ou equivalentes, com o 7805 tera uma tensão entre 4.8 ~ 5.0V ok!

abs.

OFF.: Postamos juntos amigo deley.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Amigos, tb queria um esquema desses pra fazer o mesmo... poderiam me enviar um esquema com o LM317?? teriam que ter de 4,8 a 5v 1A. Agradeceria um esquema, preciso ligar um walk talk na minha moto. Grato

Se desejas 5 Volts nem vale a pena adotar o LM317. Adote logo o LM7805. Fixo em 5 Volts... Essa diferença de 0,2 Volts representa 4% de tensão a maior em cima dos 4,8 Volts. Absolutamente não fará diferença alguma no teu Walk Talk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mesmo assim queria um esqueminha pra montar, com um led, e demais componentes, esse ultimmo esquema que enviaram seria o ideal? esses 2 capacitores são de ceramica?? queria algo seguro para não danificar o walktalk caso fique ligado muito tempo e esquente o CI. Poderia ser adicionado um fusivel na saida ou entrada para tornar mais seguro? Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o circuito passado pelo colega deley-__- seria o correto.

Quanto as proteções, um fusivel não adiantaria de nada, antes dele romper seu filamento interno já teria levado seu Walk Talk junto. Seria legar sim colocar um para caso de curto antes do regulador, isso evitaria um possivel derretimento dos fios (devido a alta corrente fornecida pela bateria) ou uma coisa mais grave. O valor dele vai depender de quanto seu Walk Talk consome, acho que um fusivel de 1.5A (ou talvez menos) seria o correto (nos passe o consumo desse seu Walk Talk).

Quanto ao CI esquentar demais, é quase certeza que você vai ter de prender ele em dissipador, pode ser o chassi da moto mesmo, use isolador para ele (mica e passante para o parafuso), e não se preocupe o CI tem proteção, ele não vai queimar se Walk Talk porque está ligado já faz 10h ou mais...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, boa tarded. Na bateria dele tem 4,8v 550mHa, mas na outra bateria 4,8v 700mHa, qual seria o fusivel?? ele ficaria logo após B1? (Estamos falando do 2º esquema). Esses dois capacitores são de ceramica? Tenho alguns dissipadores de placa mãe, o tamanho dele 4x3cm, creio que é o suficiente. Essa mica o que seria? algo parecido com pasta termica ou um pequeno pedaço plastico que ja vi em alguns CI´s? Posso usar pasta termica? Qual a diferenças entre os dois?

Uma bateria dele está viciada poderia usar ele em minha bancada usando uma fonte ATX alimentando ele com 5v, enquanto o outro radio se movimenta normalmente ja que a bateria está 100%?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!