Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC econômico e baixo consumo Energético- PC300E+


wleandro

Posts recomendados

Meu atual pc estava ficando muito tempo fazendo downloads de torrent e http, desperdiçando energia...Acabei comprando o medidor de consumo Kill a Watt, para aferir o consumo do meu pc atual,que possue a seguinte configuração:

4870 SAPPHIRE VAPOR-X 2GB

Phenom X4 9750 95W

ECS A780GM-A

HD 4870 SAPPHIRE VAPOR-X 2GB

3gb DDR2 800

HD 1tb

620hx Corsair

2 Cooler 120mm

Realizei alguns testes de consumo com o sistema ocioso:

Processador em 1200MHz( Ativado plano de energia 2d no Vista) / VGA com clocks reduzidos ( GPU 500MHz e Memória 450MHz): 135W

Processador em 2400MHz( desativado plano de energia no Vista) / VGA com clocks reduzidos ( GPU 500MHz e Memória 450MHz): 148W

Aumento de 13W / 8,73% no consumo do pc.

Processador em 2400MHz( desativado plano de energia no Vista) / VGA clocks normais ( GPU 500MHz e Memória 900MHz): 174W

Aumento de 26W / 14,94% no consumo do pc.

Com os resultados obtidos, fica claro que somente reduzindo o clock da memória da vga e processador pude obter uma redução de consumo de 39W,para efeito comparativo meu monitor LCD 22" Samsung consome 30W...

Com essa configuração rodando com os clocks reduzidos, durante 24/dia e um mês resultaria na conta de luz R$:47,00 reais :mad: ... Com esses dados obtidos comecei a pesquisar sobre o teme PC econômico e baixo consumo energético, achei esse ótimo tópico no forum de um projeto que me baseou para eu relizar esse novo pc http://forum.clubedohardware.com.br/pc-economico-internet/520709

Acabei montando a seguinte configuração:

placa mãe PC300E+ VIA C7-D 1.6GHz R$:140,00 reais

1gb DDR2 800 ( estava sobrando de upgrad passados )

HD 80gb IDE ( estava sobrando de upgrad passados)

Seventeen 500w BKV ( estava sobrando de upgrad passados)

Windows Xp

Ultra VNC

O consumo energético do sistema ocioso ficou em apenas 42 W , que resulta em um consuo energético menor em 68,8% comparando o meu pc principal. Esse pc ligado 24h/dia durante 30 dias custaria R$: 15,00 reais.

Também realizei alguns testes de consumo utilizando a fonte Corsair 620hx, o consumo foi de 38W, reduzindo o consumo comparado com a fonte Seventeen bkw em 4W / 9,52% . Acredito que seja possivel reduzir mais o consumo do pc usando uma fonte de menor potência, que possua alta eficiência quando o consumo é baixo.

Mais detalhes da placa mãe:

http://www.phitronics.com.br/pc3_2.php

Bem, fica o meu relato do pc que montei com objetivo de ficar somente fazendo downloads via torrent e http.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Meu atual pc estava ficando muito tempo fazendo downloads de torrent e http, desperdiçando energia...Acabei comprando o medidor de consumo Kill a Watt, para aferir o consumo do meu pc atual,que possue a seguinte configuração:

4870 SAPPHIRE VAPOR-X 2GB

Phenom X4 9750 95W

ECS A780GM-A

HD 4870 SAPPHIRE VAPOR-X 2GB

3gb DDR2 800

HD 1tb

620hx Corsair

2 Cooler 120mm

Realizei alguns testes de consumo com o sistema ocioso:

Processador em 1200MHz( Ativado plano de energia 2d no Vista) / VGA com clocks reduzidos ( GPU 500MHz e Memória 450MHz): 135W

Processador em 2400MHz( desativado plano de energia no Vista) / VGA com clocks reduzidos ( GPU 500MHz e Memória 450MHz): 148W

Aumento de 13W / 8,73% no consumo do pc.

Processador em 2400MHz( desativado plano de energia no Vista) / VGA clocks normais ( GPU 500MHz e Memória 900MHz): 174W

Aumento de 26W / 14,94% no consumo do pc.

Com os resultados obtidos, fica claro que somente reduzindo o clock da memória da vga e processador pude obter uma redução de consumo de 39W,para efeito comparativo meu monitor LCD 22" Samsung consome 30W...

Com essa configuração rodando com os clocks reduzidos, durante 24/dia e um mês resultaria na conta de luz R$:47,00 reais :mad: ... Com esses dados obtidos comecei a pesquisar sobre o teme PC econômico e baixo consumo energético, achei esse ótimo tópico no forum de um projeto que me baseou para eu relizar esse novo pc http://forum.clubedohardware.com.br/pc-economico-internet/520709

Acabei montando a seguinte configuração:

placa mãe PC300E+ VIA C7-D 1.6GHz R$:140,00 reais

1gb DDR2 800 ( estava sobrando de upgrad passados )

HD 80gb IDE ( estava sobrando de upgrad passados)

Seventeen 500w BKV ( estava sobrando de upgrad passados)

Windows Xp

Ultra VNC

O consumo energético do sistema ocioso ficou em apenas 42 W , que resulta em um consuo energético menor em 68,8% comparando o meu pc principal. Esse pc ligado 24h/dia durante 30 dias custaria R$: 15,00 reais.

Também realizei alguns testes de consumo utilizando a fonte Corsair 620hx, o consumo foi de 38W, reduzindo o consumo comparado com a fonte Seventeen bkw em 4W / 9,52% . Acredito que seja possivel reduzir mais o consumo do pc usando uma fonte de menor potência, que possua alta eficiência quando o consumo é baixo.

Mais detalhes da placa mãe:

http://www.phitronics.com.br/pc3_2.php

Bem, fica o meu relato do pc que montei com objetivo de ficar somente fazendo downloads via torrent e http.

Parabéns pela escolha de montar uma máquina adequada para o que faz...

Gostaria de ver essa sua máquina rodando com uma fonte OCZ400SXS, que das boas fontes pequenas, com PFC ativo é das melhores e mais eficientes.. Se um dia testares não esqueça de postar por ai..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela escolha de montar uma máquina adequada para o que faz...

Gostaria de ver essa sua máquina rodando com uma fonte OCZ400SXS, que das boas fontes pequenas, com PFC ativo é das melhores e mais eficientes.. Se um dia testares não esqueça de postar por ai..

Abraço...

com certeza, aparecendo essa fonte eu testo e posto os resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estava pensando em fazer um desses, só que pegaria um processador Intel para poder usar o F@H nele enquanto faz download, mas queria manter o baixo consumo.

alguma sugestão? (LGA775, por favor)

Olá não conheço muito bem os processadores de soquet LGA775... mais esse processador da VIA não é uma boa opção em desempenho, ele demora 5m 28s para calcular 1mb no super PI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá não conheço muito bem os processadores de soquet LGA775... mais esse processador da VIA não é uma boa opção em desempenho, ele demora 5m 28s para calcular 1mb no super PI.

Mas a intenção não é montar um PC com o mínimo de consumo possível? Neste caso o desempenho não deveria ser fator importante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas o suficiente para conseguir terminar uma WU dentro do prazo.

Me desculpe, mas eu não havia visto anteriormente que você quer montar um PC de baixo consumo para, entre outras coisas, rodar F@H.

Bom, nesse caso o desempenho é sim significativo. O F@H é bem pesado e pode demorar bastante para executar uma WU completa num processador muito fraco de baixíssimo consumo.

Se você quer um processador 775 que consuma pouco e lhe atenda no desempenho em F@H, creio que um dual core de 45nm com undervolt e talvez underclock tenha resultados bem animadores. Porém existem outras plataformas bem mais econômicas que uma 775, como os Atom por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpe, mas eu não havia visto anteriormente que você quer montar um PC de baixo consumo para, entre outras coisas, rodar F@H.

Bom, nesse caso o desempenho é sim significativo. O F@H é bem pesado e pode demorar bastante para executar uma WU completa num processador muito fraco de baixíssimo consumo.

Se você quer um processador 775 que consuma pouco e lhe atenda no desempenho em F@H, creio que um dual core de 45nm com undervolt e talvez underclock tenha resultados bem animadores. Porém existem outras plataformas bem mais econômicas que uma 775, como os Atom por exemplo.

No F@H minah 9800GTX+ ja fica como principal, então esse pc de download, se fizer uma WU dentro do tempo (acho que é uma semana), considerando que vai ficar ligado 24h, ou quase, ja estaria de muito bom tamanho, seria mais uma ideia para unir o util ao agradavel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, estou tendo problemas com a PC300E+, o pc passou a reniciar de forma aleatória, troquei o pente de memória, o problema percistiu, troquei a fonte Seventeen BKV 500w pela Corsair 620HX, e o pc parou de reniciar( ficou durante 2 dias ligado sem reniciar) e coloquei a fonte Seventeen no meu pc principal, o estranho que o meu pc principal não está reniciando, será alguma imcompatibilidade da placa mãe PC300E+ com a fonte da Seventeen ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá, estou tendo problemas com a PC300E+, o pc passou a reniciar de forma aleatória, troquei o pente de memória, o problema percistiu, troquei a fonte Seventeen BKV 500w pela Corsair 620HX, e o pc parou de reniciar( ficou durante 2 dias ligado sem reniciar) e coloquei a fonte Seventeen no meu pc principal, o estranho que o meu pc principal não está reniciando, será alguma imcompatibilida da placa mãe PC300E+ com a fonte da Seventeen ?

Pode ser derivado de aquecimento demasiado de CPU, por montagem errada ou mal feita do cooler sobre a mesma (de fábrica). Eu começaria conferindo isso dai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser derivado de aquecimento demasiado de CPU, por montagem errada ou mal feita do cooler sobre a mesma (de fábrica). Eu começaria conferindo isso dai.

Olá, cheguei a rodar o "Teste de Estabilidade do Sistema" do Everest, durante algumas horas utilizando a fonte Corsair e Seveteen,e o pc não reniciou, o estranho é que utilizando a Seventeen o pc renicia de forma aleatória...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!