Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ATX Problema


rogercp

Posts recomendados

E o seguinte to com uma fonte aqui ela estava para 110V e foi ligada em 220V ai ela esta ligando ainda mas dps de 1 min ligada a tensão dela começa a ficar bem fraca e ai abrir e vi que tem 2 capacitores iguais de 330UF 200V vazado e estufado sera que esse problema de ficar um tempo ligado de boa e abaixar tensão e consequencia deles ??? eu tenho aqui 2 capacitor 430UF 200V teria como substituir por esses ou so comprando da mesma referencia ^^

valeu AI:mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estes capacitores de 430uF couber no lugar dos de 330uF, pode usar estes mesmo!..., a causa do defeito pode ser estes capacitores vazados sim...

Concordo

...................

porém aconselho a investir em outra fonte pois uma fonte danificada poderá danificar outros componentes de sua maquina. e fontes hoje são relativamente baratas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estes capacitores de 430uF couber no lugar dos de 330uF, pode usar estes mesmo!..., a causa do defeito pode ser estes capacitores vazados sim...

valeu vou tentar daqui a pouco e posto o comentario ^_^

Concordo

...................

porém aconselho a investir em outra fonte pois uma fonte danificada poderá danificar outros componentes de sua maquina. e fontes hoje são relativamente baratas.

e ai amigo nao essa fonte nao uso em meu pc era de um cliente meu que troquei a fonte dele porém fiquei com ela aqui e queria consertar ^^

mais tarde posso resultado

montei os capacitores na fonte na saida 12V ta saindo 11,60V e na de 5V ta saindo 5,06 ai tudo beleza mas so tem 1 problema que notei quando puxa muito a fonte um dos capacitor ta esquentando muito se deixo ligaod assim ele esquenta muito deixei ele ligado em um hd sozinho de 500MB aosdkopasdkpsaodkpaoda porém fico beleza nao esquentava mas tentei ligar numa placa-mãe e ela liga tudo so que o pc nao da boot nao dah tela na imagem e nen da beep e o que pode ser o outra coisa que deja ruim na fonte ou mesmo o capacitor porque esse dois que montei peguei de outra fonte porém tavam em estado bom nada de vazamento e estufamento...

valeu^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando instalada na placa as tensões continuam normais?, ou elas caem um pouco...

nao chega a cair nen 0,20V com a placa-mãe rodando tudo ligado no linha 12V sai 11,52V e na linha de 5V sai 5,03V pelo que sei essas tensão estão boa a placa-mãe liga roda os cooler velocidade normal porém nao da imagem e nen beep e notei que 1 dos capacitores meio que esquenta...

OBJ: a placa-mãe funciona tenho outra fonte nova e ligo e funciona normalmente so que essa ai e meio doidona asodksaoasodkoas:lol:

o que pode ser ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que o ripple é multiplicado quando o capacitor na saída da fonte (Os já que são varias tensões, mas é 1 capacitor por linha normalmente) é ruim, com capacitancia ou ESR afetada.

E ripple o multimetro não aponta. Explicando melhor: O multimetro pode apontar a tensão que deveria ter, mas ela ter muito mais ripple que o padrão ATX.

E umas placas tem VRM's (Modulo regulador de tensão) mais sensíveis a ripple que outras, devido aos diferentes componentes, nº de fases, velocidade do controlador pwm, consumo do processador, etc.

Isso não resolve seu problema, só explica o "porque não funciona nessa placa se a tensão está certa, mas funciona naquela". E também diz que aquela de brincar de Lego, encaixa outra fonte boa pra ver se funciona, é o modo mais simples de resolver o problema (Sem osciloscopio e medidor de ESR (Medir capacitancia não é garantia)).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela pode estar com os capacitores de filtro da saida ruins ou você esta colocando ela em 110V com a chave para 220V...

E a tensão de 3,3V como esta?

To ligando a fonte colocada na posiçao da chave 220V ligada em 1 tomada 220V...

A tensão de 3.3V medi através do conector atx os laranjas+ com Com- esta saindo 3.35V ^_^

Vale lembrar que o ripple é multiplicado quando o capacitor na saída da fonte (Os já que são varias tensões, mas é 1 capacitor por linha normalmente) é ruim, com capacitancia ou ESR afetada.

E ripple o multimetro não aponta. Explicando melhor: O multimetro pode apontar a tensão que deveria ter, mas ela ter muito mais ripple que o padrão ATX.

E umas placas tem VRM's (Modulo regulador de tensão) mais sensíveis a ripple que outras, devido aos diferentes componentes, nº de fases, velocidade do controlador pwm, consumo do processador, etc.

Isso não resolve seu problema, só explica o "porque não funciona nessa placa se a tensão está certa, mas funciona naquela". E também diz que aquela de brincar de Lego, encaixa outra fonte boa pra ver se funciona, é o modo mais simples de resolver o problema (Sem osciloscopio e medidor de ESR (Medir capacitancia não é garantia)).

beleza se eu encaixar outra fonte a placa funciona tudo beleza tava com essa fonte pra tentar resucitar as tensão estão certa e tal mas a placa liga tudo normal so que nao emite beep nen imagem

o que sera que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
o que sera que pode ser?
Como muito bem colocado/explicado pelo colega Rubemll, você pode estar com capacitores desgastados no secundário desta fonte, e também estes capacitores que você substituiu no primário dela, como já eram usados!, eles podem estar fracos também!...

PS: Esta fonte, possui o cabo molex auxiliar de 12V?, você esta ligando ele também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como muito bem colocado/explicado pelo colega Rubemll, você pode estar com capacitores desgastados no secundário desta fonte, e também estes capacitores que você substituiu no primário dela, como já eram usados!, eles podem estar fracos também!...

PS: Esta fonte, possui o cabo molex auxiliar de 12V?, você esta ligando ele também?

Pois se pode ta tudo gasto mesmo os capacitor asodsaopdaskdsa sim essa fonte tem cabo auxiliar de 12V e tambem estou ligando e tambem ta saindo tensão de 12V nele ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifiquei o regulador de fonte e tava com defeito tambem troquei aquele capacitor que tava esquentando tava achando meio estranho mas agora fico ok a fonte porém sera que a tensão ta boa quando ligo ela no pc a tensão de 12V fica entre 11,33V é 11,44V verifiquei no everest e no multimetro fica 11,39V essa tensão ta boa ?????? as demais tensão de 5V e de 3,3V estão corretas essa tensão de 12V sera que ta boa pra uso da fonte ?????

Deixei o pc ligado a noite toda com essa fonte e foi de boa deixei dentro de 1 jogo pra puxar bastante a maquina ela se saiu bem ^^ mas então essa tensão que ta em 12V que esta entre 12,33V e 12,22 ta bom??????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troque os capacitores da linha dos 12V também..., mas se o PC funcionou é porque ela esta dentro do tolerável...

ta funfando agora asodkaopdksaodsakdoa nen vou trocar os capacitor vai que da problema de novo asodksaopdkasopdas a eficiencia do 12V nao ta nen 6% baixa esta dentro da tolerancia msn e funciono beleza deixei ate agora desde ontem ligado processador o maximo do processador pra puxar bastante e saiu tudo beleza ^^

nao tenho como agradecer voce pela atençao de me ajudar ^_^ na area de eletronica nao sei muito so mais na area msn de software asodkaodkadkaodak mas se voce precisar de ajuda pode contar comigo ^^

Abraços e valeu pela ajuda ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!