Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro com Core i7 860 reiniciando


viniketto

Posts recomendados

E aí pessoal. Recentemente comprei um pc com um i7 860 (Como vocês podem ver na assinatura) , e acho que ele está com overheat. Ao jogar Burnout paradise ou BF2 no máx, após 1 ou 2 horas ele reseta... E depois de reset, quando eu coloco pra jogar sem esperar ele dá reset BEM mais rápido. O cooler é o original Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você encaixou bem esse cooler? Quando você o instalou, apenas pressionou bem os pinos na diagonal até eles fazerem o "click" característico ou você chegou a mexer na posição deles?

Para instalar os pinos devem estar numa posição e, para remover, eles devem estar em outra. Na instalação, os pinos devem estar com a seta virada para fora do cooler (a calda dela deve estar indo em direção ao cooler). Na remoção, você deve usar uma chave de fenda para girar a seta, fazendo que a ponta fique indo em direção ao cooler. Com isso, as travas do cooler são removidas e você pode facilmente retirá-lo de cima do processador. Para reinstalar, você deve modificar novamente a posição dos pinos (como já descrevi acima), do contrário, o cooler não encaixará e travará bem, realizando o devido contato com o heatspread do seu i7.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, quem realizou a instalação dele não fui eu, foi uma loja. Eu vou levá-lo na segunda para ver o problema. Mas o problema não seria o cooler original Intel, que não suportaria as temperaturas mais altas dele, com em jogos? Ainda assim, valeu pela dica.

Outra coisa que me faz pensar que é overheat é que aqui ondeeu moro as temperaturas ambientes são em média 36-40 graus. Nessa temp. ele demora 1-2 horas para resetar. Já com o ar condicionado ligado, que mantém a temperatura ambiente a 18-22 graus, ele demora bem mais. Mas o estranho é que a minha mobo tem quatro leds que mostram o uso das quatro fases dela, e poucas vezes o processador as usa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, quem realizou a instalação dele não fui eu, foi uma loja. Eu vou levá-lo na segunda para ver o problema. Mas o problema não seria o cooler original Intel, que não suportaria as temperaturas mais altas dele, com em jogos? Ainda assim, valeu pela dica.

Outra coisa que me faz pensar que é overheat é que aqui ondeeu moro as temperaturas ambientes são em média 36-40 graus. Nessa temp. ele demora 1-2 horas para resetar. Já com o ar condicionado ligado, que mantém a temperatura ambiente a 18-22 graus, ele demora bem mais. Mas o estranho é que a minha mobo tem quatro leds que mostram o uso das quatro fases dela, e poucas vezes o processador as usa.

O fato de você ligar o "bafo" e o PC demorar mais à resetar já é mais um indício que prova que o problema é de superaquecimento provocado pela má instalação do cooler ou mesmo ausência de pasta térmica ou elastômero...

O cooler BOX é tosco, mas ele segura o processador no seu estado padrão, apesar da temperatura não ser das melhores se comparado com coolers de outros fabricantes. Já que você decidiu vai levar o PC segunda-feira para a assistência, poste depois aqui como foi o resultado :)

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o cooler do seu i5? Já que os sockets dos nossos processadores são iguais, acho que você poderia me dar uma dica...

Igual ao seu, BOX. Do jeito que meu i5 se encontra (3.2GHz 1.04V), ele chega a 68ºC com o Prime 95 e 73ºC com o LinX. Em idle, fica em torno de 42-45ºC.

Pretendo futuramente comprar o cooler Corsair H50. O problema é que, aqui no Brasil, ele ainda é difícil de ser encontrado, sem falar no seu preço bem salgado (acima de R$ 300) :( Coolers abaixo de R$ 100 bons e eficiêntes eu não conheço à fundo, mas ouço o pessoal falar bem do CM Hyper TX3 e do Hyper 212, acho.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha eu recomendo muito, o coolermaster hyper tx3, meu gabinete é relativamente pequeno (coolermaster elite 335) e ele coube tranquilamente, é muito simples de instalar, e vem com uma pasta termica, aparentemente superior, a implastec que eu estava usando.

as temperaturas do meu core i5 cairam muito, com o linX ele nao chega a 60 graus no maximo, nao passou disso durante o teste. e com o primer 95 nem a 60 ele chegou. isso que o cooler, mesmo durante esses testes nao chegou a velocidade maxima de 3000 rpm, ficando na casa de 2500.

tudo isso por 63 reais mais frete! recomendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os cooler citados são realmente bons, não são os melhores do mercado, são os produtos mais recomendados tanto aqui quanto fóruns a fora, pelo custo beneficio excelente

custam menos de 100 reais, e pra colocá-los pra funcionar em soquete 1156, basta comprar o adaptador 775>1156 que é encontrado em váris lojas online a baixo preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O computador ainda está na assistência, mas se o problema não for o encaixe do cooler, mas sim ele próprio, vou comprar logo um Zalman que é pra esse problema não aparecer mais. O Zalman é esse aqui: (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:134).

Mas eu acho realmente que o problema é no encaixe do cooler, como o eagle man falou, pois aqui na minha cidade processadores com sockets 1156 e 1366 são bastante novos por aqui. Coisa de um mês...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O computador ainda está na assistência, mas se o problema não for o encaixe do cooler, mas sim ele próprio, vou comprar logo um Zalman que é pra esse problema não aparecer mais. O Zalman é esse aqui: (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:134).

Mas eu acho realmente que o problema é no encaixe do cooler, como o eagle man falou, pois aqui na minha cidade processadores com sockets 1156 e 1366 são bastante novos por aqui. Coisa de um mês...

Os coolers da Intel podem ser simples e toscos, mas dificilmente apresentam problema, ainda mais quando são novos. Entretanto, o fato de ser difícil não significa dizer que é impossível né? :(

Esse 10X Extreme está muito caro na Kabum. Mesmo com desconto, existem outras lojas que podem vendê-lo mais barato. Além disso, esse cooler é de altíssima performance, meio chatinho para instalar e só recomendado para quem realmente vai tirar proveito dele (com overclock agressivo, já que é justamente ai que ele mostra para o que foi feito). Existem coolers não tão bons quanto, mas são bem mais em conta que este e fazem o trabalho muito bem, obrigado. Alguns, inclusive, foram citados aqui...

Se ainda quiser o Zalman, opte por algo menos sofisticado (se realmente for necessário comprar outro cooler), como o CNPS 9700 ou o 9500. Apesar de ser meio "velho", ele tem nível de eficiência muito bom, mas ainda assim, possui preço acima dos R$ 100 :(

PS: vocês gostam de errar na escrita do meu nick ein? :rolleyes:

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os coolers da Intel podem ser simples e toscos, mas dificilmente apresentam problema, ainda mais quando são novos. Entretanto, o fato de ser difícil não significa dizer que é impossível né? :(

Esse 10X Extreme está muito caro na Kabum. Mesmo com desconto, existem outras lojas que podem vendê-lo mais barato. Além disso, esse cooler é de altíssima performance, meio chatinho para instalar e só recomendado para quem realmente vai tirar proveito dele (com overclock agressivo, já que é justamente ai que ele mostra para o que foi feito). Existem coolers não tão bons quanto, mas são bem mais em conta que este e fazem o trabalho muito bem, obrigado. Alguns, inclusive, foram citados aqui...

Se ainda quiser o Zalman, opte por algo menos sofisticado (se realmente for necessário comprar outro cooler), como o CNPS 9700 ou o 9500. Apesar de ser meio "velho", ele tem nível de eficiência muito bom, mas ainda assim, possui preço acima dos R$ 100 :(

PS: vocês gostam de errar na escrita do meu nick ein? :rolleyes:

Falouws :cool:

Algum cooler da CoolerMaster que sirva? Quanto ao PC, só vai chegar na quarta:(, mas estou no PC2.... Quanto ao problema dele, andei filosofando e acho que os técnicos pensaram que aquela massinha branca que vem no fundo do cooler (A qual eu não lembro o nome) fosse uma pasta térmica de fábrica e não aplicaram a pasta, pois quando mostrei o cooler ele parecia bem encaixado..

Quanto ao seu nick, Sr _EagleMan_, ele é um pouco complicado, e Nóis abrevia:D....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algum cooler da CoolerMaster que sirva? Quanto ao PC, só vai chegar na quarta:(, mas estou no PC2.... Quanto ao problema dele, andei filosofando e acho que os técnicos pensaram que aquela massinha branca que vem no fundo do cooler (A qual eu não lembro o nome) fosse uma pasta térmica de fábrica e não aplicaram a pasta, pois quando mostrei o cooler ele parecia bem encaixado..

Quanto ao seu nick, Sr _EagleMan_, ele é um pouco complicado, e Nóis abrevia:D....

Mas os Hyper TX3 e 212 citados são da CoolerMaster... Aquela massinha que você descreveu é justamente o elastômero que vem pré-aplicado na base do cooler e possui as mesmas propriedades da pasta térmica, porém com uma menor eficiência. Usar estes dois produtos ao mesmo tempo se revela um erro: ou você usa um, ou outro. Usar ambos ao mesmo tempo irá provocar o efeito contrário: ao invés de ajudar a dissipar o calor, ele irá servir como isolante térmico (isso pode justificar o aumento de temperatura que seu i7 está sofrendo, caso não seja problema do cooler instalado). A ausência de qualquer uma destas substâncias também é prejudicial para a dissipação térmica e acarreta, de forma análoga, o aumento na temperatura da CPU.

Meu nick não é difícil de digitar. Se quiser, pode tirar as "asinhas" dele, mas assim eu não vou poder voar né? :hehehe: Não custa nada copiar o texto referente ao nick e colar na mensagem (eu sempre faço assim), mas se ainda assim quiserdes digitá-lo, pode fazê-lo com EagleMan, ou simplesmente, Eagle. Eu aceito ambas as formas ^_^

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas os Hyper TX3 e 212 citados são da CoolerMaster... Aquela massinha que você descreveu é justamente o elastômero que vem pré-aplicado na base do cooler e possui as mesmas propriedades da pasta térmica, porém com uma menor eficiência. Usar estes dois produtos ao mesmo tempo se revela um erro: ou você usa um, ou outro. Usar ambos ao mesmo tempo irá provocar o efeito contrário: ao invés de ajudar a dissipar o calor, ele irá servir como isolante térmico (isso pode justificar o aumento de temperatura que seu i7 está sofrendo, caso não seja problema do cooler instalado). A ausência de qualquer uma destas substâncias também é prejudicial para a dissipação térmica e acarreta, de forma análoga, o aumento na temperatura da CPU.

Meu nick não é difícil de digitar. Se quiser, pode tirar as "asinhas" dele, mas assim eu não vou poder voar né? :hehehe: Não custa nada copiar o texto referente ao nick e colar na mensagem (eu sempre faço assim), mas se ainda assim quiserdes digitá-lo, pode fazê-lo com EagleMan, ou simplesmente, Eagle. Eu aceito ambas as formas ^_^

Falouws :cool:

Pode ter sido isso. Mas se eu não estou enganado, retirar o elastômetro resulta na perda da garantia, certo? Então temos que nos virar com uma "pasta" ruim enquanto a garantia acaba. Legal. Uma pergunta: Esse processador mais a 4670 não deveria rodar o MW2 no máx?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ter sido isso. Mas se eu não estou enganado, retirar o elastômetro resulta na perda da garantia, certo? Então temos que nos virar com uma "pasta" ruim enquanto a garantia acaba. Legal. Uma pergunta: Esse processador mais a 4670 não deveria rodar o MW2 no máx?

De forma alguma... -_-

Se fosse assim, porque existiriam fabricantes de pasta térmica, sendo que a maior parte dos processadores vendidos são BOX, com cooler que possui elastômero aplicado? Não faz sentido algum...

Além do mais, a garantia de 3 anos dificilmente a pessoa irá utilizar, caso o processador e cooler tenham vindo em perfeito funcionamento. Se você ler o manual que acompanha a CPU, verá que existe uma burocracia muito chata para se conseguir ter direito a esta garantia. É mais fácil pedir à Deus que a CPU não venha apresentar problemas, seja de que natureza for, do que dar entrada na garantia da Intel...

O processador é bom, mas não faz milagres... Para jogos, tanto faz o meu Core i5 e seu i7, ambos apresentarão desempenho semelhante nos jogos (o HT que o i7 possui nada contribui ganho de frames). Artigos já comprovaram que investir seus recursos numa CPU mais cara, para um PC voltado para jogos, não trará ganhos de performance, independente da resolução. O desempenho 3D da máquina é ditado mais pela VGA do que pela própria CPU em si e o dinheiro que você investiu no i7 poderia ter se revertido em investimento numa VGA mais possante, que garantiria ganhos visíveis de potência.

A 4670 é uma boa placa, porém é mais fraca até mesmo que a 9600GT, que já roda de tudo em 1280, com filtros inclusive. Dependendo da resolução, é capaz da 4670 rodar o MW2 no talo sem problemas maiores, mas provavelmente você terá que desativar os filtros de qualidade de imagem para reduzir as perdas de FPS nas cenas mais pesadas.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho difícil isso ser problema no processador. Geralmente quando o processador está com superaquecimento o PC desliga, não reinicia.

Está parecendo mais problema na placa de vídeo ou memória, ou até alguma incompatibilidade.

A propósito, qual a temperatura que seu processador está atingindo? Dei uma lida rápida e não encontrei essa informação no tópico, apenas sobre a temperatura ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho difícil isso ser problema no processador. Geralmente quando o processador está com superaquecimento o PC desliga, não reinicia.

Está parecendo mais problema na placa de vídeo ou memória, ou até alguma incompatibilidade.

A propósito, qual a temperatura que seu processador está atingindo? Dei uma lida rápida e não encontrei essa informação no tópico, apenas sobre a temperatura ambiente.

Não consegui ver pois quando ele reseta o everest não salva. Quanto á vga, ela atinge 48°C máx, com uso de 98% Máx no MW2 de acordo com o GPU-Z. Mas então porque quando ele reinicia, quando eu coloco no jogo ele não "dura" 5min?

E quando ao invés de resetar ele trava, mas consegue sair, quando tiro do jogo as configs do destop ficam iguais as do jogo. Por exemplo, se o desktop estava a 1280x720 e o jogo a 1024x768, quando o jogo trava, mas volta, o dektop fica 1024x768...

O PC chega amanhã, então fiquem na espectativa... Desejem sorte. Quero que ele esteja perfeito quando a 4890 chegar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os técnicos da loja de informática estão com o PC desde quarta e nada. Dizem que continua reiniciando e não descobriram o problema. Das duas uma, ou são incopetentes ou estão se aproveitando do meu PC e do MW2 para jogar...

Alguém poderia me dizer se existe chance do meu pc estar reiniciando por incompatibilidade? Eu duvido, mas vocês podem ver a config na minha assinatura, e o OS é o XP Professional SP3 32bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PROBLEMA RESOLVIDO

A causa dele foi um defeito na placa-mãe. Os slots da memória dela estavam com defeito, e como ela estava em dual channel, ao o programa pedir mais memória, dava erro e o PC reiniciava. Nada a ver com overheat do processador. A placa mãe foi trocada pro uma DP55-WB da intel. Obrigado por todas as sugestões e todos que me ajudaram.

Cya.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PROBLEMA RESOLVIDO

A causa dele foi um defeito na placa-mãe. Os slots da memória dela estavam com defeito, e como ela estava em dual channel, ao o programa pedir mais memória, dava erro e o PC reiniciava. Nada a ver com overheat do processador. A placa mãe foi trocada pro uma DP55-WB da intel. Obrigado por todas as sugestões e todos que me ajudaram.

Cya.

Tinha dito que era superaquecimento, pois foi a primeira coisa que me veio à cabeça devido à descrição que você havia passado inicialmente no tópico, mas também desconfiava que fosse algo relacionado à memória, VGA (como o colega rodrigops havia sugerido), ou mesmo placa-mãe, só que é mais fácil e menos oneroso resolver problemas relacionados à superaquecimento do que o restante, por isso comecei minha linha de pensamento neste sentido.

Achava que era superaquecimento pois um amigo meu, com máquina semelhante à minha, estava passando por um problema semelhante, só que na máquina dele, além de resetar, de vez em quando o PC desligava. E ele inexperiente do jeito que era, demorou a perceber que, dentro da BIOS, a placa acusava temperaturas elevadas do Core i5 dele e, por isso, ela desligava o sistema por segurança. Depois ele foi perceber que havia montado o cooler errado e um dos lados estava folgado. Foi só reencaixar o cooler que o problema foi resolvido.

Agora, esse papinho de que os slots de memória estavam com defeito, eu não enguli muito bem... Concordo que os pentes defeituosos poderiam estar causando telas azuis aleatórias, principalmente quando se está jogando, onde a máquina está sendo exigida, mas culpar os slots de memória, de uma placa nova, com boa construção e, sem ao menos testar as memórias nos outros 2 slots disponíveis? Sei não, mas algo me diz que te passaram a perna... :(

Qual a placa que você tinha antes? Uma Asus não é mesmo? P7P55D LE ou PRO? Bem, independente do modelo, eles colocaram a PIOR placa existente para plataforma LGA 1156... Essa placa, apesar de barata, é MUITO simples, ou seja, a ausência de recursos dela em comparação com outros modelos semelhantes é até "gritante". Recomendo que você volte na loja e exija que placa semelhante a que você estava usando antes seja colocada no lugar desta daí, pois ninguém merece essa placa...

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha dito que era superaquecimento, pois foi a primeira coisa que me veio à cabeça devido à descrição que você havia passado inicialmente no tópico, mas também desconfiava que fosse algo relacionado à memória, VGA (como o colega rodrigops havia sugerido), ou mesmo placa-mãe, só que é mais fácil e menos oneroso resolver problemas relacionados à superaquecimento do que o restante, por isso comecei minha linha de pensamento neste sentido.

Achava que era superaquecimento pois um amigo meu, com máquina semelhante à minha, estava passando por um problema semelhante, só que na máquina dele, além de resetar, de vez em quando o PC desligava. E ele inexperiente do jeito que era, demorou a perceber que, dentro da BIOS, a placa acusava temperaturas elevadas do Core i5 dele e, por isso, ela desligava o sistema por segurança. Depois ele foi perceber que havia montado o cooler errado e um dos lados estava folgado. Foi só reencaixar o cooler que o problema foi resolvido.

Agora, esse papinho de que os slots de memória estavam com defeito, eu não enguli muito bem... Concordo que os pentes defeituosos poderiam estar causando telas azuis aleatórias, principalmente quando se está jogando, onde a máquina está sendo exigida, mas culpar os slots de memória, de uma placa nova, com boa construção e, sem ao menos testar as memórias nos outros 2 slots disponíveis? Sei não, mas algo me diz que te passaram a perna... :(

Qual a placa que você tinha antes? Uma Asus não é mesmo? P7P55D LE ou PRO? Bem, independente do modelo, eles colocaram a PIOR placa existente para plataforma LGA 1156... Essa placa, apesar de barata, é MUITO simples, ou seja, a ausência de recursos dela em comparação com outros modelos semelhantes é até "gritante". Recomendo que você volte na loja e exija que placa semelhante a que você estava usando antes seja colocada no lugar desta daí, pois ninguém merece essa placa...

Falouws :cool:

Pois é. Foi o que o técnico disse, que os slots da memória estavam com defeito e estavam dando conflito. Também fiquei louco de raiva quando me disseram que iriam colocar uma DP-55WB, porque se fosse a WG, aí sim, ficaria equivalente... E o engraçado é que a Intel tá mais cara.... E ainda é MICRO-ATX, o que é uma droga para a ventilação do PC. Acho que vou esperar chegar uma P55-CD53 chegar no estoque e colocar ela, mas acho difícil isso acontecer, já que aqui onde eu moro quase não existem PCs 1156, acho que só o meu e de um amigo...

A Placa que eu tinha antes era uma MSI P55-CD53, a top das classics da MSI (Eu acho.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Foi o que o técnico disse, que os slots da memória estavam com defeito e estavam dando conflito. Também fiquei louco de raiva quando me disseram que iriam colocar uma DP-55WB, porque se fosse a WG, aí sim, ficaria equivalente... E o engraçado é que a Intel tá mais cara.... E ainda é MICRO-ATX, o que é uma droga para a ventilação do PC. Acho que vou esperar chegar uma P55-CD53 chegar no estoque e colocar ela, mas acho difícil isso acontecer, já que aqui onde eu moro quase não existem PCs 1156, acho que só o meu e de um amigo...

A Placa que eu tinha antes era uma MSI P55-CD53, a top das classics da MSI (Eu acho.)

É, realmente te passaram a perna... A sua MSI estava no nível da Asus LE anteriormente citada por minha pessoa. Mesmo sendo mais cara, a placa é muito mais simples que a sua MSI anterior. Mesmo que fosse colocada a WG, acho que nem assim valeria à pena... O fato de ela ser Micro-ATX não implica em dizer que ela é péssima para ventilação do PC. Se você estar se referindo à quantidade de conexões de energia disponíveis na placa para ligação das fans do gabinete com o intuito de monitorar a rotação delas, ai tudo bem, mas nada impede que estas fans sejam conectadas diretamente à fonte. O que você irá perder é o monitoramento/controle da rotação das fans.

Eu se fosse você, soltava os cachorros e exigia que, assim que chegasse o estoque da placa da MSI ou alguma Asus/Gigabyte semelhante a esta, que eles fizessem a troca imediata. Paguei para ter uma placa X, com quantidade de recursos Y. Não me importa se a da Intel é mais cara: ela é uma placa Z que tem recursos Y-10 em comparação com a placa anterior que o PC usava.

Não importa se na sua cidade a plataforma LGA 1156 ainda é recente. É questão de tempo até se popularizar de vez, já que o LGA 775 está oficialmente morto, devido ao lançamento do Pentium Gxxxx e do Core i3 e i5 6xx, que completaram a linha LGA 1156 de baixo custo. Independente disso, é um direito seu ter o produto que você pagou por ele. Encha o saco deles, pois você pagou por um produto X e quer o mesmo X, nada de um Z inferior...

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao sera esse seu AKASA Green Power 650w que esta dando pau no pc?nunca vir teste dele.

Essa possibilidade foi descartada, uma vez que o PC agora está funcionando normalmente (o problema dele já foi resolvido e, segundo os "especialistas", era a placa-mãe com slots de memória defeituosos). Além disso, a fonte de 650W reais é mais que suficiente para suprir a demanda deste PC, que deve chegar a uns 250W aproximadamente.

Além disso, o fato de você não ter visto nenhum teste à respeito desta fonte em especial não anula o fato de que ela pode ser um produto de boa qualidade...

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandei eles tirarem aquela "carniça" da DP55-WB (Que, lembrando era 53 reais mais cara que a MSI) e mandei usarem a garantia da MSI para pegar uma nova. 15 dias de espera ansiosa.:wacko:

PS: Acho que esse era o objetivo deles, me darem a DP55-WB,e , com a garantia da MSI ganhar uma MOBO novinha de graça.....:eek::eek::eek:

Lembrando que a minha fonte é real....:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!